Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Members

A respeito da notícia que copiei do blog da Ana Maria Bahiana, minha opinião é praticamente idêntica à do Beckin. Adiantar o Oscar pode ser uma boa - se ele viesse, no máximo, na primeira semana de fevereiro -, ainda mais para mim, que sou fã do Carnaval Carioca e dedico-me intensamente ao mesmo (basta notar que, na reta final do Oscar, eu até comento menos do que em dezembro/janeiro e, por essa razão, perco alguns filmes oscarizáveis no cinema).

 

 

 

No entanto, não faz sentido eliminar as categorias técnicas da grande noite. Ou que elas não existam, como no Globo de Ouro, ou que sejam devidamente lembradas. Não tinha parado para pensar em quão bizarro seria chegar à festa televisionada com um filme com 5 Oscars técnicos, hehe. Além da questão surpresa (se edição viesse antes, então, não teria mais qualquer graça em prever o grande vencedor), vários filmes - e suas estrelas - aparecem exclusivamente por tais categorias.

 

 

 

Outro ponto bem destacado pelo Cremildo é a oportunidade que estas categorias trazem de revelar a parte "por trás" das grandes obras. Acho um reconhecimento mais do que justo, é obrigatório e essencial para a arte seguir em frente. Ok, direção e atuação definem grandes filmes, mas acho que os cachês e a fama já são muito maiores para diretores e atores que para fotógrafos, maquiadores e figurinistas; então não custa dar-lhes uma chance de "agradecer à família" uma vez no ano.

 

 

 

Quanto ao tempo, poderiam seguir a forma do Globo de Ouro, que tem vários prêmios e pouco falatório entre eles. No entanto, o Oscar perderia parte da sua 'grandiosidade' como festa - caso fosse meramente um anúncio dos vencedores do prêmio - e, talvez, isto sim fizesse a audiência diminuir. A indústria gosta dos shows de exibicionismo, mesmo que entediantes e, posteriormente, criticados. Mas seria uma tentativa mais interessante do que ignorar tanta gente boa que faz parte da mesma indústria, compartilha o dia-a-dia e os problemas.

 

 

 

Sync, de fato, os curtas talvez pudessem receber os prêmios à parte - pensando friamente quase nunca me importo com suas premiações e não têm tanta graça -, no entanto aí que eles não apareceriam mesmo. Como sempre defendo os "frascos e comprimidos", também sou contra tirá-los do grande dia em troca de mais trocados (como é pobre a Academia!!!) por questões de transmissão. A não ser que esse ganho a mais fosse revertido para financiar curtas, hehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

wow!!

 

achei acertadissima essa decisão da academia de "eliminar" as técnicas e apenas focar nas categorias principais

 

não q não sejam categorias legais, mas como são menores, sempre tomou muito tempo das mais importantes

 

os oscar's bem antigamente sempre focaram muito nos filmes e atores, mostrando bem aquilo q a maioria queria ver

 

não sei a partir de q ano, q se passou a dar uma menor ênfase nos filmes/atores, mostrando apenas rápidos vt's, assim como acontece hj

 

a partir dali comecei a achar o oscar muito robotizado, sempre na pressa de entregar os prêmios, acelerar os discursos, isto é, dando ênfase na quantidade e não na qualidade da cerimônia

 

oscar's técnicos claro q agora passaria de uma forma bem rápida na transmissão principal, mas depois se vc quiser ver na integra, vc vai lá no youtube e vê

 

para o bem ou para o mal, eu quero mesmo é toda a babação de ovo em cima dos filmes e dos atores indicados na noite, mostrando sua trajetória até chegar ali, seu histórico, etc

 

f****-se o resto, imo

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É verdade, e recentemente fizeram aquele negócio que pode até parecer brega pra alguns, mas eu achei emocionante, de trazer grandes atores pra anunciar cada indicado nas categorias de atuação.

 

Pra não ficar fora dos últimos comentários: a Meryl Streep ganhando mais um Oscar e outra vez diante da Glenn Close seria muita crueldade, tenho até dó de imaginar a cena. ;/

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Massa que o Pina, do Wenders, continua na disputa. E eu curti bastante o Senna, pena não ter "passado de fase".

 

Sobre o lance das atrizes, de novo, que saco! Eu não voto no Oscar (nem em lugar nenhum), mas eu acho que os melhores têm que ganhar, sempre. Eu acho que não escolho meus premiados pessoais baseado em fatores sentimentais, portanto, eu não me interesso em saber se vai ganhar finalmente ou perder de novo. Peter O'Toole perdeu 549 vezes. Annette Bening perdeu de novo esse ano (ela deveria ter sido proibida de passar na calçada do teatro, mas enfim). Acontece, paciência. Glenn Close perdeu pelo menos dois Oscars injustos? Perdeu. Por isso ela tem que ganhar agora? NÃO. Se ela for melhor, ok, hands down! Senão, ela que perca. Saco isso de fator sentimental. Eles podem votar desse jeito, mas pra mim é jeito de babaca.

 

Eu, de minha parte, que não chego nem perto de ter um cadastro enviado para o Clube dos Adoradores da Kate Winslet, acho que ela é uma atriz muito boa. No entanto, em todas as vezes que ela foi indicada, eu não daria o Oscar pra ela em nenhuma. Quer dizer que é pior atriz por isso? Claro que não. O Ryan Gosling, que eu acho um ator excepcional, perdeu um Oscar que merecia, quando indicado, e perdeu outro que merecia ainda mais, quando nem foi indicado. Se ele for indicado pelo Drive, onde está muito bem, e ganhar, certamente deve ser uma injustiça, pois não seria uma interpretação para tanto (sei que isso não irá acontecer). E eu seria o primeiro a condenar o "ato" de premiar por perdas passadas. Isso só gera mais injustiça...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu torço incondicionalmente por Meryl Streep, apesar de ser fã de Glenn Close também. Querer eu quero que Streep vença. Agora, se eu votasse, eu votaria na melhor interpretação, e isso ainda não posso dizer qual é, pois não assisti nenhum dos filmes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pra não ficar fora dos últimos comentários: a Meryl Streep ganhando mais um Oscar e outra vez diante da Glenn Close seria muita crueldade' date=' tenho até dó de imaginar a cena. ;/
[/quote']

 

Na verdade ambas são "vítimas". Na minha opinião, tanto Meryl (Um Grito no Escuro) quanto Glenn (Ligações Perigosas) entregaram suas melhores atuações no cinema no mesmo ano - e ambas perderam a estatueta para Jodie Foster por Acusados, que nem em sonho alcança o que essas duas realizam em seus respectivos filmes.

Tal disputa ter resultado em perca para ambas é, ao meu ver, dos maiores vexames da Academia junto dos históricos embates e derrotas de: 

Bette Davis (A Malvada) X Gloria Swanson (Crepúsculo dos Deuses);

Katharine Hepburn (Longa Jornada) X Bette Davis (Baby Jane);

Anne Bancroft (A Primeira Noite de um Homem) X Fay Dunaway (Bonnie & Clyde);

Julie Christie (Quando os Homens são Homens) X Vanessa Redgrave (Mary Stuart) X Glenda Jackson (Domingo Maldito)

 

 

Meryl nunca ganhou de Glenn no Oscar. E isso vai ser foda de se ver. 04
Ronny2011-11-18 23:22:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não vi Judy Holliday em Nascida Ontem, que venceu Davis e Swanson, então não posso avaliar seu desempenho. Esse ano aqui é de partir o coração, duas atuações fodas em filmes com temáticas semelhantes. Agora, levando em consideração que Close e Streep sejam as melhores, devemos ter em conta que são dois papéis bastante distintos. Albert Nobbs é um personagem bastante introspectivo, enquanto que Tatcher é extremamente exposta. Streep está foda no trailer, mas não eclipsou Close de jeito nenhum, o personagem de Close é bastante interessante também. Um desafio para a sua carreira que ficou bastante marcada pelas vilãs. Quem viu Por Conta do Destino sabe que ela vai além.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só pra frisar: pra mim Annette Bening entregou a melhor performance do ano.  Não por The kids... mas sim por Mother and child. Muitas chances de ter sido o melhor trabalho dela, batendo American Beauty e Being Julia.  E fãzoidismos a parte, ninguém mais que Winslet merecia ter ganho, a melhor das indicadas e a única que podia fazer frente, Kristin Thomas, não foi indicada.  Sem contar a derrota por Razão e Sensibilidade pra intragável (atuação) da Mira Sorvino.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Um crítico de New York relatou a Jeffrey Wells que a Sony não poderá exibir The Girl with the Dragon Tattoo até o dia 28/11, exatamente o dia para qual o grupo de críticos da cidade, o NYFCC, havia marcado o anúncio de seus vencedores. O que o crítico reporta e o diretor do grupo, John Anderson, não desmentiu: O anúncio será adiado em 24hrs para que o grupo, que premiou A Rede Social ano passado, possa ver o filme. Sinais antecipados de boa vontade da crítica para o feel bad movie do final do ano?

 

NYFCC Voting Delayed By 24 Hours?

girl-with-the-dragon-tattoo-2011-official-version-2--479x200.jpg 

 

 

 

 

O furacão Streep continua a arrasar corações por The Iron Lady.

Roger Friedman endossa o buzz de Meryl' date=' que segundo ele há muito tempo não carregava um filme inteiro nas costas. "Um Oscar pode não ser reconhecimento a altura do que ela faz aqui, uma atriz no topo de sua forma, dando total impressão de que é insuperável".

 

Meryl Streep Makes a Strong Oscar Bid As Margaret Thatcher

The_Iron_Lady.jpg

 

 

 

Exibido para a imprensa, The Muppets arrebatou a crítica nos EUA. Todos os grandes (Hollywood Reporter, Variety, Screendaily, IndieWire) aclamaram o filme - e já rola especulações em torno das possibilidades do filme vir a tomar o Globo de Ouro de Comédia por assalto. Para o Oscar o filme deve concorrer na categoria de Melhor Canção.

 

the-muppets-movie-november-23-2011.jpg

 

A mostly winning return for childhood favorites from a prior century looks to accomplish its goal of pleasing old fans and winning new ones.

Effortlessly blending wised-up' date=' self-reflexive humor with old-fashioned let's-put-on-a-show pizzazz, The Muppets is an unexpected treat[/quote']

One of the best movies you'll see this year.

For the first several reels' date=' The Muppets is nearly perfect with its winningly dopey musical numbers and joyful humor.[/quote']

 

 

Tinker Tailor Soldier Spy começou a ser exibido para grupos de críticos nos EUA. A despeito da aclamação geral em torno de todos os aspectos do filme, o que se tem comentado é que a trilha de Alberto Iglesias vem pra brigar pelo ouro, além do óbvio: Que é inacreditável que já tendo quase 50 filmes no currículo e uma tremenda reputação, Gary Oldman jamais tenha concorrido ao Oscar. É o tipo de burburinho que só o fará crescer na corrida.

 

tinker-tailor-soldier-spy-trailer-2.jpg

 

Also major shout out to Alberto Iglesias. Awesome score.

 

 

[quote=Rhett Bartlett]Tinker Tailor Solider Spy is Gary Oldman's 47th film. He has never been Oscar nominated. Enough said.
 
Ronny2011-11-19 02:10:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Panta, W.E foi adiado para fevereiro por mera estratégia de mercado. Agora em dezembro o filme abre, em apenas uma sala tanto em NY como em LA, para se qualificar para o Oscar.

 

[Edited]: E a atriz elogiada em questão é justamente a Andrea Riseborough, que interpreta Wallis e já esteve em filmes como Simplesmente Feliz e Não me Abandone Jamais. Acho que depois de Carey Mulligan, ela será a próxima grande estrela a ascender dos cinemas britanicos.

Indico Brighton Rock, com ela, Helen Mirren e Sam Riley. Bom filme e ela dá um show.

 

Curiosidade: Em 2009 ela interpretou Margaret Thatcher num filme para a tv. Dizem que sua personificação é incrível. Fica a dica para ver depois de The Iron Lady. 06
Ronny2011-11-19 02:20:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

tb acho injusto um ator do naipe do oldman não ter uma mísera indicação em toda carreira. se o filme é muito bom, e ele realmente está bem, a academia não pode esquecer dele dessa vez

 

dai então essa categoria estaria "lock" com clooney, pitt, di caprio, dujardin e oldman? com o clooney provavelmente em mais uma atuação clooney roubando a vaga de fassbender, gosling ou harrelson

 

qt a categoria de melhor atriz, parece q ficou complicado o caminho da close. a meu ver a streep q já tem 2 oscar's (1 principal e 1 coadjuvante) não precisa de mais um oscar pra ser considerada a melhor atriz de todos os tempos. é um equivoco gigantesco querer mensurar isso pela quantidade de oscar's ganhos, isto é, a hepburn q tem 4 oscar's em leading seria 2 vezes melhor atriz q a streep q tem 2? então antes de tudo, oscar deveria ser reconhecimento, não só apenas por aquele papel, mas sim pela carreira inteira. e das q estão no páreo, a close merecia muito mais esse reconhecimento

 

a categoria de atriz praticamente lock com: close, streep, davis e williams. a última vaga estaria entre theron, olsen e jones, com vantagem p/ theron

 

não levei fé na mara no trailer de TGWTDT. a achei muito contida

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
tb acho injusto um ator do naipe do oldman não ter uma mísera indicação em toda carreira. se o filme é muito bom' date=' e ele realmente está bem, a academia não pode esquecer dele dessa vez

dai então essa categoria estaria "lock" com clooney, pitt, di caprio, dujardin e oldman? com o clooney provavelmente em mais uma atuação clooney roubando a vaga de fassbender, gosling ou harrelson

[/quote']

 

Ainda acho que um cai pra Fassbender entrar. Fassy tem o tipo de atuação underdog que ao longo da temporada da crítica vai se firmando como indispensável, nem que seja pra tornar a competição mais digna. Plus: Pode-se dizer que ele foi, ao lado de Ryan Gosling, o It Boy do ano, com meia duzia de filmes bem sucedidos. Ele é um astro em ascenção, requisitado por grandes diretores, que é hoje a cara do cinema inglês no mundo. Com um tour de force, um filme já prestigiadíssimo e uma campanha bacana que já tá rolando por parte dele e da Fox Serachlight, eu vou ficar meio surpreso caso ele fique de fora por alguém como Leo DiCaprio, que não recebeu resenhas tão unanimes e por um filme mal de crítica e bilheteria, que daqui a pouco ja deverá estar meio esquecido.

 

Por falar na "campanha" de Fassy...

 

 

Fassy na Time:

2gsnzox.jpg

 

 

 

Fassy na GQ:

Michael+Fassbender+GQ+1.jpg
Ronny2011-11-19 17:23:29
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Rselistre, também adoro a Charlotte Gainsbourg em "Melancholia". Não sei se você sabe, mas ela está cotada para interpretar a Patti Smith, na filmagem, do melhor livro do ano - "Só Garotos". Com o sucesso que o livro fez nos USA, seria uma boa oportunidade pra ela ser indicada.

 

 

 

 

 

Eu também sou a favor de premiar os que estão melhores no ano, sem olhar para carreira, ou qualquer outro tipo de apelo. A lógica da compensação só serve para premiar ótimos atores por papéis menores, estimulando as injustiças. Vira uma bola de neve.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Previsões desta semana:

 

 

 

FILME:

 

  1. Os Descendentes
  2. Histórias Cruzadas
  3. Meia-Noite em Paris
  4. O Artista
  5. O Espião que Sabia Demais
  6. O Homem que Mudou o Jogo

  7. A Árvore da Vida
  8. A Invenção de Hugo Cabret

  9. Cavalo de Guerra
  10. Tão Forte e Tão Perto [novo]

Alternativa: Shame

 

 

 

DIREÇÃO

 

  1. Alexander Payne - Os Descendentes

  2. Michel Hazanavicius - O Artista
  3. Terrence Malick - A Árvore da Vida

  4. Martin Scorsese - A Invenção de Hugo Cabret
  5. Steven Spielberg - Cavalo de Guerra

Alternativa: Woody Allen - Meia-Noite em Paris

 

ATOR

 

  1. George Clooney - Os Descendentes

  2. Brad Pitt - O Homem que Mudou o Jogo

  3. Jean Dujardin - O Artista
  4. Leonardo DiCaprio - J. Edgar
  5. Michael Fassbender - Shame

Alternativa: Gary Oldman - O Espião que Sabia Demais

 

ATRIZ

 

  1. Viola Davis - Histórias Cruzadas
  2. Meryl Streep - The Iron Lady
  3. Glenn Close - Albert Nobbs
  4. Michelle Williams - My Week with Marilyn
  5. Charlize Theron - Young Adult

Alternativa: Kirsten Dunst - Melancolia

 

ATOR COADJUVANTE

 

  1. Christopher Plummer - Toda Forma de Amor

  2. Albert Brooks - Drive
  3. Kenneth Branagh - My Week with Marilyn
  4. Max Von Sydow - Tão Forte e Tão Perto
  5. Christoph Waltz - Carnage

Alternativa: Ben Kingsley - A Invenção de Hugo Cabret

 

ATRIZ COADJUVANTE

 

  1. Octavia Spencer - Histórias Cruzadas
  2. Vanessa Redgrave - Coriolanus
  3. Jessica Chastain - Histórias Cruzadas
  4. Janet McTeer - Albert Nobbs
  5. Carey Mulligan - Shame

Alternativa: Shailene Woodley - Os Descendentes

 

ROTEIRO ORIGINAL

 

  1. Meia-Noite em Paris
  2. O Artista
  3. Toda Forma de Amor

  4. Ganhar ou Ganhar

  5. A Separação

Alternativa: Young Adult

 

 

ROTEIRO ADAPTADO

 

  1. Os Descendentes

  2. O Espião que Sabia Demais
  3. Histórias Cruzadas
  4. Tão Forte e Tão Perto [novo]

  5. O Homem que Mudou o Jogo

Alternativa: Cavalo de Guerra

 

 

ANIMAÇÃO

 

  1. Rango
  2. As Aventuras de Tintim
  3. Chico e Rita
  4. Winnie the Pooh

     

  5. Carros 2
Alternativa: Arthur Christmas

 

 

 

Cremildo2011-11-23 11:17:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hugo começa a arrebatar os top critics.

hugo_interno.jpg

 

 

Screendaily

"Martin Scorsese has turned hit young adult novel The Invention of Hugo Cabret into a warm and delightfully engaging family film. (...) Thankfully, the design and effects don’t overshadow the performances, which are uniformly strong".

 

 

Variety

"In attempting to make his first film for all ages, Martin Scorsese has fashioned one for the ages. Simultaneously classical and modern, populist but also unapologetically personal, Hugo flagrantly defies the mind-numbing quality of most contempo kidpics".

 

 

Hollywood Reporter

"A fabulous and passionate love letter to the cinema and its preservation framed by the strenuous adventures of two orphans in 1930s Paris".

 

 

Time

"Hugo is not only an act of devotion from a modern movie artist to the wizards who inspired him; it is also Scorsese’s imaginary autobiography. A masterpiece".
Ronny2011-11-19 20:19:13
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Go Go Fassy!

Go Go Oldman!
 
A semelhança física da Charlotte com a Patti Smith é impressionante, é o mesmo biotípo, o rosto é muito similar também. Tem que ser ela se houver mesmo a adaptaçã. Confesso que não gostaria que se realizasse, para quem leu o livro e para a própria Patti, é algo muito particular para ser exibido a qualquer um, mas se ela vendeu ps direitos, ela não deve está muito ligando para isso.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...