Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Members

Os efeitos de Thor são completamente kitsch e exagerados. Aliás, sensacional tanto ele quanto Sucker Punch cairem fora. Efeitos que super estilizam os filmes mas surtem efeito conceitual zero.

 

Dos outros 3 que também cairam foram (Super 8, Cowboys & Aliens e Sherlock Holmes), só senti falta de Super 8.
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Vamos lá: antes de mais nada' date=' I don't see that coming...também vi War Horse ontem. Com pouco mais de 10 minutos de filme, eu tive um impulso de deixar o cinema. Apesar de ter entendido que era um filme realizado como os produtos de aventuras épicas da década de 40, eu não exatamente "comprei" a ideia. Nem a estética, as falas, as atuações e muitas coisas estavam me irritando. Os pontos de virada me pareciam todos muito óbvios e estava cansado só de pensar onde o filme deveria chegar. De cara eu me lembrei de The Quiet Man, do John Ford, que é um ótimo filme ambientado na Irlanda, mas muito pessoal para Ford, o que faz ele parecer ainda maior e mais bonito do que é. De que modo War Horse poderia parecer também maior? Pois bem, eis que foi o que Spielberg resolveu dizer depois.Ou não, acho mesmo que foi tudo uma questão de tempo para mim. A estrutura que a narrativa adquire é bastante interessante e, por algum tempo, pensei que fosse muito arriscada, por "abandonar" o protagonista e seguir uma trajetória diferente. Mas isso somente siginificava dizer que o protagonista era outro. E isso modificou minha percepção de um modo inacreditável. Ainda achava que era um épico bem realizado, mas não excepcional, muito menos por ser de um diretor como Spielberg. Porém, a melhor coisa que pode acontecer numa sala de cinema é perceber que você está enganado.War Horse, para além da suas referências e estética, é uma declaração extraordinária de amor à imagem, feita pelo diretor mais bem sucedido da História. Para isso, ele reverencia filmes como E o Vento Levou..., A Felicidade Não Se Compra, Virtude Selvagem, The Quiet Man, mas nunca sem deixar explícito que aquilo ali se trata de uma obra legítima de Steven Spielberg. War Horse tem sua dose de glicose elevada ao ponto mais alto da carreira do diretor, mas isso tudo é completamente absorvido pela platéia quando ele prova, imagéticamente, a razão dele ser grande. E já tinha um tempo que ele não me convencia disso.Pois bem, convenceu! E me emocionou com uma das seqüências mais espetaculares já filmadas em película. E refez, a partir de uma ideia dele mesmo (mal sucedida em Munique), uma cena simples e brilhante. E fez um desses momentos apoteóticos nascer diante dos olhos marejados de uma platéia entregue, por meio de signos onde todos sabiam o que estava para acontecer, mas ainda assim, estavam ali, posicionados para receber da tela a imagem e entregar de volta a emoção, em uma cena imensa pontuada por neve. War Horse é esse CINEMA de uma outra época, que realmente não vemos mais em qualquer Multiplex, mas que Spielberg magistralmente tenta trazer de volta. Não somente por nostalgia, mas por querer dizer que o mais importante é não esquecermos do que a arte é formada. Por fim, eu não me importaria caso ele ganhasse o Oscar, sinceramente. E o cavalo é, não outra coisa, que não um gênio!

 

 

 

[/quote']

 

 

 

E Thico, podemos dizer que o filme é de guerra? Tem muitas cenas de batalhas? É ou é mais SOBRE a guerra?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Só gostaria que eles explicassem onde está a genialidade na Direção de Arte de Bridesmaids. Que tenham gostado do roteiro e das atuações' date=' vá lá. Mas direção de arte, realmente, pra mim não faz o mínimo sentido.

[/quote']

 

Estouro da boiada. Minha teoria que vai ser aclamada mundialmente.

 

Daqui a pouco indicam Bridesmaid para Melhor Efeito Especial. Talvez edição e mixagem de som também... 06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de ver Beginners. Fiquei encantado e comovido com Ewan McGregor (melhor atuação que vi de filmes lançados em 2011) e Mélanie Laurent.

 

De Christopher Plummer já era de se esperar excelência, mas esses dois mais jovens também mereciam atenção e prêmios - assim como o roteiro do filme.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acabei de ver Beginners também. Tinha uma expectativa elevada em relação ao filme, que infelizmente acabou não se cumprindo. Gostei das atuações, com destaque para o carismático personagem de Plummer. Até gostei do Ewan, ator que não me agrada muito.

 

Me pareceu um filme que tenta fugir do clichê, com ideias boas e interessantes, mas não consegue esse objetivo. Um filme como outros, que não agrega muito... Acredito que dependa muito do humor da pessoa ao assistir, eu, por exemplo, não pretendo revê-lo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Previsões da Entertainment Weekly:

 

Picture

 

The Artist

 

The Descendants

 

The Help

 

Hugo

 

Midnight in Paris

 

The Tree of Life

 

War Horse

 

(Moneyball is #8, but they think there'll only be seven)

 

(Don't remember the FYC)

 

 

 

Director

 

The Artist (Hazanavicius)

 

The Descendants (Payne)

 

Hugo (Scorsese)

 

The Tree of Life (Malick)

 

War Horse (Spielberg)

 

(FYC: Beginners [Mills])

 

 

 

Actor

 

George Clooney

 

Leonardo DiCaprio

 

Jean Dujardin

 

Michael Fassbender

 

Brad Pitt

 

(FYC: Demián Bichir, A Better Life)

 

 

 

Actress

 

Glenn Close

 

Viola Davis

 

Meryl Streep

 

Tilda Swinton

 

Michelle Williams

 

(FYC: Olivia Colman, Tyrannosaur)

 

 

 

Supporting Actor

 

Kenneth Branagh

 

Albert Brooks

 

Jonah Hill

 

Christopher Plummer

 

Max von Sydow

 

(FYC: George Clooney, Ides of March)

 

 

 

Supporting Actress

 

Berenice Bejo

 

Jessica Chastain (Help)

 

Melissa McCarthy

 

Janet McTeer

 

Octavia Spencer

 

(FYC: Carey Mulligan, Shame)

 

 

 

Adapted Screenplay

 

The Descendants

 

The Help

 

Hugo

 

Moneyball

 

War Horse

 

(FYC: Tinker Tailor Soldier Spy)

 

 

 

Original Screenplay

 

The Artist

 

Bridesmaids

 

50/50

 

Midnight in Paris

 

Win Win

 

(FYC: The Skin I Live In)

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

10 semifinalistas ao Oscar de Efeitos Visuais

 

 

 

Captain America: The First Avenger

 

Harry Potter and the Deathly Hallows - Part 2

 

Hugo

 

Mission: Impossible – Ghost Protocol

 

Pirates of the Caribbean: On Stranger Tides

 

Real Steel

 

Rise of the Planet of the Apes

 

Transformers: Dark of the Moon

 

The Tree of Life

 

X-Men: First Class

 

 

Pra mim, Thor faz falta aí.

 

 

[/quote']

 

 
Acho que Rise of the Planet of the Apes leva...
pantalaimon2012-01-05 03:04:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não vi Harry Potter, Hugo, Real Steel e Transformers. Dos outros, os efeitos mais bem executados e funcionais pra história são realizados no X Men. Foram os que mais chamaram minha atenção, embora os outros também tenham sido bem feitos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ainda não acho o filme do Daldry cachorro morto não.  Ele tem a si próprio como parâmetro: The reader' date=' não entrou no SAG de elenco, WGA, PGA, DGA e ACE 13.  Mas que a situação fica complicada, isso sim.  Estranho pra mim foi o ressurgimento de War Horse.  Não tenho entusiasmo para com esse filme.  E vou começar a torcer como ano passado (no caso era a Bening): se for pra ver a Close não levantar pra pegar seu Oscar vou torcer pra que sequer seja indicada.  Quem sabe que com esse folêgo que o filme do Fincher tomou, a Mara não entre em seu lugar?  Se quiserem fazer uma graça, que deem o Oscar de canção então.  Mesmo não sendo a melhor (The help e Win win estão páreo a páreo pra mim), é uma canção belíssima também, não seria injusto.  E essa gente está me fazendo ter raiva da Streep.  Estou fazendo uma força sobre humana pra não deixar isso me influenciar, afinal ela não tem culpa.  Como a Close é a Bening desse ano, tenho dito que Michelle é o Colin Firth de saias (indicada no ano anterior, vem com um papel fortíssimo e como favorita).  Torço descaradamente por ela.  

 

[/quote']

 

Mas isso aí foi aberração daquelas. Pessoalmente não conheço um outro filme que aconteceu isso, talvez Gladiador. Mas a AMPAS não vai querer fazer uma outra aberração novamente.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Não sei não. Pra mim, também, Extremely Loud and Incredibly Close já está fora do páreo há algum tempo. Além da falta de indicações em premiações, as críticas estão mistas/ negativas e não há quase nenhum buzz em torno dele.

 

 

leomaran2012-01-05 11:36:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vamos lá: antes de mais nada' date=' I don't see that coming...também vi War Horse ontem. Com pouco mais de 10 minutos de filme, eu tive um impulso de deixar o cinema. Apesar de ter entendido que era um filme realizado como os produtos de aventuras épicas da década de 40, eu não exatamente "comprei" a ideia. Nem a estética, as falas, as atuações e muitas coisas estavam me irritando. Os pontos de virada me pareciam todos muito óbvios e estava cansado só de pensar onde o filme deveria chegar. De cara eu me lembrei de The Quiet Man, do John Ford, que é um ótimo filme ambientado na Irlanda, mas muito pessoal para Ford, o que faz ele parecer ainda maior e mais bonito do que é. De que modo War Horse poderia parecer também maior? Pois bem, eis que foi o que Spielberg resolveu dizer depois.Ou não, acho mesmo que foi tudo uma questão de tempo para mim. A estrutura que a narrativa adquire é bastante interessante e, por algum tempo, pensei que fosse muito arriscada, por "abandonar" o protagonista e seguir uma trajetória diferente. Mas isso somente siginificava dizer que o protagonista era outro. E isso modificou minha percepção de um modo inacreditável. Ainda achava que era um épico bem realizado, mas não excepcional, muito menos por ser de um diretor como Spielberg. Porém, a melhor coisa que pode acontecer numa sala de cinema é perceber que você está enganado.War Horse, para além da suas referências e estética, é uma declaração extraordinária de amor à imagem, feita pelo diretor mais bem sucedido da História. Para isso, ele reverencia filmes como E o Vento Levou..., A Felicidade Não Se Compra, Virtude Selvagem, The Quiet Man, mas nunca sem deixar explícito que aquilo ali se trata de uma obra legítima de Steven Spielberg. War Horse tem sua dose de glicose elevada ao ponto mais alto da carreira do diretor, mas isso tudo é completamente absorvido pela platéia quando ele prova, imagéticamente, a razão dele ser grande. E já tinha um tempo que ele não me convencia disso.Pois bem, convenceu! E me emocionou com uma das seqüências mais espetaculares já filmadas em película. E refez, a partir de uma ideia dele mesmo (mal sucedida em Munique), uma cena simples e brilhante. E fez um desses momentos apoteóticos nascer diante dos olhos marejados de uma platéia entregue, por meio de signos onde todos sabiam o que estava para acontecer, mas ainda assim, estavam ali, posicionados para receber da tela a imagem e entregar de volta a emoção, em uma cena imensa pontuada por neve. War Horse é esse CINEMA de uma outra época, que realmente não vemos mais em qualquer Multiplex, mas que Spielberg magistralmente tenta trazer de volta. Não somente por nostalgia, mas por querer dizer que o mais importante é não esquecermos do que a arte é formada. Por fim, eu não me importaria caso ele ganhasse o Oscar, sinceramente. E o cavalo é, não outra coisa, que não um gênio!

 

 

 

[/quote']

 

 

 

E Thico, podemos dizer que o filme é de guerra? Tem muitas cenas de batalhas? É ou é mais SOBRE a guerra?

 

Tem uma grande cena de batalha. E várias outras grandes cenas, que se passam durante a guerra, mas não são exatamente de guerra. Não é um filme sobre a guerra, é um filme sobre um cavalo. Exatamente isso.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho um absurdo consideram um filme como Planeta dos Macacos com efeitos melhores que os de Harry Potter ou Transformers. O que merece crédito no filme do macaco canastrão é a atuação de Andy Serkins, os efeitos , claro também são bons, mas não chegam nem perto da excelência que existem nos outros dois filmes supra citados.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim o segredo desses filmes bicões, que entram no Oscar sem nenhum Guild, é um só: BAFTA.

 

 

 

O leitor foi trazido ao Oscar pelos britânicos.

 

Desejo e Reparação foi trazido ao Oscar pelos britânicos.

 

True Grit chegou no Oscar de direção trazido pelos britânicos.

 

 

 

Logo, torçam para que Extremely seja lembrado no BAFTA.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Acho um absurdo consideram um filme como Planeta dos Macacos com efeitos melhores que os de Harry Potter ou Transformers

 

Discordo.

 

Acho absurda a possibilidade de o filme perder esse Oscar. Fora Jurassic Park' date=' simplesmente não existe nenhum filme em que a computação gráfica recrie animais com tamanha credibilidade e de forma tão integral ao enredo. Potter e Transformers são mais do mesmo.

 

Eu acho O Leitor muito melhor do que o filme que ele, teoricamente, "roubou" a vaga: O Cavaleiro das trevas.

 

 

Mil vezes melhor, mais humano, mais significativo (e olhe que admiro The Dark Knight).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Pra mim o segredo desses filmes bicões' date=' que entram no Oscar sem nenhum Guild, é um só: BAFTA.

 

 

 

O leitor foi trazido ao Oscar pelos britânicos.

 

Desejo e Reparação foi trazido ao Oscar pelos britânicos.

 

True Grit chegou no Oscar de direção trazido pelos britânicos.

 

 

 

Logo, torçam para que Extremely seja lembrado no BAFTA.[/quote']

 

 

War Horse é elegível?

 

Ele estreia só em janeiro lá. Suponho que não... 12

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...