Jump to content
Forum Cinema em Cena

A real importância da trilha em um filme


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members
Mas acho que da mesma forma' date=' poucos filmes têm uma trilha grandiosa o suficiente para ser considerada essencial, ou 50% (citando o Leone) da experiência. Também entra no campo das exceções, só que no outro extremo. Pegando um exemplo nesse sentido (que até depõe a favor do que você vem dizendo no tópico), eu acho que Piratas do Caribe seria muito maior com uma grande trilha sonora, sendo que o filme é do mesmo DNA das aventuras com o dedo de John Williams (Indiana Jones, Star Wars, Jurassic Park...). Mas não, tem uma trilhazinha medíocre, e você se apega a outros elementos. Até o diretor nesses casos, sabendo que não possui um material muito relevante em mãos, diminui o espaço da trilha e compensa sua importância em outras coisas. Ou você tem uma trilha foda o suficiente pra trazê-la a primeiro plano por 3 ou 4 minutos (Três Homens em Conflito), ou não, e a usa conforme lhe convier. Olha por exemplo o que o Zemeckis fez com a trilha de BTTF, do Alan Silvestri. Ela é tão foda que virou um personagem independente do filme, tem centenas de variações e está lá presente em cada momento importante da trilogia (baixei os 3 CDs há um tempo e pude rever o filme na minha cabeça enquanto ouvia, pra ter ideia). Então a medida da importância da trilha vai muito do que o diretor decidir fazer dela e principalmente do que puder fazer.[/quote']

Concordo plenamente com que o Forasta disse. E a parte grifada remete a uma discussão que já tivemos por aqui há algum tempo: no fundo, o grande realizador dentro do cinema, o grande articulador e organizador de todos os aspectos técnicos referentes ao cinema, aquele que dá a palavra final, é o diretor.

 

Concordo com tudo que foi dito.10

 

 

Realmente eu tenho que me corrigir' date=' sim, existe como fazer um sensacional filme sem trilha, e sim, a direção ainda comanda tudo...

 

[/quote']

 

Onde os Fracos Não tem Vez é um grande exemplo recente.

 

 
Sall2010-12-03 12:18:54
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 53
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Mas acho que da mesma forma' date=' poucos filmes têm uma trilha grandiosa o suficiente para ser considerada essencial, ou 50% (citando o Leone) da experiência. Também entra no campo das exceções, só que no outro extremo. Pegando um exemplo nesse sentido (que até depõe a favor do que você vem dizendo no tópico), eu acho que Piratas do Caribe seria muito maior com uma grande trilha sonora, sendo que o filme é do mesmo DNA das aventuras com o dedo de John Williams (Indiana Jones, Star Wars, Jurassic Park...). Mas não, tem uma trilhazinha medíocre, e você se apega a outros elementos. Até o diretor nesses casos, sabendo que não possui um material muito relevante em mãos, diminui o espaço da trilha e compensa sua importância em outras coisas. Ou você tem uma trilha foda o suficiente pra trazê-la a primeiro plano por 3 ou 4 minutos (Três Homens em Conflito), ou não, e a usa conforme lhe convier. Olha por exemplo o que o Zemeckis fez com a trilha de BTTF, do Alan Silvestri. Ela é tão foda que virou um personagem independente do filme, tem centenas de variações e está lá presente em cada momento importante da trilogia (baixei os 3 CDs há um tempo e pude rever o filme na minha cabeça enquanto ouvia, pra ter ideia). Então a medida da importância da trilha vai muito do que o diretor decidir fazer dela e principalmente do que puder fazer.[/quote']

 

Eu ja considero o Silvestri apenas razoavel. Em BTTF ele apenas criou um unico tema bacana (nao foda, a meu ver) onde o resto do filme fica calcado justamente pelas variacoes de acorde desse mesmo tema. Pra corroborar isso ta a trilha de Predador (igualmente do Silvestri) onde o unico q faz é xerocar os acordes mais tensos de BTTF com variacao minima.  Nessas horas a getne ve a grandeza do Maurice Jarre (Dr Jivago), Nino Rota (Poderoso Chefao), Morricone (Intocaveis, A Missao), Basil Poledouris (Conan, Robocop) e do Jerry Golsdmith (Papillon, Profecia)..
Jorge Soto2010-12-03 12:51:09
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...