Jump to content
Forum Cinema em Cena
Big One

Fórmula 1 - Temporada 2014

Recommended Posts

Corridaça para fechar uma tempora excepcional, a melhor que acompanhei, sem dúvidas. Afastei-me em 2010, tendo visto corridas aqui e acolá, e em 2011 não acompanhei nada (pelo menos não me lembro). Decidi, repentinamente, voltar a acompanhar em 2012 e desta vez com mais afinco: só não vi a corrida que aconteceu durante as Olimpíadas.

 

Agora, que cara azarado é o Hamilton. Eu acho que ele tá indo pra Mercedes para ver se a sua maré de sorte melhora, porque, sinceramente, ainda não consigo imaginar McLaren sem ele (Button é como Webber, segundo piloto) nem ele sem a McLaren (ainda mais na Mercedes, que prometeu boas coisas no começo da temporada e terminou de forma medíocre). A respeito da batida, também interpreto que o Hulkenberg exagerou: ele e Hamilton já haviam ultrapassado um retardatário e havia outro à frente, no fim da primeira curva numa pista escorregadia. Deveria ter deixado Hamilton passar a Caterham e tomava a liderança no fim da reta oposta... Uma pena, pois aí a temporada teria tido mais vencedores (piloto e equipe) diferentes.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Já vai tarde:

 

01/12/2012 - 16h58

Sem comprador, HRT confirma fim da equipe e fica fora da Fórmula 1 em 2013

efe.gif

Da EFE

Em Madri (Espanha)





  • Comentários4

Os proprietários da HRT (Hispania Racing Team) não conseguiram encontrar novos donos para a equipe e, com o fim do prazo de inscrições estipulado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a escuderia espanhola não vai disputar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2013.

 

A FIA deu até a última sexta-feira para a confirmação da participação dos times para a próxima temporada. Colocada à venda no mês passado, a Hispania só participaria se conseguisse um novo proprietário, senão, seria extinta.

 

A Hispania foi criada em 2010, pelo ex-piloto espanhol Adrián Campos. Antes mesmo de estrear, a equipe passou a ser controlada por Colin Kolles, ex-chefão da Jordan. Em 2011, ele vendeu a escuderia para o fundo Thesan Capital. Nesta temporada, o espanhol Pedro de la Rosa e o indiano Narain Karthikeyan defenderam a equipe, que não somou nenhum ponto em suas três temporadas na F-1.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Do blog do Tazio:

 

 

RAZIA ACERTA COM A MARUSSIA E É O 2º BRASILEIRO NA F1 EM 2013

Atual vice-campeão da GP2, baiano se junta a Felipe Massa no grupo de pilotos do país no grid, formando dupla com outro novato na equipe russa, Max Chilton

31/01/2013
Razia-640x448.jpgLuiz Razia, vice-campeão da GP2 em 2012 (Foto: Divulgação/GP2)

Felipe Massa não ficará sozinho como representante do Brasil na F1 em 2013. Nesta quinta, Luiz Razia fechou com a Marussia para esta temporada da categoria. O brasileiro foi vice-campeão da GP2 em 2012 e era um dos concorrentes às vagas restantes na F1.

A informação foi dada pela primeira vez no programa “Redação”, do canal SporTV, e confirmada ao Tazio pela assessoria de imprensa do piloto. Ainda não se sabe a duração do contrato, mas o anúncio oficial deve ser feito até o final desta semana.

Leia também:
McLaren apresenta seu carro para a temporada de 2013 da F1
Queda da Marussia entre os construtores determinou saída, diz Glock
Diretor da Marussia: saída de Glock era necessária para o futuro do time
Por meio de site oficial, Marussia oficializa saída de Timo Glock

O baiano já teve experiência com a equipe em 2010, quando atuou como piloto de testes da Virgin (nome da Marussia na época). Em 2011, ele exerceu a mesma função na Lotus/Caterham.

Razia substituirá Timo Glock, dispensado do time na semana passada. Na época, o alemão deudeclarações reclamando da força dos “pilotos pagantes” na F1 atual. Seu companheiro será outro novato: o britânico Max Chilton, quarto colocado na GP2 no ano passado.

Com a confirmação do segundo piloto da Marussia, as únicas vagas restantes na categoria estão na Force India e na Caterham. Bruno Senna é considerado um dos principais candidatos no segundo caso.

Clique aqui para ler a análise do Tazio sobre os prós e contras da opção de Razia em fechar com a Marussia.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Do UOL Esporte:

 

31/01/2013 - 09h27

McLaren evoca passado vencedor em apresentação de carro para 2013

A McLaren apresentou nesta quinta-feira seu carro para a temporada 2013 da Fórmula 1. No aniversário de 50 anos da equipe, o modelo MP4-28 foi revelado pelos pilotos da escuderia Jenson Button e Sergio Perez, em um evento marcado por referências ao passado vencedor da escuderia realizado em Woking.

Antes da apresentação do novo carro, a McLaren promoveu a entrada de carros da escuderia que conquistaram títulos em outras temporadas, tanto na Fórmula 1 quanto em outras categorias. Os modelos utilizados pelos brasileiros Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna foram alguns dos veículos presentes na festa.

Lançamentos de carros da F1
 
 
  • 28jan2013---equipe-lotus-de-formula-1-ap
  • 28jan2013---detalhe-do-volante-do-novo-e
  • 31jan2013---jenson-button-e-sergio-perez
  • 31jan2012---mp4-28-novo-carro-da-mclaren
  • 31jan2013---modelo-mp4-28-da-mclaren-man
  • 31jan2013---sergio-perez-e-jenson-button
  • 31jan2013---jenson-button-e-sergio-perez
 
 
31jan2012---mp4-28-novo-carro-da-mclaren
 
Foto 8 de 11 - 31.jan.2012 - MP4-28, novo carro da McLaren para a temporada 2013, foi apresentado em evento realizado na sede da equipe em Woking AP Photo/Lefteris Pitarakis

Assim como ocorreu em 2012, a escuderia inglesa optou por não utilizar o chamado ‘bico de ornitorrinco’, optando por um visual mais suave. A famosa cor prateada também foi mantida para a próxima temporada da Fórmula 1.

Novo contratado da escuderia para 2013, o mexicano Sergio Perez não escondeu a empolgação por sua primeira chance em uma equipe de ponta da Fórmula 1. “É incrível, ver meu nome nele é especial. Acredito que será um carro muito forte. Quero vencer o campeonato, todo mundo que vencer”, comentou o piloto.

Já Button ressaltou sua expectativa de brigar pelo título do Mundial de pilotos com o novo carro. “Claro que estou animado, ainda mais com a possibilidade de brigar pelo campeonato. Os caras trabalharam duro durante todo o inverno e este é um dia especial para nós”, afirmou o inglês.

Share this post


Link to post
Share on other sites

01/02/2013 - 16h54

Lotus inova no humor, apela para mulheres e tenta atrapalhar lançamento de carros rivais

Do UOL, em São Paulo

  • Comentários3

Se dificilmente conquistará o mundial de construtores na temporada 2013 da Fórmula 1, tendo em vista o favoritismo de Red Bull e Ferrari, a Lotus já parte como grande favorita para conquistar o título de equipe mais divertida da principal categoria do automobilismo mundial. Nesta semana, a escuderia inovou no bom humor e tentou “atrapalhar” o lançamento dos carros rivais.

A primeira parte da estratégia aconteceu na quinta-feira. Durante a apresentação do novo veículo da McLaren, a Lotus postou uma foto de belas grid girls em sua página oficial no Facebook e fez uma brincadeira com os adversários.

Lançamentos de carros da F1
 
 
  • 31jan2013---sergio-perez-e-jenson-button
  • 31jan2013---jenson-button-e-sergio-perez
  • 01fev2013---ferrari-apresentou-seu-carro
  • 01fev2013---modelo-f138-sera-utilizado-p
  • 01fev2013---novo-carro-da-ferrari-foi-ap
  • 01fev2013---ferrari-abandonou-o-degrau-n
  • 01fev2013---ferrari-apresentou-seu-carro
 
 
01fev2013---modelo-f138-sera-utilizado-p
 
Foto 13 de 20 - 01.fev.2013 - Modelo F138 será utilizado por Felipe Massa e Fernando Alonso na temporada 2013 Mais AFP PHOTO / FERRARI PRESS OFFICE

 

“Vamos lá, existem coisas muito mais bonitas neste mundo do que aquilo que você encontrará em Woking”, postou em referência a sede da rival.

A segunda metade do plano aconteceu nesta sexta-feira, durante o lançamento da Ferrari. Também pelo Facebook, o time inglês divulgou a imagem de um mecânico da adversária italiana filmando uma bela loira.

“Parece que nem todos estão interessados no novo carro da Ferrari”, ironizou.

Vale destacar que a Lotus tem se especializado nas sacadas humorísticas. No dia 28 de janeiro, a escuderia lançou o novo carro e pintou a frase “I’m sexy and i know it” (eu sou sexy e sei disso) na lateral. Pouco antes, foi divulgada uma imagem de um volante estilizado para o excêntrico Kimi Raikkonen. O objeto continha funções pouco comuns, como “banana”, “sorvete” e “modo soneca”.

 

Tá aqui o tal volante, hehehe.

 

734515_10151432611743377_2056874747_n.jp

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mais uma do Tazio.

 

 

EM MARANELLO, FERRARI APRESENTA MODELO PARA A TEMPORADA 2013

 

Diferentemente do modelo do ano passado, carro do atual campeonato não terá degrau na parte frontal
01/02/2013
Ferrari-F138-3-640x448.jpgF138, novo modelo da Ferrari (Foto: Ferrari/Divulgação)

A Ferrari revelou na manhã desta sexta-feira a F138, modelo com qual vai disputar a temporada 2013 da F1. O lançamento aconteceu em Maranello, sede da equipe italiana, e contou com as participações dos pilotos titulares Fernando Alonso e Felipe Massa e do chefe esportivo Stefano Domenicali.

Como seu principal rival, o MP4-28 da McLaren, a F138 apresenta uma tampa protetora à frente do bico – uma medida que deve ser seguida pela maioria das equipes em 2013, à exceção da Lotus. O time manteve a suspensão dianteira no estilo pull-rod, enquanto a traseira se mostra mais estreita e afilada na parte inferior.

Leia também:
Zanardi visita Maranello pela 1ª vez e destaca “paixão” dos funcionários
Carro da Ferrari para a temporada 2013 vai se chamar F138
Pirelli: Ferrari terá menos dificuldade com os pneus em 2013
De La Rosa admite surpresa por participar dos testes em Jerez

“Nosso principal objetivo é entregar imediatamente um carro competitivo aos nossos pilotos. Infelizmente, nos últimos anos, no início do inverno, não fomos capazes de nos desenvolver rapidamente logo de imediato. Analisamos então nossa organização para sermos mais efetivos na preparação durante a semana que vem [início da pré-temporada]”, argumentou Domenicali.

Ferrari-F2013-3.jpg

Detalhe lateral da F138 (Foto: Ferrari/Divulgação)

Projetada por Pat Fry e Nicholas Tombazis, a F138 foi desenvolvida em sua maior parte no túnel de vento da Toyota, em Colônia, na Alemanha. Fernando Alonso e Felipe Massa permanecem como pilotos titulares, sendo que o brasileiro será o primeiro a experimentar o novo carro em Jerez de la Frontera.

Ao lado de Alonso e Massa, também estará o veterano Pedro de la Rosa, que trabalhará como piloto de desenvolvimento para a escuderia italiana.

Ferrari-F138-5.jpg

Detalhe frontal da F138 (Foto: AFP/Ferrari Press Office)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Do Tazio:

 

SENNA DEIXA A F1 E ANUNCIA TRANSFERÊNCIA PARA O MUNDIAL DE ENDURANCE

 

Dispensado pela Williams no fim do ano passado, brasileiro disputará o campeonato na classe GT pela Aston Martin

05/02/2013
 
Bruno-Senna-2013-640x448.jpgBruno Senna com o Vantage da Aston Martin (Foto: MF2/Divulgação)

Bruno Senna confirmou na tarde desta terça-feira que deixará a F1. Dispensado da Williams no ano passado, o brasileiro assinou um acordo para disputar a classe GTE do Mundial de Endurance (WEC) pela equipe oficial da Aston Martin, que completa cem anos nesta temporada.

“Até 2009, sempre conquistei vitórias e pódios nas categorias por onde passei. Desde então, por uma série de circunstâncias fora do meu controle, não tive a mesma chance na F1”, disse o brasileiro, que ainda lutava por uma vaga na Force India.

“As propostas que me foram oferecidas nesta temporada também não me davam essa possibilidade”, acrescentou.

Leia também:
Force India admite que saída de Hulkenberg atrapalhou planos para 2013
BLOG DO TAZIO: 
O que o futuro reserva a Bruno Senna?
Senna é cotado a fazer dupla com Cacá em time brasileiro no GT Series
BLOG DO TAZIO: 
Mudanças em sites de Bruno e Caterham indicam acerto?

Senna disputará o calendário completo do WEC com um Vantage GTE, ao lado do francês Frédéric Makowiecki. Para as 24 Horas de Le Mans e as 6 Horas de Spa, o inglês Rob Bell se junta à dupla.

Já no mês que vem, o brasileiro estreia pela Aston Martin a nas 12 Horas de Sebring, na Flórida. Na prova de endurance americana, o ex-Renault dividirá o cockpit com o inglês Darren Turner e o alemão Stefan Mucke.

Bruno-Senna-2013-2.jpg

O Aston Martin Vantage que Senna usará no WEC (Foto: MF2/Divulgação)

“Foi ele [Turner] quem me indicou [à Aston Martin]. A equipe me ligou na semana passada e acertamos tudo nesta segunda-feira, quando fui à fábrica pela primeira vez”, explicou o piloto de 29 anos.

Esta não será a primeira aventura de Senna no endurance. Em 2009, o ex-piloto da Williams disputou as 24 Horas de Le Mans pela equipe Oreca, mas não terminou a corrida. Ele correu ao lado de Stéphane Ortelli e Tiago Monteiro – outro ex-F1.

 

É compreensível a decisão dele. Pena que ele não chegou a correr por uma equipe grande.

Share this post


Link to post
Share on other sites

De Blog do Tazio:

 

 

VÍDEO: RODA DESPRENDE DO CARRO DE MASSA NA ESPANHA
02/03/2013
Massa-roda-Barcelona1-640x448.jpgMassa perde a roda durante teste em Barcelona (Reprodução)

Uma cena inusitada marcou os 20 minutos finais da sessão deste sábado em Barcelona, no penúltimo dia de testes da pré-temporada da F1 em 2013. Felipe Massa havia registrado, havia pouco, a marca de 1min21s266, usando os pneus supermacios, colocando-se na segunda posição da tabela. Ele vinha em mais uma volta rápida com sua Ferrari e, quando se encaminhava para a saída da reta oposta, viu a roda dianteira esquerda de seu carro se soltar.

Sem ter o controle total da F138, o brasileiro ainda conseguiu reduzir a velocidade e evitar uma possível rodada ou batida, conduzindo o veículo vermelho até a área de escape do traçado de 4.655 metros.

Leia também:
Bianchi aprova 1º teste com a Marussia; veja as declarações deste sábado
Hamilton minimiza domínio do sábado: “Não temos que nos impressionar”
Hamilton sobra no penúltimo dia da pré-temporada; Massa termina em 2º
Diretor da Marussia diz que equipe mantém portas abertas para Razia

Por conta do incidente, uma bandeira vermelha foi acionada em Montmeló, deixando as atividades paralisadas por cerca de 14 minutos. O treino ainda seria reiniciado para os instantes finais, obviamente já sem a participação do paulista. Mas Massa ainda sustentou o segundo posto, sete décimos atrás de Lewis Hamilton, grande destaque do dia com a Mercedes.

Após o término das atividades, a Ferrari informou, por meio de comunicado oficial, ter se tratado de um problema no encaixe da roda, mas não especificou qual seria. A equipe declarou que irá avaliar detalhadamente a questão na noite deste sábado.

A rodada de testes de Barcelona será encerrada neste domingo, entre as 5h e 13h, horários de Brasília. ComoLuiz Razia foi dispensado da Marussia, dando lugar a Jules Bianchi, e Felipe cederá lugar a Fernando Alonso na Ferrari, não haverá nenhum brasileiro em ação.

 

http://www.youtube.com/watch?v=AGP2wV5k8qg&feature=player_embedded

Share this post


Link to post
Share on other sites

Massa lamenta demolição de autódromo no Rio e diz que 'automobilismo sofre'

Renan Rodrigues

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/03/201317h55
  •  
  • Renan Rodrigues/UOL

    felipe-massa-piloto-da-ferrari-fala-dura

    Felipe Massa, piloto da Ferrari, lamentou a demolição do autódromo de Jacarepaguá

O piloto brasileiro da Ferrari, Felipe Massa, que fará uma exibição nas ruas do Rio de Janeiro com o modelo F-10 neste domingo, lamentou a demolição do autódromo de Jacarepaguá, no final do ano passado. Massa criticou a condução da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) em relação ao esporte no país, revelou esforços pessoais para levantar a categoria e disse que o 'automobilismo sofre muito' no Brasil há alguns anos.

"É muito triste o que aconteceu. Jacarepaguá foi considerado um dos mais importantes autódromos do meio da Fórmula 1, uma das pistas mais bacanas  de se pilotar. Ver aquilo que aconteceu foi muito triste. Espero que esse evento [de domingo] seja importante para as pessoas que decidem, que comandam, verem que o que aconteceu foi uma besteira. Espero que consigam construir logo outro circuito aqui no Rio de Janeiro", disse Massa.

O piloto da Ferrari também comentou o fato de ser o único brasileiro na Fórmula 1 no início do campeonato. O Brasil não iniciava um ano com menos de dois representantes desde 1978. Na visão de Massa, falta incentivo de empresas e da confederação que organiza o automobilismo no país.

"O automobilismo sofre muito. Não sei nem há quanto tempo só temos um piloto brasileiro correndo na principal categoria, que é a Fórmula 1. Já tentei ajudar, criar uma categoria mais barata, fazer parcerias, mas não funcionou. Não tinha nem piloto para correr. Isso mostra que não é só o lado dos pilotos, mas também autódromos que está sofrendo", completou Felipe Massa.

O futuro autódromo do Rio de Janeiro fica numa área na zona Oeste, em um ex-campo de treinamento militar. Há mais de 50 anos, as Forças Armadas realizam atividades no local e ainda é possível que armas ainda estejam enterradas ali. Uma varredura será feita antes do início das construções, que devem começar em meados do ano que vem. Em julho de 2014, a pista deve estar pronta. 

Ampliar
09fev2013---lewis-hamilton-anda-pelo-pad Último dia de testes coletivos em Jerez16 fotos12 / 16
Lewis Hamilton anda pelo paddock durante o último dia de testes coletivos em JerezLeia mais Getty Images

Na visão de Massa, empresas e a própria CBA poderiam ajudar pilotos com patrocínios e realizando mais campeonatos para descobrimento de novos valores. Ele cita como exemplo federações de países como França e Inglaterra, que oferecem ajuda de custo para pilotos iniciantes.

"Acho que para ajudar o automobilismo tem muitas coisas para ser feita. A CBA pode criar muitas oportunidades. Existem países onde as federações dão ajuda de custo aos pilotos, patrocínio para correr na primeira, segunda categoria. A Inglaterra sempre ajuda pilotos na GP2, se não com patrocínio total, com parte dele. Nunca vi isso acontecer no Brasil. As empresas também precisam acreditar mais", finalizou o piloto da Ferrari.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Treino livre encerrado, mais do mesmo... Red Bull em primeiro seguida pela Ferrari

Até aqui quem esperava alguma surpresa se decepcionou... mas de qualquer forma temos que esperar o treino classificatório que é quando as cartas irão pra mesa pra valer

Share this post


Link to post
Share on other sites

Perdi o início, mas acordei no meio da corrida...começou bem com Kimi ganhando fazendo duas paradas e o Alonso, que fez três, chegou em segundo. Vettel em terceiro, ainda é cedo, mas a Red estará tão forte assim? Massa foi bem chegando em quarto, mesmo não ameaçando o 3′ colocado. Que venha a próxima já no próximo fds.

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Massa foi boicotado pela Ferrari novamente... tava na cola do Vettel, poderia ter ultrapassado ele nos box, mas não, a Ferrari teve q chamar o Alonso antes e deixar o Massa com pneus velhos mais 3 voltas na pista... por causa disso q chegou em quarto, isso deve ter dado uma broxada nele para ir brigar pela terceira posição...

Share this post


Link to post
Share on other sites

Perdi o início, mas acordei no meio da corrida...começou bem com Kimi ganhando fazendo duas paradas e o Alonso, que fez três, chegou em segundo. Vettel em terceiro, ainda é cedo, mas a Red estará tão forte assim? Massa foi bem chegando em quarto, mesmo não ameaçando o 3′ colocado. Que venha a próxima já no próximo fds.

 

Olha, RBR não está com essa bola toda, pelo menos não nesse início... Me impressionou a Lotus, lógico que com a competência de Kimi do lado... E que largada foi aquela do Massa!? Caramba!!! Pena que as voltas a mais antes de parar custaram o pódio dele, mas que ele demonstrou que está de volta nessa temporada, isso demonstrou...

Share this post


Link to post
Share on other sites

O Massa foi boicotado pela Ferrari novamente... tava na cola do Vettel, poderia ter ultrapassado ele nos box, mas não, a Ferrari teve q chamar o Alonso antes e deixar o Massa com pneus velhos mais 3 voltas na pista... por causa disso q chegou em quarto, isso deve ter dado uma broxada nele para ir brigar pela terceira posição...

 

E começa a teoria de conspiração já... Fala sério!

 

O próprio Massa admitiu no final da corrida que a estratégia de ficar voltas a mais foi um erro por parte da equipe e dele também... Entrar no discurso de perseguição não dá mais pra mim!

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...