Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#4)


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

Se você aceitar essa transfusão e chegasse ao conhecimento dos anciões, o que aconteceria ?

 

Depende do caso, mas ele poderia ser desassociado sim, mas ele não é proibido, todos tem livre arbítrio.

Só que nossas ações têm consequenciais.

 

 

"As Testemunhas de Jeová também não podem desenvolver talentos pessoais, tais como música, teatro, ESPORTES e seguir uma carreira em qualquer dessas áreas, pois se assim o fizerem, poderão ser expulsas da religião."

 

Não é porque sou praticante de artes marciais que logo sou uma pessoa violenta !  -_-

 

É verdade, você falou esportes, é que não pensei em lutas quando li esportes.Erro meu.

 

Não falei que por praticar lutas você é uma pessoa violenta, eu mesmo por 2 meses pratiquei muay thai.

Mas o esporte em sí é violento.

 

 

 

Sim, isso é válido.........NA BULGÁRIA ! Detalhe que para filhos de Testemunhas de Jeová, lá não se pode proibir transfusões de sangue !

 

Não, no mundo todo.

No mundo todo temos livre arbítrio.

E quanto aos filhos, isso é uma lei Búlgara, se existisse essa lei no Brasil aconteceria o mesmo, seriamos proibidos de recusar transfusões para nossos filhos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O mesmo livre arbítrio que tenho de escolher servir a Deus, de escolher não servir, de escolher matar alguém, de escolher usar drogas, etc....

Tudo na vida é questão de escolha e todas as escolhas têm consequenciais.

 

Quanto a ser desassociado, a chance não é tão grande assim, tudo depende do caso e do arrependimento da pessoa.

 

Minha mãe é da área de saúde e conheceu uma irmã que aceitou sangue (ela estava atendendo ela) e essa irmã continua sendo irmã.

 

Embora vocês gostem de pintar que as TJs são rigorosas, tudo aqui é relativo e analisado caso a caso.

 

Mas vocês não gostam de lembrar nossa união internacional, não gostam de lembrar que na guerra civil de huanda a unica religião que permaneceu unida foram as TJs, não gostam de lembrar que nos negamos a servir a Hitler, que nossos irmãos ao invés de roubar comida uns dois outros como aconteceu com membros de outras religiões eles dividiam entre sí, não gostam de lembrar que não cobramos por nossos serviços, que enviamos ajuda humanitária a nossos irmãos em todo o mundo, que nos negamos a servir a URSS.

 

Enfim ,vocês se esquecem que todos somos humanos e imperfeitos, que irmãos da dianteira podem cometer erros como a pedofilia mas devem sempre se lembrar que o sinal identificador do verdadeiro cristão não são doutrinas maravilhosas, que fazem todo sentido, que são politicamente corretas e nem representante modelo ,mas o amor, e isso ninguém pode negar que as TJs têm entre sí.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema não são as Testemunhas de Jeová, que volto a dizer, tem pessoas boas e honestas e sim, quem toma a dianteira, onde sempre tentam jogar o erro para as próprias testemunhas ! 99,99% das TJs não conhecem nem a ponta do iceberg ! Depois posto alguns fatos interessantes aqui para analisar !

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Você não percebe o que você mesmo está dizendo?Você está dizendo que o povo de Jeová é formado por pessoas boas e honestas, é isso que importa, foi isso que Jesus falou como sendo o sinal.

 

Você não têm como administrar 8 milhões de pessoas sem que algumas façam algo errado.

Lá no passado, quando ainda éramos chamados de estudantes da bíblia, um membro do corpo governante foi expulso.

 

Nunca vou falar que eles são perfeitos, mas acho importante você ficar atento a duas questões importantes ao ler sites apóstatas e os 'fatos' expostos alí:

 

1)"Somos cautelosos como as serpentes e inocentes como as pombas".

 

Isso significa que a Torre vai usar de todos os meios legais e bíblicos para defender seus interesses.

Isso incluí fazer um acordo com o governo Búlgaro dizendo que as TJs não são proibidas de usar sangue, ficando a critério de cada uma usar ou não, porém, nas reuniões, continuar falando que isso é contra a bíblia.

Isso incluí enviar uma carta a Hitler falando que as TJs respeitam o governo dele e se submetem a sua autoridade, mas ao mesmo tempo se negando a pegar em armas e preferindo morrer á negar sua fé.

 

2) Fontes, provas, etc.

 

Sempre que você ler um site apóstata, procure por provas, pesquise, não aceite de primeira o que eles dizem sem antes consultar as fontes.

 

Se você realmente era TJ, sabe do amor e união que existe entre nós, mas também sabe das coisas erradas que acontecem(e não precisar ir tão longe até a Torre, basta observar algumas congregações), não deixe que o erro de alguns te afaste de Jeová.

 

Não existe nenhuma outra organização religiosa que tenha o verdadeiro amor e união entre seus membros.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, pessoas boas e honestas tem em todo lugar e não é algo exclusivo das Testemunhas de Jeová ! Fui Testemunha de Jeová batizado de 2003 à 2009, estou afastado, não desassociado ou dissociado ! NÃO tenho pretensão de voltar a me associar com as TJs !

 

Quanto as falsas profecias, o que mais tem na internet são provas incontestáveis sobre os absurdos do Corpo Governante, principalmente sobre 1975 !

 

Sei que você não vai acessar o link, porém aqui tem uma matéria mostrando nas próprias publicações das TJs na época sobre o fim dos tempos em 1975 e inclusive com matérias da Veja e da Folha de São Paulo ! É só comprovar nas próprias publicações ! Simples assim !

 

http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=46&t=884

 

E mais, depois do fracasso de 1975, o Corpo Governante tenta jogar a culpa para as TJs, que "ficaram muito ansiosas e criando expectativas para o fim......."

 

E não venha me dizer que a Veja e a Folha de São Paulo são formados por apóstatas maus que querem denegrir as Testemunhas de Jeová........

 

Aqui um link da Wikipédia sobre as datas especuladas pelo "Corpo Desgovernado":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escatologia_das_Testemunhas_de_Jeov%C3%A1

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É claro que pessoas boas e honestas têm em todo lugar, mas como você mesmo disse, 99% das TJs são, e você não encontra isso em outras religiões.

 

Já tinha lido estes artigos, outro usuário aqui do fórum me mostrou eles e pude até mesmo detectar uma fraude nos textos que ele me enviou já que um dos livros indicados por ele tenho o original em casa.

 

Deixa eu te falar sobre isso.

 

Você precisa entender 3 pontos importantes.

 

1)O Corpo Governante é formado por homens imperfeitos.

 

2)Temos um exército de apóstatas prontos para nos atacar em qualquer descuido.

 

3)O sinal indicado por Jesus.

 

Agora vou discorrer sobre estes pontos:

 

1)O Corpo Governante é formado por TJs, e como tal, não vêem a hora deste sistema acabar, além do mais, devem publicar periódicamente artigos.

Então, num descuido, acabaram esquecendo de sua responsabilidade e publicaram esperanças e opniões deles, como TJs que são, e não como o Corpo Governante que devem ser.

Foi um erro, sim foi, mas não foi uma profecia, apenas humanos imperfeitos falando de suas esperanças, por isso frases como "seria apropriado".

 

Não sei se você sabe, mas recentemente o Corpo Governante enviou uma carta pedindo desculpa pelo ocorrido.

 

Especular datas todos expeculam, isso é errado, mas quando se está muito ansioso por uma coisa, é isso que acaba acontecendo.

Já têm uma galera entre nós que acha que este ano alguma coisa vai acontecer porque já se passaram 100 anos desde 1914, besteira pura, mas é isso que acontece quando se espera muito alguma coisa.

 

 

2)Como você mesmo sabe, existe um exército de pessoas ávidas a achar erros no Corpo Governante ou nas TJs, ficam nas portas de nossos salões de reunião com cartazes, disparam com arma de fogo contra nosso prédios e invadem salões para nos bater.

 

Então, um erro simples, nas mãos destas pessoas, vira algo enorme, uma verdadeira catástofre, que mostra como as TJ são manipuladas, enganadas, que o Corpo Governante não passa de um bando de velhos bilionários pedófilos e gays.

 

Porém , se você buscar ser imparcial, verá que erros acontecem, que entre um grupo de 7 milhões de pessoas, você vai achar assassínos, pedófilos, ladrões e etc.

Você verá que a Torre não pode denunciar alguém por pedofilia sem provas, que o máximo que pode fazer é expulsar tal pessoa e incentivar as vítimas a denuncia-los e é isso que faz.

Verá que a Torre precisa jogar o jogo político para poder praticar sua fé livremente.

Mas para essas pessoas, isso é o fim do mundo, é uma prova de como as TJs são enganadas, e aí acaba que eles convencem pessoas como você e o Dook e outros aqui do fórum.

 

3)

Como falei, não sei se você perdeu sua fé, se ainda continua cristão.

Se continuar, você deve pensar no sinal que Jesus indicou como sendo o do verdadeiro cristão - o amor entre irmãos.

Esquece doutrinas politicamente corretas, liderança exemplar, membros impecáveis, Jesus disse que é o amor, apenas o amor, o sinal do verdadeiro cristão.

 

Então, olhe para todas as religiões cristãs e se pergunte : Eles têm amor entre sí?

Eu me fiz e a resposta que cheguei é que não.

Para mim, alguém que está disposto a matar seu irmão numa guerra não o ama.

Alguém que não é hospitaleiro com seu irmão de outra cidade ou país ou até mesmo bairro ou rua não o ama.

Alguém que cobra por seus serviços dentro da igreja não ama seus irmãos.

 

Se você achar que alguma têm amor verdadeiro entre irmãos, vá para lá.

Se não achar nenhum com amor verdadeiro, então Deus não existe e vire ateu.

 

Se você acredita em Deus, faça isso, busque uma religião onde seus membros têm amor entre sí.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Culto ateu em Londres tem música pop, sacolinha e comunhão com biscoito

LEANDRO COLON

DE LONDRES

02/02/2014  02h40

É domingo, 11h. Cerca de 300 pessoas estão num anfiteatro no centro de Londres. Não sobra uma poltrona vazia. Todos cantam músicas, silenciam o ambiente em reflexão, e alguns relatam histórias de vida.

A sacolinha do dinheiro aparece rapidinho. "Sugerimos doações de 3 a 5 libras (R$ 12 a R$ 20), algo assim, ou o que você puder. Obrigado pela generosidade", diz Sanderson Jones, 32. A maioria contribui. "Nossa missão é tentar ajudar as pessoas, celebrar o fato de estarmos vivos", lembra Jones.

Todos aplaudem.

Uma banda está no palco. Palmas introduzem "I'm So Excited", da banda pop Pointer Sisters, sucesso nos anos 70 e 80. Jovens, casais, idosos e crianças levantam da poltrona e cantam em coro. Depois, euforia com o hit do ano, "Get Lucky" (Daft Punk).

Agora, silêncio geral. Um neurocientista então explica o poder da mente, o fenômeno da sinapse, como controlar sensações, sentimentos. Cabe a uma jovem contar seu drama de superação após um dano cerebral.

  Cynthia Vanzella/Folhapress   14032444.jpeg Cerca de 300 pessoas se reúnem para culto da Sunday Assembly, igreja sem religião, em Londres

Sanderson Jones retorna ao microfone: "Pessoal, é o momento de refletir a sorte que temos em ter uma mente em funcionamento". Todos quietos, olhos fechados, cabeça baixa, por dois minutos.

Agora, a banda no palco levanta os fiéis com "Always on my Mind", clássico eternizado por Elvis Presley. Uma hora se passa, fim de culto, todos comungam biscoitos, leite, café e chá.

Ninguém arrisca saudar o colega ao lado com "amém", "glória a Deus", "fique com Deus", algo parecido. Ali, praticamente todos são ateus frequentando a Sunday Assembly (assembleia de domingo).

É uma espécie de igreja ateísta criada há um ano em Londres e que já virou um pequeno fenômeno com ao menos 30 "filiais" nos Estados Unidos, Austrália e Canadá –o Brasil pode ganhar uma em breve. Segundo o site oficial, trata-se de "uma congregação sem Deus que celebra a vida". Em Londres, tem a fama de "igreja dos ateus".

Folha acompanhou um culto da "matriz", em um auditório do Conway Hall, espaço de debates em Londres. O tema era "cérebro".

CABELUDO

Além de pregador oficial, Sanderson Jones, um homem de cabelos e barbas compridos, é também o fundador da Sunday Assembly.

Oficialmente, sua profissão é de comediante. Nascido em família religiosa, diz que perdeu a crença em Deus aos 10 anos, quando a mãe morreu de câncer.

Questionado se ainda tem alguma crença, faz um trocadilho em inglês: "I don't believe in God, but in good" (não acredito em Deus, mas no bem). A ideia de um culto ateísta (expressão de que não gosta muito), conta, surgiu há seis anos, durante o Natal. "Tudo aquilo era fantástico, as músicas, a comunidade, o fato de melhorar a si mesmo. Nós devemos celebrar a vida, é o nosso foco, o sentimento de comunidade", diz.

Em seu site, a Sunday Assembly dá suas diretrizes: é um lugar para quem quer viver melhor, ajudar, discutir o mundo e 100% de celebração só da vida. A meta de Jones é atingir mil igrejas em uma década. Alguns brasileiros já o procuraram para abrir filial no país, diz. "Devo ir ao Brasil em setembro, mas estamos em fase de montagem, não posso dar detalhes."

Não há, em tese, requisito para que os frequentadores sejam ateus, desde que entendam que ali não haverá menção a Deus –mas também não há pregação contra, ao menos no culto presenciado pela Folha.

"Ninguém aqui pergunta sua religião", diz o engenheiro Gerard Carlin, 31, que atua como voluntário. Foi católico e hoje se declara "fortemente ateu".

Ele é um dos que ajudam a contar as doações, cujo valor não revela. "É pouca coisa que arrecadamos, só para pagar os custos, como locação, o piquenique depois, a banda", afirma.

"E aí, gostou?", pergunta a jornalista alemã Gabi Thesing, 21, frequentadora há quatro meses dos cultos. "Já fui católica, mas hoje não acredito em Deus, religiões. Acredito no poder das pessoas, da energia", diz.

O VELHO E O NOVO

Estudiosos em teologia no Reino Unido, como Nick Spencer, do centro de estudos Theos, tem dito que a Sunday Assembly não chega a ser um fenômeno necessariamente novo e se parece com movimentos antigos de pessoas que não creem em Deus, mas usam ritos tradicionais religiosos em seus encontros privados.

O empresário britânico Andrews Wett, 47, se diz um "adepto não praticante do budismo". Foi levado pela namorada ao culto. Opina sobre a grande quantidade de jovens: "Isso mostra um pouco como as igrejas tradicionais têm perdido fiéis".

Antes de a reportagem deixar o local, alguns entrevistados se despediram com um "vejo você da próxima vez". Não deu para responder "se Deus quiser". 

 

========================

 

Quando o assunto é ganhar uns trocados, quem precisa de Deus na história? 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

primeiro é o compromisso com DEUS (ou o seu deus pessoal....sei lá).....depois se quiser, com religião....se achar conveniente, compromisso com seu padre, pastor, guru, mestre, seja lá o que for.....o cerne de tudo é acreditar em algo teoricamente superior....uma força, uma divindade....enfim...os ateus acreditam que DEUS não existe e pregam sobre isso com veemência. Religião não salva e não resolve problema de ninguém. Os religiosos acham que sua religião é a "melhor", a religiosidade é o maior problema da humanidade....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cara, pessoas boas e honestas tem em todo lugar e não é algo exclusivo das Testemunhas de Jeová ! Fui Testemunha de Jeová batizado de 2003 à 2009, estou afastado, não desassociado ou dissociado ! NÃO tenho pretensão de voltar a me associar com as TJs !

 

Quanto as falsas profecias, o que mais tem na internet são provas incontestáveis sobre os absurdos do Corpo Governante, principalmente sobre 1975 !

 

Sei que você não vai acessar o link, porém aqui tem uma matéria mostrando nas próprias publicações das TJs na época sobre o fim dos tempos em 1975 e inclusive com matérias da Veja e da Folha de São Paulo ! É só comprovar nas próprias publicações ! Simples assim !

 

http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=46&t=884

 

E mais, depois do fracasso de 1975, o Corpo Governante tenta jogar a culpa para as TJs, que "ficaram muito ansiosas e criando expectativas para o fim......."

 

E não venha me dizer que a Veja e a Folha de São Paulo são formados por apóstatas maus que querem denegrir as Testemunhas de Jeová........

 

Aqui um link da Wikipédia sobre as datas especuladas pelo "Corpo Desgovernado":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Escatologia_das_Testemunhas_de_Jeov%C3%A1

 

Voce esta postando e perdendo o seu precioso tempo com respeito a um erro que ja foi corrigido ha quase 40 anos. Se voce se afastou por causa disso ai é decisao sua.

 

A wikipedia é editavel e qualquer pessoa pode postar o que quiser. Se quer ver informaçao correta e atualizada sobre os TJ, o site é esse: http://www.jw.org/pt/

 

E quanto ao ateismo, da passos largos para se tornar uma religiao e acabaram mudando o conceito do ateismo que deveria ser uma coisa pessoal para algo antirreligioso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Femen agride cardeal espanhol idoso aos gritos de “aborto é sagrado”


 

 

Tweet



femenvale.jpgO argumento do Femen a favor do aborto na Espanha: gritos, empurrões e ofensas. (Imagem: captura/YouTube)

 


Cinco ativistas do grupo feminista Femen atacaram na noite deste domingo o arcebispo de Madri, cardeal Antonio María Rouco, de 77 anosaos gritos de “o aborto é sagrado” e jogando sobre ele calcinhas manchadas com tinta vermelha. A agressão ocorre após a apresentação do projeto de lei do governo espanhol que deve reverter a lei do aborto no país, tornando-o novamente ilegal.


Segundo jornais espanhóis, como o ABC, as feministas estavam com os seios de fora e levavam o nome do movimento pintado no corpo. Elas atacaram o cardeal idoso no momento em que ele saía do carro para celebrar missa numa paróquia da região. Rouco foi socorrido pelos padres que o aguardavam e a igreja teve de fechar as portas. Mesmo assim, as manifestantes continuaram a gritar “o aborto é sagrado” pelas ruas do local.


Hostilidades grosseiras fazem parte da agenda do Femen por toda a Europa, e suas vítimas, em geral, são vinculadas à Igreja Católica. Segundo o site espanhol Religion em Libertad, especializado em notícias sobre liberdade de credo, as ativistas nem sempre são manifestantes autênticas, vinculadas à alguma causa, mas sim mulheres pagas para realizar ações específicas. A remuneração só ocorre se o ato alcançar a mídia.


No ano passado, o Femen atacou o arcebispo de Bruxelas, na Bélgica, durante uma entrevista, atirando-lhe copos de água, e interrompeu uma missa celebrada pelo arcebispo de Colônia, na Alemanha, onde encenaram um aborto. O motivo ? Nunca fica muito claro. Sempre há berros, ofensas, obscenidades. Nunca argumentos.


Link to comment
Share on other sites

  • Members

primeiro é o compromisso com DEUS (ou o seu deus pessoal....sei lá).....depois se quiser, com religião....se achar conveniente, compromisso com seu padre, pastor, guru, mestre, seja lá o que for.....o cerne de tudo é acreditar em algo teoricamente superior....uma força, uma divindade....enfim...os ateus acreditam que DEUS não existe e pregam sobre isso com veemência. Religião não salva e não resolve problema de ninguém. Os religiosos acham que sua religião é a "melhor", a religiosidade é o maior problema da humanidade....

 

Discordo. Creio que o problema esta em "passar a mao na cabeça" de atos crueis feitos por religiosos, ou seja, na impunidade religiosa. A religiao precisa tambem aprender a "cortar na propria carne".

 

Lugar de padre pedofilo nao é na igreja, é na cadeia.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 
 
 
A ORIGEM DAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO
 
 
 
 Jhonny Costa Segundo | Yahoo Contributor Network – ter, 4 de fev de 2014
CONTEÚDO RELACIONADO
  • 470_2745108.jpgVer foto

    Bolo com velinhas. Tradicional nos aniversários.

Sempre que alguém é convidado para alguma festa de aniversário, logo pensa em que presente levar para o aniversariante. Quando vai para um aniversário, já sabe que terá um bolo e que haverá velas em cima do bolo. Caso seja festa de criança, saberá que terá balões e que em algum momento todos se reunirão e cantarão o 'parabéns a você'. Sabemos que será assim porque é a tradição dos aniversários. Porém, o que poucos sabem é que todo esse ritual é uma tradição milenar que data de aproximadamente 3000 a.C. e surgiu no antigo Egito e na Grécia, e posteriormente foi adotada e aperfeiçoada pelos romanos e alemães.

No início, as comemorações eram restritas apenas aos faraós, no caso dos egípcios, e aos Deuses no caso dos gregos. Com o passar do tempo, os romanos também aderiram as festas de aniversário. No entanto, estas também eram restritas aos imperadores e seus familiares. 

Com a ascensão do cristianismo, o costume foi abolido pela igreja, que considerava isto uma festa pagã. Por volta do século 4, a própria igreja começou a celebrar o nascimento de Cristo, surgindo com isto o Natal cristão. A partir disso, as festas viraram algo rotineiro e aos poucos foram surgindo as tradições que conhecemos hoje (Bolo, vela, presente, etc.).

Tradições e costumes:

O BOLO E AS VELINHAS: As velinhas sobre o bolo são uma tradição herdada dos gregos, que todo o dia 6 de cada mês, faziam um agradecimento para a Deusa Artemis (Deusa grega da caça e da luz serena). O bolo com velas em cima representava a lua cheia, que segundo a mitologia grega, era a forma de Artemis se expressar.

 

PRESENTES: Os presentes de aniversário também são heranças dos egípcios e dos gregos. No princípio, os presentes tinham como objetivo afastar os maus espíritos do aniversariante. Naquela época era comum dar ao aniversariante incensos ou mirra.

BALÕES (BEXIGAS): As primeiras bexigas eram feitas de órgãos e vísceras de animais mortos (daí o nome bexiga) e inflados.O objetivo da colocação das bexigas nas festas de aniversários antigas era o mesmo das festas dos dias atuais: Agradar as crianças.

CARTÕES: Os cartões de aniversário são uma tradição um pouco mais recente, data do século XX e tem como objetivo levar um pedido de desculpas do remetente ao aniversariante por não poder ter comparecido à festa de aniversário. Com o passar do tempo, as pessoas começaram a entregar os cartões pessoalmente e, hoje em dia, é uma tradição que está acabando.

PARABÉNS À VOCÊ: A música mais tradicional em todos os aniversários surgiu a partir de modificações feitas na música 'Good morning to all', datada de 1975 e composta pelas americanas Mildred e Patricia Hill. A primeira versão em inglês da canção atual é de 1924 e a versão brasileira foi definida por um concurso promovido pela Rádio TUPI, em 1942. A disputa foi vencida pela paulista Bertha Celeste Homem de Mello e é esta versão que cantamos até hoje.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Discordo. Creio que o problema esta em "passar a mao na cabeça" de atos crueis feitos por religiosos, ou seja, na impunidade religiosa. A religiao precisa tambem aprender a "cortar na propria carne".

 

Lugar de padre pedofilo nao é na igreja, é na cadeia.

"Passar a mão na cabeça" existe em qualquer lugar...pois sendo conveniente é feito de qualquer maneira. Um amigo querido seu, um parente próximo envolvido num caso semelhante de pedofilia, corrupção, ou que cometa um crime de maior ou menor grau.....sempre haverá alguém que o defenda por ser um ente querido da familia ou como eu disse, um grande amigo.....o discurso é válido...mas na prática, na hora do vamos ver cada um puxa pra si o que é conveniente...isso é hipocrisia....

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Em um belo dia, em uma conversa trivial...

Cristão: Você é perfeito?

Ateu: Não, claro que não sou.

Cristão: Conhece ou já ouviu falar de alguém que seja efetivamente perfeito?

Ateu: Ninguém é perfeito amigo, todos os seres humanos são falhos em algum ponto.

Cristão: Perfeito! Entramos em um consenso. Mas estou com uma dúvida.

Ateu: Qual?

Cristão: Se ninguém é perfeito, e eu concordo com isso, como sabemos que somos imperfeitos? Afinal, uma ideia de perfeição não surgiria de uma mente imperfeita; não saberíamos da existência da imperfeição, a não ser que ela fosse comparada com a perfeição.

Ateu: De fato, é um problema resolvermos isso.

Cristão: Não, não é. Existe uma mente perfeita que está além de nós e que nos dá a base para admitirmos que ninguém é perfeito.

- K.V.

Link to comment
Share on other sites

Existe uma resposta alternativa ao cristão. A perfeição é um conceito de difícil definição e só temos uma ideia transitória do que seja. Sua referência está nos próprios criadores do conceito (aqui temos um problema mas vamos supor humanos) que estabelecemos características atribuídas ao que consideraríamos perfeito. Como ninguém se enquadra nelas, decorre de uma dedução lógica baseada em um confronto conceito/observação que ninguém é perfeito. Nesse caso não há porque supor (por esse caminho) que exista algo perfeito e acima. Esta NÃO é uma dedução, ultrapassa o texto porque partimos de algo criado. Mudando o exemplo...é o mesmo que eu criar mentalmente algo, difundir pela sociedade falando que é verdade e todo mundo passar a afirmar que é e criar teorias baseadas na minha invenção.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Gust84 é o não-ateu mais ateu que existe... 

 

Existe uma resposta alternativa ao cristão. A perfeição é um conceito de difícil definição e só temos uma ideia transitória do que seja. Sua referência está nos próprios criadores do conceito (aqui temos um problema mas vamos supor humanos) que estabelecemos características atribuídas ao que consideraríamos perfeito. Como ninguém se enquadra nelas, decorre de uma dedução lógica baseada em um confronto conceito/observação que ninguém é perfeito. Nesse caso não há porque supor (por esse caminho) que exista algo perfeito e acima. Esta NÃO é uma dedução, ultrapassa o texto porque partimos de algo criado. Mudando o exemplo...é o mesmo que eu criar mentalmente algo, difundir pela sociedade falando que é verdade e todo mundo passar a afirmar que é e criar teorias baseadas na minha invenção.

 

Penso que o ponto principal é: o conceito existe - fato incontroverso. De onde ele surgiu, já que somos imperfeitos? Como chegamos a esse conceito? E, num cenário onde reina a imperfeição, a idéia de perfeição sem referência simplesmente não pode subsistir. É uma impossibilidade lógica. É como tentar pensar num círculo quadrado.

 

Sugerir que o conceito foi criado pelo homem também não tem qualquer sentido. Faz-se necessária uma base que dê o fundamento que sustente o conceito. É como aquela velha questão: como eu posso identificar o mal se eu não conheço o bem e vice-versa. Usamos muito isso em discussões de filmes e acho que esse ponto foi levantado pelo Alexei: como poderei reconhecer um filme bom se não existir o filme ruim? 

 

É o mesmo que acontece aqui. O conceito de perfeição para existir - e ser aspirado - precisa de uma referência anterior (de preferência objetiva) que o estabeleça. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão é que qualquer coisa que inferimos, é uma questão com base pessoal...

 

Portanto, sendo subjetivo, o que é perfeito para um, pode não ser para outro...

 

Então direito seu achar que Deus é a perfeição, mas não queira ou exija que este valor seja absoluto para todos...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...