Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Members

Novo clipe de Albert Nobbs

 

 

E a Academia premiando duas veteranas no mesmo ano é algo difícil de imaginar. Bem que ela poderia abrir uma exceção se tratando de quais veteranas estamos falando, mas nem é bom esperar muito algo assim da Academia não.
Nelson Gadelha2011-09-09 12:08:48
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Talvez eu não entenda nada de cinema ou seja meu momento e meu modo de ver as coisas atualmente. Mas prefiro a visão optativa de Reitman pq posso pensar que ainda conseguirei reverter meus erros pra não terminar em busca de uma felicidade que nunca virá' date=' como fazem os personagens de Payne.[/quote']

 

Os personagens de Sideways não agem inconsequentemente para ensaiar um revés depois, BS (como eu posso te chamar? 06). Não há descompromisso na forma como eles encaram e levam a vida, muito pelo contrário. O que lhes aflige e desnorteia é justamente a ânsia por um horizonte. Eles são colocados diante de momentos definidores e se abatem e sentem o peso justamente por saberem quem são e o que querem, só se perderam um tanto no caminho, diferente do que voce disse. É uma coisa que ascende de forma muito implicita, mais subtextualmente, por isso requer boa atenção e até de revisão (interessante isso: Todos os filmes de Payne se revelaram muito melhores quando revistos, ao menos pra mim).

 

Acho mesmo que se trata de visão, do tempo de cada um... Enfim.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então, não falei que agem inconsequentemente para ensaiar um revés. É o contrário: eles passam o tempo todo buscando um horizonte e estão desnorteados por causa disso, se perdem mesmo no caminho. É desse inverso que que mais gosto nos filmes do Reitman. Tanto a Juno, quanto o cara do Up in The Air como o protagonista de Obrigado Por Fumar chegam a um ponto onde ou decidem ou...decidem! Eles não ficam inertes, embora tenham ficado por conveniência durante um tempo. E eu acho que nós tanto buscamos algo de forma descontrolada, nos perdendo várias vezes quanto chegamos a um ponto onde atravessamos um limiar, nos atiramos do penhasco por vontade, imposição ou necessidade. E eu gosto, sim, das duas visões. Mas concordo com você que talvez precise rever os filmes do Payne. Tenho mais claras as ações dos filmes de Reitman porque me agradam de uma forma diferente. Mas vou dar uma revisada na filmografia do Payne, até pq gosto muito dele.

 

By the way, pode chamar de Bs, 11, Ns...hehehe.... 02

 

Pelo que estão falando de Redgrave em Coriolanus, ela bem que poderia ser ao menos lembrada no Oscar. Ganhar como coadjuvante no mesmo ano em que o prêmio de atriz principal muito provavelmente será da Close eu acho muito improvável. Mas eu iria amar se acontecesse!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acredito que ela deve pelo menos vencer bons prêmios e ser indicada ao Oscar.

 

Infelizmente não "vejo" isso acontecendo, mas tomara...

 

______

 

E BS, não é bem assim. Os personagens não necessariamente buscam, pq eles sabem pelo que anseiam. Como chegar lá, o que está em questão e o estado das coisas... É isso que interessa a Payne, que sempre evita qualquer psicologismo ou justificação, ao contrário de Reitman. Payne não precisa conferir aos seus personagens nenhum background, no que quando seus filmes começam parece que a ação já tá rolando, como se fossem vidas reais mesmo... E as coisas nunca terminam no tempo do filme. Voce leva muita coisa com voce. No cinema de Reitman tudo se encerra em si, além de muita coisa habitar apenas o plano do pretendido, não da realização em si.

 

E se eu disser que bateu vontade de rever Juno? 06

Gosto de muita coisa desse filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por falar em Vanessa Redgrave, surpresa das surpresas:

Anonymous+Movie+Rhys+Ifans.jpg

 

 

"Denso e bem elaborado' date=' Anonymous é o melhor filme de Emmerich. Rhys Ifans entrega uma atuação soberba, eletrizante e emocionante, ao que passo que Vanessa Redgrave tem pouco a fazer com sua Elizabeth, mas o papel é talhado para mostrar o que um grande ator é capaz de fazer em qualquer circunstancia"[/quote']


http://incontention.com/2011/09/09/emmerich-surprises-with-anonymous/


13


Agora sim fomos surpreendidos.
Ronny2011-09-09 15:22:04
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse daí foi o primeiro clipe, divulgado há uns dois dias. Hoje saiu o segundo. Close parece entregar uma atuação bem contida e o ritmo do filme parece bem lento, mas não enfadonho, muito pelo contrário.

 

E não esperava algo bom desse Anonymous não. Bom saber. Mas o filme tende a passar desapercebido nas premiações e, diferente dos demais filmes do diretor (que salvo engano foram todos de relativo sucesso, certo?), esse pode naufragar nas bilheterias.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As previsões de Guy Lodge para os vencedores no Festival de Veneza:

WILL WIN

Golden Lion: “Shame,” Steve McQueen
Silver Lion (Best Director):
“Alps,” Yorgos Lanthimos
Grand Jury Prize:
“Faust,” Aleksandr Sokurov
Best Actor:
Michael Fassbender, “Shame”
Best Actress:
Deannie Yip, “A Simple Life”
Best Screenplay:
Eran Kolirin, “The Exchange”
Outstanding Technical Contribution:
Robbie Ryan, “Wuthering Heights”
Best Young Actor: Juno Temple, “Killer Joe”

SHOULD WIN

Golden Lion: “Alps,” Yorgos Lanthimos
Silver Lion (Best Director):
“Wuthering Heights,” Andrea Arnold
Grand Jury Prize:
“Shame,” Steve McQueen
Best Actor:
Christoph Waltz, “Carnage”
Best Actress:
Carey Mulligan, “Shame”
Best Screenplay:
Yorgos Lanthimos, “Alps”
Outstanding Technical Contribution:
Robbie Ryan, “Wuthering Heights”
Best Young Actor: Juno Temple, “Killer Joe”

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que essa tal semelhança entre Payne e Reitman é mais uma percepção de um olhar pessoal, não uma regra.  Artisticamente o Payne é mais completo, seu cinema é sutil, cheio de subtextos (principalmente Sideways) mas Reitman, seguindo essa lógica, é um bom discípulo, ainda tem que evoluir bastante, coisa que faz a cada filme.  Só posso dizer que ambos fizeram filmes em que eu me identifico de maneira avassaladora com os protagonistas: o personagem do Giamatti e o do Clooney.  Só pra constar, Sideways é uma joia rara, que elenco!  Todos não menos que excepcionais. 

 

Sobre o Nolan, eu gosto bastante de seus primeiros filmes: Amnésia, Batman Begins, O grade truque.  Ele fez uma cag$%#&¨com O Cavaleiro das trevas Inception não vi ainda.  O cara é bom sim.

 

Sobre Redgrave, também acho difícil, por ela já ter um Oscar (e aquele discurso pode pesar contra) e por ter a Close já como a possível favorita em Lead.  Acho complicado eles premiarem duas veteranas também. 

 

E sobre Close, concordo com o tour de force, mas ainda nada certo assim né?  Vamos aguardar, mas acho que ela ganha.  Sinceramente não ponho um centavo no filme da Streep.  Até tenho a tese de que ela não entra, por achar que só vão indicá-la novamente pra dar logo esse terceiro Oscar.

 

Veneza pode ir pra qualquer um, contanto que deem melhor atriz pra Winslet.  E o Festival do Rio vai ter o novo Karim Ainoüz (que também passa em Toronto domingo) estrelado pela minha musa Negrini.  Torcer muito pelo filme e por ela.  Junto com Salles, Karim é o melhor brasileiro em atividade (no meio de muitos).  Duplo momento fãzóide.  Sorry!06

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a Close: vi o segundo clipe do filme. Ela tá estranhona mesmo mas é o que eu disse: o papel caiu na hora certa e nas mãos certas. Nem a minha paixão incontinente pela Streep me faz achar que ela pode ter alguma chance esse ano. Que dirá as outras atrizes.

 

Sobre Redgrave: ela deve concorrer pelo Coriolanus e não pelo Anonymus não é? Ou é o mesmo filme? Fiquei confuso!

 

Sobre o Nolan: todos são bons. Inception e The Dark Knight são os dois melhores dele. Se tem o Nolan, o filme é, no mínimo, acima da média.

 

Veneza: pra mim ganham Carnage, a Kate e o Fassbender. São os mais comentados pelo que tenho visto e lido.

 

Reitman x Payne: não concordo contigo Ronny. Acho os personagens de Payne desorientados e perdidos e não é ruim, pelo contrário, mostra que somos imperfeitos e que nem sempre acertamos de cara. E sobre Reitman, eu tenho a sensação de que a ação dele é muito anterior aos filmes quando começa, sobretudo no Amor Sem Escalas. O personagem do Clooney mesmo fala há quanto tempo vive naquela rotina. E pra mim nunca acaba ali! Fico pensando no pós filme, na consequência das decisões deles dali por diante. Nem um pouco reducionista!

 

E eu to com vontade de ver o Schmidt!!! Sou doido pela história!!   
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Fox Searchlight adquiriu os direitos de exibição de Shame nos Estados Unidos.

Fox Searchlight Pictures Presidents Nancy Utley and

Stephen Gilula announced today that the company has acquired U. S.

rights to the intimate and provocative drama SHAME…

“Fox Searchlight contacted us immediately after the screening in

Telluride to tell us how much they loved the film. Their approach to

marketing and distributing the film this year was incredibly detailed

and impressive. We are excited to be working with them on a film that

is sparking debate and a strong emotional reaction from audiences,”

said Canning and Sherman.

“This is a brave statement and an important move by Fox

Searchlight.   I am very happy they came on board to release Shame in

the U.S.  It’s great to be working with a team that is so passionate

about cinema,” said McQueen.

http://incontention.com/2011/09/09/fox-searchlight-picks-up-mcqueens-shame/#more-42666

 

E, ainda sobre o filme, do Twitter de Dave Karger:

 

Michael Fassbender now not coming to Toronto for A Dangerous Method. Is

he flying to Venice to accept Best Actor for Shame? That's my guess.

 

Será? Mas, de qualquer forma, é o cenário mais esperado para Melhor Ator mesmo.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho que nesta época do ano passado A Rede Social (lançado em 1º de outubro) ainda nem tinha atingido o auge de seu buzz' date=' que dirá O Discurso do Rei.[/quote']

 

Não era mesmo. Era tido como certo, entre os 5 mais cotados, mas favorito nunca foi - não até a merda tandesca concebida pelos sindicatos.

 

E galera, já dá, mesmo antes de Toronto, pra ter uma noção de como as coisas devem se delinear mais adiante. Ou alguém duvida que Clooney entre na disputa por Ator, assim como Close por atriz ou The Descendants para roteiro adaptado, etc, etc etc?  

 

Não acho dificil Alexander Payne chegar brigando pelo prêmio. O triste é que há anos estamos acostumados: Filme indie (indie mesmo, não só financeiramente falando, mas sobretudo esteticamente) papa tudo na temporada da crítica e na grande noite ganha roteiro e, NO MÁXIMO E COM SORTE, algo de atuação.

 

Se 2012 tiver de ser o ano do triunfo dos independentes, que seja mesmo através de Payne, o melhor dentre todos que chegaram à cerimonia desde que Tarantino ainda era indie (Pulp Fiction).

 

A tragédia anunciada? Imaginem o copiador oficial de Payne, o meia boca Jason Reitman triunfando "finalmente" em fevereiro próximo - batendo seu mestre não declarado.

 

Ia ser tragicomico. 06

 

A melhor dentre todos os "indies" que chegaram até o Oscar é Sofia Coppola, né não meu amigo?

 

E aqui, essas previsões aí de Veneza...não tem aquele esquema de um prêmio por filme? Lembro que anos atrás falaram isso sobre a não-premiação do Mickey Rourke no The Wrestler, por conta disso...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
A melhor dentre todos os "indies" que chegaram até o Oscar é Sofia Coppola' date=' né não meu amigo?
E aqui, essas previsões aí de Veneza...não tem aquele esquema de um prêmio por filme? Lembro que anos atrás falaram isso sobre a não-premiação do Mickey Rourke no The Wrestler, por conta disso...
[/quote']

 

Eu fico mesmo com Payne. 08

Sim, há essa política em Veneza. Cada filme só ganha um prêmio. Se Fassbender cancelou Toronto pra receber a Taça de Melhor Ator, Shame não leva o Leão. Mas depois do Fipresci, já duvido mesmo.

 

Alto feeling de que dá ALPS ou FAUST, mas na torcida por algo considerável para TINKER TAYLOR SOLDIER SPY.

 

Aliás, o júri está deliberando no Lancia Café, neste momento.

 

394349667.jpg

 

 

Adorei a informalidade da coisa. 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Por falar em Vanessa Redgrave' date=' surpresa das surpresas

 

 

"Denso e bem elaborado, Anonymous é o melhor filme de Emmerich.

13

Agora sim fomos surpreendidos.

 

 

O último filme aceitável de Emmerich, IMO, foi O Patriota (que concorreu a 3 Oscars). Seria irônico vê-lo voltar à forma com outro filme que não seja de catástrofe.

 

Ainda aposto em Redgrave por Coriolanus (DESDE QUE decidam lançar limitadamente ainda este ano), mas não duvido de indicações em categorias "secundárias" para esse troço do Emmerich.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

360, de Meirelles:

 

Positivo:

 

 

ScrenDaily:

 

Quote:

 

Fernando Meirelles swirling and globetrotting film is a masterpiece

of structure and is punctuated by a series of impressive performances as

it sweeps through Vienna, Paris, London, Bratislava, Rio de Janeiro and

Phoenix as it charts a course through a series of troubled

relationships. There are few formal links between the varied storylines –

though they do collide and interweave – rather the film goes around the

world (the 360 of the title) with its series of short stories.

 

 

http://www.screendaily.com/reviews/t...031893.article

 

 

 

Negativo:

 

Variety:

 

Quote:

 

What goes "La Ronde" comes around in Fernando Meirelles' "360," a

circular study of modern couplings that expands the inquiry of Arthur

Schnitzler's 1897 play to a global scale without finding much new to say

about love. With a multilingual cast of mostly unfamiliar faces, plus a

few stars, "360" feels too abstract, orchestrating break-ups and

hook-ups in a passionless vacuum. For screenwriter Peter Morgan, it's

the same problem that plagued "Hereafter" spread across an even more

unwieldy ensemble. International prospects look good, though it's hard

to imagine a U.S. outfit taking it for a high-priced spin.

 

http://www.variety.com/review/VE1117946033/

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...