Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2012: Previsões


Oberon
 Share

Recommended Posts

  • Members
Sensacional o trailer de Barrymore. Eu aposto fácil no Christopher Plummer para uma indicação' date=' e creio que ele pode se tornar até um dos preferidos ao prêmio, ainda mais se houver uma ajudinha das premiações da crítica. Agora com a entrada do Plummer e do Brad Pitt na briga por indicações, a disputa fica bem acirrada.

Claro que é cedo, mas vejo alguns nomes com boas chances: DiCaprio, Oldman, Clooney, Dujardin, Pitt, Gosling, Plummer e Fassbender.[/quote']

 

O triste é ver o Festival de Toronto chegando ao fim sem o filme ter sido adquirido por distribuidora alguma. Aliás, um filme/monologo... Quem vai apostar em algo assim? As coisas se complicam muito para o Sr. Plummer, por isso não boto muita fé.

No finalzinho das contas? Aposto no prestígio, que deve se converter em muitas indicações (talvez o recorde do ano), de Tinker Tailor Soldier Spy levando Gary Oldman a uma boa briga com Leonardo DiCaprio por J. Edgar, outro sério candidato a "filme com o recorde de indicações do ano". A diferença? O Sr. Alfredson já se provou, com críticas entusiasmadas e não só, defensores, o que sempre pesa. Clint teve um momento de iluminação inacreditável, concebendo em sequência Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro e Cartas de Iwo Jima, mas já há um tempo vem deixando a desejar, culminando em Invictus e Além da Vida, que... Francamente, são filmes completamente mais bem intencionados que realizados.

O filme precisa ser uma obra-prima pra DiCaprio chegar com força? Não, mas se for 5/10 do que a trinca sequencial de Clint foi... Acho difícil ele não ganhar.

Clooney por The Descendants? Pitt por Moneyball (que essa candidatura morra na praia e Pitt vá como coadj por Arvore da Vida)? Jean Dujardin por The Artist?

Não boto fé alguma.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Replies 4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Jennifer Hudson de volta à grande noite?

 

Winnie, cinebio da esposa de Nelson Mandela, foi exibido em Toronto. As primeiras reações, via twitter, soam promissoras para Hudson e Terrence Howard.

O filme ainda sofrerá alguns cortes e carece de distribuidor.

 

jennifer-hudson-winnie.jpg

 

 

[quote name='Leslie James]WINNIE: strong performances in a great story marred by heavy handed production (turn down the music in the finished version).

 

 

Jennifer Hudson is very good as Winnie Mandela in WINNIE' date=' but Terrence Howard is *awesome* as Nelson Mandela! He'll get a nod if film gets a distribuitor![/quote']

 

 

[quote=Maryam Sadighi]Winnie was amazing! Can you say Oscar? Another one Jennifer Hudson?

 

 

[quote=Mark Churaman]Winnie was such a powerful movie! I was on the verge of tears throughout the entire film. I sense another Oscar for Jennifer Hudson.

 

 

[quote=Fred Topel]Winnie is a solid biopic but could give more attention to the controversial/less upliting parts
Ronny2011-09-17 01:12:52
Link to comment
Share on other sites

  • Members
'Mulatas! Um tufão nos quadris' pode concorrer a melhor filme estrangeiro no Oscar 2012

 

 

 

Uma vitória para o carnaval carioca! É desta maneira que Aydano André Motta' date=' roteirista do documentário ' Mulatas! Um tufão nos quadris' e jornalista de O Globo, exprime o sentimento despertado pela inclusão do filme na lista dos 15 pré-selecionados à indicação ao Oscar 2012, na categoria melhor filme estrangeiro. Lançado em janeiro, a produção conta os dramas e alegrias do cotidiano e da história de 13 mulatas de nove escolas de samba do Rio de Janeiro. É a primeira vez que um filme baseado em histórias reais dos personagens do carnaval carioca chega a esse patamar.

 

 

 

Em conversa com o site CARNAVALESCO, Aydano contou detalhes do filme que, além da pré-indicação ao Oscar, foi exibido durante o Festival de Cinema de Toronto, no Canadá.

 

 

 

- O mais importante para mim, mais do que a vaidade de ver o filme nessa relação, é a coisa de conseguir com que uma celebração do nosso carnaval chegue tão longe. Meu objetivo maior é celebrar o carnaval carioca. Quero também, um dia, poder fazer filmes sobre mestre sala e porta bandeira, puxadores... A ideia de fazer o filme foi do diretor Walmor Pamplona e, a Carioca Filmes(Produtora), nos forneceu toda a estrutura necessária. O Walmor teve a ideia depois das histórias que eu contava. Converso bastante com os meus amigos sobre o carnaval, mesmo eles não tendo relação direta com o universo – afirma Aydano, que há 23 anos participa da cobertura do carnaval.

 

 

 

Apesar der ser um filme feito com personagens do carnaval, o jornalista chama a atenção para temas inerentes aos diferentes segmentos da sociedade brasileira presentes na produção. Mesmo conhecendo o mundo do samba, Aydano confessou que chegou a se surpreender com alguns relatos.

 

 

 

- São personagens bem mais ricos do que eu imaginava. Elas contam sufocos e alegrias da vida pessoal. O filme mistura dramas e comédias. A história da Sonia Capeta, da Beija-Flor, por exemplo, que perdeu um filho assassinado e, com a ajuda do carnaval, conseguiu recuperar a alegria de viver, é algo muito importante. Tem também a história da Elaine Ribeiro, da Porto da Pedra, que durante algum tempo dirigiu sem carteira de motorista no Rio e, quando era parada numa blitz, jogava charme, fazia um gracejo para o policial. É um filme que acaba nos fazendo perceber o quanto a sociedade brasileira é preconceituosa e racista. Até hoje, tem gente que acha que elas são prostitutas. Eu mesmo já fui questionado. Sou casado com uma jornalista de O Globo e as pessoas perguntam como é que ela deixa eu chegar perto das mulatas! Como se eu tivesse que ter alguma relação sexual com elas só por conhecê-las – disse ele, ressaltando que, por essa razão, o documentário acaba despertando o interesse de pessoas que não pertencem ao universo do carnaval.

 

 

 

'Mulatas! Um tufão nos quadris' foi exibido durante o carnaval e hoje é possível vê-lo em eventos realizados em universidades e casas de cultura. Orçado em 190 mil reais, a produção, para ser escolhida, rivaliza com filmes que foram sucessos de bilheteria e que contaram com gastos mais generosos, como 'Tropa de Elite 2' e 'Bruna Surfistinha'. Por essa razão, Aydano, apesar de confessar não ter tanto conhecimento de quais são os parâmetros para a escolha final, considera o 'Mulatas' um time pequeno na disputa entre os grandes.

 

 

 

Aydano: ''Não ganhei nada para fazer esse filme''

 

 

 

Para que a ideia inicial fosse bem executada, o jornalista fez questão de realizar dois pedidos à produção do filme.

 

 

 

- Antes de começarmos as filmagens, levei duas condições inegociáveis para todos os envolvidos: a primeira era de que todas as mulatas que participassem fossem respeitadas da maneira que merecem. Quando você vai entrevistar a Paola Oliveira, não poderá falar uma gracinha, dar mole para ela. Então, quando for entrevistar a Bisteka, terá que agir da mesma maneira. A segunda, era de que todas elas tivessem transporte para se locomoverem até o local das gravações. Consegui até um módico cachê para elas. Muito longe do que elas merecem, mas algo simbólico, pela participação nas filmagens. Aliás, é bom que fique claro que eu não ganhei nenhum centavo para fazer esse filme. Ganho o meu dinheiro trabalhando no jornal. Fiz pela valorização do carnaval e pela minha pregação. Defendo que os artistas do carnaval sejam tratados com o mesmo respeito que os outros artistas. A Selminha tem que ser tratada como a Fernanda Montenegro. Não estou discutindo patamar artístico, apenas a valorização de quem demonstra o seu talento e contribui para a manutenção da nossa cultura – desabafou Aydano.

 

 

 

Apesar de todo o fascínio que a figura da mulata representa nas escolas de samba, Aydano admite, porém, que elas diminuem a cada ano. Sabedor das negociatas dos bastidores do carnaval, ele aponta a desvalorização das mulatas pelas próprias escolas de samba como a principal causa.

 

 

 

- Admito com tristeza que isso, de fato, vem ocorrendo. As escolas não valorizam suas mulatas como deveriam. Preferem colocar de rainha de bateria uma artista da televisão. Essas pessoas, muitas vezes, não sabem nada da escola e não respeitam nem a manifestação artística do carnaval. Um exemplo positivo é a Sabrina Sato, mesmo vindo do Salgueiro, ela sabe respeitar a Vila e sempre se coloca à disposição da escola. Outros nomes não têm o menor respeito. Acho uma pena que as escolas aceitem isso. O aluguel do posto de rainha de bateria é algo que contribui para o sumiço das mulatas. Nós temos o exemplo da Gracyanne Barbosa, que está indo para a quarta escola diferente como rainha de bateria. É o Estandarte de Ouro da infidelidade carnavalesca. Lamento que as escolas tenham abandonado o fato de dar destaque às mulatas no cargo de rainha de bateria. Poderiam revelar novos talentos. A Tania Bisteka, em 1999, na Mangueira, foi convidada pela Globo para participar do programa 'No Limite'. A Quitéria Chagas virou atriz depois do sucesso que fez na Sapucaí. Até entendo os problemas financeiros das agremiações, mas é preciso equilibrar essa questão.

 

 

 

Aydano só recuou quando perguntado qual seria a mulata-símbolo do carnaval carioca. Bem humorado, permitiu-se a omissão, com a justificativa de que poderia magoar muita gente, caso esquecesse de mencionar um nome. Ele também lembrou ser impossível comparar trajetórias e épocas diferentes, citando as inesquecíveis Pinah e Adele Fátima e as contemporâneas Dandan do Salgueiro, Meire Lannes da Mocidade e Jaqueline da Beija-Flor.

 

 

 

A escolha da produção que representará o Brasil na categoria melhor filme estrangeiro será divulgada na próxima terça-feira, dia 20 de setembro.[/quote']ltrhpsm2011-09-17 01:20:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

França escolhe seu indicado

La Guerre Est Declaree disputará uma das cinco vagas a Melhor Filme Estrangeiro

" target="_blank">

Esperava-se' date=' porém, que o elogiadíssimo filme em branco e preto e mudo The Artist ficasse

com a vaga. Mas como o drama tem distribuição nos EUA é possível que

ele seja indicado em outras categorias para o prêmio.

[/quote']

 

 

Optaram pelo caminho mais ousado, certos de The Artist provavelmente emplacará indicações nas categorias principais...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O In Contention atualizou as previsões. Entre as novidades estão as inclusões de Alexander Payne em Direção e Judi Dench em Atriz Coadjuvante (por J. Edgar). Se as previsões do site em Melhor Atriz se concretizarem, por exemplo, vai ser a primeira vez desde o ano em que Jessica Lange ganhou seu segundo Oscar que todas as cinco concorrentes já haviam sido indicadas antes.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tapley segue apostando mais em filmes que nem foram vistos. OK, estratégia dele. Se houvesse o bolão este mês, eu daria prioridade a filmes que já foram lançados ou vistos e aparentam ter sólidas chances de indicação (como Meia Noite em Paris e The Descendants). Só depois eu poria War Horse, J. Edgar, etc., apesar do pedigree desses projetos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

 

 

 

[quote name='Kris Tapley | In Contention]Best Supporting Actress

 

 

9/19 Thoughts: Word is Judi Dench is a player to

watch for as the mother of “J. Edgar.” If I had my druthers' date=' Robin

Wright and her extremely limited screen time but pitch-perfect

embodiment in “Rampart” would get a good look. The question in this

category, though, is whether Jessica Chastain will get through for

SOMETHING or just watch from the sidelines.[/quote']

 

 

Eu nem sabia que Wright estava em Rampart. Só ouvia coisas a respeito de Harrelson.

Dench tem também My Week with Marilyn (e em J. Edgar ela terá de brilhar sobre Naomi Watts, e vice-versa), mas não sei o tamanho do papel dela nesse e parece que os mais falados, por ora, são Michelle Williams e Branagh, mesmo.

Alguém já deve ter visto um corte de J. Edgar para sair espalhando essa boataria por aí (ou Tapley está dizendo isso com base no roteiro do filme? Por que não explica?). E nós não temos nem um mísero trailer sequer! 11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cremildo2011-09-17 13:57:40

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Sensacional o trailer de Barrymore. Eu aposto fácil no Christopher Plummer para uma indicação' date=' e creio que ele pode se tornar até um dos preferidos ao prêmio, ainda mais se houver uma ajudinha das premiações da crítica. Agora com a entrada do Plummer e do Brad Pitt na briga por indicações, a disputa fica bem acirrada.

 

Claro que é cedo, mas vejo alguns nomes com boas chances: DiCaprio, Oldman, Clooney, Dujardin, Pitt, Gosling, Plummer e Fassbender.[/quote']

 

O triste é ver o Festival de Toronto chegando ao fim sem o filme ter sido adquirido por distribuidora alguma. Aliás, um filme/monologo... Quem vai apostar em algo assim? As coisas se complicam muito para o Sr. Plummer, por isso não boto muita fé.

No finalzinho das contas? Aposto no prestígio, que deve se converter em muitas indicações (talvez o recorde do ano), de Tinker Tailor Soldier Spy levando Gary Oldman a uma boa briga com Leonardo DiCaprio por J. Edgar, outro sério candidato a "filme com o recorde de indicações do ano". A diferença? O Sr. Alfredson já se provou, com críticas entusiasmadas e não só, defensores, o que sempre pesa. Clint teve um momento de iluminação inacreditável, concebendo em sequência Sobre Meninos e Lobos, Menina de Ouro e Cartas de Iwo Jima, mas já há um tempo vem deixando a desejar, culminando em Invictus e Além da Vida, que... Francamente, são filmes completamente mais bem intencionados que realizados.

O filme precisa ser uma obra-prima pra DiCaprio chegar com força? Não, mas se for 5/10 do que a trinca sequencial de Clint foi... Acho difícil ele não ganhar.

Clooney por The Descendants? Pitt por Moneyball (que essa candidatura morra na praia e Pitt vá como coadj por Arvore da Vida)? Jean Dujardin por The Artist?

Não boto fé alguma.

 

 
Você não acredita nem na indicação do Clooney, Ronny? Eu diria que é uma das apostas mais fortes nesse ano. Eu particularmente considero o Clooney bastante limitado como ator, mas o Oscar e a crítica amam ele, duvido muito que ele não seja indicado.

 

 

Tiago Ribeiro2011-09-17 15:41:33

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Você não acredita nem na indicação do Clooney' date=' Ronny? Eu diria que é uma das apostas mais fortes nesse ano. Eu particularmente considero o Clooney bastante limitado como ator, mas o Oscar e a crítica amam ele, duvido muito que ele não seja indicado.
[/quote']

 

Não, não. Não nesse sentido. 06

Acho que, hoje, Clooney é o mais forte na corrida e deve ser indicado. Eu me referia às chances de vitória mesmo. Só apostaria em Clooney caso The Descendants fosse minha aposta pra filme, mas também isso julgo improvável.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

OFF:

 

O cinema perdeu Claire Danes, pelo menos por um bom tempo.

 

Dia 02 de Outubro estréia pela Showtime a série Homeland com ela. A premissa da série é interessante, ela faz uma agente da CIA bipolar

que se vê no meio de um caso estranho. Um soldado americano dado como

morto no Afeganistão 10 anos atrás é reencontrado e levado de volta aos

EUA. Claire suspeita que ele é um terrorista infiltrado.

 

Quanto a ida para televisão, eu acho uma pena, pois Claire é tão talentosa. Deve ser difícil para um ator ter que ir para a TV encontrar um papel a sua altura.

 

Isso vem acontecendo frequentemente na indústria atual. A própria Claire, ano passado deixou todo mundo boquiaberto com seu trabalho em Temple Grandin, onde ela levou o Emmy. Laura Linney em The Big C é outro exemplo. Al Pacino teve na televisão seus dois últimos grandes papéis. Julianne Moore é a próxima com um filme da HBO. A lista é enorme e só aumenta.

 

Por um lado é triste, mas por outro é bom, vem aumentando a qualidade das séries e filmes feitos para a TV absurdamente. É a polarização do mercado.

 

 

 

 

 

 

FeCamargo2011-09-17 19:19:57

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Jennifer Hudson de volta à grande noite?

 

2r3dr3o.jpg

 

 

Bom, esperar que dessa vez ao menos seja uma atuação decente, e não aquilo que se viu naquele filme tosco pelo qual ela foi indicada na primeira vez....

 

----

 

Ps; Pessoal, existe um tópico feito pro Emmy ;

 

Icone da Mensagem

Admin TópicoEmmy - 2011

graci

1

51

15/Jul/2011 as 10:12

por graci Ver Última Mensagem

Utilizem por lá pra falar qualquer coisa relativa a séries até pra não precisar ficar se alongando no off-topic por aqui

 

Beckin2011-09-17 19:43:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Grande forma de iniciar o post' date=' viu Adami? Super deu a entender que ela tinha morrido. 11

 

 

06
[/quote']

 

 

 

Idem.  Meu Deus que susto que levei!  Adami Léo!06  Mas é como você disse, isso tem seu lado bom e sem contar que ela não precisa abandonar o cinema, pode variar.  E a premissa da série é interessantíssima.  E realmente Moore tá a cada da Palin, idem pro Harris.   

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Hudson é ótima atriz. Vi A Vida Secreta das Abelhas que é agua com açúcar (o livro é lindo) e ela é a melhor do elenco! Pelo jeito a briga ta forte entre as atrizes coadjuvantes.

 

Pelo trailer do The Descendants o Clooney tem boa chance! Tava lendo que adoraram o filme e consideram essa a atuação mais cheia de nuances da carreira. Ele mesmo em entrevista disse que foi desafiador por ser algo que ele nunca fez antes. Se bem que pelo que vces falam aqui e pelo que venho lendo, Oldman, Fassbender e o DiCaprio são os mais comentados.

 

Que pena que o Plummer tem pouca chance pelo Barrymore! Achei o trailer um espetáculo!

 

A Moore tá inacreditável! Por um momento achei que fosse a Palin!!! Jesus! E falando em tv, tbém achei que a Danes tinha morrido quando li!!! Nem sou fã da moça (aguada demais no cinema; não vi o papel que deu vários prêmios pra ela na tv) mas assustei com o início do post!

 

Tomara que o The Artist faça bastante sucesso!!! Achei tudo lindo até agora! Tenho visto uns filmes mudos que são infinitamente melhores do que a maioria do que é feito hoje! Esse francês parece ser incrível também!!!
bs11ns2011-09-18 00:36:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

- OFF -

 

Fernando Meirelles fará cinebiografia sobre Aristóteles Onassis

Diretor brasileiro se junta a Bráulio Mantovani, roteirista de Cidade de Deus, para novo projeto sobre a vida do magnata grego

 

Fernando%20Meirelles

19 de Abril de 2011 às 13:09

Fernando Meirelles e o roteirista Bráulio Mantovani, que trabalharam juntos em Cidade de Deus, unirão forças novamente, segundo informou o blog Vulture. Os brasileiros comandarão a cinebiografia sobre o magnata Aristóteles Onassis, conhecido também por ter casado com a viúva do presidente John Kennedy, Jacqueline.

Intitulado Onassis, o longa-metragem será baseado em Nemesis: The True Story of Aristotle Onassis, Jackie O and The Love Triangle That Brought Down the Kennedys, escrito por Peter Evans. O livro é focado na relação ruim entre o grego e o irmão mais jovem de John Kennedy, Robert, que impediu Onassis de fazer negócios nos Estados Unidos.

De acordo com o blog, uma fonte contou que Meirelles enxerga o projeto "como um O Poderoso Chefão, só que centrado em Onassis". Ainda não há previsão de lançamento para o filme, nem informações acerca do elenco.

 

16
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...