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Cinema Atual: Medíocre ou Questão de Novos Tempos?


Deadman
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Estamos muito bem servidos de cinema. O que falta é o contato entre filme e expectador. Outro dia estava olhando os filmes em cartaz aqui em SP. Estava meio aborrecido, achando que tinha pouca opção, até que olhei a mesma seção de outras capitais. Lamentável...

 

E nem mesmo o download salva, porque pra fazer o download vc precisa ter ouvido falar do diretor ou do filme pra ir atrás. Um ótimo exemplo é o português Pedro Costa, está tendo uma retrospectiva por aqui, e eu sequer conhecia o cara.
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A comparação de cinema atual seria a década atual' date=' ou a partir de qual? E filme medíocre não é necessariamente ruim, muitos filmes medíocres podem divertir. Alguns filmes sem conteúdo, pode ser comédia ou geralmente com a trama alucinada em meio a explosões perseguições, etc. podem ser medíocres e divertir. Não vejo problema nisso.
[/quote']

Também não sei até que data e fiquei confuso. Se considerarmos um Nosferatu, por exemplo, tudo bem, mas se chegarmos à décadas recentes a coisa fica mais difícil...Matrix entra ou não na definição, por exemplo?

 

A segunda parte eu discordo porque não considero filmes que me divirtam medíocres, independente de possuírem estória complexa ou serem decerebrados.

 

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Essa segunda parte daria um tópico. Eu me divirto relativamente fácil (especialmente em se tratando de cinema), logo, filmes medíocres podem me divertir sim. Ex: eu me diverti moderadamente com a Múmia 3 e o filme é bem medíocre (no sentido de mediano, claro).

 

Mas aí vamos cair no lance de quando considerar um filme bom e tals, algo que já foi bem discutido.

 

 

 

kakoserrano2010-09-10 15:39:21

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Estamos muito bem servidos de cinema. O que falta é o contato entre filme e expectador. Outro dia estava olhando os filmes em cartaz aqui em SP. Estava meio aborrecido' date=' achando que tinha pouca opção, até que olhei a mesma seção de outras capitais. Lamentável...

 

E nem mesmo o download salva, porque pra fazer o download vc precisa ter ouvido falar do diretor ou do filme pra ir atrás. Um ótimo exemplo é o português Pedro Costa, está tendo uma retrospectiva por aqui, e eu sequer conhecia o cara.
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Bicho, não perca NADA da mostra do Pedro Costa. Todos os filmes dele são obras-primas. E é bem isso mesmo, tem muita coisa boa sendo feita atualmente, mas passando despercebida pelo grande público.

 

Quanto a comparação entre épocas, é meio descabida, mas uma coisa é fato : a produção mais "comercial", "cinema de estúdio" ou seja lá o que você queira chamar é bem mais consistente no passado do que é hoje. Se pensarmos na Golden Era de Hollywood, tinhamos um Howard Hawks fazendo filme de massa. Hoje, a produção relevante é bem mais segmentada, talvez seja essa a grande diferença. O cinema comercial hoje é em sua grande maioria descartável. Um filme pipoca de ação da "época" era um policial dirigido pelo Fritz Lang, hoje é dirigido pelo Michael Bay. O que obviamente não invalida o que tem de interessante rolando...
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Taí uma contra-argumentação válida.

 

Me veio algo na cabeça agora. Me corrijam se for um absurdo:

 

Antes os estúdios corriam pra contar com bons diretores e esperavam que deste sairia um bom produto. Hoje eles já tem o produto e correm atrás de alguém pra transformar em filme, não importa muito quem.

 

 

Sei lá, preciso trabalhar essa sentença, hehehe.

 

 

 

kakoserrano2010-09-10 15:54:17

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Me veio algo na cabeça agora. Me corrijam se for um absurdo:

Antes os estúdios corriam pra contar com bons diretores e esperavam que deste sairia um bom produto. Hoje eles já tem o produto e correm atrás de alguém pra transformar em filme' date=' não importa muito quem.


[/quote']

 

Creio que seja bem por aí mesmo...
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Estamos muito bem servidos de cinema. O que falta é o contato entre filme e expectador. Outro dia estava olhando os filmes em cartaz aqui em SP. Estava meio aborrecido' date=' achando que tinha pouca opção, até que olhei a mesma seção de outras capitais. Lamentável...

 

E nem mesmo o download salva, porque pra fazer o download vc precisa ter ouvido falar do diretor ou do filme pra ir atrás. Um ótimo exemplo é o português Pedro Costa, está tendo uma retrospectiva por aqui, e eu sequer conhecia o cara.
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Bicho, não perca NADA da mostra do Pedro Costa. Todos os filmes dele são obras-primas. E é bem isso mesmo, tem muita coisa boa sendo feita atualmente, mas passando despercebida pelo grande público.

 

Quanto a comparação entre épocas, é meio descabida, mas uma coisa é fato : a produção mais "comercial", "cinema de estúdio" ou seja lá o que você queira chamar é bem mais consistente no passado do que é hoje. Se pensarmos na Golden Era de Hollywood, tinhamos um Howard Hawks fazendo filme de massa. Hoje, a produção relevante é bem mais segmentada, talvez seja essa a grande diferença. O cinema comercial hoje é em sua grande maioria descartável. Um filme pipoca de ação da "época" era um policial dirigido pelo Fritz Lang, hoje é dirigido pelo Michael Bay. O que obviamente não invalida o que tem de interessante rolando...

 

 Putz!!! Parece que não tô viajando na batatinha sozinho! É E-XA-TA-MEN-TE essa percepção que venho tendo há tempos e que, a cada ano que passa (principalmente ao ver coisas como Crepúsculo se tornando sucesso) aumentam mais e mais o meu incômodo com o Cinema mainstream...

      
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Mas isto é algo que abrange questões de um certo sistema econômico que prevaleceu no mundo depois da década de 80...

 

E sem esse esquema de estúdio que tanta gente crítica, provavelmente ficaríamos sem os filmes que dão certo dentro dele, tipo Spielberg, James Cameron, Robert Zemeckis... A conta não fecharia. 
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Ótima colocação do Schon. De fato até o cinema B contava com monstros como Jaccques Tourneur e Anthony Mann. Se for pensar num equivalente, dá pra citar Spielberg ou Cameron, não por acaso dois dos diretores mais bem-sucedidos da história, o que me faz pensar que qualquer porção de talento presente no cinema comercial é estimadíssima pelo público (não no sentido de "superestimada", mas, considerando o contexto, estimada na medida certa).

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Mas isto é algo que abrange questões de um certo sistema econômico que prevaleceu no mundo depois da década de 80...

 

E sem esse esquema de estúdio que tanta gente crítica' date=' provavelmente ficaríamos sem os filmes que dão certo dentro dele, tipo Spielberg, James Cameron, Robert Zemeckis... A conta não fecharia. 
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 Será?? Ben Hur foi filmado em 59 e foi um épico descomunal, sucesso comercial e de crítica quase unânime... Esquema de estúdio total. Isso não justifica as patifárias cometidas e despejadas no público.

 
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 Ver um mané como o Pattinson se tornar astro e idiotas do naipe do Bay se tornarem potências nesse meio é algo constrangedor e confirmação de que o mundo tá indo pro saco mesmo!       

 

Esse tipo de desilusão que eu não concordo de maneira alguma. Tem MUITO filme bom por aí e ninguém é obrigado à ver o novo lançamento do Bay. Acho aliás que a quantidade (em números frios) de cinema comercial de qualidade é superior hoje ao que era antigamente. Mas hoje o cinema é uma mídia muito mais de massa do que era e muito mais filmes são produzidos.

 

 

 

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 Será?? Ben Hur foi filmado em 59 e foi um épico descomunal' date=' sucesso comercial e de crítica quase unânime... Esquema de estúdio total. Isso não justifica as patifárias cometidas e despejadas no público.

 
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O último SDA é de 2003 e é um épico descomunal de sucesso comercial e de crítica. Eu nem acho tudo isso, mas não posso negar.

 

 

 

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Para discussão, BOX OFFICE de 1959:

 

Ben-Hur (MGM)

Sleeping Beauty (Disney)*

The Shaggy Dog (Disney)*

Operation Petticoat (Univ.)

Darby O'Gill and the Little People (Disney)*

Some Like It Hot (UA)

Pillow Talk (Univ.)

North By Northwest (MGM)

Imitation of Life (Univ.)

Suddenly Last Summer (Colu.)

The Nun's Story (WB)

Rio Bravo (WB)

Anatomy of a Murder (Colu.)

Solomon and Sheba (UA)

A Hole in the Head (UA)

On the Beach (UA)

Journey to the Center of the Earth (Fox)

Hercules (WB)

A Summer Place (WB)

Don't Give Up the Ship (Para.)

 

 

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Será?? Ben Hur foi filmado em 59 e foi um épico descomunal' date=' sucesso comercial e de crítica quase unânime... Esquema de estúdio total. Isso não justifica as patifárias cometidas e despejadas no público.[/quote']

 

Ben-Hur não responde por todos os filmes de estúdio da época...

 

Hoje é Robert Pattinson. Mas já existiram Rob Lowe, George Chakiris, Terrence Hill e muitos outros...
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 Fico desiludido porque o que você disse é verdadeiro: ninguém é obrigado a nada, mesmo! O problema é detectar que a indústria atualmente é igual ao mercado de drogas: só vende porque tem mercado consumidor, tem quem queira a droga. Ou seja, o Bay só faz sucesso porque tem uma legião de fãs e de público pros seus filmecos.

 This is so sad man...  
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 Fico desiludido porque o que você disse é verdadeiro: ninguém é obrigado a nada' date=' mesmo! O problema é detectar que a indústria atualmente é igual ao mercado de drogas: só vende porque tem mercado consumidor, tem quem queira a droga. Ou seja, o Bay só faz sucesso porque tem uma legião de fãs e de público pros seus filmecos.

 This is so sad man...  
[/quote']

 

Ué, você fica desiludido porque outras pessoas consomem drogas?09

 

 

 

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 ??? Claro!! O tráfico tá invadindo meu bairro e eu tô só manjando o cerco e a turma se encalacrando, se entupindo de droga. O que devo fazer? Pular de alegria por saber disso?

 Isso me afeta, Kako.  No mínimo, fico desiludido por saber o rumo que as coisas estão tomando.   
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Como o Deadman e o Schonfelder, tenho a sensação de que, de uma maneira geral, a Hollywood de outrora (entre as décadas de 30 e 60, mais precisamente) era mais charmosa, menos vulgarizada e idiotizante, que a de hoje.

 

Mas posso estar enganado, até pelo fato de o transcorrer do tempo favorecer a memória seletiva, fazendo a gente lembrar mais do que foi bom, esquecendo o que foi ruim. Não sei se isso acontece com vocês, mas comigo acontece muito.

 
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Para discussão' date=' BOX OFFICE de 1959:

Ben-Hur (MGM)
Sleeping Beauty (Disney)*
The Shaggy Dog (Disney)*
Operation Petticoat (Univ.)
Darby O'Gill and the Little People (Disney)*
Some Like It Hot (UA)
Pillow Talk (Univ.)
North By Northwest (MGM)
Imitation of Life (Univ.)
Suddenly Last Summer (Colu.)
The Nun's Story (WB)
Rio Bravo (WB)
Anatomy of a Murder (Colu.)
Solomon and Sheba (UA)
A Hole in the Head (UA)
On the Beach (UA)
Journey to the Center of the Earth (Fox)
Hercules (WB)
A Summer Place (WB)
Don't Give Up the Ship (Para.)
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Então, eu tava falando até um pouco mais para atrás, tipo da década de 40 até a metade da de 50. 59 já era um ano que as coisas tavam tomando um vulto maior, em termos de grandiosidade/espetáculo mesmo (e naturalmente de orçamento). Mas só dar uma olhada rápida nessa lista e já damos de cara com alguns dos maiores filmes de sempre : sendo muito rigoroso, no mínimo Some Like it Hot, North By Northwest, Imitation of Life, Rio Bravo, Anatomy of a Murder. Olha o NAIPE dos diretores, Billy Wilder, Hitchcock, Douglas Sirk, Howard Hawks, Otto Preminger.

E veja bem, to deixando de fora Ben-Hur, Frank Capra, Bela Adormecida, etcetc.
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Eu não vejo sentido algum em ficar decepcionado por pessoas gostarem de/amarem/idolatrarem coisas que eu não gosto.  [/quote']

 

 Com ALGUMAS coisas que eu não gosto, fico extremamente decepcionado.

 Mas, só penso e sinto diferente de você, Scofield. Por mais incrível que possa parecer, isso faz todo o sentido do mundo.     
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Mas posso estar enganado' date=' até pelo fato de o transcorrer do tempo favorecer a memória seletiva, fazendo a gente lembrar mais do que foi bom, esquecendo o que foi ruim. Não sei se isso acontece com vocês, mas comigo acontece muito.

 
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Isso é algo com o qual já sofri no Orkut. Bem no começo, quando estourou, encontrei várias pessoas das quais eu aparentemente tinha saudade. Mas foi só trocar 2 frases pra descobrir a ilusão...

 

Com cinema, vc vê em tudo que é canto o glamour da década de 50 (quem nunca entrou numa lanchonete retrô?) que rondeava as estrelas da época, ou senão o clima de revolução da década de 60 com seus milhões de movimentos, e mais recentemente o neon dos anos 80, e dá a impressão que foi algo turbilhante, quando na realidade o tédio, a rotina e as coisas ruins também existiam.
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O problema é detectar que a indústria atualmente é igual ao mercado de drogas: só vende porque tem mercado consumidor' date=' tem quem queira a droga. Ou seja, o Bay só faz sucesso porque tem uma legião de fãs e de público pros seus filmecos.

 This is so sad man...  
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Mas na teoria isso vale para qualquer indústria e qualquer diretor. E quem é a indústria afinal? Só lembramos dela quando tem o boom de um filme supostamente ruim? E os supostamente bons? Se Crepúsculo fosse ignorado pelo público, assim como várias produções já foram, nem seria citado nos tópicos. Se a indústria tem uma fórmula para o retorno garantido, vender por que tem quem compre, então todos os filmes que lançassem seriam sucessos de público. Mas se todos forem, pelo menos sobra orçamento para arriscarem super produções para os que não são viciados nas drogas. Judy Rush2010-09-10 17:17:10
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