Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Conferi Beginners e Margin Call.

 

Beginners foi uma baita surpresa.
O filme vai bem além da incensada [com toda justiça] atuacao do Christopher Plummer.
Adorei a contencao dramática, nunca fora do tom, e a narrativa nao podia ser mais acertada. O filme é sobre esse filho (Ewan McGregor) que, aos 38 anos, se vê diante de uma crise de meia idade antecipada. Ele questiona sua criação e sua trajetória, mas de uma maneira muito pessoal, perspectiva a qual está atrelada a proposta narrativa do filme. Não há nada que não passe pelo filtro do personagem.

Um filme extremamente anticlimático, ate por isso duro. Sua fotografia é outro triunfo, no que a camera, quase sempre à mão, mais parece espreitar os personagens, conferindo a perfeita identidade pretendida pelo roteiro, de torpor emocional paradoxalmente sereno, abrandado pelos pequenos eventos cotidianos e introspectivos.

Christopher Plummer é uma autoridade e não precisa sequer do texto para passar um milhão de coisas só com sua expressão. E Ewan McGregor tá maravilhoso, conseguindo conferir extrema distinção e humanidade a um personagem emocionalmente tão retraído. Que ele consiga despertar não pena, mas curiosidade, nos serve para lembrar do excelente ator que ele pode ser. E não posso deixar de mencionar, lógico, Melanie Laurent, perfeito contraponto a McGregor, mais a serviço do personagem do colega, mas de uma presença encantadora. Musa.

O filme tá sendo cotado para o Oscar de Ator Coadj e Roteiro Original, mas acho que não reclamaria se figurasse no top 10.  
Pequeno filme de força. Baita mensagem. Lindo mesmo.

 

 

Margin Call é de fato um excelente filme. Não tenta explanar nada e é de uma concisão e distanciamento notáveis.
Do micro, o nascedouro de uma puta crise que vai arrastando o que vê pela frente.
O personagem do Kevin Spacey é o perfeito reflexo da transformação que a crise irá causar. Sua primeira e última aparição amarram um mesmo acontecimento, mas é incrivel como o sentido é completamente oposto. Rima temática perfeita.

O diretor/roteirista J.C. Chandor constrói uma parábola do caos e todos os personagens estão a serviço de uma narrativa multi-plot. É muito difícil descolar um elenco que confira extrema credibilidade a uma proposta dramatúrgica de cunho quase alegórico. O time aqui não só dá conta do recado como confere extrema humanidade aos seus personagens. Mesmo que o roteiro sublinhe as consequencias pessoais da crise em apenas três momentos (Spacey, Stanley Tucci e Penn Badgley), estes são duros e/ou metafóricos.

Terceiro filmaço que vejo esse ano cujo tema é a crise economica de 2008, Margin Call não deixa nada a dever a Too Big to Fail e Trabalho Interno.


Obs: Jeremy Irons, Kevin Spacey e Paul Bettany são 'O's caras.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E mesmo eu entendendo o seu ponto e sabendo que você não está afirmando que esses filmes não são obras de qualidade, Sindicato dos Ladrões, O Franco Atirador e, acima de todos, Casablanca são filmes excelentes. Sorte que o timing casou com a qualidade.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

NÃO, THICO! 06

Eu frisei que eles não ganharam apenas pela excelencia de seus filmes (concordo com a Academia nas vitórias de Scorsese e Coen, pelas obras em si), mas sobretudo porque eles estiveram pautados por uma extensa e brilhante carreira.

 

E todos os filmes que frisei foram beneficiados pelo fator temático, mas isso não os isenta de qualidade.

 

Um super mal entendido, mas vindo de voce, uma anta metamorfoseada em humano, eu entendo... 060606
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

eeeuuu fãzoide? eeeuuu não! 06

 

ronny, eu realmente sou fã do spielberg assim como de outros diretores e torço pelo sucesso deles a cada novo filme (afinal de contas eles já me deram tantas alegrias e se eles tem esse talento, é mais fácil confiar neles do q em diretores desconhecidos ou em começo de carreira)

 

agora se o filme em questão não for do meu agrado, eu não tenho problema nenhum em criticá-lo. pode ter certeza q serei o primeiro a descer a lenha 06

 

bom, o q estamos tentando fazer aqui é justamente procurando antever o q irá acontecer lá em fevereiro / março, e é aquilo q o sync falou: os votantes da academia não são os criticos (convenhamos q a maioria dos filmes q ganham oscar, normalmente não são os melhores filmes do ano)

 

então q tipo de filme ganha mais facilmente o oscar?

 

são normalmente aqueles mais hábeis de manipular o sentimento das pessoas

 

e war horse parece q está conseguindo fazer isso (soando ou não piegas), assim como the descendants, the artist e hugo! (esse útlimo tendo o contra de ser um filme 'feito p/ a familia', mas hj acredito ter boas chances de ser indicado)

 

é claro q não dá p/ desprezar o poder da critica, pq p/ o bem ou p/ o mal são justamente eles q irão manipular a mídia/pessoas a respeito de qual na opinião deles é o melhor filme do ano. todos sabemos os efeitos do estouro da boiada e de como eles conseguem fazer uma poderosa lavagem cerebral em tudo e em todos

 

vamos continuar acompanhando o q irá acontecer e q dessa vez vença o melhor (algo q a meu ver não acontece desde beleza americana)

 

.

.

.

 

olha ai talvez mais uma surpresa: we bought a zoo (ao menos damon me pareceu estar bem no trailer)

 

concordo a respeito do: extremely loud and incredibly close (se for 1 filme feito na dose certa, tendo como pano de fundo o 11 de setembro, tem tudo p/ ser 1 dos favoritos, ainda mais pq de certa forma é um estória recente e ainda não houve 1 filme sobre esse acontecimento marcante q tocou a fundo o emocional dos americanos)

 

 

 

D4rk Schn31d3r2011-11-27 00:11:37

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

tá certo, vamos aguardar os próximos capítulos 06

 

.

.

.

 

aqui uma listagem de como os filmes estão no rotten tomatoes (considerei apenas os que possuem + de 10 avaliações):

 

percent (fresh-rotten) movie

 

100% (10-0) Coriolanus

98% (127-3) Muppets, The

98% (40-1) Tinker, Tailor, Soldier, Spy

97% (63-2) Artist, The

97% (108-3) Hugo

96% (256-10) Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2

95% (193-10) Moneyball

93% (174-14) Midnight in Paris

92% (134-12) Descendants, The

92% (195-16) Drive

90% (19-2) Carnage

89% (119-15) Martha Marcy May Marlene

86% (38-6) Adventures of Tintin, The - The Secret of the Unicorn

86% (171-29) Ides of March, the

84% (180-34) Contagion

84% (193-36) Tree of Life, The

83% (19-4) Shame

82% (92-20) My Week with Marilyn

82% (188-40) Rise of the Planet of the Apes

82% (206-46) Super 8

81% (50-12) Dangerous Method, A

75% (142-47) Help, The

75% (80-27) Like Crazy

74% (25-9) Rampart

51% (72-68) Rum Diary, The

41% (64-93) J. Edgar

 

wow, q bomba tá mostrando ser o j. edgar! clintão, tire umas férias!!

 

go muppets! 1606

 

D4rk Schn31d3r2011-11-27 12:24:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esqueçam o Rotten Tomatoes, pessoal. Esse site não é de nada. Esse esquema de porcentagem é super falho e privilegia muito filmes "agradáveis" e com pouco detratores, tipo Hugo e The Muppets.

 

 

 

 

 

O esquema é o Metacritc.com

 

 

 

---------------------

 

 

 

Q horas sai o NYFCC?

 

 

 

É o prêmio mais imprevisível, justamente pq é o primeiro. Não temos parâmetro.

 

 

 

O óbvio: The Descendants

 

Possível: A árvore da vida, The Artist e Moneyball

 

Caio da cadeira: Harry Potter, Hugo ou Dragon Tatoo

 

 

 

Minha aposta: A árvore da vida (pra correr riscos!)

 

 

 

Mas estou até mais interessados nas categorias de atuação (pq são nessas que costumam bater mais com o Oscar).

 

 

 

Últimos vencedores do NYFCC:

 

 

 

Só 5 dos últimos 22 levaram o Oscar (é quase uma maldição esse prêmio então)

 

A Rede Social

 

Guerra ao Teror

 

Milk

 

Onde os fracos

 

Vôo United 93

 

Brokeback Mountain

 

Sideways

 

O Retorno do Rei

 

Longe do Paraíso

 

Cidade dos Sonhos

 

Traffic

 

Topsy Turvy

 

Soldado Ryan

 

Los Angeles

 

Fargo

 

Las Vegas

 

Quis Show

 

A lista de Schindler

 

O jogador

 

O silêncio dos inocentes

 

Os bons companheiros

 

Meu pé esquerdo

 

 

 

Sync2011-11-27 18:11:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não adiante só olhar a porcentagem de notas positivas no RottenTomatoes. Isso é muito enganador. É preciso atentar para a nota média.

 

Um filme pode ter 15 críticas, todas positivas. 100%. Mas aí você olha a média e é 6.7, por exemplo. Ou seja, não há paixão, entusiasmo pela obra. E no Rotten é tudo 8 ou 80: ou uma opinião é positiva ou negativa, sem meio termo. Críticas que deram 3/5 para um filme já foram consideradas negativas por eles.

 

O MetaCritic pega as notas mesmo, e não meras porcentagens (além de ter a gradação "mixed" para as opiniões divididas).

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Venceram o NYFCC e levaram o Oscar:

 

 

 

11

 

Colin Firth, Melissa Leo, Christoph Walz, Mo'Nique, Sean Penn,Penelope Cruz, Javier Bardem, Forest Withaker, Helen Mirren, Jennifer Hudson e Reese Witherspoon.

 

 

 

 

 

Perderam o NYFCC e levaram o Oscar:

 

 

 

 

 

13

 

Natalie Portman, Christian Bale, Jeff Bridges, Sandra Bullock, Kate Winslet, Heath Ledger, Daniel Day-Lewis, Marion Cotillard, Tilda Swinton, Alan Arkin, Philip Seymour Hoffman, George Clooney e Rachel Weisz.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

isso mesmo galera, o RT apenas avalia se o filme é agradável ou não de assistir

 

o cara pode ter dado um fresh pro filme dando nota 6 por exemplo

 

o metacritic já faz esse equacionamento melhor pq faz a média ponderada das notas de todos os criticos do site (43 no total?)

 

taí a listagem do metacritic:

 

metascore (critics) movie

 

94 (4) Shame

87 (19) Artist, The

87 (41) Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2

87 (42) Moneyball

86 (4) Adventures of Tintin, The - The Secret of the Unicorn

85 (37) Hugo

85 (43) Tree of Life, The

84 (42) Descendants, The

81 (40) Midnight in Paris

79 (40) Drive

76 (37) Martha Marcy May Marlene

76 (35) Muppets, The

75 (6) Carnage

74 (22) Dangerous Method, A

72 (41) Super 8

70 (38) Contagion

70 (36) Like Crazy

68 (14) Rampart

68 (39) Rise of the Planet of the Apes

67 (43) Ides of March, the

66 (35) My Week with Marilyn

62 (40) Help, The

59 (41) J. Edgar

56 (37) Rum Diary, The

 

go shame, mantenha o pique 16

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members



O que vocês acham dos palpites sobre os atores favoritos para 2012? Deixei uma vaga em aberto em cada categoria por causa do "elemento surpresa" que costuma sempre aparecer. Ansioso pela temporada de prêmios da crítica que começa amanhã...


ACTRESS
Glenn Close
Viola Davis
Meryl Streep
Michelle Williams

ACTOR
George Clooney
Michael Fassbender
Gary Oldman
Brad Pitt

SUPPORTING ACTRESS
Janet Mcteer
Carey Mulligan
Vanessa Redgrave
Octavia Spencer

SUPPORTING ACTOR
Kenneth Branagh
Viggo Mortensen
Christopher Plummer
Max Von Sydow

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

94 (4) Shame

87 (19) Artist' date=' The

87 (41) Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2

87 (42) Moneyball

86 (4) Adventures of Tintin, The - The Secret of the Unicorn

85 (37) Hugo

85 (43) Tree of Life, The

84 (42) Descendants, The

81 (40) Midnight in Paris

79 (40) Drive

76 (37) Martha Marcy May Marlene

76 (35) Muppets, The

75 (6) Carnage

74 (22) Dangerous Method, A

72 (41) Super 8

70 (38) Contagion

70 (36) Like Crazy

68 (14) Rampart

68 (39) Rise of the Planet of the Apes

67 (43) Ides of March, the

66 (35) My Week with Marilyn

62 (40) Help, The

59 (41) J. Edgar

56 (37) Rum Diary, The

 

 

[/quote']

 

06 Mesmo assim, os Muppets ainda estão por ali.

 

A julgar pelas cotações dadas ao último Harry Potter, aliadas aos números impressionantes de bilheteria (uma cominação rara), ele deveria estar seriamente dentro das conversas de Oscar. Mas isso provavelmente não vai acontecer.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Previsões desta semana:

 

 

 

FILME:

 

  1. Os Descendentes 
  2. Histórias Cruzadas 
  3. Meia Noite em Paris
  4. O Artista
  5. O Homem que Mudou o Jogo
  6. A Invenção de Hugo Cabret
  7. O Espião que Sabia Demais 
  8. Cavalo de Guerra
  9. A Árvore da Vida
  10. Tão Forte e Tão Perto

Alternativa: Os Homens que Não Amavam as Mulheres [novo]

 

 

 

DIREÇÃO

 

  1. Alexander Payne - Os Descendentes

  2. Michel Hazanavicius - O Artista
  3. Martin Scorsese - A Invenção de Hugo Cabret
  4. Steven Spielberg - Cavalo de Guerra
  5. Terrence Malick - A Árvore da Vida

Alternativa: Woody Allen - Meia-Noite em Paris

 

ATOR

 

  1. George Clooney - Os Descendentes

  2. Brad Pitt - O Homem que Mudou o Jogo

  3. Jean Dujardin - O Artista
  4. Leonardo DiCaprio - J. Edgar
  5. Michael Fassbender - Shame

Alternativa: Gary Oldman - O Espião que Sabia Demais

 

ATRIZ

 

  1. Viola Davis - Histórias Cruzadas
  2. Meryl Streep - The Iron Lady
  3. Glenn Close - Albert Nobbs
  4. Michelle Williams - My Week with Marilyn
  5. Rooney Mara - Os Homens que Não Amavam as Mulheres [novo]

Alternativa: Charlize Theron - Young Adult

 

ATOR COADJUVANTE

 

  1. Christopher Plummer - Toda Forma de Amor

  2. Albert Brooks - Drive
  3. Kenneth Branagh - My Week with Marilyn
  4. Max Von Sydow - Tão Forte e Tão Perto
  5. Christoph Waltz - Carnage

Alternativa: Ben Kingsley - A Invenção de Hugo Cabret

 

ATRIZ COADJUVANTE

 

  1. Octavia Spencer - Histórias Cruzadas
  2. Vanessa Redgrave - Coriolanus
  3. Jessica Chastain - Histórias Cruzadas
  4. Janet McTeer - Albert Nobbs
  5. Shailene Woodley - Os Descendentes

Alternativa: Carey Mulligan - Shame

 

ROTEIRO ORIGINAL

 

  1. Meia-Noite em Paris
  2. O Artista
  3. Toda Forma de Amor

  4. Ganhar ou Ganhar

  5. A Separação

Alternativa: Martha Marcy May Marlene [novo]

 

 

ROTEIRO ADAPTADO

 

  1. Os Descendentes

  2. O Espião que Sabia Demais
  3. Histórias Cruzadas 
  4. Tão Forte e Tão Perto

  5. O Homem que Mudou o Jogo

Alternativa: Os Homens que Não Amavam as Mulheres [novo]

 

ANIMAÇÃO

 

  1. Rango
  2. As Aventuras de Tintim
  3. Chico e Rita
  4. Winnie the Pooh

     

  5. Kung Fu Panda 2 [novo]
Alternativa: Arthur Christmas 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Respostas "oficiais" a War Horse vindo a tona. O The Telegraph aclamou o filme, afirmando que "mais do que cinema bem feito, é a epítome do Spielberg bem feito".

War Horse: film review

war-horse-22.jpg 

Ever since Saving Private Ryan' date=' the work of director Steven Spielberg has been hit-or-miss. Finally, our wait for the return of his classic touch is at an end with War Horse, both a model of cinema done right and – even more importantly – the epitome of Spielberg done right.[/quote']

 

 

O crítico afirma ainda que os trabalhos de fotografia e trilha sonora são soberbos, mas ressalta que os primeiros 20 minutos são problemáticos.

Não é o primeiro a afirmar isso, aliás.

Mas daí lembro dos primeiros 20 minutos soberbos de Soldado Ryan, no que todo o resto foi lamentável, e acho que a inversão dessa equação é mais que bem-vinda.  

 

 

 

_
Ronny2011-11-27 23:49:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre War Horse. Curiosas as críticas ao início do filme, eu geralmente acho que Spielberg sempre começa bem seus filmes, e os mais falhos, caem justamente mas pro final, mas sempre começa muito bem. Aqui estão dizendo que essa tendencia se inverte. E faz certo sentido. Pelo que vejo quando o filme se volta a trajetória do cavalo no meio da guerra, passa a ser interessante.

 

 

 

Alguns dizem que é o melhor Spielberg desde Soldado Ryan, mas eu acho AI e Prenda-me Se For Capaz melhores que Soldado Ryan, como fico?. 06.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Sim' date=' voce está apto a debater? 03[/quote']

 

Concordo que os 20 minutos iniciais são, de longe, a melhor parte do filme. Mas queria saber porque você acha o restante dele lamentável. Faz algum tempo que assisti (e estou precisando rever, porque nem tenho muita base de discussão no momento), mas lembro que achei a obra como um todo bastante boa.

 

Ah, o "Really?" foi uma homenagem ao Win Win, que assisti neste final de semana 06

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...