Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Concordo com o FeCamargo. Inaceitável mesmo pois há casos em que simplesmente não tem coadjuvantes e todos são protagonistas do filme. A Viola dá um banho de atuação mas a protagonista do filme tá esquecidíssima (e é competente até de modo surpreendente, principalmente pra mim que não gosto muito dela), provavelmente passará em branco. É duro constatar que o comércio passa por cima da arte do cinema na maioria das vezes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

A Emma Stone é uma graça em cena. Nunca tinha visto um filme com ela... Não que me lembre. Ela é um encanto, tanto que consegue o feito de tirar a atenção daquele cabelo bisonho que cometeram contra ela. Coisa mais tosca e mal feita...09

 

 

 

FeCamargo2011-11-22 13:28:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já vi muita gente criticar o aparecimento do monstrengo, mas eu sinceramente não me incomodei nenhum pouco. Tudo era tão lindo e tão nostálgico pra mim. Pouco me importava mesmo com a estética ou o aparecimento do ET, era a experiencia que estava sendo válida. Super 8 teve um efeito tão espetacular em mim e aquele final açucarado do jeito que eu gostava quando era criança, foi demais. Adoro o filme, adoro mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Indico a voces dois Attack the Block, filme britanico sobre invasao alienígena num bairro pobre de Londres. Um grupo de jovens delinquentes vai tentar confrontar os invasores.

O filme é uma alegoria política sensacional, e ao meu ver uma especie de irmão mais velho de Super 8. Um me pegou pela nostalgia, o outro pelo frescor e pungencia.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Já vi muita gente criticar o aparecimento do monstrengo' date=' mas eu sinceramente não me incomodei nenhum pouco. Tudo era tão lindo e tão nostálgico pra mim. Pouco me importava mesmo com a estética ou o aparecimento do ET, era a experiencia que estava sendo válida. Super 8 teve um efeito tão espetacular em mim e aquele final açucarado do jeito que eu gostava quando era criança, foi demais. Adoro o filme, adoro mesmo.[/quote']

 

Eu acho que o filme cai drasticamente daquele momento em diante.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Off:

 

 

 

O compositor e regente Alexandre Desplat vai se apresentar em São Paulo. Autor das trilhas de filmes como Harry Potter e as Relíquias da Morte, A Árvore da Vida, A Rainha e O Escritor Fantasma, o francês vai conduzir a osquestra Jazz Sinfônica.

 

 

 

A apresentação única acontecerá no dia 30 de novembro, às 21h, no SESC Pinheiros. No programa estão suítes de composições de filmes como Relíquias da Morte, O Curioso Caso de Benjamin Button, O Discurso do Rei, Moça com Brinco de Pérola e Lua Nova, entre outros.

 

 

 

O ingresso custa R$ 16 e já está à venda na rede SESC.

 

 

 

No dia 1º de dezembro, às 20h30, Desplat faz uma palestra no mesmo SESC Pinheiros, com exibição comentada de trechos dos filmes. A palestra é gratuita; para assistir, é preciso retirar senha uma hora antes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então tá Ronny! Eu vou ver o restante dos filmes da Close e depois a gente volta a conversar!

 

Mas se o Ronny tá falando da Scott Thomas no Há Tanto Tempo que Te Amo e Hawkins em Simplesmente Feliz (não sei qual seria o filme de Binoche)' date=' concordo plenamente com ele. A atuação da Scott Thomas é espetacular! Melhor do que as cinco indicadas (outra vez achei uma atuação melhor do que a da Streep; fazer o que??? 04)
[/quote']

 

Beleza. 03

Sim, Thomas e Hawkins por ambos os filmes. Binoche por A Viagem do Balão Vermelho.

Maravilhosa.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Cremildo, Ebert é uma piada no meio há algum tempo.

 

Já foi muito bom mas é uma especie de 'café com leite' no meio crítico atualmente.

 

Voce é funcionário dele ou algo do tipo que justifique essa revoltinha infantil por termos criticado alguém que não tem mais credibilidade?

 

Meu amigo, nós não temos culpa se voce não filtra o que posta aqui.

 

Fuckin weirdo.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

é vdd: emma stone é a principal em the help, mas claro q eles não iriam colocar as 2 mais fortes atrizes na mesma categoria de coadjuvante, fato esse q 'deveria' ser corrigido obrigatoriamente pela academia

 

super 8 é f**asso! pena q a academia só lembrará dessa pérola em efeitos especiais 04

 

vem tb p/ o rio desplat! 16

 

e como foi a recepção do war horse perante os criticos? eu só lembro duns comentários no twitter de gente dizendo q adorou e outro não. o q aconteceu afinal de contas? tenho reparado q os especialistas do oscar (kudos?) pararam de apostar forte nele.

 

Como já dito, foi exibido e, segundo alguns jornalistas, a sessão foi mal agendada. Muita gente não compareceu. E sim, as prévias, mesmo que achistas, dão conta de divisão de opiniões.

 

vlw ronny!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Dark, Super 8 fodassa? Não vimos o mesmo filme, com certeza... Ele traz uma boa aura de nostalgia sim, tem a fofíssima Elle Fanning, mas o filme é um pastiche meia boca dos filmes do Spielberg e das aventuras dos anos 80. O filme começa bem, depois se perde completamente e tem momentos constrangedores, como o final.

 

-----------------

 

Shame visto. Não tive muito tempo de processar o filme.

 

Tem algo no estilo do Steve McQueen que ao mesmo tempo me fascina e me distancia. Assim como em Hunger a gente percebe uma certa frieza, um apego aos detalhes, ao silêncio, um tom melancólico... A frieza da direção contrasta e realça a violência dos temas que ele escolheu nos dois filmes. Esteticamente me diz muito, mas Shame não pegou tanto emocionalmente, com exceção do último ato que é catártico. Talvez por ser um filme que ganhe em intensidade a medida que se desenvolve. Estou ainda sob o efeito de algumas cenas fortes e maravilhosas.

 

Michael Fassbender é uma das maiores descobertas dos últimos anos. Onde será que ele estava esse tempo todo? Ele tem cenas em que deveria ganhar o Oscar apenas pela intensidade do seu olhar... Ele se entrega completamente, em cenas sexo, de nu explícito (observação cretina: ele tem um "grande talento", o que vai fazer dele O sex symbol).

Enfim... uma atuação poderosa, mas que não faz o estilo Oscar. Não o vejo vencendo este ano, mas é meu favorito até agora! Carey Mulligan é coadjuvante, não protagonista, isto é certo. Ela está excelente e ao que parece, ela canta muitíssimo bem. A personagem me comoveu bastante. Não a vejo sendo indicada... na verdade não sei como os votantes reagiriam a um filme desses. Steve McQueen tb mereceria ser indicado, assim como a montagem do filme.

 

Por fim, McQueen é super bem-humorado, Fassbender tímido. Vou tentar postar partes da entrevista no blog.

 

 

 

 

 

 

 

 

Leleo2011-11-22 19:23:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vida, amor e morte no paraíso havaiano: por que Os Descendentes está na frente da corrida do ouro

Descendants.jpg

Quando a plateia inteira do teatro Samuel Goldwyn, da Academia, se levantou para aplaudir assim que a última imagem de Os Descendentes – George Clooney e as meninas Shailene Woodley e Amara Miller, no sofá, comendo pipoca e vendo o documentario A Marcha dos Pinguins, cobertos por uma manta amarela- eu tive a nítida impressão de que sabia quem era, enfim, a pole position na corrida do ouro.

Certo, a exibição  era uma premiere e não a sessão oficial para a Academia (se fosse, eu não estaria lá…) mas com certeza uma boa parte da pessoas que aplaudiam entusiasticamente o filme de Alexander Payne era votante. Uma rápida olhada sobre o salão da Academia superlotado para a recepção depois do filme revelou uma dúzia de cabeças coroadas de estúdios, outra de produtores, e um bom contingente de atores, atrizes e técnicos.

Numa coisa eu concordo com todos eles: Os Descendentes merece todos os aplausos e a dianteira na disputa. É um belíssimo filme, adaptado do livro (igualmente belo) de Kaui Hart Hemming e interpretado por George Clooney e um excelente elenco de apoio com o tipo de sutileza e complexidada raras no cinemão norte-americano. Especialmente notável é o trabalho de Shailene Woodley como a filha mais velha de Matt (Clooney) o advogado de sangue-azul havaiano  ( descente de uma princesa nativa e um banqueiro norte americano, imigrante ) que precisa, ao mesmo tempo, decidir o que fazer com a esposa, que o traiu e agora jaz em coma no hospital, e com um enorme pedaço de terra, intocado e espetacular, que pertence à familia.

Laços de sangue e laços de terra formam a delicada teia da trama, onde as coisas que acontecem fora – os confrontos entre pai e filhas, a aparição de um hilário amigo cabeção da filha mais velha, a busca do amante da esposa, as divergências entre os primos a respeito do destino das terras – são menos importantes do que as acontecem dentro dos personagens. Principalmente o longo, penoso, lindo arco entre decepção e perdão, passando por fúria, desespero e compaixão, que o Matt de George Clooney faz, literalmente diante de nossos olhos, e que certamente vai (com justiça) lhe valer indicações.

Alexander Payne, afastado das telas desde Sideways-Entre Umas e Outras, é um desses raros, preciosos diretores sem o desespero de impulsionar a narrativa a todo custo, com a calma e a precisão capazes de deixar a história e as emoções respirarem através de seus atores e dos detalhes, da luz, da maravilhosa fotografia de Phedon Papamichael ( seu colaborar também em Sideways).

A trilha, composta unicamente de gravações originais de música havaiana – inclusive o mega-mestre da guitarra slack key, Gabby Pahinui – sublinha delicadamente essa jornada.

No final tudo termina naquele sofá, com pipoca e A Marcha dos Pinguins, os descendentes da princesa havaiana e do banqueiro ha’ole cobertos pela mesma colcha amarela que embalou as horas finais da esposa em coma. Morte, vida, sangue, terra, família, compreendida, aqui, como algo maior que a mera sucessão de gerações, algo que vai até raízes profundas e ramos vastos da árvore da vida.

Somos todos descendentes, diz o filme de Payne. E, um dia, seremos todos ancestrais.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não vi A Viagem do Balão Vermelho. Vou procurar! No Cópia Fiel ela realmente está espetacular! Uma atuação dessas de não esquecer durante muitos e muitos anos!!! 

 

Emma Stone não tinha feito nada relevante até então. Tirando o Amor a Toda Prova que não vi, nos outros que fez sempre pareceu aquela coisinha bonitinha mas sem graça. A melhor aparição dela foi no Zumbilândia. Mas no The Help ela é um encanto! Esqueceu um pouco da beleza em prol da personagem e a defende com muita emoção. Gostei dela!

 

Parece bem bom Os Descendentes, hein??? Será que vai dar Clooney na cabeça de novo pra desespero do povo aqui do fórum? rs. Eu gosto dele. Sabe usar a canastrice e o jeitão de galã incorrigível quando quer para o que quer sem ser ridículo ou pretensioso. Pode não ser um ator memorável mas funcionou sempre que se propôs a fazer algo sério!

 

Obs.: pelas informações do Leleo sobre o Fassbender no Shame, tenho que assistí-lo urgentemente!!! 06
bs11ns2011-11-22 20:17:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

No Ebert' date=' o que menos me importam são as cotações. Nunca li um crítico que escrevesse textos mais envolventes do que ele.

[/quote']

 

De acordo. Suas coletâneas de ensaios sobre os grandes filmes de todos os tempos - a série Great Movies - é uma mina de informação e de opinião aprofundada. Graças a elas ampliei muito meus horizontes sobre o cinema mundial e o clássico.

 

Ainda que sua doença o tenha abalado nos últimos anos, sua condição de crítico mais renomado dos EUA não mudou, assim como sua "militância" em diversas área, seja no jornal, no site, no blog, em seu festival ou na TV.

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...