Jump to content
Forum Cinema em Cena

Eduardo Coutinho


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 Tópico dedicado a Eduardo Coutinho, considerado por muitos um dos melhores documentaristas do Brasil. Seu estilo é muito marcante, sempre colocando a equipe e a sí mesmo como personagens dentro do filme, sem tirar a seriedade da narrativa, ou o foco dos entrevistados, e de quebra quase torna o expectador, parte da equipe.

 

 CABRA MARCADO PARA MORRER é um marco do cinema nacional, um bom filme, embora não considere o melhor dele. Aqui, Coutinho ainda esta construindo seu estilo, mas mesmo assim, a historia possui personagens fortes e interessantes.

 

 PEÕES é uma homenagem interessante aqueles que participaram da greve do ABC, embora algumas vezes as historias acabem soando um pouco repetitivas, oq torna o filme um pouco enfadonho. Dos q eu ví, é o mais fraco na minha opinião.

 

 EDIFICIO MASTER é otimo, através das pessoas qu vivem no microverso q é o edificio do titulo, o diretor conseguiu reunir um numero incrivel de historias emocionantes e engraçadas.

 

 Por fim, O FIM E O PRINCIPIO. O meu favorito até então. O filme vai se construindo literalmente na nossa frente, já que inicialmente não possui um tema. O tema é construido a medida em que as entrevistas são feitas, e ao final, temos a historias de pessoas q viveram muito, e q agora simplesmente esperam a morte.
Questão2010-11-20 01:39:47
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

  Visto JOGO DE CENA

 

 

jogo-de-cena.jpg

 

 JOGO DE CENA se baseia no seguinte. Coutinho botou um anuncio no jornal buscando mulheres que estariam dispostas a contar suas historias de vida. Um determinado numero foi selecionado, e foram entrevistados pelo diretor no palco de um teatro vazio em Saõ Paulo. Algum tempo depois, um grupo de atrizer foram recrutadas para reproduzir os depoimentos reais, como se estivessem sendo entrevistadas pelo diretor de fato.

 

 Esta sinopse diz muito pouco sobre oq o filme realmente é. Em JOGO DE CENA, Coutinho nos entrega se não o melhor, o mais diferente de seus filmes. Pra mim, é um filme q fala de muita coisa, não tanto pelos depoimentos(q são bem interessantes), mas pela forma como Coutinho brinca com o público na questão de "O que estamos vendo na tela é real ou não?".

 

 Coutinho desafia o público o tempo todo, pois muitas vezes não sabemos se o depoimento na tela se trata de uma historia reproduzida, ou de uma experiencia do interlocutor de fato. Acertadamente, o diretor escolheu por não estabelecer um metodo padrão para permear o documentario. Se uma hora, vemos o depoimento identico de uma não atriz e de Andréia Beltrão, no instante seguinte já vemos o depoimento de Fernanda Torres contando uma historia q realmente ocorreu com ela, para em seguida vermos o depoimento de uma mulher desconhecida que juramos ser uma não atriz, e que deixa o espectador boquiaberto ao revelar sua verdadeira função neste jogo com a frase "e foi assim q ela disse".

 

 Então se trata de descobrir sobre quem esta interpretando ou não? Em absoluto. Pois o filme mostra claramente, q mesmo os "personagens genuinos" acabam interpretando em seus depoimentos reais(afinal, estão diante de uma camera, qualquer um de nós interpreta diante de uma camera) assim como os atores acabam "falando a verdade" em suas interpretações. Ai esta a grande sacada de JOGO DE CENA na minha opinião.

 

 Baita filme, Recomendo bastante.

 
Questão2010-11-20 02:14:52
Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • 8 months later...
  • 5 months later...
  • Members

Se uma hora, vemos o depoimento identico de uma não atriz e de Andréia Beltrão, no instante seguinte já vemos o depoimento de Fernanda Torres contando uma historia q realmente ocorreu com ela, para em seguida vermos o depoimento de uma mulher desconhecida que juramos ser uma não atriz, e que deixa o espectador boquiaberto ao revelar sua verdadeira função neste jogo com a frase "e foi assim q ela disse".g.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...