Jump to content
Forum Cinema em Cena

Passion (Brian De Palma)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • 2 months later...
  • 2 weeks later...
  • Members

Filme Será Reimaginação Completa do Original e Terá Cenas de Sonho

 

Em entrevista ao jornal italiano La Repubblica, De Palma deu mais detalhes sobre seu novo thriller erótico.

 

 

"Passion" is a remake of "Crime d'amour", a film by Alain Corneau 2010.

"I liked the complex and dark relationship Corneau created between the two women. It’s a good basis for developing a story more complicated and mysterious than the original, in which we discover immediately who killed whom. The pleasure of a thriller is to put together a system full of tricks and reveal them only at the end. "

 

So it will be a full revisioning.

"Yes. Beyond the sexual tension that was mentioned, my film goes well beyond. Initially I was looking for a mature, sophisticated actress similar to the manager in the original film. But Noomi Rapace won me over with her charisma. Rachel McAdams had read the script and arrived with Noomi. They had met on the set of "Sherlock Holmes" and have developed a strong relationship, which I used in the film. That way they play against each other, sexy and dangerous at the same time."

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Passion | Crítica

Cadê o Brian De Palma que estava aqui?

 

Érico Borgo

 

Passion, novo filme de Brian De Palma, remake em inglês do francês Crime de Amor, de Alain Corneau, era aguardado como um retorno do cineasta aos temas que o consagraram em suas primeiras décadas de carreira. No entanto, é um tratado de cafonice.

 

No thriller erótico, uma poderosa executiva do mercado publicitário (Rachel McAdams) sente-se ameaçada por uma subordinada promissora (Noomi Rapace). Ao roubar os créditos da talentosa integrante de sua equipe, em um jogo perverso de dominação, a mulher acaba iniciando uma sequência de eventos que culminarão em um assassinato.

 

O elenco inteiro está exagerado ao extremo. Teatral em alguns momentos, berrando seus diálogos, e novelesco a seguir, fazendo caras e bocas. A intenção do diretor é incompreensível. Estaria ele emulando o cinema noir que lhe era tão natural e dando ao gênero pitadas de novela mexicana, em uma espécie de auto-paródia? Ou ele simplesmente não orientou seus atores direito? Parece improvável que, mesmo que De Palma tenha optado por deixar o elenco solto, gente do calibre de McAdams e Rapace descesse tão baixo.

 

Até na câmera o filme é equivocado. Duro de assistir. Close-ups ágeis nas caretas, cenas em primeira pessoa estranhas, rompimentos de quarta-parede e pans frenéticos são acompanhados da terrível (terrível!!!) trilha do italiano Pino Donaggio.

 

O filme fica pior a cada minuto, com a mão do cineasta pesando ainda mais no final - e quando você acha que chegou ao fundo do poço, ele vai um pouquinho além, com um clímax de reviravoltas forçadíssimas, com direito até o clichê do "tudo foi um sonho" e a frase "teria sido o crime perfeito não fossem..." (impossível não completar mentalmente com "esses garotos intrometidos"). E o tal do crime perfeito talvez funcionasse na década de 1930. A polícia alemã em Passion parece o CSI Nova Iguaçu. Não checam evidências, não analisam o básico que qualquer pessoa que já viu dois filmes de crime na vida se preocuparia em ver.

 

Roteiro furado, mal realizado e pessimamente atuado... normalmente filmes assim são vaiados em festivais. Com Passion, uma reação comum são as gargalhadas, algo muito mais doloroso, especialmente quando trata-se de um nome como o de Brian De Palma.

 

 

Assisti o original e achei muito bom, a critica do Borgo e bem severa, não sei se a respeito do filme comparado a original ou o a De Palma que perdeu a mão para o suspense.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...
  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • 2 months later...
  • 5 weeks later...
  • 3 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...