Jump to content
Forum Cinema em Cena

A real importância da trilha em um filme


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

Então cambada. Cada vez mais eu começo a acreditar que a trilha não é apenas algo de extrema importância para um filme, mas sim essencial, vital, o instrumento que vai fazer com que aquela imagem crie o verdadeiro valor que tu procura.

 

 

 

Já faz um tempo que observo, e essa idéia começou a ficar mais clara na minha cabeça agora que to estudando cinema, filmando alguns videozinhos bem curtos. O meu primeiro eu achei horroroso, parte pq não tive a liberdade de filmar como queria (professor e dupla palpitando), e parte por inexperiência mesmo. Foi um trabalho horrendo. Então eu pedi pra pelo menos fazer a edição da trilha sozinho, e na minha visão alavancou o trabalho em uns 90%.

 

 

 

E isso eu noto hoje de forma geral mesmo. O quanto de impacto perderia a cena de Jurassic Park onde o Sam Neil observa pela primeira vez os pescoçudos se não fosse aquela trilha tão perfeita? O quanto Tubarão conseguiria ser tenso não fosse aqueles "tum tum..."? Ou até o Tarantino sem sua trilha escolhida a dedo.

 

 

 

Pra vcs, uma música, som, etc... errado pode determinar o sucesso ou fracasso de um filme?

 

 

 

Claro que não vou generalizar, um filme pode ser sustentado apenas pela imagem (O Dogma de 95 prova isso), mas vejo que cada vez mais a trilha ta sendo utilizada como uma muleta bastante interessante, um amplificador de imagem mesmo, levando ela pra outro patamar. Na maioria dos casos é a trilha que vai dar sentido praquela imagem, se a cena vai te empolgar, te entristecer, assustar.. etc, e em alguns casos (muitos mesmo) de forma mais significativa do que a própria imagem.

 

 

 

To dando um valor elevado pra trilha ou concordam que ela seja fundamental também?       

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 53
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Sim' date=' eu até dei exemplo do Dogma. Mas então os filmes que utilizam trilha (o que, 98% deles?). Da mesma forma que uma trilha boa pode alavancar uma imagem mais ou menos, acho que uma trilha ruim pode cagar uma puta imagem.[/quote']

 

Sim, mas aí, existem diversos outros elementos que podem cagar ou alavancar uma cena. A trilha é um deles, que pode ter participação fundamental ou não nisso, dependendo da intenção do diretor.

 

Por isso não concordo com sua afirmação da CMJ. Não creio que seja possível afirmar a porcentagem de importância da trilha em filmes em geral.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A porcentagem foi apenas pra filmes que utilizam uma trilha, lógico, mas realmente não tem como fazer.

 

 

 

Mas independente disso, eu vejo hoje que em quase todos os casos, sejam filmes de animação, terror, ação, etc... Os que mais se destacam são os que possuem uma trilha impecável. E na história de cinema eu vejo algo bem parecido.

 

 

 

Sinceramente, a imagem de Psicose sem AQUELA trilha, na minha visão seria algo comum.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Star Wars sem John Williams seria um trash cult dirigido por aquele cara de American Graffiti...

 

É claro, não é regra... e inúmeros exemplos surgem na minha cabeça do contrário. Mas uma trilha bem feita, que casa com o filme em questão, tem um efeito sensorial extremamente poderoso sobre o público...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Bons Companheiros tem uma trilha sonora perfeita, mas não do tipo que eu gosto de escutar fora do filme. Músicas certas indo e vindo no momento certo, junto com direção e edição também perfeitas, e o filme é genial.

 

A música faz sua contribuição para criar sensações. Não é a única responsável, porque outros elementos fazem sua parte. E eu não creio que seja possível dizer que a música tem mais influência do que os outros.

 

Como já disseram, é possível para o diretor trabalhar sem música. Não consigo imaginar Festa de Família com trilha sonora, por causa do estilo improvisado. O Filho eu até consigo, mas as situações não apenas têm peso mesmo sem música, como o silêncio parece exercer uma função (que eu não sei explicar).

 

E existem filmes que eu não consigo imaginar sem música. 2001 é um deles.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A trilha de Os Bons Companheiros tem uma importância muito grande pra mim. Alguns trechos das músicas ficaram marcados na minha mente, assim como a direção de Scorsese. Eu cheguei a escutar algumas músicas fora do filme várias vezes, e elas são do tipo que eu detesto, mas o papel delas no filme me faz gostar.

 

Cassino causa o mesmo efeito, só que em menor grau, por isso eu mal consigo lembrar das músicas. Tem uma cena em que Sharon Stone e James Woods começam a gritar e a música aumenta e é incrível.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gimme Shelter. cool

Impossível imaginar o início de Os Infiltrados sem ela. Ali existe uma combinação sublime de elementos que compõem o cinema.

 

 

A trilha de Taxi Driver, ou pelo menos o que eu lembro dela, tem alguma melancolia... A música que toca nos créditos finais é linda. A pergunta eu não sei responder. E não lembro da trilha de Touro Indomável.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É complicado tentar quantificar a importância de uma trilha sonora para um filme. Ainda mais quando temos exemplos que legislam contra e a favor disso. A única coisa que pode-se analisar é o que o Tensor falou: uma trilha sonora bem feita e bem adequada pode aumentar e muito o impacto de uma cena ou de um filme.

 

 

 

Um exemplo disso é "Os Passáros", do Hitch: ao invés de músicas orquestradas, temos apenas sons e ruídos de pássaros durante o filme. Tudo para colocar um clima de terror ainda mais intenso. Funcionou perfeitamente para mim.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...