Jump to content
Forum Cinema em Cena

Um Sonho de Liberdade


Caio
 Share

Recommended Posts

  • Members

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption)

sonho-de-liberdade-poster01.jpg

Em 1946, Andy Dufresne (Tim Robbins), um jovem e bem sucedido banqueiro, tem a sua vida radicalmente modificada quando é mandado para uma penitenciária para cumprir prisão perpétua por ter assassinado sua mulher e o amante dela. No presídio, faz amizade com Ellis Boyd Redding (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro do presídio.

- Recebeu 7 indicações ao Oscar: Melhor Filme, Melhor Ator (Morgan Freeman), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Som.

- Recebeu 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Ator - Drama (Morgan Freeman) e Melhor Roteiro.

 

Não encontrei nenhum tópico sobre esse filme aqui. No ranking do IMDB, ele é o segundo melhor filme da história. Tenho certeza que a grande maioria daqui não concorda com esse ranking (eu inclusive), mas acho que é um marco na história do cinema justamente por estar nessa lista.

O filme não é nenhuma obra de arte, e não é nem um pouco cult. Totalmente americanizado e recorde de bilheteria, será sempre criticado pelo público alternativo. Porém, a história é interessante do ponto de vista da reflexão.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O filme não é nenhuma obra de arte' date=' e não é nem um pouco cult. Totalmente americanizado e recorde de bilheteria, será sempre criticado pelo público alternativo. Porém, a história é interessante do ponto de vista da reflexão.

[/quote']

 

Pois é. Graças aos céus, Cult não é sinônimo de boa arte ou bom filme.

Nada contra os filmes cults, mas nem só disso deve viver o cinema.

 

Um Sonho de Liberdade é um filme realmente excelente. Se coincidiu de ele ser sucesso de biblheteria nos EUA... e daí.? Filmes execelentes às vezes não são tão assistidos [ex: Boa Noite, Boa Sorte] e outros terríveis o são [ex: Van Helsing].

 

A crítica deve ir a um filme por ele ser bom ou ruim e não por ele ter sido adorado pelos americanos ou não, ser americanizado ou europeu.

 

No caso, um excelente filme. Digam os cults o que disserem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme não é nenhuma obra de arte' date=' e não é nem um pouco cult. Totalmente americanizado e recorde de bilheteria, será sempre criticado pelo público alternativo. Porém, a história é interessante do ponto de vista da reflexão.

[/quote']

Pois é. Graças aos céus, Cult não é sinônimo de boa arte ou bom filme.
Nada contra os filmes cults, mas nem só disso deve viver o cinema.

Um Sonho de Liberdade é um filme realmente excelente. Se coincidiu de ele ser sucesso de biblheteria nos EUA... e daí.? Filmes execelentes às vezes não são tão assistidos [ex: Boa Noite, Boa Sorte] e outros terríveis o são [ex: Van Helsing].

A crítica deve ir a um filme por ele ser bom ou ruim e não por ele ter sido adorado pelos americanos ou não, ser americanizado ou europeu.

No caso, um excelente filme. Digam os cults o que disserem.

Grande garota! Tambem penso isso.

Acho que esse exemplo de pessoas que só curtem filmes "cults" são raros aqui nesse fórum, mas elas existem, e são um porre. Não vejo problema nenhum de o cara idolatrar tanto Dogville quanto Jurasic Park, por exemplo.

Sobre Um Sonho de Liberdade, adoro! É um dos poucos filme que eu dou nota 10 (Acho que mais uns 20 recebem essa nota).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Excelentíssimo filme. Considero um dos meus obrigatórios da década passada.

Notar as interessantes ultimas falas do filme por parte de Reed:

"I Hope..."' date=' ou seja, "Eu espero..."

E qual seria o seguinte filme desse diretor?

"À Espera de Um Milagre"

smiley2.gif

[/quote']

 

 

O nome original de "A Espera de Um Milagre" é "The Green Mile"...é só uma coincidência...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Pois é' date=' eu remo um pouco contra a maré neste. Acho

apenas um bom filme, muito prejudicado pela péssima atuação de nosso

costumeiro fiasco Tim Robbins...[/quote']

 

 

 

smiley3.gif

 

 

 

Pensei que só eu achasse o Tim Robbis um fiasco. Nesse filme ele está com cara de... nada.

 

 

 

Já o resto, é excelente.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse filme me incomoda um pouco. Desde Tim Robbins, não o vejo como um bom ator. Seus maneirismos faciais sempre se sobrepõe a sua construção, até o segundo ato, um tanto arrastado e longo, até o final, puritano demais.

Claro, o filme tem seus méritos, vide fotografia, onde temos momentos belíssimos, como a clássica cena da chuva, mas a melhor cena do filme, in my opinion, é a cena da bebida no teto da cadeia. Muito boa.

O erro do filme na minha opinião, fica na tentativa de humanizar o protagonista, inserindo o prólogo, a dúvida, mas aliviando no cotidiano, o que é um erro. Aquela cadeia não me desce. Claro, foi feita para justificar a a jornada do héroi, no caso, o protagonista. Mas é tudo muito pouco crível, desde seus relacionamentos internos, até como este afetam sua psique.

Morgan Freeman, não tem o protagonista em mãos, mas se torna a alma do filme. Impressionante como ele sempre faz o bom, o calmo, o tranquilo, mas de maneiras diversas.smiley32.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

também acho que Frank Darabont é um canastra de primeira... "À Espera de um Milagre" é uma das maiores bombas da década de 90.

Quanto ao filme. Achei excelente. Ressalvas: o filme poderia ter acabado quando o Dufresne foge; Não engoli o lance do Dufresne ser inocente e levar prisão perpétua por causa de um assassinato duplo. Por mim eu botaria ele como culpado. Fora isso smiley32.gif.

Besides, 2º no IMDB é exagero, mesmo não sendo TÃO desmerecido. Já é difícil engolir o fato do Godfather I tá na frente da parte II. Mas fazer o quê...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Excelentíssimo filme. Considero um dos meus obrigatórios da década passada.

Notar as interessantes ultimas falas do filme por parte de Reed:

"I Hope..."' date=' ou seja, "Eu espero..."

E qual seria o seguinte filme desse diretor?

"À Espera de Um Milagre"

smiley2.gif

[/quote']

O nome original de "A Espera de Um Milagre" é "The Green Mile"...é só uma coincidência...

Jura? smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

<p align="left"><font face="Arial">O filme não é nenhuma obra de arte' date=' e <span style="font-weight: bold;">não é nem um pouco cul</span><span style="font-weight: bold;">t</span>. Totalmente americanizado e recorde de bilheteria, será sempre <font style="font-weight: bold;" size="2">criticado pelo público alternativo. Porém, a história é interessante do ponto de vista da reflexão.[/quote']Pois é. Graças aos céus, Cult não é sinônimo de boa arte ou bom filme.Nada contra os filmes cults, mas nem só disso deve viver o cinema.Um Sonho de Liberdade é um filme realmente excelente. Se coincidiu de ele ser sucesso de biblheteria nos EUA... e daí.? Filmes execelentes às vezes não são tão assistidos [ex: Boa Noite, Boa Sorte] e outros terríveis o são [ex: Van Helsing].A crítica deve ir a um filme por ele ser bom ou ruim e não por ele ter sido adorado pelos americanos ou não, ser americanizado ou europeu.No caso, um excelente filme. Digam os cults o que disserem.

 

 

 

Adoro o filme, é um dos poucos que considero perfeitos (chega a ser melhor que o conto do Stephen King, pois adiciona ainda mais elementos à história). Mas não entendi a parte do "recorde de bilheteria". Esse filme foi um total fracasso de bilheteria, só foi descoberto quando chegou às locadoras (ai sim foi um sucesso de locações, mas não sei se isso quer dizer muita coisa).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu amo Um Sonho de Liberdade, mesmo com todas as echurradas de críticas: Tim Robbins fraco, história pouco convicente, etc. Para mim o importante é que o filme me conquistou por passar uma mensagem de que nunca devemos esmorecer diante das dificuldades e daquilo que a maioria julga impossível. A esperança e a fé são molas propulsoras que, a qualquer tempo, suavizam a caminhada.smiley14.gif

ADLIZ2006-4-22 22:3:14
Link to comment
Share on other sites

Ao contrário de todos aqui sou absolutamente fã do Tim Robbins, acho um ator fantástico (embora minha atuação predileta dele seja em the Jacob's Ladder, que eu acho fenomenal) e adoro esse filme. Engraçado, esse foi um dos únicos filmes que adorei depois de ter visto pela segunda vez, mas detestei da primeira vez que vi. O filme tem 9,06/10 na minha lista e está entre os 40 melhores que já vi.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim, o show do filme não é mostrar como a fé e a esperança são propulsoras... não gosto muito de filmes positivos smiley17.gif...

o show do filme é retratar a alienação dos detentos, e seus diversos comportamentos... concordo que a melhor cena do filme é a cena da bebida no teto...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim' date=' o show do filme não é mostrar como a fé e a esperança são propulsoras... não gosto muito de filmes positivos smiley17.gif...

o show do filme é retratar a alienação dos detentos, e seus diversos comportamentos... concordo que a melhor cena do filme é a cena da bebida no teto...

[/quote'] Metáforas são metáforassmiley36.gifsmiley36.gif
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ao contrário de todos aqui sou absolutamente fã do Tim Robbins' date=' acho um ator fantástico (embora minha atuação predileta dele seja em the Jacob's Ladder, que eu acho fenomenal) e adoro esse filme. Engraçado, esse foi um dos únicos filmes que adorei depois de ter visto pela segunda vez, mas detestei da primeira vez que vi. O filme tem 9,06/10 na minha lista e está entre os 40 melhores que já vi.[/quote']

Tb gosto do Tim, tem um filme que ele fez com a Meg "todos a odeiam por quê?" Ryan, Teoria do Amor em que ele faz o papel de um mecânico, é ilário. O pessoal as vezes exageram no menosprezo.smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...