Members Sall Posted December 3, 2010 Members Report Share Posted December 3, 2010 Mas acho que da mesma forma' date=' poucos filmes têm uma trilha grandiosa o suficiente para ser considerada essencial, ou 50% (citando o Leone) da experiência. Também entra no campo das exceções, só que no outro extremo. Pegando um exemplo nesse sentido (que até depõe a favor do que você vem dizendo no tópico), eu acho que Piratas do Caribe seria muito maior com uma grande trilha sonora, sendo que o filme é do mesmo DNA das aventuras com o dedo de John Williams (Indiana Jones, Star Wars, Jurassic Park...). Mas não, tem uma trilhazinha medíocre, e você se apega a outros elementos. Até o diretor nesses casos, sabendo que não possui um material muito relevante em mãos, diminui o espaço da trilha e compensa sua importância em outras coisas. Ou você tem uma trilha foda o suficiente pra trazê-la a primeiro plano por 3 ou 4 minutos (Três Homens em Conflito), ou não, e a usa conforme lhe convier. Olha por exemplo o que o Zemeckis fez com a trilha de BTTF, do Alan Silvestri. Ela é tão foda que virou um personagem independente do filme, tem centenas de variações e está lá presente em cada momento importante da trilogia (baixei os 3 CDs há um tempo e pude rever o filme na minha cabeça enquanto ouvia, pra ter ideia). Então a medida da importância da trilha vai muito do que o diretor decidir fazer dela e principalmente do que puder fazer.[/quote'] Concordo plenamente com que o Forasta disse. E a parte grifada remete a uma discussão que já tivemos por aqui há algum tempo: no fundo, o grande realizador dentro do cinema, o grande articulador e organizador de todos os aspectos técnicos referentes ao cinema, aquele que dá a palavra final, é o diretor. Concordo com tudo que foi dito. Realmente eu tenho que me corrigir' date=' sim, existe como fazer um sensacional filme sem trilha, e sim, a direção ainda comanda tudo... [/quote'] Onde os Fracos Não tem Vez é um grande exemplo recente. Sall2010-12-03 12:18:54 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Tensor Posted December 3, 2010 Author Members Report Share Posted December 3, 2010 Mas eu nunca tentei generalizar (mesmo que tenha parecido), falo apenas de uma tendência muito forte (de acordo com meu universo de filmes vistos, óbvio). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Schonfelder Posted December 3, 2010 Members Report Share Posted December 3, 2010 Bresson nunca usou música (incidental ou score) em seus filmes, e ainda assim o audio é essencial aos mesmos... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Jorge Soto Posted December 3, 2010 Members Report Share Posted December 3, 2010 Mas acho que da mesma forma' date=' poucos filmes têm uma trilha grandiosa o suficiente para ser considerada essencial, ou 50% (citando o Leone) da experiência. Também entra no campo das exceções, só que no outro extremo. Pegando um exemplo nesse sentido (que até depõe a favor do que você vem dizendo no tópico), eu acho que Piratas do Caribe seria muito maior com uma grande trilha sonora, sendo que o filme é do mesmo DNA das aventuras com o dedo de John Williams (Indiana Jones, Star Wars, Jurassic Park...). Mas não, tem uma trilhazinha medíocre, e você se apega a outros elementos. Até o diretor nesses casos, sabendo que não possui um material muito relevante em mãos, diminui o espaço da trilha e compensa sua importância em outras coisas. Ou você tem uma trilha foda o suficiente pra trazê-la a primeiro plano por 3 ou 4 minutos (Três Homens em Conflito), ou não, e a usa conforme lhe convier. Olha por exemplo o que o Zemeckis fez com a trilha de BTTF, do Alan Silvestri. Ela é tão foda que virou um personagem independente do filme, tem centenas de variações e está lá presente em cada momento importante da trilogia (baixei os 3 CDs há um tempo e pude rever o filme na minha cabeça enquanto ouvia, pra ter ideia). Então a medida da importância da trilha vai muito do que o diretor decidir fazer dela e principalmente do que puder fazer.[/quote'] Eu ja considero o Silvestri apenas razoavel. Em BTTF ele apenas criou um unico tema bacana (nao foda, a meu ver) onde o resto do filme fica calcado justamente pelas variacoes de acorde desse mesmo tema. Pra corroborar isso ta a trilha de Predador (igualmente do Silvestri) onde o unico q faz é xerocar os acordes mais tensos de BTTF com variacao minima. Nessas horas a getne ve a grandeza do Maurice Jarre (Dr Jivago), Nino Rota (Poderoso Chefao), Morricone (Intocaveis, A Missao), Basil Poledouris (Conan, Robocop) e do Jerry Golsdmith (Papillon, Profecia)..Jorge Soto2010-12-03 12:51:09 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
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