Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#4)


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members

@Rafal

 

Como eu disse anteriormente, eu não gosto de novelas. Porém, se eu fosse um autor, escritor ou mesmo diretor de algo e acontecesse de pessoas promoverem campanhas de boicote contra a minha obra, apenas por que usei de mitologia ou crenças pouco conhecidas. Vc vai me desculpar, mas eu me sentiria incomodado o bastante pra ir em público criticar esse tipo de atitude. E sabe pq? Pq seria querer limitar a liberdade artística, usando de pressão. Isso não é uma democracia, mas sim ditadura de uma maioria. 

 

 

Quer dizer que um autor não pode falar de Umbanda ou espiritismo em uma obra? E em um ESTADO LAICO? Percebe no que configura-se atitudes como essa? E toda vez são os evangélicos. O povinho mais desocupado esse viu. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Quer dizer que um autor não pode falar de Umbanda ou espiritismo em uma obra? E em um ESTADO LAICO? Percebe no que configura-se atitudes como essa? E toda vez são os evangélicos. O povinho mais desocupado esse viu.

 

Eu não estou acompanhando a discussão toda, por isso só vou me ater à esta parte...

 

Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Num Estado LAICO o autor tem o direito de falar de Umbanda e espiritismo em sua obra da mesma forma que evangélicos tem direito de criticar a abordagem e mobilizar os seus a boicotarem a obra. Isto é democracia, isto é liberdade de expressão. Isso não significa que o Estado, contudo, irá agir em cima da questão, impedindo a circulação/veiculação da obra referida - penso que nem deve.

 

Slash, estou te devendo uma resposta de um post seu páginas atrás... Mas está corrido aqui, me comprometo a respondê-lo logo e continuar a conversa de onde paramos.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que o Dook falou é correto.

Da mesma forma que o autor têm direito de colocar na obra dele o que quiser, as pessoas são livre para reagirem a isso.

 

Mas como falei, cristãos que tentam boicotar o que quer que seja por não estar segundo a bíblia, embora estejam em seu direito num estado democrático, não estão agindo de acordo com o que a bíblia diz, já que não estão demonstrando amor ao próximo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que a umbanda, candomblé e outros são uma mistureba de crenças sobre crenças sobre crenças, isso é fato. Mas até aí, o neo-pentecostalismo evangélico também é sincrético até o osso. Quando vejo neo-pentecostal falando mal de umbanda/candomblé/etc eu rio litros... O neo-pentecostalismo é apenas uma versão gospel dessas crenças...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas e a respeito de ser religião ou não? Como nossas leis e a nossa constituição devem encarar o Candomblé e a Umbanda, na sua opinião?

 

Estas manifestações religiosas devem ser protegidas pela nossa constituição?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim a questão é que magistrado ali provavelmente é um leigo de religiões ao afirmar que para ser considerado religião precisa ter um livro sagrado e não pode ter ausência de um deus. Quer dizer várias religiões animistas e o budismo são descartadas de cara? Isto só mostrando sua ignorância do assunto e preconceito claros.

 

E muito provavelmente a palavra religião AFRO ou Religião NÃO OCIDENTAL não é vista com bons olhos por muitos infelizmente desse lado do mundo. As tomadas de decisões com um provável preconceito e mesmo racismo disfarçado de alguns homens da lei nessa questão.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas e a respeito de ser religião ou não? Como nossas leis e a nossa constituição devem encarar o Candomblé e a Umbanda, na sua opinião?

 

Estas manifestações religiosas devem ser protegidas pela nossa constituição?

 

Eu entendo que toda crença em um ser superior é uma religião e nesse sentido, o candomblé e congêneres devem ser tratados como todas as outras religiões são tratadas. A lei não faz essa diferença que o juiz pontuou. Por outro lado, o MP está queimando os impostos dos contribuintes movendo o Judiciário para este tipo de bobagem. Dizer que o cara foi liberto do poder da macumba é simplesmente uma manifestação de expressão de como a religião em questão (evangélica neo-pentecostal, portanto, macumbeira gospel) vê a crença afro. Em briga de marido e mulher não se mete a colher. O MPF deveria saber disso - se é que já não sabe.

 

E, sim, creio que essas manifestações devam ser protegidas no sentido de ser permitida a sua prática. Afinal, como o pessoal afirma, o Estado é LAICO. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vale lembrar que o Budismo, Confucionismo, Taoismo, Jainismo e Panteísmo não acreditam em um ser ou seres superiores e nem por isto deixam de ser religiões. São religiões não teístas ou religiões sem divindade. Algo que os ocidentais tem um sério problema de compreender com sua cultura do mais importante ou do superior.

 

 

Alias o tópico e muitos aqui no ocidente teriam outra ótica de mundo, se as pessoas aqui abrissem a mente para TENTAR compreender as religiões do extremo oriente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hitler era cristão? Era. Mas católico? Não!

 

 

Eu dira que nem cristao e nem catolico mas apenas uma pessoa que de vez em quando ia na igreja. E ai quando ele aparece em uma igreja dizem: "ah, mas ele era cristao" como se toda pessoa que fosse vista em uma igreja fosse necessariamente cristao.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quinta-feira, 22 Maio de 2014 as 10

 

Magno Malta comenta cassação de Marisa Lobo: "O CRP cometeu um crime jurídico"

 

Font: Guiame

Na última quarta-feira, 21/05, o Sen. Magno Malta (PR) fez um discurso contra a cassação da psicóloga Marisa Lobo por parte do Conselho Regional de Psicologia do Paraná.

A decisão foi tomada pelo Conselho, na última sexta-feira, 16/05, durante uma audiência convocada pelo próprio CRP, na qual Marisa havia sido intimada novamente a depor.

As acusações (já consideradas inconstitucionais pela OAB) recaem sobre o mesmo assunto de audiências anteriores: proselitismo religioso e até mesmo atitudes que configuram homofobia, como a tentativa de "curar homossexuais" por meio de estudos psicológicos.

Em seu discurso, Malta criticou a atitude do Conselho de Psicologia e afirmou que o CRP não tem provas contra a profissional.

"Eles não têm uma prova de um homossexual que ela tenha 'curado'. Não têm nenhuma prova de alguma 'propaganda' que ela tenha lançado no site dela, a não ser se declarar cristã", destacou.

Clique no vídeo abaixo para assistir:

 

 

Desenrolar
Em entrevista exclusiva ao Guiame, Marisa destacou que não há dúvidas das claras características de perseguição religiosa que este caso ganhou, mas se declarou dependente de Deus, acima de tudo.

"Estou na dependência de Deus...posso perder meu diploma mas não perco a salvação e a fé. Não poder externar minha fé em público sem ser taxada de preconceituosa é uma violência contra a liberdade de expressão e a religiosa. O que aconteceu naquele julgamento, só provou que a ditadura ideológica de gênero existe e age violentamente contra cristãos", desabafou.

A psicóloga ainda afirmou que poderá recorrer do caso e está aguardando / acompanhando o desenrolar da situação.

"Vamos aguardar, pois tenho direito a recorrer. Mas foi um jogo com cartas marcadas... mesmo sem a denúncia de um paciente... mesmo sem achar o 'paciente gay' q supostamente eu teria 'curado'... Mesmo sem encontrar uma publicidade que prove que eu promovia 'cura'... mesmo sem provas, pediraam minha cassação, a pena máxima, tiro de elefante em uma formiga... um gigante frente a um pequeno Davi... mas, sabemos nos, o que aconteceu com o Golias", declarou.

Por João Neto - www.guiame.com.br 

=======================================

 

Tamo junto, Marisa... 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

As denominações evangélicas pentecostais e neo-pentecostais endeusam Israel. As denominações históricas e tradicionais tendem a vê-lo como entendo que ele realmente é: um aluno rebelde, posto de castigo na sala pelo professor YHWH, virado para a parede com o chapéu triangular branco na cabeça. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Essa nhaca de israel x palestinos já deixou de existir alguém com razão a muito tempo. Existem n argumentos que sustentariam apoiar ambos os lados.

Confesso que não tenho uma opinião exatamente formada sobre isso, pois acho bizarro o estado de israel com o exército que tem, financiado por quem financia bombardear e maytar os palestinos comos e fossem lixo humano, e ao mesmo tempo me dá asco pensar na frieza dos palestinos em "proteger" seu arsenal bélico com humanos, colocando em escolas e hospitais.

Uma cagada que vem sendo ignorada e mal "administrada a mais de 50 anos pela ONU e países desenvolvidos que deixou chegar num ponto em que, felizmente ou infelizmente só se resolveria se "resetasse" o mundo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Poisé... é uma situação que não tem anjo nem inocente. Ambos os lados contribuiram para a escalada do conflito.

 

Mas para além da defesa de algum lado no aspecto político e diplomático, me surpreende que algumas instituições cristãs não expressem compaixão pelo sofrimento humano desta situação toda, preferindo adotar uma postura de alinhamento "ideológico".

 

Acho que o sofrimento Palestino não deveria ser ignorado, por mais que defendam Israel. É possível continuar defendendo Israel, mas, ao mesmo tempo, ser capaz de ver que as decisões tomadas por Tel-Aviv infelizmente foram as piores possíveis...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguem deu RT no Twitter, de um pastor: 

 

BvABNsjIMAAgXq5.jpg

 

O "pastor" @prdanielvieira pregando os ensinamentos de Jesus, como o AMOR ao próximo e a PAZ.

 

Depois apagou e pediu desculpas..., este foi tão burro que botou publicamente, e os outros mais espertos?, os silenciosos talvez sejam os mais perigosos, Edir Macedo, mesmo tendo um video gravado pela Globo antigamente, ainda segue enganando geral e construindo Megatemplo.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...
  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...