Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Melhor Trilha Sonora Original de 2005


Recommended Posts

  • Members

Que Oscar que nada... a melhor trilha sonora original (score) de 2005 será a que for escolhida pelos leitores do site ScoreTrack.net! Após uma pré-seleção, os finalistas foram:

BATMAN BEGINS – Hans Zimmer, James Newton Howard 
HARRY POTTER AND THE GOBLET OF FIRE – Patrick Doyle
KING KONG – James Newton Howard
MEMOIRS OF A GEISHA - John Willliams
MUNICH - John Willliams
PRIDE AND PREJUDICE – Dario Marianelli
SIN CITY – John Debney, Graeme Revell, Robert Rodriguez
STAR WARS EPISODE III: REVENGE OF THE SITH - John Willliams
THE BROTHERS GRIMM - Dario Marianelli
THE CHRONICLES OF NARNIA: THE LION, THE WITCH AND THE WARDROBE – Harry Gregson Williams 

A votação pode ser feita no link http://www.scoretrack.net/phpBB2/viewtopic.php?t=465.
Se não estiver cadastrado no fórum do site, clique no link que está na página inicial do ScoreTrack - http://www.scoretrack.net/portuguese.html. Mas se você já votou no link do fórum, por favor, seja honesto e não repita o voto. O score mais votado concederá ao seu compositor um certificado digital, que lhe será enviado por e-mail. Originalmente pretendia fazer um troféu de ouro, organizar uma cerimônia e convidar os compositores para virem ao Brasil com todas as despesas pagas, mas por alguma razão insondável meus planos fracassaram e a premiação terá de ser virtual mesmo.

Então é isso pessoal, votem!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Difícil escolha.

 

 

 

Adoro a trilha soturna e misteriosa de "Batman Begins" e cada vez gosto mais do outro score do James Newton Howard, "King Kong".

 

 

 

O italiano Dario Marianelli foi a revelação de 2005, com duas belas trilhas; neste ano, já compôs mais uma trilha sonora poderosa, desta feita para o filme "V de Vingança".

 

 

 

Acho que a música composta pelo Patrick Doyle não desonra a trilha do John Williams, ainda que, mais melódica, seja menos mágica; mais comum, portanto.

 

 

 

Por falar no Mestre, não ouvi ainda seu premiado score para "Memórias de uma Gueixa". Quanto à trilha de "Munique", tampouco posso opinar muito, uma vez que só a escutei duas vezes, faltando ouvi-la com mais calma em cd. Posso dizer, por enquanto, que a ela prefiro a música atonal de "Guerra dos Mundos". Considero, no entanto, sua partitura para "Star Wars III" uma das melhores trilhas dos últimos anos. Para ela, portanto, vai o meu voto. John Williams, mais do que George Lucas e sua equipe da IL&M, nos transporta para outros planetas, outros mundos, com sua música a um só tempo majestosa e trágica. Pelo menos a mim, grande parte do mérito das duas grandes trilogias do George Lucas se deve à trilha do Mestre, que transformou os filmes numa autêntica Space Opera.

 

 

 

A música do Harry Gregson Williams para "As Crônicas de Nárnia" é muito bonita, sobretudo o tema que é executado na cena em que a pequena Lucy encontra pela primeira vez o Fauno, mas carece de vigor, de potência, mesmo defeito, aliás, de sua partitura para "Cruzada".

 

 

 

Por fim, numa sagaz lembrança do Saldanha, a trilha de "Sin City" pode não ser a mais marcante de 2005, porém, sem sombra de dúvida, é das mais originais e fascinantes do ano passado. Cada vez que assisto ao filme, admiro ainda mais o score.

 

 

 

P.S.: por questão de gosto, adicionaria à lista qualquer uma das duas trilhas do Danny Elfman, "A Fantástica Fábrica de Chocolate" ou "A Noiva Cadáver", compositor que aparentemente não é muito querido pelos membros do fórum do ScoreTrack.net.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

J. de Silentio, seu cadastro lá no fórum ScoreTrack já está ativado, seja bem vindo por lá. Gostei dos seus comentários, você poderia ser até colaborador do site hehe.

De fato a escolha é difícil, todos os trabalhos finalistas possuem méritos inegáveis, uns mais que os outros, e ao final o que predominará mesmo é a preferência pessoal da maioria dos votantes. De fato Elfman não é muito querido pelo pessoal de lá, particularmente acho que sua melhor fase já passou, mesmo assim ele segue sendo um dos melhores profissionais que atuam no ramo, atualmente. Mas sabe como é, os puristas o criticam por não reger ou orquestrar... Tanto "A Fantástica Fábrica de Chocolate" como "A Noiva Cadáver" tiveram alguns votos na pré-seleção, mas não suficientes para levá-las para a fase final.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Dos que estão aí e dos que eu vi dessa lista, Johnny e seu score fantástico para Star Wars Episódio III, seguido de perto por J.N. Howard e Hans Zimmer pela trilha de Batman Begins...

E, sim, faltou o Danny aí pra completar a festa...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, encerrada a votação, houve dois vencedores: na categoria Reader's Choice (voto popular do site), James Newton Howard por KING KONG; e na Editor's Choice (voto qualificado do fórum), John Williams por MEMOIRS OF A GEISHA. Como no fórum houve empate técnico, na condição de Editor do site exerci meu direito de voto de Minerva em favor de Williams. Os compositores receberão por e-mail versões maiores dos certificados abaixo reproduzidos. Parabéns a Howard e Williams, e parabéns a todos que participaram da votação. Muito obrigado a todos.

ScoreAward2005_howard_small.jpg

ScoreAward2005_john_small.jpg

Jorge Saldanha2006-5-1 13:8:33
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...