Jump to content
Forum Cinema em Cena

Entregar o jogo - Desonestidade ou Rivalidade


kakoserrano
 Share

Recommended Posts

  • Members
Postei uma nota da Folha de São Paulo no tópico Notícias do Esporte' date=' é relacionada com o tema.

 

Mas enfim, resumo da ópera, no nosso país, o do nefasto jeitinho Brasileiro, tudo funciona da seguinte maneira:

 

Quando o meu rival perde propositalmente para prejudicar o meu time do coração é desonestidade.

 

Já quando o meu time do coração perde propositalmente para prejudicar o meu rival é rivalidade.

 

Ou estou mentindo? 
[/quote']

Mtas pessoas consideram assim... eu particulamente não acho desonestidade...

Em 96 o Flamengo entregou o jogo para o Bahia para rebaixar o Fluminense... fiquei chateado, claro, mas faz parte da rivalidade... se o flu tiver q perder para rebaixar o fla, com certeza torceria contra meu time.. simples...

 

claro que não entrego, tá louco? O jogo não foi lá na Bahia?

 

Tem uns jogos... se o Flu chega na última rodada dependendo de ma vitória do Fla sobre o Grêmio no Olímpico para não ser rebaixado está fufu. E seria um absurdo falar em entregar nesses circunstância já que o Fla nunca vence lá06
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 62
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

  • Members

 

 

claro que não entrego' date=' tá louco? O jogo não foi lá na Bahia?

 

Tem uns jogos... se o Flu chega na última rodada dependendo de ma vitória do Fla sobre o Grêmio no Olímpico para não ser rebaixado está fufu. E seria um absurdo falar em entregar nesses circunstância já que o Fla nunca vence lá06
[/quote']

 

Aham... flamengo e bahia empatando... o jogo do flu termina e 2 minutos depois quando o resultado chega em salvador, o goleiro do fla leva uma meio-frango... sei sei... se Deus quiser ainda haverá volta 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

claro que não entrego' date=' tá louco? O jogo não foi lá na Bahia?

 

Tem uns jogos... se o Flu chega na última rodada dependendo de ma vitória do Fla sobre o Grêmio no Olímpico para não ser rebaixado está fufu. E seria um absurdo falar em entregar nesses circunstância já que o Fla nunca vence lá06
[/quote']

Aham... flamengo e bahia empatando... o jogo do flu termina e 2 minutos depois quando o resultado chega em salvador, o goleiro do fla leva uma meio-frango... sei sei... se Deus quiser ainda haverá volta 06

 

olha, rancor... vai entregar para o Guarani na última rodada?06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

claro que não entrego' date=' tá louco? O jogo não foi lá na Bahia?

 

Tem uns jogos... se o Flu chega na última rodada dependendo de ma vitória do Fla sobre o Grêmio no Olímpico para não ser rebaixado está fufu. E seria um absurdo falar em entregar nesses circunstância já que o Fla nunca vence lá06
[/quote']

 

Aham... flamengo e bahia empatando... o jogo do flu termina e 2 minutos depois quando o resultado chega em salvador, o goleiro do fla leva uma meio-frango... sei sei... se Deus quiser ainda haverá volta 06

 

olha, rancor... vai entregar para o Guarani na última rodada?06

 

Se o flu for campeão nessa rodada e o Guara vencer o Grêmio e o fla empacado com 42 pontos... sim.. torcerei para entregar 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Uma situação: de acordo com o que o gago defende' date=' é desonesto quando um time poupa jogadores e acaba com isso prejudicando algum time. Ele deveria botar todo mundo, arriscar ter jogadores machucados e manter a honra.

É exatamente a mesma situação.


[/quote']

 

Sim, eu penso que seja bastante digno. É uma posição pessoal minha, e que não possui nenhum vestígio de hipocrisia (jogo numa equipe no campeonato municipal e já evitamos em duas oportunidades a entrega que prejudicaria nosso maior rival). Considero bacana saber perder. Lembro de uma frase do Kafelnikov depois de ser derrotado pelo Guga, mais ou menos assim: "não foi ele quem ganhou, fui eu que perdi". Ela não é cool, não é interessante, não é nada; só mostra que o russo era um mau perdedor. E isso - pra mim intimamente conectado com o fato de entregar para prejudicar o rival (não por questão de altruísmo ou algo que o valha, até porque eu sequer falei nesse sentido) - eu acho tosco. Só isso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra falar a verdade, eu nunca fiquei pensando nos pormenores desse assunto, apenas de um modo mais geral. Mas seria uma das condutas que dão forma à efetiva entrega, não?

Mas esse assunto, contextualizado, é bem mais complexo do que parece inicialmente. Há quem diga, por exemplo, que o formato do campeonato influencia esse tipo de coisa, porque os times perdem o interesse etc. De todo modo, eu acho que considero meio tosco mesmo assim.
Link to comment
Share on other sites

 

Eu não estou nem aí se é desonestidade ou dignidade. Ninguém mandou deixarem o título na mão do meu time para ser campeão. Teve várias rodadas aí para decidir. E a torcida apoiará a derrota do Palmeiras contra o Cruzeiro como apoiou hoje contra o Flu. 16

Mr. Scofield2010-11-28 17:50:19

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra falar a verdade' date=' eu nunca fiquei pensando nos pormenores desse assunto, apenas de um modo mais geral. Mas seria uma das condutas que dão forma à efetiva entrega, não?

Mas esse assunto, contextualizado, é bem mais complexo do que parece inicialmente. Há quem diga, por exemplo, que o formato do campeonato influencia esse tipo de coisa, porque os times perdem o interesse etc. De todo modo, eu acho que considero meio tosco mesmo assim.[/quote']

 

quando era mata mata existia a mesma coisa. Os times entregavam para os rivais não se classificarem para a fase decisiva...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra falar a verdade' date=' eu nunca fiquei pensando nos pormenores desse assunto, apenas de um modo mais geral. Mas seria uma das condutas que dão forma à efetiva entrega, não?

Mas esse assunto, contextualizado, é bem mais complexo do que parece inicialmente. Há quem diga, por exemplo, que o formato do campeonato influencia esse tipo de coisa, porque os times perdem o interesse etc. De todo modo, eu acho que considero meio tosco mesmo assim.[/quote']

 

quando era mata mata existia a mesma coisa. Os times entregavam para os rivais não se classificarem para a fase decisiva...

 

Mas em momento algum o campeao era decidido pq alguem entregou o jogo. O 7º, e 8º podiam entrar por isso, mas o campeao, o jogo do time levantar o caneco, nao tinha isso. Santos x Corinthians; Atletico PR x São Caetano; São Caetano x Vasco; Corinthians x Atletico MG; Corinthians x Cruzeiro; Vasco x Pameiras; Gremio x Vasco; Sanos x Botafogo; Corinthians x Palmeiras; Palmeiras x Vitoria, em nenhum desses anos vi um time abrir as pernas pro outro levantar o titulo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sou a favor do entrega (putz, revelei meu caráter, e agora? den.gif). Racionalmente eu não deveria ser. Na verdade quase escrevi esse post pra dizer que concordo apenas com a entrega "técnica" (colocar só reservas, etc), mas isso seria um paradoxo. Não gosto de ver, detesto saber que acontece e não acho nada legal pro futebol, mas passei pela situação ano passado e sei bem como me senti. Se um título brasileiro para o Internacional dependesse de o Victor defender um pênalti, não tenho dúvidas de que torceria pra bola entrar, mesmo que abrir as pernas fosse necessário. Podem dar o nome que quiserem à ideia, ver os colorados comemorando sempre será pior.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sem desconsiderar que tudo que é possível e inimaginável existe dentro de futebol, eu acho que um jogador precisa entrar em campo pensando em realizar o seu trabalho, sem pensar se isso irá prejudicar ou não um rival, se isso vai irritar ou não a torcidade do próprio time. O futebol é o seu trabalho. Até porque nada impede que em um momento decisivo do seu próprio time, esse mesmo jogador seja cobrado pela mesma torcida, pois historicamente ela sabe que ele é capaz de tirar o pé por causa de outros interesses. Essa é uma hipótese. A rivalidade é válida e tem que existir, mas deve acontecer preferencialmente entre os torcedores. A rivalidade dentro do campo deve acontecer quando um enfrenta o outro. Agora, se um time não teve a capacidade de ser campeão por mérito próprio, não tem o que ficar se lamentando caso o outro time, o rival preferir entregar, fazer corpo mole, ser desonesto... e dentro de um planejamento, um time pode muito bem poupar seus jogadores para privilegiar uma ou outra competição. O que esta decisão repercutirá para o rival, pouco importa. Por exemplo, se o Palmeiras estivesse na final da Copa Sulamericana e resolvesse jogar com um time somente de reservas hoje contra o Fluminense, ele estaria certíssimo, afinal o Palmeiras só deve pensar no que é melhor para ele, independente do que viriam a dizer a respeito.Thiago Lucio2010-11-28 19:33:25
Link to comment
Share on other sites

Não vejo problemas graves com a tal entrega de jogo, até porque já passei pelo lado de torcedor de querer que isso acontecesse. Como o pessoal comentou por aí se o outro time não teve como chegar nos seus resultados sem depender de terceiros não vai ser por culpa dos outros que a vitória não vai chegar, e sim por falta de mérito próprio mesmo, não dá pra ficar dependendo das outras partes.  Acho que essa rivalidade toda faz parte da diversão, hoje mesmo foi engraçado a torcida do palmeiras  se manifestando atrás do seu gol 06. É até uma boa alternativa pros 'responsáveis pela entrega'  pra testar reservas, montar outros esquemas, já pensando no ano que vem quem sabe... Beckin2010-11-28 19:44:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sem desconsiderar que tudo que é possível e inimaginável existe dentro de futebol, eu acho que um jogador precisa entrar em campo pensando em realizar o seu trabalho, sem pensar se isso irá prejudicar ou não um rival[/quote']

 

eu, como o mais perto de um jogador de futebol que esse fórum já viu, posso dizer com propriedade que o jogador não entra para perder. No entanto, o fato de não estar disputando nada faz ele entrar sem motivação.

 

E é mais ou menos isso que ocorre, um time vem com a faca nos dentes e o outro já pensando nas férias.... motivações diferentes, natural.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Postei uma nota da Folha de São Paulo no tópico Notícias do Esporte' date=' é relacionada com o tema.

 

Mas enfim, resumo da ópera, no nosso país, o do nefasto jeitinho Brasileiro, tudo funciona da seguinte maneira:

 

Quando o meu rival perde propositalmente para prejudicar o meu time do coração é desonestidade.

 

Já quando o meu time do coração perde propositalmente para prejudicar o meu rival é rivalidade.

 

Ou estou mentindo? 
[/quote']

 

Mtas pessoas consideram assim... eu particulamente não acho desonestidade...

 

Em

96 o Flamengo entregou o jogo para o Bahia para rebaixar o

Fluminense... fiquei chateado, claro, mas faz parte da rivalidade... se o

flu tiver q perder para rebaixar o fla, com certeza torceria contra meu

time.. simples...

 

 

 

Desse eu lembro, e não gostei. Não tenho rivalidade e nem desgosto dos

outros times do Rio, então deve ser por isso. Moro em Curitiba, e não

conheço ninguém aqui que torça pra Bota, Vasco ou Flu, então não tenho

essa rivalidade com os outros times. Esse ano prefiro que o Flu leve do

que o Corinthians. O que mais tem aqui, além de flamenguista é gambá. 06

 

 

 

Mas jamais torcerei pro meu time perder, independente de quem leve

vantagem nisso. Mas também não acho absurdo a torcida em sua maioria

querer que o time entregue pro rival não ser campeão.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sem desconsiderar que tudo que é possível e inimaginável existe dentro de futebol, eu acho que um jogador precisa entrar em campo pensando em realizar o seu trabalho, sem pensar se isso irá prejudicar ou não um rival[/quote']

 

eu, como o mais perto de um jogador de futebol que esse fórum já viu, posso dizer com propriedade que o jogador não entra para perder. No entanto, o fato de não estar disputando nada faz ele entrar sem motivação.

 

E é mais ou menos isso que ocorre, um time vem com a faca nos dentes e o outro já pensando nas férias.... motivações diferentes, natural.

 

Ok, dois times entrando em campo com motivações diferentes. Acho isso totalmente normal, natural. O que me deixa preocupado são afirmações como a do Felipe, jogador do Vasco, falando que seria estranho o jogador correr para ajudar o rival. Que tal o cara correr pelo emprego que tem, pelo salário que recebe, pelo profissionalismo que lhe é cobrado pelo clube etc. Deixem essa marra para o torcedor, o jogador tem que ser profissional. E vai ser natural que as motivações vão ser diferentes. Exemplos: Corinthians x Vasco, o Corinthians passeou em campo, fez o que fez, o time carioca deixou o time paulista jogar como quis, motivações diferentes; Botafogo x Internacional, o Botafogo perdeu mesmo disputando vaga pra Libertadores para o time reserva gaúcho que está se preparando para o Mundial, motivações diferentes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sempre fui a favor do campeonato de pontos corridos, mas a cada ano que passa minha contrariedade a esse sistema vem a tona. Ontem, no jogo do Corinthians, o Vasco não fez nenhum tipo de esforço para ganhar o jogo. Deixou o Timão comandar a partida e só jogou para não perder de muito. O mesmo aconteceu em Barueri. Não sei qual será a fórmula para terminar com isso, talvez marcar os clássicos para o final do campeonato minimize os problemas, mas o Brasileirão vem perdendo a credibilidade por essas atitudes. No próximo final de semana o Alvi Negro Paulista vai encher a mão dos jogadores do Guarani para tentar levar o título e acredito que o Goiás vai abrir as pernas, pois os times tem o mesmo patrocinador. Agora se é desonestidade ou rivalidade, acredito que seja um pouco dos dois.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sempre fui a favor do campeonato de pontos corridos' date=' mas a cada ano que passa minha contrariedade a esse sistema vem a tona. Ontem, no jogo do Corinthians, o Vasco não fez nenhum tipo de esforço para ganhar o jogo. Deixou o Timão comandar a partida e só jogou para não perder de muito. O mesmo aconteceu em Barueri. Não sei qual será a fórmula para terminar com isso, talvez marcar os clássicos para o final do campeonato minimize os problemas, mas o Brasileirão vem perdendo a credibilidade por essas atitudes. No próximo final de semana o Alvi Negro Paulista vai encher a mão dos jogadores do Guarani para tentar levar o título e acredito que o Goiás vai abrir as pernas, pois os times tem o mesmo patrocinador. Agora se é desonestidade ou rivalidade, acredito que seja um pouco dos dois.

[/quote']

 

O seu Timão em 2009 também não fez o menor esforço em ganhar do Flamengo na penúltima rodada para beneficiar o rival São Paulo, também jogou para perder em casa de pouco.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Entregar, perder de propósito, é desonestidade, sempre.

 

 

 

O que é diferente de jogar com reservas, por que razão for, ou de jogar desmotivado.

 

 

 

Ano passado, o Inter, que jogou com os reservas contra o Flamengo no Rio e perdeu de 4x0, culpou o Grêmio, que jogou contra o Flamengo no Rio com os reservas e perdeu de 2x1, por ter perdido o título.

 

 

 

E se esquecem que o Grêmio fez o segundo gol aos 41' do primeiro tempo, e a arbitragem anulou marcando impedimento inexistente do William Magrão. Claro que nos melhores momentos dos grandes portais de comunicação esse lance sequer aparece, mas se alguém tiver acesso ao teipe completo, está lá, 41' do primeiro tempo, é só olhar.

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...