Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#4)


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 

 

Problema seu e das religiões teístas.

 

 

 

E meu conceito de escravidão é o mesmo do resto do mundo e é o único que existe: Um humano como propriedade de outro.

 

 

 

 

 

 

To falando do conceito de Deus mas você' date=' como qualquer pessoa, pode achar o que quiser da escravidão. Eu pessoalmente, acho a escravidão abominável.

 

 

 

 

 

 

Se você não vai questionar, problema seu. Eu posso e vou.

 

 

 

 

 

 

A escravidão de Êxodo, capítulo 21, não pode não porque você está preso no seu conceito, logo não tem base para julgamento enquanto estiver preso no seu conceito mas se mesmo assim quiser questionar fique à vontade.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

Deixa eu ver se entendi' date=' podemos discutir se escravidão é certo ou errado (pff) desde que não envolvamos Deus, que diz que é certo? O que estamos fazendo no tópico de religião. Vamos criar um tópico no geral para saber a opinião de todos. Vou até colocar uma enquete.

 

 

 

Colega, os não-bitolados julgam a Bíblia sim, mesmo porque não a consideramos escrita por Deus. Conselho, se você não quer discutir religião, vaza daqui. Vai lá discutir a cueca do Batman no tópico respectivo.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

O tema do tópico é Religião, não Deus. Para ficar bem claro para você, Deus permitiu a escravidão em Israel porque ele (Deus) achou isso apropriado e quem somos nós para questionar isso?

 

 

 

Se alguns julgam a Bíblia e Deus, estão no direito deles. Porém, Cristo já disse o que pode acontecer a essas pessoas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Então Deus vai te punir, porque vc pegou o livro dele o

chamou de incoerente sem vergonha... Ora bolas, se vc diz, em nome dele, que o

mesmo foi a favor da escravidão, então quem deu poder a Moises abrir o mar

vermelho? Esse Deus é uma verdadeira metamorfose ambulante...

Obs: Se não sou eu para defender Deus...

 

(Õ.ô)2010-12-11 19:24:58

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Religião envolve Deus' date=' zé-mané. E é sempre na base de ameaça. Ameaça que vocês não podem cumprir e ficam jogando na conta de Deus. Sério, esse Deus vingativo e punitivo de vocês não me interessa. Eu cago e ando para ele e suas ameaçazinhas vagabundas.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Religião envolve Deus??? Então o que é o Jainismo, o Siquismo, o Hinduísmo, o Confucionismo, a Maçonaria...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Então Deus vai te punir' date=' porque vc pegou o livro dele o

 

chamou de incoerente sem vergonha... Ora bolas, se vc diz, em nome dele, que o mesmo foi a favor da escravidão, então quem deu poder a Moisés abrir o mar vermelho?

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Não disse que ele é a favor, eu disse que Deus permitiu e achou necessário naquela ocasião. Além disso, estou me referindo à escravidão entre o povo israelita, essa escravidão que você citou foi a escravidão do Egito.

 

 

 

 

 

 

Esse Deus é uma verdadeira metamorfose ambulante...

 

 

 

 

 

 

Se o senhor acha isso de Deus, fique à vontade.Nightcrawler2010-12-11 19:29:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

<font face="Times New Roman' date=' Times, serif" size="3">Night, a questão não é a que você disse, a questão é que ESCRAVIDÃO é HORRÍVEL seja em quais moldes for (e não interessa se antes era menos pior ou pior, continua sendo HORRÍVEL do mesmo jeito). É isso que vocês não entenderam até agora. Pertencer a outro ser humano é um ABSURDO, ser propriedade de outro é privar a base da liberdade, que é por meio da qual temos autonomia de fazer o que quisermos (desde que não prejudiquemos ninguém) e buscarmos nossa própria felicidade.

 

[/quote']

 

 

 

Mas aí é que está Scofa... É algo absurdo na visão de nossa sociedade atual, pós-industrial, de valorização do trabalho assalariado... No contexto da Antiguidade, que é aquele ao que estão se referindo os colegas aqui, a escravidão não era algo condenável, era algo comum daquela sociedade... Temos de tomar cuidado com o anacronismo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
To falando do conceito de Deus mas você' date=' como qualquer pessoa, pode achar o que quiser da escravidão. Eu pessoalmente, acho a escravidão abominável.[/quote']

 

 

 

Se sua divindade tivesse conceitos diferentes a comunicação se tornaria inviável. Ele ficaria falando de cadeira e nós de sorvete. Iria parecer conversa de bêbado.

 

 

 

se mesmo assim quiser questionar fique à vontade.

 

 

 

Muito obrigado por me dar sua permissão. Não sei o que eu faria sem ela. 06.gif

 

 

 

Religião envolve Deus??? Então o que é o Jainismo' date=' o Siquismo, o Hinduísmo, o Confucionismo, a Maçonaria... [/quote']

 

 

 

Maçonaria não é religião.

 

 

 

Confucionismo é filosofia.

 

 

 

Hinduísmo é cheio de deuses.

 

 

 

Siquismo tem um deus.

 

 

 

Jainismo é a única religião na sua lista que não tem uma divindade. Mesmo assim há a adoração a figuras ditas cheias de qualidades.Nostromo2010-12-11 19:40:11

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

Eu lhe digo novamente' date=' não podemos generalizar as coisas. Não é o fato de o senhor conhecer a escravidão como ela é que seja a mesma forma de escravidão (que nós conhecemos) que está na Bíblia. Não há como afirmar isso de acordo com os exemplos bíblicos já postados. O que eu (e o Rafal) estamos dizendo é que esse regime em Israel era bem diferente das formas tirânicas de escravidão que têm existido no decorrer da História. Eu e o Rafal não estamos defendendo escravidão porque a própria História da escravidão é longa e vergonhosa desde à época do Egito, passando pela Idade Média e chegando nos dias atuais.[/quote']<font face="Times New Roman, Times, serif" size="3">Sim, podemos e há como afirmar já que o problema é CONCEITUAL e não histórico. O conceito de escravidão é abominável, assim como tudo que concordar com dela.<font face="Times New Roman, Times, serif" size="3"> Se seu Deus concordou com ela em qualquer ponto da estória é lamentável e para mim não merece respeito algum. E sim, sou radical a respeito.

 

 

 

Conceitos dependem do contexto sócio-cultural, e por isso acaba por ser cronológico, e sendo-o cronológico, os conceitos também são históricos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Você pode pensar em qualquer conceito possível de escravidão que ele seria uma bosta.Quer ser meu escravo? To precisando de um idiota pra fazer o serviço sujo aqui e se não precisar pagar' date=' melhor ainda. Prometo que não te espancarei.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Não, obrigado.

 

 

 

Reportado.Nightcrawler2010-12-11 23:42:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Maçonaria não é religião.

 

 

 

Confucionismo é filosofia.

 

 

 

Hinduísmo é cheio de deuses.

 

 

 

Siquismo tem um deus.

 

 

 

Jainismo é a única religião na sua lista que não tem uma divindade. Mesmo assim há a adoração a figuras ditas cheias de qualidades.

 

 

 

 

 

 

Me refiro ao Deus da Bíblia. Logo, religião não envolve necessariamente o Deus da Bíblia.

 

 

 

Quanto à maçonaria, realmente não é uma religião.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que é muito importante sabermos olhar para os acontecimentos históricos tentando nos distanciar dos conceitos e da visão da atualidade... Durante a graduação em história, aprendi que o distanciamento do objeto a ser analisado e discutido é extremamente importante para que possamos analisá-lo com precisão... É justamente isso que estou pedindo para que façamos... Dentro da sociedade ocidental, o trabalho escravo só passou a ser algo condenável na metade do século XVIII em diante... É importante lembrarmos disso...

 

 

 

Se usássemos o mesmo critério de não distanciamento e análise do contexto, diríamos que gregos antigos são homossexuais, sendo que o conceito de homossexualidade é algo extremamente recente dentro da sociedade...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Estão dando créditos a Deus por uma prática repugnante' date=' que

 

em alguns momentos da história se convencionou, o que chamais tira do conceito o erro que foi o ato.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

No conceito atual, de fato é uma prática repugnante.

 

 

 

 

 

Não tem conceito que tiro do ato seu erro... Adolf Hitler tinha conceitos sobre quem poderia respirar ou não o ar em que vivemos, vc concorda que foi correto o que ele fez?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Não tem conceito que tiro do ato seu erro... Adolf Hitler tinha conceitos sobre quem poderia respirar ou não o ar em que vivemos' date=' vc concorda que foi correto o que ele fez?

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Todos nós sabemos que os conceitos de Hitler estão errados.

 

 

 

O que estou querendo dizer foi o que o Sunderhus já postou.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Não tem conceito que tiro do ato seu erro... Adolf Hitler tinha conceitos sobre quem poderia respirar ou não o ar em que vivemos' date=' vc concorda que foi correto o que ele fez?

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Todos nós sabemos que os conceitos de Hitler estão errados.

 

 

 

O que estou querendo dizer foi o que o Sunderhus já postou.

 

 

 

Então Deus vai te punir duas vezes, porque vc diz que o ato foi (escravidão) aceitável porque o conceito o gabaritou, então no seu modo de ver os fatos históricos, o que Hitler fez foi correto e Deus foi responsável...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Então Deus vai te punir duas vezes' date=' porque vc diz que o ato foi (escravidão) aceitável porque o conceito o gabaritou

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Qual conceito? O meu ou o de Deus?

 

 

 

 

 

 

então no seu modo de ver os fatos históricos' date=' o que Hitler fez foi correto e Deus foi responsável...

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Como Deus vai me punir se para Deus e para os cristãos o que Hitler fez foi errado?Nightcrawler2010-12-11 20:41:45

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Então Deus vai te punir duas vezes' date=' porque vc diz que o ato foi (escravidão) aceitável porque o conceito o gabaritou, então no seu modo de ver os fatos históricos, o que Hitler fez foi correto e Deus foi responsável...

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Qual conceito? O meu ou o de Deus?

 

 

 

Uma coisa eu entendi muito bem, vc não tem conceito algum... Vc acredita naquilo que um livro diz ser a palavra de Deus, vc não se responsabiliza pelo que diz... Então é no conceito que vc diz ser de Deus...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Uma coisa eu entendi muito bem' date=' vc não tem conceito algum...

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Pelo contrário, eu tenho sim o meu conceito, eu já postei aqui no forum o que eu penso sobre a escravidão.

 

 

 

 

 

 

Vc acredita naquilo que um livro diz ser a palavra de Deus' date=' vc não se responsabiliza pelo que diz... Então é no conceito que vc diz ser de Deus...

 

 

 

[/quote']

 

 

 

A Bíblia é a Palavra de Deus mas está no seu direito aceitar isso ou não.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Na verdade eles se jogam nas armadilhas deles mesmo. Se eles simplesmente aceitassem que a Bíblia foi escrita por humanos (com inspiração divina)' date=' o problema estaria resolvido. Eles tem um atalho à disposição e estão sempre indo pelo caminho em que não vão chegar.06

 

E isso é tão óbvio, é só ver a diversidade entre os versículos de Bíblias modernas. Porra.

 

[/quote']

 

IAUiAUIA

 

Mas é que fazer uso desse atalho é reconhecer que a religião dele toma como base fundamentos falhos.

 

 

 

Você pode pensar em qualquer conceito possível de escravidão que ele seria uma bosta.

 

Quer

ser meu escravo? To precisando de um idiota pra fazer o serviço sujo

aqui e se não precisar pagar' date=' melhor ainda. Prometo que não te

espancarei.

 

[/quote']

06

 

Acho que é muito importante sabermos olhar para os

acontecimentos históricos tentando nos distanciar dos conceitos e da

visão da atualidade... Durante a graduação em história' date=' aprendi que o

distanciamento do objeto a ser analisado e discutido é extremamente

importante para que possamos analisá-lo com precisão... É justamente

isso que estou pedindo para que façamos... Dentro da sociedade

ocidental, o trabalho escravo só passou a ser algo condenável na metade

do século XVIII em diante... É importante lembrarmos disso...

 

 

 

Se usássemos o mesmo critério de não distanciamento e análise do

contexto, diríamos que gregos antigos são homossexuais, sendo que o

conceito de homossexualidade é algo extremamente recente dentro da

sociedade...[/quote']

 

concordo plenamente com você, mas a questão não envolve O QUE É escravidão naquela época, e sim os fundamentos que envolvem a escravidão num contexto divino.

 

Ora, se Deus é onipresente, onipotente, oni toti totali tudo, logo ele seria capaz o suficiente de saber que a escravidão um dia iria ser abominável para a humanidade. E mais, já que Deus ama sua criação, a visão dele não estaria preso a época, e com isso ele poderia ver o que está por trás de cada metodo de uso de mão de obra humana.

 

O que resta duas possibilidades, ou a Bíblia foi escrita por um interprete de Deus, um Humano que teve acesso aos dizeres divinos mas que por se tratar de um ser cuja natureza incompreende a divina acabou resultando na bíblia, ou que foi Deus quem incorporou o homem e escreveu a bíblia.

 

Tem outro ponto de vista, de que a bíblia é uma mensagem "criptografada", simbólica, mas isso são outros quinhentos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas aí é que está Scofa... É algo absurdo na visão de nossa sociedade atual' date=' pós-industrial, de valorização do trabalho assalariado... No contexto da Antiguidade, que é aquele ao que estão se referindo os colegas aqui, a escravidão não era algo condenável, era algo comum daquela sociedade... Temos de tomar cuidado com o anacronismo...[/quote']

 

Mas nós tomamos, são os crentes que não tomam. E o fato da escravidão ser aceitável naquela época não à torna menos repugnante, o que, por A+B, transforma o Deus que escreveu a Bíblia em uma criatura falha.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

concordo plenamente com você' date=' mas a questão não envolve O QUE É escravidão naquela época, e sim os fundamentos que envolvem a escravidão num contexto divino. Ora, se Deus é onipresente, onipotente, oni toti totali tudo, logo ele seria capaz o suficiente de saber que a escravidão um dia iria ser abominável para a humanidade. E mais, já que Deus ama sua criação, a visão dele não estaria preso a época, e com isso ele poderia ver o que está por trás de cada metodo de uso de mão de obra humana. O que resta duas possibilidades, ou a Bíblia foi escrita por um interprete de Deus, um Humano que teve acesso aos dizeres divinos mas que por se tratar de um ser cuja natureza incompreende a divina acabou resultando na bíblia, ou que foi Deus quem incorporou o homem e escreveu a bíblia.Tem outro ponto de vista, de que a bíblia é uma mensagem "criptografada", simbólica, mas isso são outros quinhentos.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

2 Pedro 1:21 - "Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Mas nós tomamos' date=' são os crentes que não tomam. E o fato da escravidão ser aceitável naquela época não à torna menos repugnante, o que, por A+B, transforma o Deus que escreveu a Bíblia em uma criatura falha.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Esse é o pensamento atual, mas o Sunderhus já explicou sobre isso.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

E meu conceito de escravidão é o mesmo do resto do mundo e é o único que existe: Um humano como propriedade de outro.

 

 

 

Se você não vai questionar' date=' problema seu. Eu posso e vou. Se não estiver gostando, clique aqui.[/quote']

Concordo plenamente.

 

Vejamos aliás um detalhe:

 

Nightcrawler

 

Designer de Figurino

 

Designer de Figurino

 

Avatar

 

Registrado em: 15/Jan/2009

 

Status: Online

 

Respostas: 851

 

Reputação: 0

1px_spacer.gif

1px_spacer.gif

 

 

Quote Nightcrawler Respostabullet Enviada Ontem as 19:23

 

 

Postada por kakoserrano

 

 

 

 

 

Pare de usar essa cartinha estúppida. Você não estaria aqui discutindo se achasse ela verdadeira.

 

 

 

 

 

 

Eu não acho, ela é verdadeira.

Nightcrawler

 

Designer de Figurino

 

Designer de Figurino

 

Avatar

 

Registrado em: 15/Jan/2009

 

Status: Online

 

Respostas: 851

 

Reputação: 0

1px_spacer.gif

1px_spacer.gif

 

 

Quote Nightcrawler Respostabullet Enviada Ontem as 19:25

 

 

Postada por Nostromo

 

 

 

 

 

E são ambos ERRADOS do mesmo jeito.

 

 

 

 

 

 

No seu conceito, sim.

 

 

O mais engraçado é que os posts são seguidos.

Note que a princípio ele AFIRMA que algo é verdadeiro, mas quando o Nostromo diz algo ele relativiza. Estou confuso. 06

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

<font face="Times New Roman' date=' Times, serif" size="3">Night, a questão não é a que você disse, a questão é que ESCRAVIDÃO é HORRÍVEL seja em quais moldes for (e não interessa se antes era menos pior ou pior, continua sendo HORRÍVEL do mesmo jeito). É isso que vocês não entenderam até agora. Pertencer a outro ser humano é um ABSURDO, ser propriedade de outro é privar a base da liberdade, que é por meio da qual temos autonomia de fazer o que quisermos (desde que não prejudiquemos ninguém) e buscarmos nossa própria felicidade.

 

[/quote']

 

 

 

Mas aí é que está Scofa... É algo absurdo na visão de nossa sociedade atual, pós-industrial, de valorização do trabalho assalariado... No contexto da Antiguidade, que é aquele ao que estão se referindo os colegas aqui, a escravidão não era algo condenável, era algo comum daquela sociedade... Temos de tomar cuidado com o anacronismo...

Eu não estou nem aí se é algo que na antiguidade era bonito ou maravilhoso ou se o modo de ver as coisas mudou. Deus SABE de tudo e isso basta, ele não evolui com o tempo, ele já é perfeito.

Em primeiro lugar não estamos discutindo o que o homem da época pensava (o homem como criatura é imperfeito e comete atrocidades), mas com o que dizem que o suposto Deus afirma. Ora, se Deus é onisciente, onipotente e sabe de tudo, inclusive do futuro ele já saberia de antemão que aquilo é um horror (até porque vai radicalmente contra tudo o que ele prega) e, portanto não aprovaria nada disso. É simples de entender. Não vamos tirar a discussão do foco.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...