Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Mais notícias positivas sobre Glenn:

 

Glenn Close injeta "paixão louca" em filme de época

Por Cameron French

TORONTO (Reuters) - Em 29 anos de carreira como atriz, Glenn Close já foi indicada a cinco Oscars, ganhou três Emmys e convenceu toda uma geração de homens norte-americanos casados a pensarem duas vezes antes de uma traição, graças ao seu papel como a amante obsessiva de "Atração Fatal" (1987).

Mas, em meio a tudo isso, ela nunca deixou de lado o sonho de levar às telas "Albert Nobbs", curiosa história sobre uma mulher que, premida pelas circunstâncias, se faz passar por homem na Dublin do século 19. O filme estreou nesta semana no Festival Internacional de Cinema de Toronto.

Close interpretou o papel-título no teatro em 1982, e há 15 anos começou a se empenhar pela realização do filme - o que incluiu inúmeras versões do roteiro, mudanças no elenco e uma incessante busca por investidores.

"A natureza desse tipo de filme é que você precisa ter essa louca paixão por trás deles, porque eles estão fora da caixa", disse a atriz à Reuters, com um sorriso radiante que nada tem a ver com a reprimida e cabisbaixa personagem do filme.

"Eu sabia que seria difícil. Não sabia que seria difícil durante um período de 15 anos", disse Close, que foi também corroteirista e produtora do filme, dirigido por Rodrigo Garcia.

Com seu rosto pálido e andar chapliniano, Nobbs em nada lembra as "femmes fatales" e figuras autoritárias que marcaram a carreira de Close. Trabalhando como garçonete em um pretensioso hotel dublinense, ela tenta manter a discrição, ocultar sua condição feminina e juntar dinheiro para um dia poder abrir seu negócio. Mas sua clausura é rompida pela chegada do(a) pintor(a) Hubert (Janet McTeer), que guarda um segredo semelhante.

Embora já tivesse encarnado Nobbs no palco, Close se viu num território inexplorado, pois envelheceu 30 anos desde então, e agora precisava interagir com a câmera, e não com a plateia.

"Achei desafiador quando eu fiz tantos anos atrás, e é ainda mais desafiador no cinema porque você tem os primeiros planos (...). O cinema olha para a alma da pessoa", disse ela.

Embora a crítica tenha reagido com certa indiferença ao filme como um todo, foi muito elogiosa quanto à atuação de Close. A Daily Variety diz que se trata de "um papel para coroar uma carreira" e outras publicações especularam que esse papel transgênero poderia finalmente render o Oscar a Glenn Close.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Interessante que nas categorias de Roteiro e Direção a Academia quase

sempre se permitia indicar produções fora dos padrões acadêmicos. Nos

últimos anos, entretanto, até essas poucas liberdades estão ficando mais

raras. Basta lembrar que, nos últimos três anos, muito provavelmente os

5 indicados em Melhor Direção também teriam seus filmes indicados na categoria principal. Em

Roteiro, felizmente, ainda há algumas boas surpresas de vez em quando,

mas, nesse ano, por exemplo, 9 dos 10 indicados em Roteiros também foram indicados em Filme. Claro, se forem grandes filmes, nada mais correto do que diferentes setores da Academia reconhecerem esses filmes em diferentes categorias, mas a sensação que fica é justamente de que, mesmo os profissionais que costumavam abraçar produções "estranhas", acabam por seguir a linha conservadora.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Voce pauta toda uma opinião calcada no que dizem os oscarpredictors' date=' eu ilustro perfeitamente que eles não movem coisa alguma, e voce me vem com "ninguem disse isso?" 06[/quote']

 

Exatamente. Ninguém falou em mover coisas. Estou falando de PREVISÕES. Só isso.

 

 

Se voce não acompanhou os rumos desta conversa' date=' Cremildo, deixa eu te interar: Ela tomou a via da "como as coisas funcionam" a partir do momento que voce, ingenuamente, reduziu tudo a "fimes x e y não vão muito longe porque assim disseram os predictors".[/quote']

 

Vou ignorar sua enorme presunção quanto a esse papo de me inteirar da conversa que eu mesmo comecei. Só morde essa isca quem quer...

 

Win Win e Super 8 não vão longe não apenas porque os prognosticadores sabem que eles não vão, mas porque é o que tudo indica. Como é que seus diretores serão indicados se os filmes tem reduzidas chances de serem indicados, mesmo num campo com até 10 indicados?

 

Não estamos falando de Oscar 2009? Meu chapa' date=' eu me utilizei de um caso, assim como posso me utilizar de vários outros, para exemplificar que filmes como Win Win têm tudo para adquirir sobrevida com o apoio da crítica. Voce ignora que os premios da crítica promovam alguns filmes, ano após ano, à grande noite? Mas claro que voce virá com "ninguem disse isso", não é mesmo? 0606 [/quote']

 

E se os prêmios da crítica não premiarem Win Win, como fica? Você acha mesmo que McCarthy vai ser indicado ao DGA, ao Globo de Ouro, etc? Agora é a minha vez de inserir smilies.

 

Eu não só me certifiquei da recepção à Drive como atentei para o fato de o filme em si e sua direção serem menos palatáveis ao gosto da AMPAS. Agora dirijo esta pergunta aos demais membros: Voces acham que os velhos votantes da Academia irão se deleitar mais facilmente com um screening de Win Win e Super 8 ou com um de Drive? Estamos falando de Oscar' date=' não de Cannes. Uma década, hãn? E nem pra fazer um dever de casa tão básico... 10[/quote']

 

É, uma dramédia indie que só fez 10 milhões nas bileterias e uma ficção científica lançada no meio do ano são um trilhão de vezes mais ao gosto da Academia... oops

 

E foi melhor mesmo voce não quotar o que eu disse sobre Super 8. Estou novamente certo e voce sabe.

 

Não quotei por uma simples razão: o filme é passado, não terá a menor chance de ser indicado ao Oscar de Direção e não preciso discutir contigo para provar o que qualquer um, com o mínimo de atenção, é capaz de perceber.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas BS, se ela estiver "tudo isso mesmo", muito provavelmente nem vai

fazer diferença o que ela fez anteriormente, seria por si só uma vitória justa, não? Acho, porém, que não preciso nem lembrar que a atuação em si

não é o único critério para a categoria de Melhor Atriz (e, de certa

forma não é em nenhuma das categorias de atuação, mas nessa os outros

"fatores" são ainda mais conhecidos e relevantes, ao menos para a

Academia, claro).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que vocês deveriam parar e respeitar o Ronny. Ele é tão foda' date=' sabe o que provavelmente vá ser indicado no Oscar.[/quote']

 

Exato. Tks, Tensor. 06

Mas falando sério...

 

Não é questão de saber o que vai ser indicado, mas nós veteranos sabemos que não é nenhum bicho de sete cabeças prever essa parada. E devemos nos orientar sobretudo pelo sentimento, pelo emocional da coisa, porque é por isso que os membros da ampas se pautam. 

 

Não basta apenas afirmar, com fundamentação furada, que "tal diretor vai concorrer; outros não vão. E porque? Porque assim dizem os predictors". O argumento é "Drive tem sido considerado um grande filme sobretudo por sua direção"? Eu ainda estou disposto a postar exemplos de filmes cujos diretores não tiveram reconhecimento por isso, hein? 06

 

Temos que nos pautar por sinais claros, galera. Lembro que nos tempos áureos aqui no fórum eu costumava comentar com Thico e Fecamargo: "A gente faz um trabalho muito mais decente que esses caras". E por que? Há algum tempos os predictors não se põem mais no lugar de observadores. Essa turma agora quer determinar os rumos da coisa e por isso apostam em nomes que lhe batem na telha só pra soarem audazes e visionários, se afastando do que realmente move a corrida.

São poucos os que transitam com alguma liberdade na indústria e podem nos relatar algo com precisão e, principalmente, imparcialidade. Peter Travers, que foi o primeiro a nos antecipar O Leitor; Anne Thompson; Scott Feinberg; e poucos outros.

Sasha Stone, Jeffrey Wells, Nathaniel Rogers, Kris Tapley... Esse povo se pauta pelo que acham e ainda tentam reinventar a roda. Ou estou errado quando digo que TODO ANO Kris Tapley aposta em algo que 1) ninguém mais aposta e 2) nunca chega a lugar algum?

Na minha opinião, devem ser considerados pelo que nos relatam do estado das coisas, pelo que referenciam. Pelo que acham e antecipam? Nunca. É erro quase amador determinar quem deve chegar lá ou não por opinião generalizada de "predictors".

 

Não é porque Super 8 e Win Win foram esquecidos por eles que não chegarão longe. Ambas as produções têm o perfil do Oscar, a cara do que agradam aos velhos... E são obras de realizadores cada vez mais queridos. Nicolas Winding Refn é uma aposta para os velhos, apesar de já ser um autor com toda a autoridade do termo (aliás, vejam seus filmes). Seu estilo? Cru, para ser objetivo. E todo mundo atesta, inclusive os amigos do Thico (para tornar a coisa mais próxima), que não foi em Drive que ele fez concessões. É impossível chegar lá? Não, mas vai precisar de apoio maciço e de entusiastas, quando os outros filmes mencionados nem precisam de tanto, apenas do "sentimento" dos velhos.

 

_______________

 

Enquanto isso, Peter Travers concede uma rara cotação máxima a Drive, enquanto Sasha Stone sabiamente nos relembra: O filme de Nicolas Winding Refn teve recepção fria e até negativa justamente pela comunidade de críticos de LA e NY (em sua maioria), gente que realmente move as coisas e compõe dois dos grupos mais influentes da temporada de prêmios.

É disso que estou falando. 03

 

 

Ronny2011-09-16 13:39:41
Link to comment
Share on other sites

  • Members
bla bla bla

 

No final das contas, voce concordou com tudo o que ponderei sobre o rumos das coisas. 06

Pautar opinião pelo que dizem os predictors foi das coisas mais absurdas que já li neste fórum. Mas como eu disse, eles têm lá o seu papel. Pena que nem todos saibam que apenas meia dúzia realmente refletem o que rola na indústria.

 

E eu não te inteirei da conversa por presunção, Cremildo, mas porque voce se tocou que estava errado, sorrateiramente tentou ignorar os fatos e se desvirtuar da merda que disse e eu apontei.

 

Desculpe se minha abordagem é um pouco objetiva, mas eu procuro saber mais e florear de menos. 03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mesmo que o Oscar acabe tendo um pouco esse caráter de consolação, o fato é que a atuação dela parece digna da vitória e seu nome é o mais forte entre as cotadas. Passado é passado!

 

E você há de convir que é melhor uma veterana talentosa ganhando esse prêmio do que uma "Gwyneth Paltrow da vida" aparecer levando tudo (não que vá aparecer, porque as possíveis indicadas estão num nível muito melhor que aquela magrela sem graça que derrotou a Cate Blanchett e a Fernanda Montenegro).

 

Tomara que esteja tudo isso mesmo!!! Vai justificar o OSCAR de consolação que ela vai ganhar após dezenove anos sem fazer nada de relevante!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mesmo que o Oscar acabe tendo um pouco esse caráter de consolação' date=' o fato é que a atuação dela parece digna da vitória e seu nome é o mais forte entre as cotadas. Passado é passado!

 

Tomara que esteja tudo isso mesmo!!! Vai justificar o OSCAR de consolação que ela vai ganhar após dezenove anos sem fazer nada de relevante!

 

 

Mas aqui eu concordo com o bs11ns. Claro que um ator se faz por seu legado, mas o que eu amo é a coerencia da coisa: Tomar Streep pelo seu melhor e Close pelo seu pior, desconsiderando o trabalho que a torna em uma das atrizes americanas vivas mais celebradas.  10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

França escolhe seu indicado

La Guerre Est Declaree disputará uma das cinco vagas a Melhor Filme Estrangeiro

A França escolheu seu candidato a uma das cinco vagas para concorrer a Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2012.

La Guerre Est Declaree ("A Guerra Está Declarada"), de Valerie Donzelli, foi o selecionado entre a forte produção do país para a indicação à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

O filme, baseado nas experiências pessoais de Donzelli, fala sobre a

luta da diretora e o pai de seu filho quando descobriram que a criança

tinha um tumor no cérebro. A produção saiu bastante elogiada do Festival

de Cannes em maio.

Esperava-se, porém, que o elogiadíssimo filme em branco e preto e mudo The Artist ficasse

com a vaga. Mas como o drama tem distribuição nos EUA é possível que

ele seja indicado em outras categorias para o prêmio.

Nelson Gadelha2011-09-16 14:32:55

Link to comment
Share on other sites

  • Members

WTF????

 

Será que não optaram por The Artist porque o filme é mudo?

 

Se era elegível' date=' o que diabos essa comissão fez?
[/quote']

 

 

 

Se o filme tem boas chances até nas categorias principais, era uma vitória fácil na de Melhor Filme Estrangeiro. Mas os países costumam dar dessas cagadas mesmo. É perigoso esse aí nem chegar a figurar na seleção final.leomaran2011-09-16 15:03:35

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mostra de SP irá homenagear Elia Kazan e Nino Rota

 

15-09-2011 por Lucas Salgado0

 

 

 

A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo anunciou seus principais homenageados para a edição 2011, que acontecerá entre os dias 21 de outubro e 3 de novembro.

 

 

 

O diretor Elia Kazan (foto) e o compositor Nino Rota serão os nomes celebrados na 35ª mostra. Rota é um dos grandes nomes do mundo das trilhas sonoras na sétima arte, sendo responsável pelo clássico tema de O Poderoso Chefão. Ele trabalhou com os principais nomes do cinema italiano, como Luchino Visconti e Federico Fellini. Produções lendárias como O Leopardo e A Doce Vida serão exibidas em São Paulo na homenagem ao músico.

 

 

 

Por sua vez, Kazan ganhará uma retrospectiva com dez de seus filmes. Ele dirigiu longas memoráveis como A Luz é para Todos, Uma Rua Chamada Pecado e Sindicato de Ladrões, mas acabou ficando marcado por entregar nomes de companheiros do partido comunista ao Comitê de Investigações sobre Atividades Anti-Americanas, liderado pelo senador Joseph McCarthy. A imagem do cineasta ficou manchada para sempre e ele chegou a ser vaiado ao receber um Oscar honorário em 1999.

 

 

 

A Mostra SP divulgou ainda suas primeiras atrações: Low Life, de Nicolas Klotz; Once Upon a Time in Anatolia, de Nuri Bilge Ceylan; LIllusion Comique, de Mathieu Amalric; e Cave of Forgotten Dreams, de Werner Herzog.

 

 

 

- x -

 

 

 

De Cannes por enquanto só o do Nuri Bilge Ceylan, que parece ótimo. Mas retrospectiva do Kazan tá bom demais!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Carnage passará no Rio e não em São Paulo.

 

As duas mostras brigaram e o que passar no Rio, não passa em São Paulo. Segundo fontes amistosas e confiáveis, Polanski deve vir ao Rio, mas nada confirmado.

 

Devido a esse acontecido e a doença do Leon, o Festival do Rio vai ser infinitamente superior a Mostra de São Paulo. Outros filmes em negociação quase fechada: O novo de Todd Solondz, o austríaco Michael, A Dangerous Method, Wutthering Heights, Take This Waltz. Todos no Rio de Janeiro.

Eu vou estar lá filmando e vou acompanhar todo o festival do Rio! 16

 

 

 

FeCamargo2011-09-16 17:30:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que a França foi bem esperta ao escolher outro filme, já que The artist tem sido aposta fácil pra várias categorias.  Eles talvez tenham trauma de quando mandaram Persepolis e este só entrou em animação, categoria que era barbada pra Ratatouile naquele ano. 

 

Ah, só uma curiosidade a despeito de gosto (que como cabelo, cada um tem o seu): eu participo de uma outra comunidade de cinéfilos que metem o pau na Blanchett em Elizabeth e O aviador.  No primeiro caso, dizem que como Fernandona não tinha chances mesmo (o que não é exatamente uma verdade absoluta) antes a Paltrow do que Blanchett.  Eu considero Paltrow uma grande atriz, fez coisas maravilhosas depois do Oscar, porém acho que muita gente concorda que o seu prêmio além de absurdo foi mega comprado pelos Weinsteins, até mesmo o de Dench, que por melhor que esteja, alguém acha mesmo que se não fosse a campanha agressiva deles pelo filme ela teria levado?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não sei como funciona pelas bandas de lá' date=' mas deve ser o mesmo esquema de São Paulo. Pacote antecipado, pela net ou na fila.

 

Quem mora no Rio e pode informar melhor? O Festival começa lá pelo dia 06 de Outubro, parece.

 

 

 

[/quote']

 

 

Nesse estilo mesmo Adami, só se houver alguma mudança esse ano, o que não creio.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A próxima edição do Festival do Rio ocorrerá de 06 a 18 de outubro. Os filmes nacionais escolhidos foram os seguintes:

 

 

 

COMPETIÇÃO LONGAS DE FICÇÃO

 

"A Novela das Oito", de Odilon Rocha

 

"Amanhã Nunca Mais", de Tadeu Jungle

 

"Eu Receberia as Piores Notícias de seus Lindos Lábios", de Beto Brant e Renato Ciasca

 

"Girimunho", de Helvécio Marins Jr. e Clarissa Campolina

 

"Histórias que só Existem Quando Lembradas", de Julia Murat

 

"Mãe e Filha", de Petrus Cariry

 

"A Hora e a Vez de Augusto Matraga", de Vinícius Coimbra

 

"O Abismo Prateado", de Karim Aïnouz

 

"Sudoeste", de Eduardo Nunes

 

 

 

COMPETIÇÃO LONGAS DOCUMENTÁRIOS

 

"A Era dos Campeões", de Cesario Mello Franco e Marcos Bernstein

 

"Canções", de Eduardo Coutinho

 

"Laiá, Laiá", de Alexandre Iglesias

 

"Luz, Câmera, Pichação", de Marcelo Guerra, Gustavo Coelho e Bruno Caetano

 

"Marighella", de Isa Grinspum Ferraz

 

"Mentiras Sinceras", de Pedro Asberg

 

"Olhe pra Mim de Novo", de Kiko Goifman e Claudia Priscila

 

"Os Últimos Cangaceiros", de Wolney Oliveira

 

 

 

HORS CONCOURS FICÇÃO

 

"Capitães da Areia", de Cecília Amado

 

"Corações Sujos", de Vicente Amorim

 

"O Palhaço", de Selton Mello

 

"Os 3", de Nando Olival

 

"Reis e Ratos", de Mauro Lima

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nelson Gadelha, concordo com vc quando que diz que não é só a atuação o que leva um ator ou a atriz ao OSCAR. Sabemos bem que depende muito de várias outras coisas, inclusive da campanha que o guidon citou! E também concordo quando diz que não importará o que fez anteriormente. Por isso que disse que espero muito da atuação dela, pra justificar a saraivada de prêmios que irá receber.

 

E se eu digo que foram dezenove anos sem nada de relevante (tirando o heights) é porque não consigo colocar Close e Streep no mesmo patamar quando, em trinta anos de carreira das duas (pouco mais até), a primeira tem duas atuações históricas e a segunda cinco (pra ser criterioso e esquecendo os prêmios, pois alguns podem ser mais lobby e influência, admito).

 

Também amo a Paltrow! Forçaram a barra com o OSCAR? Ok, concordo! Mas não duvido que metam o pau na atuação de Blanchett não. Revi o filme esses dias e aquela cara estatelada dela me irritou profundamente (olha que sou louco por ela hein???).

 

Estou simplesmente fascinado com tudo que tenho visto do We Need to Talk About Kevin! Não suporto a atriz, já disse, mas tenho séria desconfiança de que vou ter de começar a gostar dela. Que poster incrível do filme!!!

 

Julianne como Sarah Palin = perfeição!!!! É outra da qual não lembro de ter visto uma atuação ruim (mesmo quando o filme é uma tragédia, caso do Desaparecidas).

 

E só pra deixar claro: não estou desmerecendo ninguém. Só justificando minha preferência pela Streep.
bs11ns2011-09-16 21:13:22
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sensacional o trailer de Barrymore. Eu aposto fácil no Christopher Plummer para uma indicação, e creio que ele pode se tornar até um dos preferidos ao prêmio, ainda mais se houver uma ajudinha das premiações da crítica. Agora com a entrada do Plummer e do Brad Pitt na briga por indicações, a disputa fica bem acirrada.

 

 

 

Claro que é cedo, mas vejo alguns nomes com boas chances: DiCaprio, Oldman, Clooney, Dujardin, Pitt, Gosling, Plummer e Fassbender.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não consigo ver o Plummer entrar como Lead.  Acho mais fácil com support, acho que pode até ganhar.  Mas seria fantástico eles pagando com justiça tanto ele quanto a Close em Lead, ambos.  E torcendo muito pra Negrini levar o redentor de melhor atriz. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...