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Forum Cinema em Cena

A real importância da trilha em um filme


Tensor
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Tem trilha que é melhor que o filme, a de Réquiem para Um Sonho eu acho que é um bom exemplo.

 

Talvez seja a segunda coisa que eu mais presto atenção numa sessão, a trilha sonora, considero muito importante. Em filmes mudos nem conta, é outro departamento rs, mas no de hoje eu acho bem fundamental. Tanto para elevar quanto para não fazer diferença alguma ou ser ruim.

 

 

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Hm' date=' bem lembrado. Tem uma razão pela qual eu não vejo filmes mudos... [/quote']

 

Nem do Murnau?http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/09.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="09" /

 

Nem, mas tenho curiosidade especificamente a respeito dele. O único filme mudo que eu vi nos últimos tempos foi A Queda da Casa de Usher, do Jean Epstein, e achei extraordinário. Mas não posso negar que é um forte impedimento. Naquela hora em que você está escolhendo um filme pra assistir, um é mudo e outro não... Há tanto filme foda pra se ver, não tem como não ser criterioso.

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É animal mesmo' date=' devastadora. As cenas emocionam ou chocam mais justamente por causa dela e daqueles acordes fortes. O filme eu achei super quando assisti, mas hoje vejo que achei isso por causa da trilha sonora e da edição, elas superam o filme em si. [/quote']

 

E Ellen Burstyn deveria levar todos os prêmios do ano por aquela atuação...
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Hm' date=' bem lembrado. Tem uma razão pela qual eu não vejo filmes mudos... [/quote']
Nem do Murnau?http://www.cinemaemcena.com.br/forum/smileys/09.gif" height="17" width="17" align="absmiddle" alt="09" /

Nem, mas tenho curiosidade especificamente a respeito dele. O único filme mudo que eu vi nos últimos tempos foi A Queda da Casa de Usher, do Jean Epstein, e achei extraordinário. Mas não posso negar que é um forte impedimento. Naquela hora em que você está escolhendo um filme pra assistir, um é mudo e outro não... Há tanto filme foda pra se ver, não tem como não ser criterioso.

 

entao ce deve passar longe do otimo cinema turco e iraniano atual, praticametne isento de td e qq trilha sonora... ou quase mudo.
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mas ai ce ta desmerecendo o cinema mudo' date=' q se valiam apenas um carinha tocando piano nas sessoes?[/quote']

 

Não desmereci nada... até pq vc logo emendou que nos filmes mudos, um carinha tocava piano... Eis aí a trilha sonora...

 

06

Dook2010-12-02 08:07:23

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mas ai ce ta desmerecendo o cinema mudo' date=' q se valiam apenas um carinha tocando piano nas sessoes?[/quote']

Não desmereci nada... até pq vc logo emendou que nos filmes mudos, um carinha tocava piano... Eis aí a trilha sonora...

06

 

Mas ai voltamos aos filmes árabes, por exemplo.. q raramente contem trilha sonora e se valem pura e simplesmente do som ambiente. Sao menos cinema q os "trilhados"? Cinema é antes de td imagem, onde a musica é um tempero as vezes desnecessário. E Leone sabia usá-la a seu favor e mto bem.
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Apesar de achar e considerar trilha sonora de suma importância, concordo com o Vicking. Porque como bem o kako falou ali nos primeiros posts, um silêncio às vezes é melhor do que um som ou uma música, cria mais tensão ou o que a cena pede e pode ficar até melhor. Se bem que podemos viajar e falar que é o som do silêncio né, mas aí é demais pra mim 06.gif

Kate B.2010-12-02 11:39:23

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Mas acho que da mesma forma, poucos filmes têm uma trilha grandiosa o suficiente para ser considerada essencial, ou 50% (citando o Leone) da experiência. Também entra no campo das exceções, só que no outro extremo. Pegando um exemplo nesse sentido (que até depõe a favor do que você vem dizendo no tópico), eu acho que Piratas do Caribe seria muito maior com uma grande trilha sonora, sendo que o filme é do mesmo DNA das aventuras com o dedo de John Williams (Indiana Jones, Star Wars, Jurassic Park...). Mas não, tem uma trilhazinha medíocre, e você se apega a outros elementos. Até o diretor nesses casos, sabendo que não possui um material muito relevante em mãos, diminui o espaço da trilha e compensa sua importância em outras coisas. Ou você tem uma trilha foda o suficiente pra trazê-la a primeiro plano por 3 ou 4 minutos (Três Homens em Conflito), ou não, e a usa conforme lhe convier. Olha por exemplo o que o Zemeckis fez com a trilha de BTTF, do Alan Silvestri. Ela é tão foda que virou um personagem independente do filme, tem centenas de variações e está lá presente em cada momento importante da trilogia (baixei os 3 CDs há um tempo e pude rever o filme na minha cabeça enquanto ouvia, pra ter ideia). Então a medida da importância da trilha vai muito do que o diretor decidir fazer dela e principalmente do que puder fazer.

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Mas acho que da mesma forma' date=' poucos filmes têm uma trilha grandiosa o suficiente para ser considerada essencial, ou 50% (citando o Leone) da experiência. Também entra no campo das exceções, só que no outro extremo. Pegando um exemplo nesse sentido (que até depõe a favor do que você vem dizendo no tópico), eu acho que Piratas do Caribe seria muito maior com uma grande trilha sonora, sendo que o filme é do mesmo DNA das aventuras com o dedo de John Williams (Indiana Jones, Star Wars, Jurassic Park...). Mas não, tem uma trilhazinha medíocre, e você se apega a outros elementos. Até o diretor nesses casos, sabendo que não possui um material muito relevante em mãos, diminui o espaço da trilha e compensa sua importância em outras coisas. Ou você tem uma trilha foda o suficiente pra trazê-la a primeiro plano por 3 ou 4 minutos (Três Homens em Conflito), ou não, e a usa conforme lhe convier. Olha por exemplo o que o Zemeckis fez com a trilha de BTTF, do Alan Silvestri. Ela é tão foda que virou um personagem independente do filme, tem centenas de variações e está lá presente em cada momento importante da trilogia (baixei os 3 CDs há um tempo e pude rever o filme na minha cabeça enquanto ouvia, pra ter ideia). Então a medida da importância da trilha vai muito do que o diretor decidir fazer dela e principalmente do que puder fazer.[/quote']

 

 

 

Concordo plenamente com que o Forasta disse. E a parte grifada remete a uma discussão que já tivemos por aqui há algum tempo: no fundo, o grande realizador dentro do cinema, o grande articulador e organizador de todos os aspectos técnicos referentes ao cinema, aquele que dá a palavra final, é o diretor.

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Realmente eu tenho que me corrigir, sim, existe como fazer um sensacional filme sem trilha, e sim, a direção ainda comanda tudo.

 

 

 

Mas de qualquer forma, acho que a porcentagem é maior que 50% (pelo menos do meu universo de filmes vistos, que é no que posso me basear). A maioria dos grandes filmes que vi se deram em muito por causa de uma trilha grandiosa. Mas de qualquer forma vocês estão certos.

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