Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Como eu havia previsto' date=' terminaram as filmagens de Carnage, do Polanski. Um mês de trabalho e com isso, o filme consegue inclusive ficar pronto para uma estréia triunfal em Veneza, se os produtores quiserem. Tem tempo de sobra para montar/finalizar o filme. [/quote']

 

 

 

Uma imagem vale mais do que mil palavras.

 

 

 

carnage-wrap.jpgsaulomeri2011-03-15 10:56:54

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Comentário meio off-topic, já que pertence ao Oscar passado, mas como ninguém comenta mais no outro tópico.

 

Visto o Animal Kingdon, que não é um mau filme, mas que decepciona de todo modo, pois poderia ser bem melhor. O diretor é meio pateta, pois não consegue resistir às muletas narrativas, como a utilização excessiva de câmeras lentas e uma inserção de narração em off sem nenhuma razão aparente para existir. Uma pena, diante de um começo tão promissor como o deste filme, cru e direto; caso ele todo fosse assim, seria inacreditável.

 

Acho mesmo que o grande mal da direção do David sei lá quem é que ele é insensível a seus personagens, mantém um distanciamento deles, quando o "ideal" seria o caminho inverso, de aproximação e que ela condicionasse a construção narrativa. Ele não faz isso, baseia a força do filme na própria natureza da idéia - que é boa - mas com uma frieza absoluta na abordagem. Portanto, o que não é forte por si só, não causa efeito, a não ser o de compreensão geral. Um bom exemplo de filme que poderia cair numa armadilha dessas, mas que não o faz justamente por seguir esse caminho de olhar a partir dos personagens, é Winter's Bone. No filme da Debra Granik, tudo parte do conflito da personagem da Jennifer Lawrence e é ela e este conflito que definirão a compreensão daquele universo e formação do painel. Por isso, Winter's Bone é um filmaço, enquanto Animal Kingdon é um produto bastante mediano.

 

Sobre Jacki Weaver, nhé...ela é estranha, naturalmente estranha e a personagem se torna ainda mais horrenda por conta dessa característica. Mas não me impactou e nem acredito que fosse uma grande atuação, mesmo que não seja uma indicação absurda. Melissa Leo definitivamente mereceu o prêmio!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sensacional essa foto. A química no set deve ter sido foda!! Também com um material tão delicioso como é este The God Of Carnage...

 

...

 

A personagem de Jodie Foster é a melhor da peça. Que mulher mais doida e incrível!!! kkkk

 

 

Seria orgásmico ver Jodie Foster indicada novamente... ainda mais com performance arrasadora! Minha empolgação com o filme é sem limites e lerei a peça assim que tiver um tempinho...

 

Filmes derivados de peça são normalmente pratos cheios para atores. Sinto falta de filmes como  Quem tem medo de Virgina Woolf? ou Uma rua chamada pecado e Uma longa jornada noite a dentro.

 

.....

 

Thico discordo com vc com relação a Animal Kingdon que, na minha opinião, tem um trabalho de elenco muito bom e é um ótimo drama/thriller, que assim como The fighter, gira sobre a instituição familiar. Eu não conheço o trabalho anterior de Jacki Weaver, mas neste filme ela contrói uma personagem deliciosa que gets better and better com o passar do filme. Se o filme fosse visto (o que ele infelizmente não é) ela se tornaria uma personagem icônica.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sensacional essa foto. A química no set deve ter sido foda!! Também com um material tão delicioso como é este The God Of Carnage...

...

A personagem de Jodie Foster é a melhor da peça. Que mulher mais doida e incrível!!! kkkk


Seria orgásmico ver Jodie Foster indicada novamente... ainda mais com performance arrasadora! Minha empolgação com o filme é sem limites e lerei a peça assim que tiver um tempinho...

Filmes derivados de peça são normalmente pratos cheios para atores. Sinto falta de filmes como  Quem tem medo de Virgina Woolf? ou Uma rua chamada pecado e Uma longa jornada noite a dentro.


Concordo plenamente com relação às adaptações de peças. Veja a Elizabeth Taylor que sempre foi uma grande atriz, quando pegou um personagem foda como a Martha, criou aquela composição soberba, não deixando uma sombra sequer de suas personagens anteriores, naqueles moldes "clássicos", foi sem dúvida um divisor de águas no cinema americano, como tantos outros na virada da década de 60 para a 70.

 

Agora vamos aguardar Carnage e August: Osage County que prometem ser igualmente fodas.

 

Só registrar aqui, The Iron Lady e La Piel que Habito serão distribuidos pela Paris Filmes. Torcendo para que não venham novos títulos como Direito de Amar, Namorados para Sempre, Reencontrando a Felicidade, Um Novo Despertar...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Off-topic de novo... rs

 

A propósito do que vc disse sobre Martha, Beale...

 

Concordo com vc.

Martha é uma personagem que

representa o momento máximo da carreira de Taylor, que sempre achei uma

figura interessante, mas que em Quem tem medo de Virginia Woolf parece

estar sob uma possessão... rs É fantástico! Tenho a impressão de que

Bette Davis entrou no corpo dela nos dias da filmagem... rs. Não sei se

alguma vez ela mencionou como foi para ela a construção da personagem,

mas n me surpreenderia se ela dissesse que se inspirou em Davis.

 

De

qualquer forma, o curioso é que logo no início do filme ela cita uma

frase de Davis ("What a dump!"), mas que ficou famosa mesmo foi com

ela...

 

Enfim, amo o  filme que tem só 4 atores e quatro atuações

fantásticas que se complementam...

Leleo2011-03-17 21:11:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Martha... Completamente transloucada' date=' doida, psicótica... Personagem tragicamente hilária. Elizabeth Taylor tem uma das melhores atuações da história. Está no meu top cinco fácil.

[/quote']

 

Eu tb tenho uma quedinha pelas desequilibradas... rs No meu top 5 entram lindas: Vivien Leigh (que tb era meio doidinha na vida real) et Taylor.

 

 

 

Leleo2011-03-17 21:22:20

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sensacional essa foto. A química no set deve ter sido foda!! Também com um material tão delicioso como é este The God Of Carnage...

 

...

 

A personagem de Jodie Foster é a melhor da peça. Que mulher mais doida e incrível!!! kkkk

 

 

Seria orgásmico ver Jodie Foster indicada novamente... ainda mais com performance arrasadora! Minha empolgação com o filme é sem limites e lerei a peça assim que tiver um tempinho...

 

Filmes derivados de peça são normalmente pratos cheios para atores. Sinto falta de filmes como  Quem tem medo de Virgina Woolf? ou Uma rua chamada pecado e Uma longa jornada noite a dentro.

 

.....

 

Thico discordo com vc com relação a Animal Kingdon que' date=' na minha opinião, tem um trabalho de elenco muito bom e é um ótimo drama/thriller, que assim como The fighter, gira sobre a instituição familiar. Eu não conheço o trabalho anterior de Jacki Weaver, mas neste filme ela contrói uma personagem deliciosa que gets better and better com o passar do filme. Se o filme fosse visto (o que ele infelizmente não é) ela se tornaria uma personagem icônica.

 

[/quote']

 

Mas a minha crítica não é voltada ao trabalho do elenco, mas a uma construção narrativa não particular aos personagens. O filme é todo erguido com os personagens orbitando tudo, mas sem uma força que os ligasse, pois eles não parecem necessariamente seres que estão ali sofrendo uma realidade, mas retratos de tipos que o diretor pensa ser aquela realidade. Os atores podem dar conta disso, mas não necessariamente faz com que o filme seja eficaz numa "profundidade" das relações estabelecidas.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

Mas a minha crítica não é voltada ao trabalho do elenco, mas a uma construção narrativa não particular aos personagens. O filme é todo erguido com os personagens orbitando tudo, mas sem uma força que os ligasse, pois eles não parecem necessariamente seres que estão ali sofrendo uma realidade, mas retratos de tipos que o diretor pensa ser aquela realidade. Os atores podem dar conta disso, mas não necessariamente faz com que o filme seja eficaz numa "profundidade" das relações estabelecidas.

 

 

Talvez eu tenha que revê-lo, mas não vejo o filme da mesma maneira. Não entendi bem qdo vc fala de orbitando... Não acho que os personagens sejam estereotipados, nem desconectados uns dos outros. Eles fazem parte de uma realidade, que não é e nem tem que ser, necessariamente,  espelho do "real", afinal trata-se de uma obra de ficção. Existe sim uma certa frieza na narrativa, que é salientada até mesmo pela fotografia. é um retrato de relações frias, sem sentimentalismos... Na minha opinião, o filme focaliza um grupo de pessoas ligadas pelo crime e pelo sangue, uma família disfuncional... e a cada momento vemos como um filho assume a "chefia" dessa máfia familiar... até chegar à sucessão final. Para mim, é um thriller que se eleva acima da mediocridade justamente por dar uma dimensão mais complexa à essa relação familiar. O que dizer dessa mãe  que tem uma relação quase incestuosa com seus filhos? que necessita da presença masculina... a personagem é extremamente complexa pq ela age como "mulher" de seus próprios filhos e neto, numa relação de controle, manipulação e sedução. Um prato cheio p Freud! Jacki Weaver tem uma voz que não corresponde a idade dela e um ar de sensualidade completamente patético... e a dicção dela é muito boa...

 

Mas, de qq forma, bom ver um ponto de vista diferente... vou querer ver o filme de novo.

 

 

Leleo2011-03-17 23:17:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra ser sincero, não estou tão empolgado com o novo filme do Polanski.

 

Adoro filmes dominados por grandes interpretações. Os quatro protagonistas são ótimos, mas não há ali nenhum que esteja longe do Oscar (só o John C. Reilly que nunca ganhou).

 

Espero realmente um grande filme de atores, com diálogos afiados e muitas emoções afloradas, mas não o vejo com tanta força nas premiações para o elenco.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Está previsto para este ano o lançamento do filme biográfico sul-africano Winnie, no qual Jennifer Hudson interpreta Winnie Madikizela-Mandela, ex-mulher de Nelson. Será que Hudson tem chances de entrar no páreo de Melhor Atriz? Se o filme não passar despercebido, acredito que sim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra ser sincero' date=' não estou tão empolgado com o novo filme do Polanski.

 

Adoro filmes dominados por grandes interpretações. Os quatro protagonistas são ótimos, mas não há ali nenhum que esteja longe do Oscar (só o John C. Reilly que nunca ganhou).

 

Espero realmente um grande filme de atores, com diálogos afiados e muitas emoções afloradas, mas não o vejo com tanta força nas premiações para o elenco.
[/quote']

 

Seu post é engraçado. Se você não vê tanta força nas premiações para o elenco de Carnage, para qual elenco você vê forças??

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No Tony Awards 2009, os quatro atores da peça (James Gandolfini, Marcia Gay Harden, Jeff Daniels e Hope Davis) foram indicados em lead, o que, analisando a sinopse, parece ser o adequado. Mas no Oscar - e nas premiações da temporada em geral - isso não costuma acontecer. Um exemplo é Closer, pelo qual Clive Owen e Natalie Portman foram indicados em supporting, apesar de seus personagens possuírem igual importância aos personagens Jude Law e Julia Roberts. Em Carnage, os produtores com certeza escolherão um casal para cada modalidade. Acredito em Reilly e Foster para leading e Waltz e Winslet para supporting. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aliás, algo que me intriga são as datas de lançamento de filmes como Carnage e J. Edgar. Algumas fontes dizem que serão lançados este ano, outras dizem ano que vem. É mais provável que o primeiro, por já ter a filmagem finalizada, seja lançado no final de 2011 mesmo. Já o segundo acho mais difícil. Além de ainda estar em andamento, os produtores podem achar que a competição já estará acirrada demais nesta temporada; e provavelmete há a esperança do filme render Oscars (indicações, ao menos) a Leonardo DiCaprio e Naomi Watts.

Oberon2011-03-18 23:36:50
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostaria de ver mais comentários de outros filmes aqui no fórum.

 

Polanski e os quatro protagonistas de "Carnage" são todos feras. As indicações são garantidas se o filme sair em 2011.

 

E os demais filmes?

 

Ainda tenho muitas dúvidas sobre os atores e atrizes principais a serem indicados e quais os já favoritos.
Renan Maia2011-03-19 12:23:33
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...