Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#4)


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members

Mudando de pato pra ganso...

 

 

 

bURtM5vjSBlHmKdy.jpg

 

 

Ônibus com mensagem atéia: "É provável que Deus não exista. Agora pare de se preocupar e aproveite a vida", estará presente nas capitais brasileiras.

 

 

Salvador, a capital nacional da crença e devoção está prestes a receber uma campanha que promete dar o que falar. Tratam-se dos ônibus “ateus”, que a partir do próximo domingo (12), começam a circular por Salvador. Alguns coletivos da capital exibirão mensagens nada convencionais expondo o ponto de vista de ateus e agnósticos sobre temas como e moralidade.

A ação é uma iniciativa da Atea - Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, e o mote da campanha é o slogan “Diga não ao preconceito contra ateus”. Serão quatro peças diferentes acompanhando imagens fortes e frases polêmicas.

Uma delas afirma: “A não dá respostas. Ela só impede perguntas”. Em outra peça aparecem Adolf Hitler e Charles Chaplin ilustrando o texto “Religião não define caráter”.

A associação, que tem núcleos em várias partes do mundo, pretende arrecadar fundos para estender a exibição das peças, inicialmente prevista para um mês. Segundo o presidente da entidade, Daniel Sottomaior, a campanha é necessária para chamar a atenção da sociedade e tirar os ateus da invisibilidade.

A campanha teve início no Reino Unido em 2009 e se espalhou por outros países, com resultados distintos.

Nos EUA e na Espanha, a iniciativa deu certo, provocando a esperada polêmica. Na Itália, a veiculação foi proibida. Na Austrália, a companhia responsável por anúncios em ônibus se recusou a exibi-los.

Algo parecido aconteceu em São Paulo. Depois que conheceu o conteúdo dos anúncios, já após a assinatura do contrato, a empresa que os veicularia se negou a fazê-lo, alegando que a legislação proíbe temas religiosos. A Atea avalia a possibilidade de uma ação judicial.

Metade dos cerca de R$ 10 mil utilizados na campanha brasileira vem de pequenas doações e de recursos da própria instituição. A outra metade vem de um único doador paulista que prefere permanecer anônimo.

“Somos cerca de 2% dos brasileiros, ou 4 milhões de ateus. Mas muitos têm medo de se expor devido ao preconceito de amigos, chefes e familiares. Isso tem que acabar”, afirma. Evangélicos, católicos, pessoal do axé e assemelhados, temei.

Com informações Bahia Notícias / Folha

Fonte: O Galileu

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

Eu lhe digo novamente' date=' não podemos generalizar as coisas. Não é o fato de o senhor conhecer a escravidão como ela é que seja a mesma forma de escravidão (que nós conhecemos) que está na Bíblia. Não há como afirmar isso de acordo com os exemplos bíblicos já postados. O que eu (e o Rafal) estamos dizendo é que esse regime em Israel era bem diferente das formas tirânicas de escravidão que têm existido no decorrer da História. Eu e o Rafal não estamos defendendo escravidão porque a própria História da escravidão é longa e vergonhosa desde à época do Egito, passando pela Idade Média e chegando nos dias atuais.[/quote']

Sim, podemos e há como afirmar já que o problema é CONCEITUAL e não histórico. O conceito de escravidão é abominável, assim como tudo que concordar com dela. Se seu Deus concordou com ela em qualquer ponto da estória é lamentável e para mim não merece respeito algum. E sim, sou radical a respeito.

Mr. Scofield2010-12-11 16:04:15

Link to comment
Share on other sites

  • Members
São tipos DIFERENTES de escravidão.

 

 

 

E são ambos ERRADOS do mesmo jeito.

 

 

 

 

 

 

 

Ônibus 'ateus' vão circular pelo Brasil em campanha ousada

 

 

 

[...]

 

 

 

Fonte: O Galileu

 

 

 

Eu odeio essa história desses ônibus...

 

 

 

Não vejo necessidade de ficar se exibindo publicamente dessa maneira. Os 10 mil reais gastos nessa idiotice poderiam ser usados para ajudar alguem que esteja sofrendo discriminação, por exemplo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas não é dessa escravidão (a atual) à qual me refiro' date=' eu me refiro à escravidão dos tempos bíblicos. Por exemplo, nos tempos bíblicos se o amo aleijasse um escravo, este tinha de ser libertado. Se, nos tempos bíblicos um escravo morresse em decorrência de espancamento por parte do amo, este podia ser punido com a morte. Nos tempos bíblicos, as mulheres cativas podiam tornar-se escravas, ou ser tomadas como esposas mas jamais usadas para mera gratificação sexual. Foram leis que DEUS estabeleceu.

 

 

[/quote']

 

Seu Deus deveria escrever que se o amo aleijasse o escravo, o amo deveria ser punido e sua alma ser encaminhada ao inferno, tal qual seria caso fosse o ocorrido fosse o inverso 03

 

O Seu Deus deveria escrever que nenhum Ser Humano é dono de outro Ser Humano.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Seu Deus deveria escrever que se o amo aleijasse o escravo' date=' o amo deveria ser punido e sua alma ser encaminhada ao inferno, tal qual seria caso fosse o ocorrido fosse o inverso

 

 

 

O Seu Deus deveria escrever que nenhum Ser Humano é dono de outro Ser Humano.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

O meu Deus é o Deus que está na Bíblia e é o Deus que as religiões teístas adoram. Além disso, se o senhor acha que tem base para julgar os atos de Deus, fique a vontade.

Link to comment
Share on other sites

 

Opa, cuidado para não perder o foco e transformar a discussão em preconceito religioso (notem o "se" em inúmeras frases postadas no tópico - enfatizando que há lógica no raciocínio SE o Deus que acreditam pensar dessa maneira). Julgamos sim a razoabilidade do que está sendo exposto aqui sobre escravidão, e isso podemos fazer. E é óbvio que tais ideias são absolutamente contraditórias com a filosofia de amor pregada por Deus, independente de época ou mudanças históricas da escravidão.

 

O PT já expôs que a Bíblia foi escrita por mãos humanas, o que pode ser uma pista do que está acontecendo aqui.

 

Night, o que não dá é para tentar justificar a escravidão pela época. Não existe argumento que a justifique e muito menos coerente com os outros atributos que conferem ao Deus que as religiões teístas adoram.

 

Mr. Scofield2010-12-11 17:51:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Sim' date=' podemos e há como afirmar já que o problema é CONCEITUAL e não histórico. O de escravidão é abominável, assim como tudo que concordar com dela. Se seu Deus concordou com ela em qualquer ponto da estória é lamentável e para mim não merece respeito algum. E sim, sou radical a respeito.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Não pode generalizar porque o conceito de escravidão é amplo.

 

 

 

Deus estabeleceu leis diretamente para os amos sobre como tratar os seus escravos, o que não ocorre na escravidão que nós conhecemos. Além disso, sobre essas leis, um certo erudito judeu comentou: "um escravo jamais deixava de ser humano, ele era encarado como pessoa, com direitos naturais inalienáveis, que até mesmo o amo tinha de respeitar".

 

 

 

Não considero como correto dizer que Deus aprovava a escravidão no sentido de aprovar coisas como o seqüestro e o estupro de moças, a insensível separação de famílias, os espancamentos, as chicotadas e etc.Nightcrawler2010-12-11 18:00:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

O meu Deus é o Deus que está na Bíblia e é o Deus que as religiões teístas adoram. Além disso' date=' se o senhor acha que tem base para julgar os atos de Deus, fique a vontade.[/quote']

 

Pare de usar essa cartinha estúppida. Você não estaria aqui discutindo se achasse ela verdadeira.06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Opa' date=' cuidado para não perder o foco e transformar a discussão em preconceito religioso (notem o "se" em inúmeras frases postadas no tópico - enfatizando que há lógica no raciocínio SE o Deus que acreditam pensar dessa maneira). Julgamos sim a razoabilidade do que está sendo exposto aqui sobre escravidão, e isso podemos fazer. E é óbvio que tais ideias são absolutamente contraditórias com a filosofia de amor pregada por Deus, independente de época ou mudanças históricas da escravidão. O PT já expôs que a Bíblia foi escrita por mãos humanas, o que pode ser uma pista do que está acontecendo aqui. Night, o que não dá é para tentar justificar a escravidão pela época. Não existe argumento que a justifique e muito menos coerente com os outros atributos que conferem ao Deus que as religiões teístas adoram.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Se o senhor se refere ao conceito de escravidão em si eu concordo que podemos discutir isso, porém eu acho inapropriado dizer que Deus aprova a escravidão. Isso seria julgar um ato de Deus, o que não seria correto, visto que nós somos imperfeitos diferentemente de Deus.

 

 

 

Realmente a Bíblia foi escrita por mãos humanas porém debaixo do espírito santo de Deus. O que não é a mesma coisa do que um ser humano escrever um simples livro. O Autor da Bíblia é Deus.

 

 

 

Justifica-se pelo próprio conceito de escravidão, que é amplo.Nightcrawler2010-12-11 18:24:28

Link to comment
Share on other sites

  • Members
No seu conceito' date=' sim.[/quote']

 

 

 

Os conceitos de certo e errado não foram criados por mim. Muito menos o de escravidão.

 

 

 

Sabia que existe uma coisinha chamada moral? Você devia aprender sobre ela e usar. Assim não estaria defendendo escravidão. 06.gif06.gif06.gifNostromo2010-12-11 18:36:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Os conceitos de certo e errado não foram criados por mim. Muito menos o de escravidão.

 

 

 

Sabe' date=' existe uma coisinha chamada moral. Você devia aprender sobre ela e usar. Assim não estaria defendendo escravidão.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Me refiro ao conceito de Deus sobre a escravidão em Israel, não o nosso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Se o senhor se refere ao conceito de escravidão em si eu concordo que podemos discutir isso' date=' porém eu acho inapropriado dizer que Deus aprova a escravidão. Isso seria julgar um ato de Deus, o que não seria correto, visto que nós somos imperfeitos diferentemente de Deus.

 

 

 

Realmente a Bíblia foi escrita por mãos humanas porém debaixo do espírito santo de Deus. O que não é a mesma coisa do que um ser humano escrever um simples livro. O Autor da Bíblia é Deus.

 

 

 

Justifica-se pelo próprio conceito de escravidão, que é amplo.[/quote']

 

Deixa eu ver se entendi, podemos discutir se escravidão é certo ou errado (pff) desde que não envolvamos Deus, que diz que é certo? O que estamos fazendo no tópico de religião. Vamos criar um tópico no geral para saber a opinião de todos. Vou até colocar uma enquete.06

 

Colega, os não-bitolados julgam a Bíblia sim, mesmo porque não a consideramos escrita por Deus.

 

Conselho, se você não quer discutir religião, vaza daqui. Vai lá discutir a cueca do Batman no tópico respectivo.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Se o conceito de seu deus é que escravidão é certo' date=' seja qual for o tipo de escravidão, então ele não é um deus e sim um demônio.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Novamente, o meu Deus é o Deus que está na Bíblia e que outras religiões teístas adoram.

 

 

 

O senhor afirma que ele é um demônio porque você está preso no seu conceito de escravidão mas não é esse o ponto, o ponto é: "O que Deus achou da escravidão em Israel no conceito dele?" Ele pôs leis para os amos e para os escravos, o que faz pensar que há uma diferença entre essa escravidão e a escravidão atual. Eu não vou questionar (no meu conceito de escravidão) se isso foi bom ou ruim porque eu, como cristão que sou, não vou e nem tenho base para julgar um ato da parte de Deus.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Se o conceito de seu deus é que escravidão é certo' date=' seja qual for o tipo de escravidão, então ele não é um deus e sim um demônio.[/quote']

 

Na verdade eles se jogam nas armadilhas deles mesmo. Se eles simplesmente aceitassem que a Bíblia foi escrita por humanos (com inspiração divina), o problema estaria resolvido. Eles tem um atalho à disposição e estão sempre indo pelo caminho em que não vão chegar.06

 

E isso é tão óbvio, é só ver a diversidade entre os versículos de Bíblias modernas. Porra.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Novamente' date=' o meu Deus é o Deus que está na Bíblia e que outras religiões teístas adoram.

 

 

 

O senhor afirma que ele é um demônio porque você está preso no seu conceito de escravidão mas não é esse o ponto, o ponto é: "O que Deus achou da escravidão em Israel no conceito dele?" Ele pôs leis para os amos e para os escravos, o que faz pensar que há uma diferença entre essa escravidão e a escravidão atual. Eu não vou questionar (no meu conceito de escravidão) se isso foi bom ou ruim porque eu, como cristão que sou, não vou e nem tenho base para julgar um ato da parte de Deus. [/quote']

 

Você pode pensar em qualquer conceito possível de escravidão que ele seria uma bosta.

 

Quer ser meu escravo? To precisando de um idiota pra fazer o serviço sujo aqui e se não precisar pagar, melhor ainda. Prometo que não te espancarei.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Novamente' date=' o meu Deus é o Deus que está na Bíblia e que outras religiões teístas adoram.

 

 

 

O senhor afirma que ele é um demônio porque você está preso no seu conceito de escravidão mas não é esse o ponto, o ponto é: "O que Deus achou da escravidão em Israel no conceito dele?" Ele pôs leis para os amos e para os escravos, o que faz pensar que há uma diferença entre essa escravidão e a escravidão atual. Eu não vou questionar (no meu conceito de escravidão) se isso foi bom ou ruim porque eu, como cristão que sou, não vou e nem tenho base para julgar um ato da parte de Deus. [/quote']

 

 

 

Problema seu e das religiões teístas.

 

 

 

E meu conceito de escravidão é o mesmo do resto do mundo e é o único que existe: Um humano como propriedade de outro.

 

 

 

Se você não vai questionar, problema seu. Eu posso e vou. Se não estiver gostando, clique aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Deixa eu ver se entendi' date=' podemos discutir se escravidão é certo ou errado (pff) desde que não envolvamos Deus, que diz que é certo? O que estamos fazendo no tópico de religião. Vamos criar um tópico no geral para saber a opinião de todos. Vou até colocar uma enquete.

 

 

 

Colega, os não-bitolados julgam a Bíblia sim, mesmo porque não a consideramos escrita por Deus. Conselho, se você não quer discutir religião, vaza daqui. Vai lá discutir a cueca do Batman no tópico respectivo.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

O tema do tópico é Religião, não Deus. Para ficar bem claro para você, Deus permitiu a escravidão em Israel porque ele (Deus) achou isso apropriado e quem somos nós para questionar isso?

 

 

 

Se alguns julgam a Bíblia e Deus, estão no direito deles. Porém, Cristo já disse o que pode acontecer a essas pessoas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

O tema do tópico é Religião' date=' não Deus. Para ficar bem claro para você, Deus permitiu a escravidão em Israel porque ele (Deus) achou isso apropriado e quem somos nós para questionar isso?

 

 

 

Se alguns julgam a Bíblia e Deus, estão no direito deles. Porém, Cristo já disse o que pode acontecer a essas pessoas. [/quote']

 

Religião envolve Deus, zé-mané.06

 

E é sempre na base de ameaça. Ameaça que vocês não podem cumprir e ficam jogando na conta de Deus. Sério, esse Deus vingativo e punitivo de vocês não me interessa. Eu cago e ando para ele e suas ameaçazinhas vagabundas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...