Jump to content
Forum Cinema em Cena

Religião (#4)


Mr. Scofield
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Sim' date=' são "lógicas" diferentes, caminhos diferentes para o mesmo lugar.

[/quote']

 

João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

 

Só tem um caminho. O islamismo prega a Jesus como o caminho?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim' date=' são "lógicas" diferentes, caminhos diferentes para o mesmo lugar. [/quote']

João 14:6 - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Só tem um caminho. O islamismo prega a Jesus como o caminho?


Ele prega a aceitação de Maomé como caminho, e aí?

Quem tem mais autoridade?

 

Mas respondendo. Sim... no Corão Jesus é um guia iluminado por Deus. Isso não está em contradição com essa afirmação. jesus é caminho, assim como Maomé, Moisés e outros homens iluminados com a mensagem divina.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O caminho pode ter várias vias. ;)

 

 

 

E a Bíblia é um livro profundo demais para ser levado ao pé da letra. Ninguém vem ao pai senão "Por mim" é uma metáfora.

 

Se houvessem "várias vias" (sic), Jesus certamente teria afirmado algo a respeito.

 

E quanto a ser uma metáfora, é bem mais conveniente pensar assim. Desta forma, tira-se das Escrituras a autoridade em termos de fé e passa a dividir tal autoridade com qualquer outro que até onde se sabe, não chama para si a função de guiar a humanidade até Deus. Moisés nunca disse que ele era o caminho para o Pai; e penso que Maomé também nunca disse tal coisa.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
É lógico que há contradição. Se há um só caminho para o Pai' date=' e Jesus afirmou que é ele, se Moisés, Maomé e outros também são o caminho então não existe "o" caminho e sim vários.  [/quote']

 

Pode-se dizer que Jesus foi o escolhido em sua época para divulgar a mensagem divina. Era uma pessoa distinta, em  entre todos, devido a sua condição especial de "mensageiro", por isso a sua excepcionalidade.

 

Mas antes e depois também tiveram outros homens, únicos dentre os que o cercavam, que mostraram o caminho. Os "profetas" se sucederam, mas o caminho continuou um único.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jesus não era apenas o escolhido na sua época para divulgar a mensagem. Ele é a mensagem que os profetas do antigo testamento anunciavam e o próprio Cristo fez questão de afirmá-lo inúmeras vezes. Os que vieram depois dele focaram-se apenas em divulgar que o plano da salvação humana fora consumado Nele. Esta é, inclusive, a principal missão da igreja.

 

João 1:18 - Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

 

Moisés não revelou o Pai, Maomé muito menos. São referências para nós? Não há dúvidas quanto a isso. Mas são "parte" do caminho ou "o" caminho? De forma alguma. Esta peculiaridade cabe a Cristo somente.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Se não houvessem (SIC) várias vias, talvez Buda, Moisés, Maomé, Jesus ou Kardec assim o teriam dito.

 

 

 

Quando Jesus diz "EU sou o caminho", ele não se refere à pessoa dele, e sim à mensagem que ele traz em reforço às que outros já haviam trazido e que muitos outros ainda trariam e voltarão a trazer.

 

 

 

Seguir a Jesus Cristo não significa adorar sua imagem, e sim viver de acordo com os bons preceitos que ele (e os demais) nos trouxeram ao longo dos milênios.

 

 

 

Isso é o que as velhinhas católicas carolas, os fanáticos

 

pseudo-protestantes, os radicais islâmicos e judeus não conseguem e nunca conseguirão entender.

 

 

 

Pelo menos os orientais e os kardecistas parecem não ter a mesma dificuldade.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Se não houvessem (SIC) várias vias' date=' talvez Buda, Moisés, Maomé, Jesus ou Kardec assim o teriam dito.

[/quote']

 

Um desses disse que não há várias vias: Jesus Cristo

 

 

Quando Jesus diz "EU sou o caminho"' date=' ele não se refere à pessoa dele, e sim à mensagem que ele traz em reforço às que outros já haviam trazido e que muitos outros ainda trariam e voltarão a trazer.

[/quote']

 

Clementte, eu aprendi a respeitar a solidez de seus comentários em outros tópicos. Há inteligência e bom senso neles. Mas aqui, particularmente, há uma abobrinha sem tamanho. Primeiro que Cristo referiu-se SIM à pessoa dele e o texto que postei é claro. Não há base exegética para se concluir, a partir do texto, que é uma metáfora. E a prova disso está na própria bíblia, João 6:28-29; 35; 38; 39; 44-48; 51-52; 57; 60-64; 66-67.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou. [...] E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede. [...] Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade do Pai que me enviou é esta: Que nenhum de todos aqueles que me deu se perca, mas que o ressuscite no último dia. [...] Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia. Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim. [...] Não que alguém visse ao Pai, a não ser aquele que é de Deus; este tem visto ao Pai. Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá

para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida

do mundo. [...] Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer? Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim. [...] Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Sabendo, pois, Jesus em si mesmo que os seus discípulos murmuravam disto, disse-lhes: Isto escandaliza-vos? Que seria, pois, se vísseis subir o Filho do homem para onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida. Mas há alguns de vós que não crêem. Porque

bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem

era o que o havia de entregar. [...] Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?

Acho que está claro, né? Se parte desse pressuposto, sinto muito, você pode até conhecer a Bíblia, mas não entende nem aquilo que dela é possível entender.

 

Segundo, como já disse para o Conan, Cristo é a mensagem tendo afirmado isso inúmeras vezes e o testemunho interno da Bíblia INTEIRA (Genesis a Apocalipse) apóia. Segue um texto:

 

Lucas 24:27-44 - E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras. [...] E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda

convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito

na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.

 

Moisés e os profetas que vieram antes de Cristo diziam basicamente uma coisa: haveria de vir alguém da parte de Deus que faria uma obra redentora que uniria definitivamente Deus e os homens. Essa obra é a morte de Cristo. Ela é o caminho para Deus. Não há outro.

 

Agora faça uma "casadinha" desse texto de Lucas 24 com o de João 6 que coloquei acima e quem sabe vc percebe até onde vai a toca do coelho.

 

 

Seguir a Jesus Cristo não significa adorar sua imagem' date=' e sim viver de acordo com os bons preceitos que ele (e os demais) nos trouxeram ao longo dos milênios.[/quote']

 

Só é possível seguir a Cristo aquele que o confessou com a própria boca - Romanos 10:9 - A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração

creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.

 

 

Após a confissão, o Espírito Santo capacita o crente a seguir os passos de Jesus, não para ser salvo, mas para testificar da obra de Deus em sua vida para que outros venham a tomar a mesma decisão.

 

Isso é o que as velhinhas católicas carolas' date=' os fanáticos

 

pseudo-protestantes, os radicais islâmicos e judeus não conseguem e nunca conseguirão entender.[/quote']

 

Velhinhas católicas carolas entendem que seguir a Jesus não basta, tem que observar os sacramentos da Igreja; quanto ao restante do grupo, radicais islâmicos bem como judeus não conseguem entender isso simplesmente porque NÃO ACEITAM a Jesus como o Messias autor da obra redentora.

 

E quem seriam os fanáticos pseudo-protestantes?

 

 

Pelo menos os orientais e os kardecistas parecem não ter a mesma dificuldade.

 

De fato. Eles não tem dificuldade em entender o seu ponto, ao contrário, tentam seguí-lo achando que com isso comprarão uma vaguinha no céu.

Dook2011-03-23 12:47:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Islâmicos não aceitam Jesus como Messias pois eles acreditam num monoteísmo extremo e absoluto, levado às últimas consequências.

Para eles, Deus é único e indivisível. Ele não pode ser filho e não é pai de ninguém. Ele nem mesmo tem gênero: a palavra Allah em árabe não denomina algo masculino nem feminino.


Deus está lá e nós aqui. Não existe nenhuma intercessão ou força mediadora entre eu e Ele. Por isso não existe Igreja nem clero na religião islâmica, pois o homem se dirige diretamente a Deus, sem nenhuma intervenção.
Ninguém tem responsabilidade sobre a minha pessoa além de mim mesmo. Ninguém pode orar por você, ou tentar mudar a decisão de Deus sobre o seu destino. Não tem padre ou pastor orando por você, pois não adianta nada.

Isso fica visível pois ao invés de ter aquela invocação célebre "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", a primeira coisa escrita no Corão é:

 

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso.

Louvado seja Allah, Senhor do Universo,

O Clemente, o Misericordioso,

Soberano do Dia do Juízo.

Só a Ti adoramos e só de Ti imploramos ajuda.

Guia-nos à senda reta,

À senda dos que agraciaste, não á dos abominados, nem à dos extraviados.
Conan o bárbaro2011-03-23 14:47:53
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Os Islâmicos não aceitam Jesus como Messias pois eles acreditam num monoteísmo extremo e absoluto' date=' levado às últimas consequências.

Para eles, Deus é único e indivisível. Ele não pode ser filho e não é pai de ninguém. Ele nem mesmo tem gênero: a palavra Allah em árabe não denomina algo masculino nem feminino.[/quote']

 

Então o islamismo crê na salvação pelas obras o que, per si, já o afasta completamente do cristianismo (que prega que a salvação é pela graça de Deus mediante a fé do homem) e, portanto, não pode nem de longe ser a "mesma mensagem"...

Deus está lá e nós aqui. Não existe nenhuma intercessão ou força mediadora entre eu e Ele. Por isso não existe Igreja nem clero na religião islâmica' date=' pois o homem se dirige diretamente a Deus, sem nenhuma intervenção.

Ninguém tem responsabilidade sobre a minha pessoa além de mim mesmo. Ninguém pode orar por você, ou tentar mudar a decisão de Deus sobre o seu destino. Não tem padre ou pastor orando por você, pois não adianta nada.[/quote']

 

Tá... primeira distorção aí: o cristianismo crê num único mediador entre Deus e o homem: Cristo; segunda distorção: igreja não é intermediadora de nada, o crente tem livre acesso a Deus tendo a Cristo como seu "advogado"; terceira distorção: no cristianismo ninguém é responsável por ninguém, cada um cuida do seu e responde pelo seu; quarta distorção: cristãos oram uns pelos outros para intercederem junto ao Pai por eles e a oração tem um caráter pedagógico: ensina o crente a depender mais de Deus e menos de si mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Islã é uma religião sucinta, simples e direta: fora as obrigações burocráticas (Acreditar que só existe Allah como deus, orar cinco vezes, jejum, etc), a salvação vem unicamente em fazer o bem e evitar o mal. Só.


acredito que o universal é isso: a procura do bem (por mais que o conceito seja problemático). Os muçulmanos adoram Jesus não pelo sofrimento ou sacrifício, mas pela mensagem simples de amor ao próximo.
E é justamente aí está a universalidade da mensagem de Cristo.

 

Me desculpem os cristãos, mas acredito que aí repousa a grandeza de Cristo... que ele seja um profeta, Deus ou um homem qualque; o que realmente importa é aquilo que ele ensinou. E isso vale para qualquer um, religioso ou ateu.

E muçulmano não concordaria com alguém (Cristo, Maria, etc.) como "advogado", pois a vontade Dele é absoluta e a correta (mas misericordiosa). Convencê-Lo de algo seria, para os islâmicos, dizer que ele tomou a decisão não mais adequada, e assim, negar a sua perfeição.

 

E também não se referem a Deus como Pai. Isso seria uma forma de idolatria...
Conan o bárbaro2011-03-23 16:14:39
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O Islã é uma religião sucinta' date=' simples e direta: fora as obrigações burocráticas (Acreditar que só existe Allah como deus, orar cinco vezes, jejum, etc), a salvação vem unicamente em fazer o bem e evitar o mal. Só.[/quote']

 

Ok... não é a mesma mensagem da Bíblia, portanto. Ergo, um dos dois, cristianismo ou islamismo, está errado.

 

 

Me desculpem os cristãos' date=' mas acredito que aí repousa a grandeza dele... que ele seja um profeta, Deus ou um homem qualque; o que realmente importa é aquilo que ele ensinou. E isso vale para qualquer um, religioso ou ateu.[/quote']

 

Discordo. Se o que realmente importa é o que Ele ensinou, tem-se que Ele morreu em vão. A Bíblia não serviria de nada, já que a forma como Cristo viveu e o que Ele ensinou corresponde a 30% de todo o conteúdo doutrinário da Escritura.

 

E muçulmano não concordaria com alguém (Cristo' date=' Maria, etc.) como "advogado", pois a vontade Dele é absoluta e a correta (mas misericordiosa). Convencê-Lo de algo seria, para os islâmicos, dizer que ele tomou a decisão não mais adequada.[/quote']

 

Cristo não é o "advogado" que convence o "juiz" (no caso Deus), mas sim é aquele que intercede. O papel principal do advogado não é convencer, mas interceder pelo outro. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas para os muçulmanos Jesus nem foi morto na cruz, rsrs.

Allah, em sua onipotência e em sua compaixão infinita, não deixou que Jesus morresse na cruz. Ele o salvou: fez com que todos acreditassem que realmente morreu ali, mas foi uma ilusão.

Então, neste aspecto, a Bíblia é importante pela mensagem.
Conan o bárbaro2011-03-23 16:20:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então pode descartar porque é justamente isso aí. Para o deus adorado pelos cristãos nada disso tem valor se você não o adorar (ou adorar o filho dele que é ele mesmo) acima de tudo. Não há outros caminhos, não há outros deuses e apenas ser uma pessoa de bem não basta.

 

 

 

Isso vem sendo repetido e questionado há tantos meses nesse fórum que eu nem acredito que você só chegou a essa conclusão agora...

 

 

 

3d56.gifNostromo2011-03-24 00:26:04

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...