Jump to content
Forum Cinema em Cena

Nosso Lar


Alexander Bell
 Share

Recommended Posts

  • Members

uai... como não houve melhora?
Não vivemos mais nas cavernas.... o progresso é visível.

Nesse sentido um sistema de reencarnação é pouco relevate. Não há necessidade de reencarnação para as experiências do Homem, descobertas e o conhecimento passado de geração à geração na terra mesmo.


No filme, a terra é uma cópia desse plano. Vamos supor o exemplo de um ancestral, há milhões de anos, que vai pra lá. Nesse plano ele aprenderia a caçar, dominar o fogo, etc? Nesse caso teria que ser com seres já evoluídos e com tecnologia avançada, como mostra no filme. E nesse caso, como e onde eles evoluíram? E se evoluíram, os anteriores a eles aprenderam como quem? E assim por diante...


Como seria a passagem desse primanta do purgatório (aquele plano escuro, cheio de lama) para o Nosso Lar? Imagino aqueles seres superiores de branco indo lá buscar o primata, que ao ver aquela luz em volta deles começa a gritar e a pular, seria um pouco complicado levar ele pra lá. De qualquer forma, você acha que se não fosse assim ainda estaríamos no tempo das cavernas? Já que seria um processo muito mais lento.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

uai... como não houve melhora?
Não vivemos mais nas cavernas.... o progresso é visível.

Nesse sentido um sistema de reencarnação é pouco relevate. Não há necessidade de reencarnação para as experiências do Homem' date=' descobertas e o conhecimento passado de geração à geração na terra mesmo.


No filme, a terra é uma cópia desse plano. Vamos supor o exemplo de um ancestral, há milhões de anos, que vai pra lá. Nesse plano ele aprenderia a caçar, dominar o fogo, etc? Nesse caso teria que ser com seres já evoluídos e com tecnologia avançada, como mostra no filme. E nesse caso, como e onde eles evoluíram? E se evoluíram, os anteriores a eles aprenderam como quem? E assim por diante...


Como seria a passagem desse primanta do purgatório (aquele plano escuro, cheio de lama) para o Nosso Lar? Imagino aqueles seres superiores de branco indo lá buscar o primata, que ao ver aquela luz em volta deles começa a gritar e a pular, seria um pouco complicado levar ele pra lá. De qualquer forma, você acha que se não fosse assim ainda estaríamos no tempo das cavernas? Já que seria um processo muito mais lento.

 
[/quote']

 

Seria assim?

 

2001-a-space-odyssey-ape-monolith.jpg

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

uai... como não houve melhora?

Não vivemos mais nas cavernas.... o progresso é visível.

Nesse sentido um sistema de reencarnação é pouco relevate. Não há necessidade de reencarnação para as experiências do Homem' date=' descobertas e o conhecimento passado de geração à geração na terra mesmo.

No filme, a terra é uma cópia desse plano. Vamos supor o exemplo de um ancestral, há milhões de anos, que vai pra lá. Nesse plano ele aprenderia a caçar, dominar o fogo, etc? Nesse caso teria que ser com seres já evoluídos e com tecnologia avançada, como mostra no filme. E nesse caso, como e onde eles evoluíram? E se evoluíram, os anteriores a eles aprenderam como quem? E assim por diante...

Como seria a passagem desse primanta do purgatório (aquele plano escuro, cheio de lama) para o Nosso Lar? Imagino aqueles seres superiores de branco indo lá buscar o primata, que ao ver aquela luz em volta deles começa a gritar e a pular, seria um pouco complicado levar ele pra lá. De qualquer forma, você acha que se não fosse assim ainda estaríamos no tempo das cavernas? Já que seria um processo muito mais lento.

 
[/quote']

 

Mas você quer a resposta do maior mistério de todos. E se pensarmos assim vamos chegar ao "e quem criou deus"? Enfim... essa resposta nenhuma religião ou doutrina tem...

 

Tetê, antes de falar sobre o processo evolutivo do espiritismo, vá ler sobre. Os animais também possuem alma... não viu cães no Nosso Lar?06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas o ser humano nunca foi um ser chucro.

Há o conhecimento empírico, tipo descobertas acidentais e etc...

A nossa ppria evolução cientifica dependeu de tais descobertas, como a descoberta do fogo por exemplo.

 

Algumas coisas aprendemos com seres mais evoluidos que nós que vivem por aqui, vide esses caras com Q.I. 49838463654.

Alguns desses espíritos são responsdáveis por saltos cientificos, tipos grandes descobertas e tals.

 

Tais pessoas reencarnam entre nós e deve ser um karma, já que podem nos considerar criaturas limitadas (assim como consideramos os primatas).

 E evolução moral não tem nada ou tanto a ver com evolução intelectual.

 

Tu pode ser um gênio e um fdp, ao mesmo tempo.
MariaShy2010-09-25 05:51:23
Link to comment
Share on other sites

  • Members
[...]pois cada dia que passa o ser humano perde mais os seus valores.

 

 

 

A humanidade está como sempre esteve. Sempre houve guerras, pedofilia,

estupro, assassinato, escravidão, fofoca, inveja, preconceito, traição... A

diferença é que a população agora é muito maior, por isso há mais casos. E há maior circulação de informações, então ficamos sabendo

facilmente de muita coisa que no passado ficaria limitada a uma região

ou em segredo dentro de uma família.

 

 

 

Além disso, há um número muito maior de pessoas seguindo as leis e a

moral do que de pessoas violando-as. O problema é que temos por

natureza a tendência em nos concentrar só nas coisas ruins que

vemos/ouvimos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas nostromo' date=' nós temos o que 10.000 anos de evolução, já era de se esperar que as coisas mudassem um pouco na mente das pessoas.[/quote']

 

A evolução não se dá dessa forma. É por seleção natural, a espécie que melhor adapta-se sob certas circunstâncias ambientais, sociais.

 

A espécie humana, Homo sapiens sapiens a 10mil anos se reproduz, se multiplica e mantem seus genes na Terra. Os melhores parceiros são escolhidos de acordo com o julgamento de cada individuo respaldado pelas crenças de cada cultura, não há mais aqui uma seleção de indivíduos que carregam geneticamente um caracter novo que viria a produzir mais descendentes ou por escolha das parceiras(seleção sexual) ou por conseguir obter mais recursos que os anteriores.

 

99% das conquistas foram de cunho cultural, onde os caracteres ali presentes eram apreendidos e aplicados e aperfeiçoados de acordo com o indivíduo(predisposições genéticas + disposições pessoaia - racionais).

 

De fato, alguns caractéres, de aspectos mais fisicos como a forma corpórea, pode ser selecionado pela cultura, como o caracter do nanismo ou dos esquimós, mas ainda sim são arquétipos corpóreos de cada cultura, insuficiente pra haver uma diferenciação da espécie. A evolução não tem consciência, ela trabalha segundo leis naturais, se as diferentes características de uma espécie conseguem se manter e ser transmitidas pras próximas gerações e esses caractéres são misturados entre eles não há uma especiação, uma distinção quanto a evolução natural, e sim distinção quanto a percepção humana, quanto  cultura humana. Não há um objetivo na evolução, não há um foco, uma hierarquia, um destino...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas nostromo' date=' nós temos o que 10.000 anos de evolução, já era de se esperar que as coisas mudassem um pouco na mente das pessoas.[/quote']

 

De repente mudou, como disseram acima, o bem é omisso e o mau faz mais barulho, sei lá.

 

Anyway, essa contagem de tempo "humana" pode parecer longa demais p/ pouca evolução, mas imagine em termos de eternidade.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gustavo, foi mal eu me referia a uma evolução cultural, vou formular melhor minha ideia depois eu posto.

Mas nostromo' date=' nós temos o que 10.000 anos de evolução, já era de se esperar que as coisas mudassem um pouco na mente das pessoas.[/quote']

 

De repente mudou, como disseram acima, o bem é omisso e o mau faz mais barulho, sei lá.

 

Anyway, essa contagem de tempo "humana" pode parecer longa demais p/ pouca evolução, mas imagine em termos de eternidade.

 

Concordo e descordo 02 durante a história sempre existiram pessoas que pensavam a frente de seu tempo (EX: Galileu), mas na maioria das vezes sempre tinha pessoas pra atrapalhavam o progresso natural das ideias.(EX:a Igreja Católica)

 

obs: não me crucifiquem pelo exemplo 206, é so uma constatação histórica.03
LEospider2010-09-26 18:19:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Mas nostromo' date=' nós temos o que 10.000 anos de evolução, já era de se esperar que as coisas mudassem um pouco na mente das pessoas.[/quote']

 

Dez mil anos equivale a menos de um minuto no relógio da terra. Se você levar em conta que o homo sapiens surgiu há 200 mil anos, verá que levamos 190 mil só para iniciar uma civilização. Evoluir essa civilização para padrões mais elevados deve levar bastante tempo também. Infelizmente somos resistentes à mudanças...

 

Além disso, desses 10 mil anos de civilização, você pode cortar uns 5 mil anos de atraso evolutivo causado por diferentes crenças religiosas e conflitos decorrentes delas. A pregação de que a mulher seria inferior ao homem, o negro inferior ao branco, da abominação da homossexualidade, sacrifícios humanos, matança de hereges e/ou infiéis, anti-semitismo... Dentre outras babaquices que nos fizeram perder muito tempo e muitas vidas (potenciais gênios de diversas áreas do conhecimento).

 

Corte mais uns 2 mil anos de atraso causado por guerras e suas consequências. E mais uns mil por epidemias e desastres naturais.

 

Sobram apenas uns 2 mil anos de real evolução sociocultural. Sendo que  maior parte dessa evolução só veio a ocorrer nos últimos 300 anos.

 

Dez mil anos é pouco tempo e nós o utilizamos muito mal. 09

Nostromo2010-09-26 23:17:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti ao filme hoje.

Gostei, apesar de ter gostado mais do livro. A base da obra é a Lei de causa e efeito.

 

Até poderia pensar na questão caça níquel, mas prefiro pensar na disseminação das idéias.

Sobre a forma didática, não é a do filme em si, mas a do próprio André (conforme o livro também é). Ele é um estudioso do mundo "invisível" e utiliza a didática para auxiliar os encarnados.

 

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Mas nostromo' date=' nós temos o que 10.000 anos de evolução, já era de se esperar que as coisas mudassem um pouco na mente das pessoas.[/quote']
...
Corte mais uns 2 mil anos de atraso causado por guerras e suas consequências. E mais uns mil por epidemias e desastres naturais.

Sobram apenas uns 2 mil anos de real evolução sociocultural. Sendo que  maior parte dessa evolução só veio a ocorrer nos últimos 300 anos.

Dez mil anos é pouco tempo e nós o utilizamos muito mal. 09

Sei não, dizem que muitas descoibertas cientificas foram feitas durante as guerras...

By the way,  nem acho evolução cientifica tão importante assim.

A espiritual é que é urgente.

 

Assisti ao filme hoje.

Gostei' date=' apesar de ter gostado mais do livro. A base da obra é a Lei de causa e efeito.

 

Até poderia pensar na questão caça níquel, mas prefiro pensar na disseminação das idéias.

Sobre a forma didática, não é a do filme em si, mas a do próprio André (conforme o livro também é). Ele é um estudioso do mundo "invisível" e utiliza a didática para auxiliar os encarnados.[/quote']

Deve ser por esta razão que acham esse tão diferente da tônica adotada em "Chico Xavier"
MariaShy2010-09-27 11:54:54
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sei não, dizem que muitas descobertas cientificas foram feitas durante as guerras...

By the way,  nem acho evolução cientifica tão importante assim.

A espiritual é que é urgente.[/quote']

 

 

Guerras trouxeram avanço tecnológico. É verdade. Mas não intelectual, social ou cultural. Não trouxeram mudança de comportamento nem novas visões do mundo e de nosso lugar nele.

 

Quanto a evolução espiritual, como não reconheço a existência de espíritos ou espiritualidade, não reconheço tal evolução.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Olá, sou novo no foruma, e talvez, minha opinião seja pouco relevante (não sei como funciona direito a "burocracia trolliana" aqui ainda), mas enfim;andei lendo uns tópicos ultimamente e gostei da atmosfera,então resolvi participar das discussões também, a partir de hoje.Eu acho que o filme é muito mal produzido cinematograficamente: diálogos precários com narrações piores ainda,atores de má-qualidade,super-valorização de efeitos especiais que como o Nostromos disse "de nada tem especial",aquele lugar pros "pecadores" qual esqueci o nome, a interseção entre a Terra e o "Nosso Lar", ficou parecido com uma mera imitação do "pântano" de Mordor,completamente fora do contexto...Sem mencionar aquela trilha sonora previsível e bizonhamente exagerada em certos momentos do filme, alguém ,também, teve essa impressão de que o diretor tentou praticamente forçar um "suspense" pela música?Btw,

concordo com o Renato sobre a simbologia do filme, não passa disso mesmo."Nosso Lar" é um filme que poderia vir pra mudar paradigmas sociais se fosse bem feito,no entanto,fracassou...Imaginem um Tropa de Elite 1 sem Off (Apesar de não ser tão fascista) teria sido nada mais nada menos que um fracasso de bilheteria,um drama policial estilo blockbuster.É mais ou menos nesse panorama que "Nosso Lar" se encaixa, se fosse bem feito, cinematograficamente....Desculpem se falei muita besteira, tenho apenas 20 anos e sou cinéfilo apaixonado,amo cinema e dissertar sobre o enredo (e como não tenho uma namorada pra fazer isso com ela, recorro ao forum msm 08)porém, pelo que eu bisbilhotei aqui pelo forum, a faixa-etária da galera parece ser bem maior.

Mas é isso! Gostei de vocês,não parece ser um forum de trolls aloprados,muito menos de Jabor-mirins...heheh

Atenciosamente e com carinho,Gabriel.16

 

OBS:Por que aqui diz q não tenho autorização de postar no forum Geral ?! Gostaria de participar do topico "Mae Joana" que está muito engraçado por sinal...04

 

IMMcLovin2010-09-27 22:47:13

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...