Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões

Oberon

• Members

Em 2009, odiei quando fiquei sabendo da mudança da entrega do Oscar Honorário. Imagina só: a pessoa nunca ganha um Oscar na carreira e quando tem a oportunidade de levar um (o prêmio de consolação), não pode nem subir ao palco para fazer um discurso e ser aplaudida dignamente na noite mais festejada do cinema.

Aí vai uma lista com alguns nomes na fila de espera:

- Angela Lansbury (já está com 85 anos, nunca levou o prêmio e ainda foi colocada para entregar Oscar para outros vencedores);

- Albert Finney (ele nunca ia nas cerimônias, mas Katharine Hepburn também não aparecia e levou 4!)

- Gena Rowlands (uma atriz sensacional, e esquecida)

- Maureen O'Hara (a ruiva belíssima dos filmes de John Ford, lenda viva)

- Mia Farrow (ignorada durante décadas; praticamente todas as atrizes de Woody Allen ganharam ou foram indicadas, menos ela);

- Marsha Mason (o que houve com ela?)

- Louis Jourdan (outra lenda viva)

Entre outros que não me recordo agora.

• Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

• Members

Aí vai uma lista com alguns nomes na fila de espera:

- Albert Finney (ele nunca ia nas cerimônias' date=' mas Katharine Hepburn também não aparecia e levou 4!)

- Mia Farrow (ignorada durante décadas; praticamente todas as atrizes de Woody Allen ganharam ou foram indicadas, menos ela);

[/quote']

Esses com certeza merecem. E me dói o coração de lembrar que Mia nunca nem sequer foi indicada - nem por A Rosa Púrpura do Cairo. 04

• Members

Direto de Cannes:

- "A Árvore da Vida" - Palma de Ouro

- Kirsten Dunst - melhor atriz por "Melancholia"

- Nicolas Winding Refn - melhor diretor por "Drive"

Será que Kirsten e Nicolas serão indicados ao Oscar?
Renan Maia2011-05-22 14:57:12

• Members

Cannes-Oscar

- De 1980 até hoje, apenas quatro atriz vencedoras do Prêmio de Interpretação Feminina foram indicadas ao Oscar: Meryl Streep, Holly Hunter, Brenda Blethyn e Penélope Cruz. Eu, particularmente, acho difícil, mas não totalmente improvável, que Kirsten Dunst venha a ser a próxima.

- De 1980 até hoje, cinco diretores vencedores do Prêmio de Direção foram indicados ao Oscar: Robert Altman, Joel Coen, David Lynch, Alejandro González Iñárritu e Julian Schnabel. Na minha opinião, "Drive" não será lembrado no Oscar, simplesmente porque não tem cara de filme de Oscar.

- De 1980 até hoje, cinco filmes vencedores da Palma de Ouro foram indicados ao Oscar: "All That Jazz", "The Piano", "Pulp Fiction", "Secrets and Lies" e "The Pianist". Se o lançamento precoce não for um empecilho, acho que The Tree of Life entra sim no Oscar.

• Members
- De 1980 até hoje' date=' cinco filmes vencedores da Palma de Ouro foram indicados ao Oscar: "All That Jazz", "The Piano", "Pulp Fiction", "Secrets and Lies" e "The Pianist". Se o lançamento precoce não for um empecilho, acho que The Tree of Life entra sim no Oscar.[/quote']

A Missão do Rolland Joffe se não me engano tambem ganhou a Palma de Ouro em 1986. E foi indicado a varios Oscars, incluindo melhor filme e melhor diretor.

Sobre Kirsten Dunst , acho que ela vai acabar não sendo indicada para o oscar. Inclusive me bateu uma curiosidade agora, algum filme do Lars Von Trier foi indicado em alguma categoria do oscar ate hoje (qualquer categoria)?

• Members

Emily Watson foi indicada por Ondas do Destino.

Não sei quais são as chances de Dunst no Oscar. O fato de estar num filme de Von Trier conta pontos negativos, mas ela é com certeza e disparado a atriz mais mainstream com quem o Lars já trabalhou, então nunca se sabe. Se o ano for fraco para atrizes, como 2009 foi, pode até rolar.

• Members

É verdade. The Mission também foi um dos que ganhou a Palma e foi indicado a Melhor Filme (e a mais outras 6 categorias). 

Além de Emily Watson por Breaking the Waves, "I've Seen It All", de Dancer in the Dark, foi indicada em Melhor Canção Original (música de Björk e letra do próprio Von Trier).

Oberon2011-05-22 18:47:56

• Members

Depois das quatro indicações de Cidade de Deus, sob o manto protetor dos Weinstein, não acho absurdo considerar The Artist como possível candidato ao Oscar. Talvez até melhor ator para Jean Dujardin.

Quanto a Kirsten Dunst, acho até mais difícil a indicação, pois a categoria de atriz deve estar disputada, além do mais, difícil imaginar um filme do Lars Von Trier no Oscar.

• Members

Depois das quatro indicações de Cidade de Deus' date=' sob o manto protetor dos Weinstein, não acho absurdo considerar The Artist como possível candidato ao Oscar. Talvez até melhor ator para Jean Dujardin.[/quote']

Verdade. Os Weinstein conhecem como ninguém as 'regras do jogo'.

-------------------------------------------------------------------------

Matéria de Kris Tapley (InContention.com) sobre as chances de A Árvore da Vida:

On the Oscar prospects of ‘The Tree of Life’

pitt.gifWith “The Tree of Life” winning the Palme d’Or in Cannes today, Oscar talk has already swelled on Twitter (after whispered considerations in the wake of the premiere

last week). I’ll be writing about the film again next weekend, when

some of you will be able to take a look, but for now, I thought I’d

speak on this.

As we mentioned in the podcast

Friday, I think Searchlight picking this demanding film up was an

admirable move. It’s relationship-building with an important filmmaker

(who has another film on the way, mind you). And its best chance at

bringing in money was a counter-programming maneuver in the summer.

But I don’t think this was ever considered a major awards threat, to

be honest. I can’t imagine anyone watching it and expecting Academy

types to embrace it. And I don’t think today’s unexpected award (Guy was

hearing the only major fan of the film on the jury was Olivier Assayas)

changes things.

The Palme means very little for Oscars. The last winner of the award to get a major breeze in its sails was Roman Polanski’s “The Pianist,”

which was already a soft Academy lob. Foreign winners have generated

steam for nominations in the Best Foreign Language Film category, but

that’s about it, with everything from “Elephant” to “The Wind That Shakes the Barley”

failing to translate this niche attention to commendation from a

broader group like the Academy. There are possibilities, however.

First and foremost is Emmanuel Lubezki’s lush, naturally-lit

cinematography. It has to be a given with that branch, though not likely

a huge threat to win (depending).

Next is Brad Pitt’s performance. This could prove to be an

unnecessary conundrum and I hope Searchlight wises up and plays the

right card from the beginning. Hunter McCracken is the true lead of the

field. The story is his, and even with multiple narrators, it’s largely

from his perspective. What Pitt does is deliver a robust, powerhouse

supporting performance.

Everything is reactionary to it. We don’t get inside his head until a

brief interlude late in the game, but beyond all that, there is a real

chance to get him some notice in the supporting field, and therefore,

bring some more real attention to the film itself. Campaigning him as a

lead — especially with “Moneyball” still to come — would be a mistake, in my opinion.

Finally, given the expanded field last year, I think the visual

effects could find some love from that branch. I can see the sequences

blowing away a lot of frivolous, fakey effects work when the seven

finalists have their screening event later in the season. But it could

go either way.

I don’t expect much outside of that. It would be great to see an

intrepid directors branch spring for Terrence Malick. It would be lovely

if the film found enough focused support from the Academy at large to

nail down one of the 10 Best Picture slots. And it would be even more

delightful if the sound engineers sparked to the impressive mixing and

editing on display, particularly in that effects sequence. But I’m

extremely doubtful.

As for Best Original Score, I think Alexandre Desplat (who himself

was saying early on not to expect huge things from his work in the film)

will be disqualified. The original material is great, but it was

snipped up and used as Malick saw fit, while classical music takes up

most of the soundtrack and will potentially be seen as diluting

Desplat’s contribution.

So my takeaway on the film’s Oscar prospects: Best Supporting Actor,

Best Cinematography and Best Visual Effects. And I think that would be

more than anyone would expect a film like this to receive, so I’d

personally see it as a win.

Let’s see where things go from here. There’s a very long road ahead. Time will tell if “The Tree of Life” soon joins the ranks of “The Pianist,” “Secrets & Lies,” “Pulp Fiction,” “The Piano,” “The Mission,” “Missing,” “All That Jazz,” “Apocalypse Now,” “Taxi Driver,” “The Conversation,” “MASH,” “Marty” (the only film to win both the Palme and Best Picture) and “Friendly Persuasion.”

Cremildo2011-05-22 20:07:51

• Members

Ambos os filmes estreiam cedo... Temos de ver se eles "sobreviverão" até a temporada de premiações no fim do ano... Mas seria legal.

No próximo Oscar poderemos ter Malick, Allen, Cronenberg, Spielberg, Scorsese, Polanski, etc.

• Members

Malick!!! 16.gif O danado agora já venceu em Berlim e em Cannes (Palm D'Or e diretor' date=' com Cinzas do Paraíso).

E já fazia quanto tempo que um filme americano vencia em Cannes? Acho que os últimos foram os Coen, não?

[/quote']

Não. Ainda teve Fahrenheit, Elefante e Pulp Fiction. Estados Unidos é o maior vencedor de Palmas nos últimos 20 anos.

Não vejo a Kirsten sendo indicada ao oscar pelo filme do Von Trier, mas

gostaria que acontecesse. Já teria indicado ela por Entrevista com o

Vampiro, As virgens suicidas, Maria Antonieta... Mas de qualquer maneira

é bom ver a mesma dando outra direção na carreira.

Cartaz nacional de Melancolia:

2n7juab.jpg

• Members

Espero que o Malick não seja totalmente esnobado pelo Oscar, se bem que com dez filmes indicados vai ser difícil "Árvore da Vida" não constar entre eles. Resta saber se ele como diretor também aparecerá entre os indicados. Para vencer, impossível.

------------------------------

Também gosto à beça do trabalho da Kirsten e, com toda esta polêmica e o seu trabalho destacado, também fiquei curioso em conferir "Melancolia". Todavia, esperarei maiores recepções sobre o filme após ser lançado comercialmente.ltrhpsm2011-05-24 06:08:38

• Members

Li "The God of Carnage". Que peça incrível... Texto rico, ritmo enérgico, personagens mais que tridmensionais... O filme de Polanski tornou-se um dois mais ansiosamente aguardados por mim.

O correto seria que todos os quatro fossem enquadrados em leading, como nos Tony Awards, mas provavelmente isso não acontecerá mesmo.

Em termos de premiações, eu, particularmente, acredito que Jodie Foster e Christoph Waltz são mais beneficiados: ela, por ter um papel mais dramaticamente expositivo, e ele, porque está completamente afastado do perfil Hans Landa pelo qual se consagrou. Mas acho que os personagens de Kate Winslet e John C. Reilly são os mais complexos e, portanto, permitem um trabalho mais nuançado. Ou seja, tudo é muito poderoso no material de Yasmina.

É esperar para ver.

• Members

Ou seja, será como foi com The Thin Red Line em 99.

Filmes de Terrence Malick, Steven Spielberg, Martin Scorsese, Clint Eastwood, David Cronenberg, Roman Polanski, Steven Soderbergh e Alexander Payne na reta... Que ano, hein? Mas, como sempre acontece, alguns destes provavelmente serão ignorados.

Outro setor que está bem farto é Melhor Atriz: Michelle Williams, Glenn Close, Meryl Streep, Charlize Theron, Anne Hathaway, Rooney Mara, Elizabeth Olsen, Jodie Foster, Tilda Swinton, Kirsten Dunst, Felicity Jones, Mia Wasikowska, Robin Wright, Anna Paquin, Juliette Binoche.