Jump to content
Forum Cinema em Cena

Pânico 7 (Scream)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

Porra' date=' eu acho o terceiro ótimo também, embora descambe mais para o humor. Ahhh, a cena da facada na testa...

 

 

[/quote']

 

Eu gosto do terceiro também, só acho o inicio meio esticado. Mas a recriação da primeira perseguição do ghostface com a Sydney no cenário do filme é genial e todas as partes dentro da mansão são maravilhosas (a da passagem secreta com a Parker Posey é sensacional).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 O pessoal aqui tá falando de cenas que curtiram.

 

 Mas o que dizer da cena de abertura do primeiro filme, é a sintese de toda a obra, e na minha opinião, a melhor da trilogia?

 

 Quer dizer, alí alem de jogar com a idéia da falsa protagonista colocando Drew Barrymore para protagonizar a cena (Barrymore era a mais conhecida do elenco) ele brinca com a metalinguagem. O assassino pergunta a Casey qual seu filme de terror favorito no que ela responde: HALLOWEEN. Ora, ao assistir PÂNICO, percebe-se que o filme de John Carpenter foi uma das pedras fundamentais para este trabalho de Wes Craven. São Craven e o roteirista Kevin Williamson falando através da personagem.

 

 Continuando o otimo dialogo, Casey tenta adivinhar qual o filme de terror favorito de seu interlocutor, e chuta A HORA DO PESADELO. Ao discutir sobre esta franquia Casey dispara "O primeiro é assustador, as sequencias nem tanto". Mais uma vez é Craven fazendo critica e auto critica ao proprio gênero, já que ele proprio havia dirigido o ultimo filme de Freddy Kruger lançado na época.

 

 Mas nem só de metalinguagem a cena sobrevive. Craven cria um crescendo de suspense assustador, que logo se torna violento, e até dramatico, quando Ghostface esfaqueia Casey, culminando no zoom in que mostra a garota sendo encontrada pendurada e estripada em uma arvore.

 

 Pra mim esta segue sendo a cena simbolo da franquia.

 

 PS: Quantos aqui ao assistirem o filme pela primeira vez erraram a pergunta "Quem é o assassino em SEXTA FEIRA 13?". Confesso que quando assisti o filme pela primeira vez em sua estréia na Record, errei a pergunta.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tenho que rever. Faz tempo. Mas sempre curti os 3. Principalmente, o primeiro.

 

E gosto de terem se baseado em cada filme da trilogia na "triforce" do gênero da década de 80/70. Parte 1 - Halloween; Parte 2 - Sexta-feira 13; Parte 3 - A Hora do Pesadelo. Wes Craven e Kevin Williamson sabiam da coisa.

 

Agora com o 4º filme, "novas regras nova década", vamos ver como vai ficar. Tô bem curioso.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu amo essa cena inicial com a Barrymore. Mas a minha preferida é a do semáforo, no segundo filme, quando a Sydney e a amiga dela estão no carro da policia e o ghostface aparece do nada.

 

Outras que eu acho fodonas são a do inicio do segundo filme, no meio do cinema na estréia de Stab e a do terceiro filme, em que a mulher se esconde num lugar cheio de fantasias do ghostface.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
eu assisti o filme no megavideo (onde só dá pra ver por 72 minutos)

e sinceramente continuo achando genial

uma coisa eu pergunto: Por que a Casey não usou a faca pra ferir o Ghostface? logo que ele ataca ela no lado de fora. Ela não está mais com a faca na mão
CINÉFILO, quando a Casey esta se escondendo do lado de fora da casa, e o Ghostface avista ela pela janela, ele quebra a janela, segurando a mão dela que segurava a faca (podemos supor que ela soltou a faca neste momento).

 

 Ela acerta o telefone no rosto dele, conseguindo fugir momentaneamente. Por isso ela não esta mais com a faca na mão quando ela é atacada do lado de fora.

 

 JAILCANTE, é verdade, a pedra fundamental de PÂNICO é o classico HALLOWEEN. Alem de todo o climax ser embalado pelo filme de John Carpenter tem uma cena que é quase uma reprodução de uma cena daquele filme. Me refiro a quando Sidney se tranca no carro, e o Ghostface entra pelo porta malas e tenta estrangula-la do banco de trás. A cena da tentativa de estrangulamento é filmada de modo muito semelhante ao estrangulamento de Annie, a primeira vitima de Michael Myers em HALLOWEEN. Bela homenagem do Craven.

 

 LUMIERE, todas as cenas que você citou são otimas, mas tenho uma ressalva quanto a cena das fantasias em PANICO 3. Não sei, mas quando ví o filme a primeira vez, e ví a loira entrar na sala repleta de fantasias pensei "Isso vai ser muito foda", mas no final, não é grande coisa. Pessoalmente acho que era uma cena com um baita potencial, mas o Craven não soube tirar tudo dela.

 

 Uma coisa que todos parecem concordar é que o 1º Panico segue sendo o melhor da série. Creio que isso se deva não só ao fator de ser o primeiro, e por consequencia mais original, mas por um outro fator. Aqui vai alguns spoilers, avisando só caso alguem ainda não tenha visto o filme.

 

 Me refiro a identidade dos assassinos. Em PÂNICO, Craven faz com que o público se envolva com Billy e Stu, os assassinos do filme. Por isso, quando a identidade da dupla é revelada no climax, o publico se sente tão traido quanto Sidney. Afinal, Craven desenvolve aqueles dois personagens ao longo da narrativa, o que aumenta o choque da revelação.

 

 Já nas sequencias, a identidade dos assassinos nunca é tão chocante, por que nunca são personagens a que o filme deu real atenção, por isso, quando a identidade deles é reveladas pensamos: ok era ele. Diferentemente do primeiro filme em que pensamos: Puta merda! Era ele!

 

 Alem disso, é interessante ao rever o filme, perceber que o roteiiro dá pistas para a identidade dos assassinos. Alem disso, aproveita o embalo e faz mais uma referencia. desta vez ao classico FESTIM DIABOLICO. Quem víu este filme de Hitchcock não lembrou dos assassinos daquele filme ao ver Billy e Stu? Pessoalmente, a mim remeteu bastante.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Esse trailer já havia sido divulgado há umas duas semanas, não?

 

 DOOK, não creio que todo o elenco original empacote neste aqui. Acho que teremos ao menos uma morte no trio original (ou um sobrevivente).

 

 Mas mesmo que todos sobrevivam, acho que se houver um PÂNICO 5 (Que Williamson anunciou estar em seus planos) ninguem do elenco original deve voltar.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Infelizmente ainda não vi Pânico 1, mas é a franquia de terror (considero franquia somente filmes q possuam pelo menos 1 trilogia).

 

Pânico 2 = A

 

Pânico 3 = A.

 

 

 

Na primeira cena de pânico 2 q mostra a atriz jada pinket smith, esposa do will smith sendo morta foi ótima, tanto q chorei. Raramente choro em filmes. Masterpiece.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 É verdade DOOK, é extremamente dificil encontrar o primeiro filme. A distribuidora que tinha os direitos do 1º filme faliu, e ele nunca foi lançado em DVD. Espero que com o lançamento de PANICO 4, a Imagem Filmes se anime em comprar os direitos de distribuição de PÂNICO. Um box com a quadrilogia seria por demais interessantes. Com extras dos quatro filmes mais ainda. Mas ai acho que já é sonhar alto demais.

 

 Bom, gostaria agora de discutir um pouco sobre o 2º filme da trilogia. PÂNICO 2 foi lançado nos cinemas americanos apenas um ano depois do original, mas só chegou ao Brasil um ano depois do lançamento americano, devido a já citada quebra da distribuidora. Apesar dos problemas, em 1998, os brasileiros puderam conferir nos cinemas PÂNICO 2 (Scream 2).

 

scream2poster.jpg

 

 Na trama, dois anos se passaram desde o massacre de Woodsboro. Sidney Prescott (Neve Campbell) uma das poucas sobreviventes, tenta reconstruir sua vida longe de sua cidade natal, estudando na Universidade de Windsor. Tudo parece ir bem, até que o filme "A Punhalada", baseado nos assassinatos de Woodsboro estreia, fazendo surgir um copycat do assassino Ghostface, que pretende terminar o que o original começou.

 

 PÂNICO 2 com certeza é uma sequencia digna do original. O filme se mostra muito mais visceral que seu antecessor, sendo na minha opinião, o filme mais violento da serie até então. A coesão que ele mantem com o filme anterior tambem é digna de aplausos. Cotton Weary (Liev Schreiber), personagem que surge rapidamente na televisão no filme original retorna sendo interpretado pelo mesmo ator. Uma piada feita por Sidney no primeiro filme feita por Sidney sobre o azar que seria ter Tori Spelling a interpretando em um filme sobre sua vida se confirma neste 2º filme, onde justamente Tori Spelling surge interpretando Sidney em "A Punhalada", o filme dentro do filme.

 

 A metalinguagem da serie segue deliciosamente bem empregada tambem. Se o original tinha os filmes de terror como seu "objeto de estudo", este tem as sequencias. Em uma auto ironia fantastica, Craven coloca um grupo de estudantes de cinema, entre eles Randy (Jamie Kennedy) outro sobrevivente de Woodsboro, para discutir a validade ou não das sequencias. Ali, Craven e o roteiro de Kevin Williamson expõem seus pontos de vista sobre varias franquias como ALIEN, O EXTERMINADOR DO FUTURO, O PODEROSO CHEFÃO, STAR WARS e por ai vai.

 

 No mais, PÂNICO 2 segue a formula do filme anterior, onde todos são suspeitos de estar por trás da mascara do novo assassino. Alem de Sidney e Randy, os outros dois sobreviventes do filme anterior, a reporter Gale Weathers (Courtney Cox) e o policial Dewey(David Arquette) tambem estão de volta. Os dois tem uma quimica fantastica em cena, e criam momentos divertidissimos com o casal. Apesar dos quatro atores remanescentes do filme original estarem de volta, e ainda mais a vontade em seus papeis, PANICO 2 peca por não criar nenhum personagem novo que seja interessante o suficiente para despertar a simpatia do publico, fazendo com que o filme dependa dos personagens veteranos da franquia.

 

 Outra coisa que me incomoda é o carater demasiadamente teen presente no filme. Reparem como isso é muito mais forte neste filme do que em PÂNICO, que curiosamente é protagonizado por colegiais, enquanto neste, os protagonistas estão mais maduros. O tempo todo entram musicas pop fora de contexto, isso sem falar na constrangedora cena em que Sidney ganha uma serenata de seu novo namorado Derek ( Jerry O'Connel).

 

 Mesmo com este peso "teen pop" Craven consegue criar um climão tão pesado quanto o do filme anterior, a medida em que a ameaça do assasino vai crescendo sobre Sidney e seus amigos. A trilha de Marco Beltrami, quando não esta sendo atrapalhado por musica pop, colabora muito para criar este clima opressor que surge na Universidade de Windsor.

 

 Craven esta inspirado na direção, criando mais uma vez uma cena de abertura memoravel, onde um casal é assassinado de forma brutal em um cinema lotado, no que é pra mim, o apice da metalinguagem presente na trilogia. Esta é só uma das muitas cenas dignas de nota presentes no filme, na minha opinião.

 

 Enfim, PÂNICO 2 é uma sequencia super digna. Não considero uma OP como o original, mas é um baita filme de terror e suspense, super divertido.

 

 

 

 
Questão2011-02-11 14:16:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Me lembro q por um reles acaso q me apaixonei pela franquia. Minha mãe deveria alugar impacto profundo, q pedi a ela, mas por engano trouxe pânico 2. Não me pergunte como mas não sei com ela trocou. Foi amor à primeiríssima vista. Tão bom quanto o segundo, não consigo considerar um melhor q o outro. Bom, mas tem anos q não vejo nenhum deles. Vou esperar alguma maratona (da Band ou tv a cabo) qdo o 4º estiver para estrear.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu considero o segundo op também, delirante em diversas partes (a cena inicial é maravilhosa, a perseguição em que o Dewey acaba esfaqueado e a no carro de polícia idem). No que diz respeito ao humor, ele é ainda mais auto-depreciativo, com as recriações completamente trash de cenas do primeiro filme, o que é um elogio.

 

E o clímax, com a adaptação da reviravolta de Sexta-Feira 13 no contexto do filme, é absolutamente brilhante.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Pior LUMIERE, aquelas recriações do 1º filme foram uma baita sacada. Hilario reconhecer ali atores conhecidos como Heather Graham, Luke Wilson, alem da já citada Tori Speling.

 

 A adaptação da reviravolta de SEXTA FEIRA 13 foi um ponto interessante tambem. Repare que até o corte de cabelo de um personagem daquele filme, é reproduzido em sua contraparte "Pânico 2". Mas pessoalmente, acho o climax de PÂNICO 2 o menos bem conduzido da trilogia. Tem umas coisas ali, tanto da parte da direção quanto da parte do roteiro que não curti.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

PÃNICO - 10 ( Obra Prima)

 

 

 

PÃNICO 2- 8,0 ( Poderia ser bem melhor se não tivesse o tom teen e o climax fosse tão mal armado, as melhores mortes da trilogia )

 

 

 

PÂNICO 3 - 6,5 ( Não gosto tanto do exagero que esse tem aqui, e acho as mortes mais fracas da trilogia, mas a saída do tom teen do anterior, a paranóia da protagonista e os espetaculares 30 minutos finais fazem o filme não ser ruim )

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tem muitos anos que eu não assisto a nenhum filme dessa trilogia, puxando pela memoria o que eu lembro é que gostava muito do primeiro, achava o segundo mais ou menos e gostava do terceiro (apesar da historia envolvendo a "conspiração" por tras das mortes dos tres filmes, pelo que eu me lembre).

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Big One changed the title to Pânico 7 (Scream)

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...