Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes mudos: indicariam quais ?


Rolex
 Share

Recommended Posts

  • Members

Pois é, apesar das limitações, ainda costumo assistir, gostando, muitos filmes mudos.

A bem da verdade, não conheço muita gente que tenha a mesma mania, 02 mas, indico como um dos melhores da "espécie" o "Safety Last !", do Harold Lloyd ...

 

MV5BMTg4MzE5NDIyOF5BMl5BanBnXkFtZTYwNzU2MDI2._V1._SX420_SY286_.jpg

 

... cuja cena memorável é meu avatar.

 

Não nego, tenho dificuldade de encontrar filmes mudos na minha cidade, mesmo assim, já assisti  a vários, por exemplo, Nosferatu  do Murnau ...

 

nosferatu.jpg

 

 

...  Metropolis do Fritz Lang (excepcional, diga-se) ...

 

metropolis.jpg

 

 

... The Birth of a Nation do D. W. Griffith...

 

birth1.jpg

 

... vários do Chaplin (o meu referido é "Em Busca do Ouro") ...

 

gold3.jpg

 

 

... Ben Hur do Fred Niblo ...

 

Ben1.jpg

 

... além das comédias do Hal Roach.

 

Laurel-and-Hardy.jpg

 

E aí. Alguém mais curte estes filmes por aqui ?

 

E que indicam, em se falando de tais filmes ?

 

Abs,

 
Rolex2010-12-07 12:14:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Endosso as indicações do Rob, só discordo com o "já bastam"... O cinema mudo foi bem além disso.

 

Além dos já citados no tópico, indico qualquer um mudo do Dreyer (destaque para A Paixão de Joana D'arc - dos maiores filmes já feitos, silenciosos ou não), do Ozu (destaque para I Was Born, But...), do Mizoguchi, do Ford, do Lang, do Epstein (destaque para A Queda da Casa de Usher), do Renoir, René Clair, Josef Von Sternberg (atenção que saiu uma caixa com 3 filmes incríveis dele, pela Criterion), Erich von Stroheim, Louis Feuillade (principalmente Fantomas e Les Vampires), Ernst Lubitsch... o expressionismo alemão (pelo menos O Gabinete do Dr Caligari), os filmes dos anos 20 do Herbert Brenon, alguns do Gordo e o Magro (destaque para os dirigidos pelo Leo McCarey), The Lodger do Hitchcock... Ah sim, do Murnau, além dos que o Stradivarius citou, Faust, A Última Gargalhada e Tabu são obras-primas incontestáveis.

 

Pronto, agora melhorou 06
Schonfelder2010-12-09 12:24:30
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi recentemente um filme brasileiro mudo de 1931.

Se chama "Limite".

 

A  história é sobre amor/traíção, 2 mulheres,1 homem que acabam perdidos, a deriva no mar num pequeno barco.

A sede, a fome, a desesperança ... tudo é filmado lentamente de um jeito angustiante... aff!

 

By the way, deve ser um dos primeiros e a cópia que vi tinha uns defeitos em algumas partes.
MariaShy2010-12-09 16:24:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Endosso as indicações do Rob' date=' só discordo com o "já bastam"... O cinema mudo foi bem além disso.

 

Além dos já citados no tópico, indico qualquer um mudo do Dreyer (destaque para A Paixão de Joana D'arc - dos maiores filmes já feitos, silenciosos ou não), do Ozu (destaque para I Was Born, But...), do Mizoguchi, do Ford, do Lang, do Epstein (destaque para A Queda da Casa de Usher), do Renoir, René Clair, Josef Von Sternberg (atenção que saiu uma caixa com 3 filmes incríveis dele, pela Criterion), Erich von Stroheim, Louis Feuillade (principalmente Fantomas e Les Vampires), Ernst Lubitsch... o expressionismo alemão (pelo menos O Gabinete do Dr Caligari), os filmes dos anos 20 do Herbert Brenon, alguns do Gordo e o Magro (destaque para os dirigidos pelo Leo McCarey), The Lodger do Hitchcock... Ah sim, do Murnau, além dos que o Stradivarius citou, Faust, A Última Gargalhada e Tabu são obras-primas incontestáveis.

 

Pronto, agora melhorou 06
[/quote']

 

Concordo contigo, é que me expressei mal, seria um "já bastam PARA COMEÇAR a conhecer o cinema mudo e toda sua qualidade"....quis ser resumido e esqueci dessa parte (pensei e não escrevi). 06

 

Não tive mta chance de ver os mudos do Tio Hitch ainda, mas ainda vejo um dia...mas dos filmes do Murnau são sensacionais mesmo. Adoro M - O Vampiro de Dusseldorf, apesar de não ver o filme tem um bom tempo.

 

Ah, outro que gosto mto: O Nascimento de uma Nação, embora não lembre mais nada dele. 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estão todos mudos pelo que estou vendo

 

 

 

Tem alguns no youtube' date=' dá para fazer download com alguns programas e colocar em DVD, boa idéia né?
[/quote']

 

 

 

 

 

Excelente idéia, tive que fazer isso com alguns filmes do Hitchcock...

 

 

 

E gosto dos filmes do Chaplin, ele faz tudo ficar tão simples que eu acho que não teria graça se tivesse áudio...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Tem o clássico A Caixa de Pandora, do Pabst que também é muito bom.

 

Nanook, o Esquimó vale a pena assistir. É o bisavô dos documentários atuais.

Também tem um que vi naquele livro dos 1001 filmes. Chama Haxan - A Feitiçaria Através dos Tempos. É um documentário meio bizarro, mas bem legal também.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...