Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Talvez eles acabem nas "óbvias"' date=' mas Tilda é muito mais conhecida do que a Manville (eu mesmo só fui conhecê-la ao saber que era a primeira esposa de Gary Oldman).

 

Sem contar que a Swinton já ganhou um Oscar e vem merecendo a segunda indicação há um tempo.
[/quote']

 

Argumentos validíssimos e minha bronca reside sobretudo na temática do filme. Não seria de se estranhar que ao final muitos o achassem indigesto. E é sintomático que a Academia seja muito mais aberta a atuações "ousadas" na categoria de Melhor Ator. Atriz em filme de temática espinhosa? Geralmente estrelas americanas "transformadas" fisicamente, isso porque eles possuem um conhecimento prévio do quão diferente elas são na vida real - e a transformação física funciona como uma recompensa pela temática "dark" do filme quase. É triste mas é assim.

 

Acho que foi o Guy Lodger quem disse outro dia e eu assino embaixo: "Se a protagonista de Tyranossaur fosse uma estrela americana, já teríamos uma favorita ao Oscar".

 

E não sei se é só pra mim, mas o fato de Swinton ser uma atriz tão celebrada (num filme "estrangeiro" tido como dificil) E já ter um Oscar pesa contra ela na balança "Vamos de novata pra lá de promissora ou de veterana que já reconhecemos e que podemos voltar a indicar mais tarde?"

 

Meu ballot de Melhor Atriz hoje:

1. Meryl Streep, THE IRON LADY

2. Michelle Williams, MY WEEK WITH MARILYN

3. Glenn Close, ALBERT NOBBS

4. Viola Davis, THE HELP

5. Elizabeth Olsen, MARTHA MARCY MAY MARLENE
-

6. Charlize Theron, YOUNG ADULT

 

 

 

Obs: Pautar previsões por premios iniciais da crítica é meio perigoso. Ela no máximo consegue alavancar um ou outro nome, mas lá na frente tudo depende de outros fatores, nao é a toa que não raro a Academia vira as costas para os queridinhos da crítica.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito feliz pela vitória de Olivia Colman, nunca menos que espetacular em Tyrannosaur! A vitória do filme, que é muito bom, eu não celebro ainda, pois não vi Shame (que é dos filmes que mais aguardo). Porém, acho muit difícil haver atuação feminina melhor que a de Colman neste ano.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Analisando friamente a corrida do Oscar nesta madrugada baixou alguma coisa em mim agora. hauhaua.

 

 

 

The Descendants: muito indie e pequeno.

 

War Hose: não parece ser um filme espetacular.

 

Hugo: muito juvenil.

 

 

 

The Artist: o filme a ser batido. Ganhará o DGA, GG, o BFCA e o PGA, levando assim o Oscar. Sync2011-12-04 23:21:30

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Polêmica no reino inóspito da garota tatuada

 

Em pleno início da corrida para o Oscar, temos instaurada a polêmica da temporada que opõe crítica e indústria.

 

dragon_tattoo_poster_sm630.jpg

 

 

Não foi bom negócio para The Girl with the Dragon Tattoo ter sessão adiantada para o New York Film Critics Circle. Não faltou boa vontade aos críticos da instituição, que adiaram em um dia o anúncio de seus premiados para poder contemplar o novo filme do diretor de A Rede Social, David Fincher, que eles próprios aclamaram ano passado com os prêmios de Filme, Direção e Roteiro. A exibição prévia prescindia de uma condição: Nenhum dos críticos do grupo poderia resenhar o filme antes do dia 13 de Dezembro, condição estendida aos votantes do Globo de Ouro e aos críticos de Los Angeles. O filme saiu sem nenhuma láurea por parte do NYFCC, o que levantou suspeitas infundadas quanto à qualidade da obra, mas o pior estava por vir. O crítico David Denby, da prestigiada New Yorker, resolveu quebrar o embargo e publicar sua resenha na nova edição da revista, que entra em circulação nas bancas dos Estados Unidos nesta segunda-feira, 05/12.

 

A decisão de segurar a reação da crítica até o dia 13, exatamente oito dias antes da estréia oficial do longa, é uma manobra do produtor Scott Rudin para fomentar a curiosidade do público e, o mais importante, injetar ânimo no buzz do filme na disputa pelo Oscar. Se publicada agora, a resenha de Denby dará vazão as dos demais críticos. E isso pode ser letal para a campanha do filme.

 

Rudin enviou e-mail para Denby - ao qual o site ThePlaylist teve acesso - exigindo o cumprimento do embargo, no que o crítico respondeu dizendo que lamentava o incidente mas que teria que publicar a resenha por uma questão de logística editorial:

 

1. "Haverá muitas resenhas para serem publicadas na edição de natal e a editoria não quer transformá-las em pequenas notas, para atender a demanda. Não é como trabalhamos e não é o que nossos leitores esperam de nós".

 

2. "Como muitas revistas semanais, trabalhamos com edições duplas no final do ano, o que complica ainda mais a situação".

 

3. "A New Yorker tinha que colocar um filme de destaque na sessão de cinema na edição de 05 de Dezembro. Ficamos entre DRAGON TATTOO e WE BOUGHT A ZOO, ou seja lá como é chamado, e não tivemos dúvidas, até porque jamais quebraria o embargo caso a resenha fosse negativa. Nela chamo o filme de "Hipnotizante". Peço desculpas pela violação do embargo mas foi algo imposto pela loucura que tem sido este final de ano. Prometo que isso não voltará a acontecer. Já estou ansioso pela exibição do novo filme de Stephen Daldry.

De qualquer modo, parabéns pela produção de mais um bom filme".

 

 

Em sua resposta, Rudin foi categórico:

"Agradeço a crítica positiva mas isto é completamente irrelevante. Ver o filme foi condicionado à obrigatoriedade de honrar o embargo, com o que voce concordou. As necessidades da revista não me dizem respeito. Sua resenha quebrará o embargo antes do prazo estipulado, o que será extremamente prejudicial ao filme. Todos os críticos irão publicar suas resenhas a praticamente um mês do lançamento do filme, e isso é algo profundamente destrutivo que não se justifica por seu desdém a WE BOUGHT A ZOO.

O que voce está prestes a fazer é ruim e imoral. Sinta-se desconvidado das sessões de qualquer um de meus filmes, incluindo EXTREMELY LOUD AND INCREDIBLY CLOSE".

 

A crítica se dividiu sobre qual lado tomar e a guerra está declarada.

 

 

 

_
Ronny2011-12-05 06:03:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo com Sync. Acho que a única real concorrência que The Artist poderá enfrentar, com relação à vitória em Melhor Filme, é Extremely Loud and Incredibly Close.

 

A propósito, ELaIC e TGwtDT são os filmes sem praticamente feedback algum até agora - o que acabará logo. Eu estava pensando se existe a possibilidade de emergir algum ator ou atriz que não está sendo considerado.

 

Temos: John Goodman, Viola Davis, James Gandolfini, Zoe Caldwell. / Daniel Craig, Christopher Plummer, Stellan Skarsgard, Robin Wright, Joely Richardson. É uma possibilidade remota, no entanto.
Oberon2011-12-05 01:54:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E o site da New Yorker acabou de disponibilizar parte da resenha de The Girl with the Dragon Tattoo.

Em sua crítica, Denby afirma que "O filme é sombrio, uma peça de cinema hipnotizante, tal qual Rooney Mara. Como a notória Lisbeth Salander, Mara atravessa todo o filme de cabeça baixa ao vento numa motocicleta pelas ruas da Suécia. Um morcego saído do inferno - e voce não consegue tirar os olhos dela".

Agora o bicho vai pegar.



You can’t take your eyes off Rooney Mara as she plays the notorious Lisbeth Salander' date=' in the American movie version of “The Girl with the Dragon Tattoo.” The movie jumps ahead in short, spiky scenes, punctuated by beautifully edited montages of computerized photographs, and by Mara, head down in the wind, tearing around Sweden on a motorcycle, like—well, a bat out of hell. At heart, the material is pulpy and sensational. Directed by David Fincher (working with Steven Zailian’s screenplay), this is a bleak but mesmerizing piece of filmmaking; it presents a chilled view of the world in which brief moments of loyalty flicker between repeated acts of greed and betrayal. Stars Daniel Craig and Christopher Plummer.

[/quote']
Ronny2011-12-05 02:36:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só comentando sobre o Discurso do Rei e A Rede Social: o primeiro é certinho demais, fechado demais, sem opções, subjetividade, lento...o que salva são as atuações e os figurinos. Me surpreende que continue ganhando algo. A Rede Social é superior á ele mas o considero muito pretensioso, falacioso, tem um texto intelectualóide demais e não é pra quelaquer público, pouco abrangente. É um filme bom, mas superestimado. E o Eisenberg não parece ser bom ator. O vi outro dia em Zumbilândia e faz as mesmas expressões de adolescente emburrado e decepcionado com a vida. Teve mais physique do que talento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
  • Members

THE 2011 WAFCA AWARD WINNERS:

 

Best Film:
The Artist

Best Director:
Martin Scorsese (Hugo)

Best Actor:
George Clooney (The Descendants)

Best Actress:
Michelle Williams (My Week with Marilyn)

Best Supporting Actor:
Albert Brooks (Drive)

Best Supporting Actress:
Octavia Spencer (The Help)

Best Acting Ensemble:
Bridesmaids

Best Adapted Screenplay:
Alexander Payne and Nate Faxon & Jim Rash (The Descendants)

Best Original Screenplay:
Will Reiser (50/50)

Best Animated Feature:
Rango

Best Documentary:
Cave of Forgotten Dreams

Best Foreign Language Film:
The Skin I Live In

Best Art Direction:
Dante Ferretti, Production Designer, and Francesca Lo Schiavo, Set Decorator (Hugo)

Best Cinematography:
Emmanuel Lubezki (The Tree of Life)

Best Score:
Ludovic Bource (The Artist)

Oberon2011-12-05 10:46:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

The Artist parece estar fadado a ser o "filme da crítica" do ano, apesar de não acreditar que vencerá tudo (tipo A Rede Social), mas certamente levará a maioria.

 

 

 

Resta saber se o filme levará os GUILDS também, afinal, trata-se, de fato, de um filme com cara de GUILDS e não de crítico. Mas enfim...

 

 

 

Michelle Willians e George Clooney ganharam e esquentaram as corridas que prometem pegar fogo este ano: ator a atriz.

 

 

 

Que baixaria esse negócio da The New Yorker hein rapaz.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Scott Feinberg foi à première mundial de War Horse, conversou com as pessoas (muitas delas votantes) e reportou:

 

As far as War Horse's best picture Oscar prospects, nobody told

me that they plan to put the film in the top spot on their nomination

ballot, but all seemed quite certain that it would appear somewhere --

in most cases fairly high -- on it.

Ninguém disse a ele que colocaria o filme em primeiro lugar nas cédulas, mas todos pareciam certos de que o incluiriam, na maior parte dos casos em posição alta.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nuh, confusão das bravas essa do The Girl With the Dragon Tattoo...eu fico do lado do produtor, nesse caso, pois esse tipo de embargo (sendo correto ou não), só pode ser mantido desde que ambos os lados cumpram sua parte no acordo. O crítico liberar o texto é realmente imoral, independente da situação na qual se encontra. Se por um lado, jornalistas não podem revelar suas fontes ou publicar comentários tidos como off-record, por outro críticos também não poderiam desonrar tratos com a indústria, pois todos fazem parte e são armas da engrenagem (novamente, sendo ela correta ou não, mas é um acordo de cavalheiros). Espero que os demais críticos não sejam tão grosseiros quando o David Denby.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só agora que foi ver mais um daqueles encontros de atores promovidos por The Hollywood Reporter.

http://www.hollywoodreporter.com/news/george-clooney-albert-brooks-oscars-christopher-plummer-descendents-267221

Obs.:
Gary Oldman (sim, ele ainda tem chance), George Clooney (sim, temos que aguentá-lo em tudo até o Oscar), Christopher Plummer (representando os grandes atores de verdade), Nick Nolte (ele ainda existe?), Albert Brooks (muito estranho pra quem só se lembra dele nos anos 80) e Christoph Waltz (será que o baixinho chega nesse Oscar?).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Que ótimo esses prêmios para o elenco de The Help. É o que vale mesmo porque o filme......

 

To empolgado com o The Artist. Embora a minha torcida esteja frustrada por causa do Carnage, ficarei bem feliz caso um filme mudo chegue forte ao Oscar.

 

Comecei a ver Albert Nobbs. Confesso que fiquei sem saco e parei antes da metade (me deu um sono incontrolável). Vou tentar ver o resto essa semana.

 

Eita, olha o povo tendo que engolir o Clooney hahaha.....
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Nuh' date=' confusão das bravas essa do The Girl With the Dragon Tattoo...eu fico do lado do produtor, nesse caso, pois esse tipo de embargo (sendo correto ou não), só pode ser mantido desde que ambos os lados cumpram sua parte no acordo. O crítico liberar o texto é realmente imoral, independente da situação na qual se encontra. Se por um lado, jornalistas não podem revelar suas fontes ou publicar comentários tidos como off-record, por outro críticos também não poderiam desonrar tratos com a indústria, pois todos fazem parte e são armas da engrenagem (novamente, sendo ela correta ou não, mas é um acordo de cavalheiros). Espero que os demais críticos não sejam tão grosseiros quando o David Denby. [/quote']

 

Assino embaixo.
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...