Jump to content
Forum Cinema em Cena

Comportamento Troll


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Não pude deixar de notar como um usuário de net este tipo de comportamento freqüente em vários lugares e lógico aqui. É o comportamento troll ou trolling for suckers (Isca para trouxas). Tivemos aqui  [Neo], Darth Maul, Foco Pirata e muitos outros. Apenas alguns indivíduos citados que simplesmente adoravam provocar uma pessoa ou grupos de pessoas a troco de nada as vezes sem intenção de discutir apenas provocar.

 

Reconhecem algumas das descrições? 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll_(internet)

Troll (internet)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Disambig%20grey.svg Nota: Se procura outros significados de troll, veja Troll (desambiguação).

 

Um troll, na gíria da internet, designa uma pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão, provocar e enfurecer as pessoas envolvidas nelas. O termo surgiu na Usenet, derivado da expressão trolling for suckers (lançando a isca para os trouxas), identificado e atribuído ao(s) causador(es) das sistemáticas flamewars e não os trolls, criaturas tidas como monstruosas no folclore escandinavo[1]

 

220px-Internet_Troll_velu_ill_artlibre_jnl.jpg

magnify-clip.png
Representação de um troll de internet.

 

O comportamento do troll pode ser encarado como um teste de ruptura da etiqueta[2], uma mais-valia das sociedades civilizadas. Perante as provocações insistentes, as vítimas podem (ou não) perder a conduta civilizada e envolver-se em agressões pessoais. Porém, independentemente da reação das vítimas da trollagem, o comportamento do troll continua sendo prejudicial ao fórum, pois o debate ou degenera em bate-boca ou prossegue sendo vandalizado pelo troll enquanto este tiver paciência ou interesse de atuar.

Há várias sistemáticas desenvolvidas por trolls para atuar num fórum de Internet, entre elas:

Jogar a isca e sair correndo: consiste em postar uma mensagem de polêmica grande já esperando uma grande reação de cadeia e flame war. Porém o troll não se envolve mais na discussão, some após a mensagem original e se diverte com a repercussão. Uma forma mais branda é postar noticias polêmicas (às vezes mensagens não-verídicas) só para observar a reação da comunidade.

Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll "queima o filme", consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.

Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.

Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes, desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e questionando sua formação educacional.

Motivações

Alguns trolls se destacaram mais do que os outros como o grupo do 'over' O que motiva um troll a agir geralmente são: auto-afirmação, ideologia, fanatismo, sacanagem ou simplesmente ociosidade. Em entrevistas na Usenet, trolls famosos confessaram que buscavam apenas um pouco de atenção e combater o tédio do cotidiano. A maioria deles também portava alguma característica mal-resolvida de personalidade, como trauma, fracasso financeiro e amoroso e até patologias psicológicas.

Grupos

Alguns trolls simpatizantes por determinado assunto agem em grupo, muitas vezes numerosos. Dentro desse grupo alguns tem papel na argumentação, outros na ridicularização e outros apenas na concordância, intimidando o adversário emocionalmente e quase sempre o levando a abandonar a discussão. É muito difícil combater trolls em grupo, sendo um Moderador necessário para banir todos em caso de persistência.

Em certos fóruns esses indivíduos podem ser forjados por uma única pessoa, respondendo por várias pessoas virtuais diferentes para embasar sua própria opinião ou discutir consigo mesmo. Esse recurso é conhecido como clone e sua eficácia depende da eficiência do Moderador de um fórum que pode facilmente identificar clones por endereços IP.

Há casos de um moderador se aliar a um grupo de trolls e atraírem vítimas a expor a sua opinião e discordância aos temas debatidos mas que logo em seguida são massacrados por todos. Isso gera o sentimento de satisfação a todos da comunidade. Esse fenómeno é recente e actualmente observado em blogs e comunidades do Orkut, onde os moderadores/autores actuam por meio da intolerância, preconceito e provocação (disfarçados de opinião) e junto formam um elo comunitário de auto-afirmação.

Processo

Como descrito por Robert Bond em The International Review of Law, Computers & Technology (Revisão Internacional da Lei, Computadores e Tecnologia), trolls frequentemente demonstram um comportamento padrão:

O artigo ‘
The Art of Trolling
’(A Arte de um Troll), publicada na web, considera que um “troll” não é um monstro rabugento que vive embaixo de uma ponte abordando passantes, mas mais alguém que posta sua opinião com a intenção de produzir um grande volume de respostas levianas. O conteúdo de uma postagem de um troll costuma atingir diversas áreas. Pode consistir numa aparente contradição tola do senso-comum, uma ofensa deliberada aos leitores ou um largo pedido para postagens sequenciais.
.

 

Combate

150px-DonotFeedTroll.svg.png

magnify-clip.png
Imagem que representa o jargão:

"Não alimente os
trolls
"

Antigamente acreditava-se que para combater
trolls
de forma eficiente, aos usuários e frequentadores de comunidades havia uma regra eficiente:
Não alimente os trolls.
(do
Don't feed the trolls
). Significava
ignorar completamente
alguém que se comporta como troll mesmo que a vontade de responder seja grande, para que ele
morra por inanição
. O fundamento dessa regra vem do fato de que se você discute com um troll, então ele já ganhou de você. Como um
troll
precisa de atenção para obter prazer e ser bem sucedido, ignorando um troll os usuários não apenas intimidariam seu ato como também provocariam profundo desgosto e frustração nele. O problema é que, quanto maior o quórum da discussão, mais difícil de se realizar essa tarefa, pois em qualquer grupo de debate sempre haverá alguém que responda ao
troll
. Mesmo que ninguém responda, nada é mais fácil do que convocar um segundo
troll
para discutir. Recentemente tornou-se comum observar a invasão de fóruns por grupos de
trolls
em que alguns "defendem" um ponto de vista e outros "defendem" o ponto de vista oposto apenas para baixar o nível da discussão, utilizando-se de argumentos estereotipados, falaciosos ou ofensivos.

Aos internautas sem poder de moderação, cabe apenas colaborar com a moderação indicando a atuação dos
trolls
e solicitando providências. Se a moderação não atuar adequadamente, o melhor é simplesmente abandonar o ambiente, pois a presença de
trolls
põe em xeque a credibilidade do blog ou da comunidade. No Orkut é inútil denunciar trollagem à equipe do site, pois não são tomadas providências pela Equipe Orkut nem mesmo nos casos de comunidades criadas especificamente para organizar ataques de
trolls
contra outras comunidades.

Aos moderadores de blogs, fóruns e comunidades, cabe evitar que um
troll
provoque estragos usando os poderes de moderação. As recomendações gerais são as seguintes:

Estabelecer regras de comportamento simples e claras, postadas em local bem visível para que não possa ser alegado seu desconhecimento.

Vigiar o conteúdo das mensagens para se certificar que nenhum direito está sendo violado.

Cortar pela raiz comentários provocativos, banindo temporária ou permanentemente os autores e alertando frequentemente os comentaristas de boa fé para não alimentar os
trolls
.

Ignorar ameaças (morte, processo) e agir friamente em face de um clima desestabilizado.

Não deixar se envolver ideologicamente contra a opinião do
troll
, pois isso leva à geração de novos
trolls
que discordam do anterior e têm respaldo da moderação. Isso abala a credibilidade do próprio fórum.

Fazer checagem de
para certificar-se que não há clones.

Não costuma ser muito eficiente, mas pode-se dar um ultimato a um grupo de
trolls
quando esses começarem a passar dos limites. Não se deve hesitar em expulsar os
trolls
em caso de reincidência.

Deletar todas as mensagens dos
trolls
pode afastar contribuidores legítimos apenas levantando pontos de polêmica na comunidade. Por outro lado, não deletar pode gerar o efeito de "busca de troféu" em que
trolls
invadem um espaço mesmo sabendo que serão expulsos apenas para deixar sua marca. A aplicação de uma ou outra estratégia deve ser analisada caso a caso. O ideal é se instaurar uma política de
e posts ofensivos nas regras.

Finalmente, há que se lembrar que a própria moderação pode ser composta ou infiltrada por
trolls
, caso em que só resta abandonar o ambiente.

Temas

Há muitos temas que são campo de atuação de
trolls
. No início do fenômeno na Usenet era observado embates de opinião sobre tecnologia:
,
e
e até hoje esse é um grande motivador aos
e
que habitam comunidades. O termo nasceu nesse meio e ainda é mais conhecido e propagado nele.

Em fóruns mais generalistas, a discussão política e de temas polêmicos é muito grande movimentando grande números de pessoas e opiniões. Atualmente o fenômeno pode ser constatado no Orkut, especialmente em comunidades de cunho político, como
,
e
. Há também um fenômeno de
trolls
que se unem em ideologias condenáveis e criminosas, como suporte ao
,
,
e difamação à
.

Há também em menor quantidade movimentos
trolls
de
,
,
e
(mais especificamente
).

Trolls
em diferentes tipos de mídia

A par da evolução das técnicas de
trolling
, também as contramedidas evoluíram.

- uma forma típica é o
ou
. Aqui o
troll
desrespeita regras de etiqueta importantes do
, sejam elas quais forem. De facto, existem grupos onde medidas drásticas tiveram que ser tomadas para limitar estes abusos;

(a.k.a.
) - facilmente controlável, uma vez que são administradas e o
troll
pode ser banido (bloqueado);

- locais de discussão, por vezes intensa (sem necessariamente envolver
trolls
), é possível em alguns sistemas
o
troll
através do trabalho eficiente da moderação. Geralmente em fóruns são facilmente reconhecidos por suas atitudes, entre elas podemos citar: Uma de suas características em discussões em fóruns e postar ofendendo pessoas que ele não conhece, falando coisas do tipo "quem usa Sistema operacional XXX é bixa escrota" ou "essa música é de viaddos escrotos" e ainda "tem que ser um um doente retardado para comprar um placa de vídeo de não sei quantos mil reais". Esses são alguns exemplos entre outros
arroubos de recalque extremo
. Em fóruns onde existe pontuação de usuários geralmente eles tem poucos pontos. ;

- espaços de edição colaborativa, onde por vezes surgem conflitos difíceis de detectar: se um dos intervenientes é um
troll
ou se tem apenas uma opinião divergente. Nestes sistemas, o
troll
tende a tentar desacreditar a
(administradores, por exemplo), e posteriormente fazer-se de vítima, quando desmascarado;

- nestes locais de livre expressão de opinião, o
troll
costuma deixar mensagens provocadoras, ou difamatórias. A facilidade da interligação entre diferentes weblogs contribui para o crescimento do
troll
. Num fenômeno mais recente, existem agora
Trolls onde os autores atiçam desconhecidos a opinar e os massacram com sua comunidade de apoio (outros comentaristas).

- outro meio de comunicação antigo, onde o
troll
se diverte através de uma grande variedade de técnicas, a desrespeitar as regras de
pré-estabelecidas. Neste meio pode ser banido ou expulso do canal (sala), ou mesmo do
, em casos mais graves.

- Através da criação de
, o
troll
semeia o
e a
nas
, quebrando toda e qualquer
. Só resta então à moderação expulsá-lo. Os
trolls
que usam perfis verdadeiros geralmente atraem muito ódio em seus perfis e passam a ser difamados na rede. Existem alguns grupos de
trolls
, como o antigo grupo "The invaders" e os "homens de bem", que têm várias comunidades polêmicas. Outros atacam comunidades relacionadas a religião ou ateísmo, desrespeitando seus membros.

- Nesse site o
troll
costuma zombar das pessoas que ele considera que não tem um "bom gosto" musical ou escrevem coisas que a seu ponto de vista são "embaraçosas", atacando nas páginas dos artistas ou perfis pessoais. Geralmente, a moderação costuma banir casos mais extremos.

- Na versão online do jornal público a maioria dos comentários são feitos por "trolls" que deturpam a notícia de acordo com a sua visão distorcida da realidade. Uma das características mais interessantes dos trolls do jornal público é o facto de a noticia não ser relevante para o seu comentário, sendo que inevitavelmente acabam por falar sobre ortografia, comunismo, fascismo, racismo.

- No fórum de discussão sobre animais Arca de Noé existem comentário feitos por
trolls
fanáticos dos direitos dos animais que costumam transformar "posts" sobre adopção ou aquisição de animais de raça em batalhas sobre os direitos dos animais. Os
trolls
podem também transformar "posts" sobre namoro ou acasalamento em batalhas sobre adopção de gatos abandonados sem qualquer respeito pelo objectivo inicial do tópico.

- No fórum de discussão sobre a cantora Madonna, um usuário intitulado "Dona Maria" utilizava insistentemente o assunto estupro para causar reações enérgicas dos outros usuários, postando vídeos, fotos, contos, relatos, causando dor, medo, espanto, mal estar entre outros sentimentos negativos para com os outros usuários. O mesmo chegou a ser banido, mas voltando com outros
nicknames
, tais como "Dona Maria 2, Maria Adelaide, Maria do Recreio, Maria do Pillar, Maria Quitéria.

Referências

flayme.com.
. 09/2008. Página visitada em 26/07/2010.

flayme.com.
. Página visitada em 26/07/2010.

Bond, Robert. "Links, Frames, Meta-tags and Trolls." International Review of Law, Computers & Technology 13, (1999): 317-323.

Ver também

22px-Commons-logo.svg.png

O
possui uma
categoria
com multimídias sobre

, um comportamento em debates na internet que assemelha-se parcialmente ao comportamento
troll
.

, uh Erica just like this.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll

repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à

exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do

oponente.

Desfile intelectual: um troll pode ter um bom nível

intelectual, vocabulário sofisticado diante de outros discursantes,

desfilar referências e contradizer os argumentos dos rivais por

conhecimento e pesquisa, muitas vezes expondo-os ao ridículo e

questionando sua formação educacional.

 

Temos um problema no Geral...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pressinto trollagens nesse tópico. trololo.gif06.gif

Mas trolls em grupo? Nunca vi disso. Geralmente vejo trolls solitários tentando sobreviver por aí' date=' mandando daquelas que a gente conhece aqui.
[/quote']

 

Já tivemos isto aqui com o Folco Pirata e outros casos. Ele era um destes que atacava ele e seus sósias ou clones. E direto os clones eram pegos pela moderação, sem falar das inúmeras pessoas que criaram personagens diversas aqui só para ver o circo pegando fogo, partindo para um discussão até perigosa sob ameaças de encontros fora do fórum.06

 

Não é para rir, mas era uma coisa que poderia ser trágico. Imagino até o noticiário.

 

Usuários marcam encontro para atos de intolerância.

 

Várias pessoas resolveram suas diferenças usando a força bruta, na região nobre de BH, RJ e SP. Três delas incluindo uma pessoa que passava no local ficaram feridas BH. O motivo da briga de acordo com o departamento de polícia local foi uma injúria em Fórum de Internet. Já <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em São Paulo e Rio de Janeiro tiveram fatalidades. A polícia aprendeu uma arma de fogo, facas e um soco inglês encontradas pelo grupo. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Nota: A notícia acima é uma mera obra de ficção a mera semelhança dos fatos é coincidência.

 

Nota Nº 2: Ainda não aconteceu isto aqui no Fórum CeC e assim espero que continue.  
Link to comment
Share on other sites

  • Members

mas andam dizendo que o termo "trollar" está meio que mudando de sentido.

 

Quando alguém ficava "trollando" siginificava que era alguém que estava tocando o terror e tal.

 

Mas agora o termo "trollar" está aparecendo associado com outro comportamento, como o de gastar, gracejar.

 

Tipo, o lance do "Cala Boca, Galvão!" seria uma espécie de trollagem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Não vejo o Cala Boca' date=' Glavão como trollagem. Nunca associei esse tipo de coisa.

Meu conceito de trollagem sempre foi gente tentando, diga-se TENTANDO, tocar o terror.
[/quote']

 

eu também sempre pensava assim... mas a parada está sendo mais associada à gastação, ao humor mesmo... o que é legal06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não vejo o Cala Boca' date=' Glavão como trollagem. Nunca associei esse tipo de coisa.

 

Meu conceito de trollagem sempre foi gente tentando, diga-se TENTANDO, tocar o terror.

[/quote']

 

eu também sempre pensava assim... mas a parada está sendo mais associada à gastação, ao humor mesmo... o que é legal06

 

É, isso é verdade. Tanto que surgiu o vídeo do Trololo. Mas acho que o humor é realcionado a trollagem, e não o humor que é trollagem.

 

Por exemplo, o Galvão vive trollando e lançaram a piada do Cala a Boca, Galvão.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Induzir a baixar o nível: alguns trolls testam a paciência dos interlocutores, induzem e persuadem a pessoa a perder o bom senso na discussão e apelar para baixaria e xingamentos. Com isso, o troll "queima o filme", consegue que a pessoa se auto-difame na comunidade por ter descido a um nível tão baixo.

Repetição de falácias: outro método usado que induz ao cansaço, aqui o troll repete seu conjunto de falácias até que leve seu interlocutor à exaustão, alegando depois ter vencido a discussão após o abandono do oponente.

Este tipo de trollagem rola bastante aqui.

Acho que trolls são pessoas no mínimo frustradas com suas vidas "reais", e usam a internet como meio de descontar isso, por trás de um nickname fica fácil criar uma persona e bancar o "fodão". Mas são apenas infelizes.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Reconhecem algumas das descrições?

 

 

 

Claro que reconheço. Veja só:

 

 

 

- Jogar a isca e sair correndo = Dook, Nacka, Kako, Scofield, boa parte dos frequentadores da CMJ...

 

 

 

- Induzir a baixar o nível = Eu, Henrique Felipe, Marcos Davi, Sall, Plutão Orco (você mesmo!), Flower/Abelha, Wesker, boa parte dos frequentadores da área de esportes do fórum...

 

 

 

- Repetição de falácias = Plutão Orco (você mesmo novamente!), Rafal, Nightcrawler, Maria Shy, Dentinho, Angelus Lestat, Wesker, Flower/Abelha...

 

 

 

- Desfile intelectual = Eu, Dook, Scofield, Nacka...

 

 

 

 

 

 

 

Nem todos agem assim propositalmente... Mas agem.Nostromo2011-01-16 03:06:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Jogar a isca e sair correndo = Dook' date=' Nacka, Kako, Scofield, boa parte dos frequentadores da CMJ...

- Induzir a baixar o nível = Eu, Henrique Felipe, Marcos Davi, Sall, Plutão Orco (você mesmo!), Flower/Abelha, Wesker, boa parte dos frequentadores da área de esportes do fórum...

- Repetição de falácias = Plutão Orco (você mesmo novamente!), Rafal, Nightcrawler, Maria Shy, Dentinho, Angelus Lestat, Wesker, Flower/Abelha...

- Desfile intelectual = Eu, Dook, Scofield, Nacka...

Nem todos agem assim propositalmente... Mas agem.[/quote']

 

Essa classificação seria até aceitável se vc não me colocasse entre aqueles que baixam o nível...  Não sou troll e aliás, nem xingar eu xingo. De resto, faz sentido.

 

Faltou o Adler no "Desfile Inteletual" e mudar o Dook e Kakoserrano para "Repetição de Falácias".

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu achava que troll era tipo uma pessoa que tava se queimando sem saber,uma pessoa sem noçao, tipo lança um video na net que sái pela culatra ...

 

tipo esses exemplos aqui( o cara "fáqui" e a menina que defende crepusculo):

 

 

 

esses aqui se encaixavam na minha ideia de troll.... nadavê??

 
Link to comment
Share on other sites

 

Deixa chegar Transformers 3 que vai aparecer uma porrada de Troll' date=' pena que são rapidamente banidos, saudades das tretas de uns anos atrás, principalmente na época d0 1º transformes e TDK.

[/quote']

 

Quer dizer que você é um usuário das antigas e registrado em 2010? Hummm... O tópico para fantasminhas fica em uma parte reservada do fórum mas posso dar um jeito de te incluir lá.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Deixa chegar Transformers 3 que vai aparecer uma porrada de Troll' date=' pena que são rapidamente banidos, saudades das tretas de uns anos atrás, principalmente na época d0 1º transformes e TDK.

 

[/quote']<font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2">Quer dizer que você é um usuário das antigas e registrado em 2010? Hummm... O tópico para fantasminhas fica em uma parte reservada do fórum <font face="Verdana, Arial, Helvetica, sans-serif" size="2">mas posso dar um jeito de te incluir lá.

 

 

 

As pessoas sempre se entregam... rs

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...