Jump to content
Forum Cinema em Cena

Capitão América 2 - O Soldado Invernal (04/04/2014)


joao_spider
 Share

Recommended Posts

  • Members

A Jailcante acho que a Marvel deu um passo a frente e saiu sim da zona de conforto e padrões dos filmes e arriscou um pouco neste filme que poderia agradar a crítica mas talvez não o publico, mas acertou em ambos.

Padrões de filmes da Marvel:

 

Aventuras com visual bem colorido.

 Em momentos cruciais  aliviar a trama com uma piada bem humorada e quebrar a tensão.

A namorada do herói esta sempre em perigo, cliche básico (Thor/Homen de Ferro/Hulk)

Todas as tramas são bem fáceis didática e mastigadas  que até uma criança entende.

Personagens secundários sem função alguma, o agente Coulson apareceu em vários longas mas só  teve destaque nos Vingadores,Lady Sif e guerreira bonita mas só tem meia cena com Thor(pena),Doutor Sanson psiquiatra e depois vira herói que ajuda e muito Bruce Banner aparece 2 cenas em o Incrível Hulk como namorado de Betty Ross e some e etç e assim vai.

 

 

E este filme não tem nada disto graça a deus, os agentes da Shield tem funções nomes e rostos e um proposito de ajudar ou exterminar o Capitão como muito gente não viu não estou citando nomes.O visual do filme e opaco e meio cinzento refletido que nem tudo e preto e branco como antigamente dando um ar de paranoia e conspiração, evitou o máximo cliche de uma namorada para herói e prestou uma bela homenagem a Peggy Carter(pena a Hayley Atwell  aparecer pouco) mas dá indícios no futuro que o Capitão vai se envolver com alguém, o filme tem uma ação mais rustica e realista e o filme e incrivelmente violento algumas me deixaram pasmo, a trama mirabolante dos autores Christopher Markus e Stephen McFeely (geniais)que já tinham acerto no longa anterior se superaram e conseguiram adaptar muitas coisas boas como o arco Soldado Universal, espionagem, terrorismo, interesse politico, corrupção e idealismo em momentos chaves e com uma seriedade que me lembra (vou ser apedrejado) Cavaleiro das Trevas em muitas coisa e até o final onde o Capitão pede para algumas pessoas da  organização Shield escolher fazer oque certo e deflagando o ultimo ato importante da trama.

Sou fã do Batman e gosto de mais das hqs e filmes e admito que Cavaleiros das Trevas e um novo clássico ainda pelo Coringa do Heath Ledger(magistral) que tornou imortal na memorias dos fãs, mas este filme do Capitão só perde para o morcego agora por não ter um vilão mais marcante (volta Caveira) mas não ta no caminho certo de um curso mais sombrio e adulto tanto que vai disputar pau a pau com Batman vs Superman no cinema. 

 

Este filme entrou na mina lista de filmes de heróis preferidos como X-men 2,Homen Aranha 2, Os Vingadores, Homem de Ferro, Cavaleiro das Trevas,Homem De Aço, Hulk (Ang Lee), X-Men First Class, não sou marvante ou dcnauta pra mim oque vale e um entretenimento e qualidade e sou obrigado assistir filme novamente. E me preparar para os Vingadores 2 A Era Ultron

 

 

800px-Captain_America_The_Winter_Soldier

Link to comment
Share on other sites

Eu entendo essa sensação do Soto, e acho que é até por isso que são dois dos meus filmes preferidos de super-heróis. Achei o filme extraordinário, dos melhores do ano e, como não sou tão fã de Avengers, me diverti muito mais. Também não faço distinção nenhuma entre Marvel e DC porque não conheço quadrinhos (sou ignorante no assunto, me perdoem). De filmes solo, Spider Man 2 e The Dark Knight compõem com esse a trilogia dos meus preferidos. Se você juntar Watchmen terá todos os meus favoritos reunidos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

da mesma forma que The Dark Knight , q nao é filme de super-heroi e sim um thriller policial com um detetive usando capa com orelhinhas..

 

Soto chegou no ponto que eu tava falando. Capitão América ainda é um filme do Capitão. A "sensação Bourne" nesse filme é porque o personagem permite isso, mas não vi ele virando isso por completo. Não chega a ser que nem os filmes do Batman do Nolan que podem ser visto de outra forma, por isso acabou ganhando mais fãs e gente que curte, além do ciclo dos que gostam do personagem/HQ.

 

Mas enfim. Não vou entrar mais no mérito, até porque adorei demais o filme, e se as outras pessoas gostam ou não, isso é meio indiferente mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Realmente, O MELHOR FILME SOLO DA MARVEL!

 

Quem acha que a Marvel não sabe fazer filmes sérios, vai ter uma surpresa e tanto. Pq O Soldado Invernal é um filme sério na maior parte do tempo. A cena do elevador me fez lembrar um dos momentos mais épicos do Capitão nas HQs. Que é quando ele se rebela contra a SHIELD, em Guerra Civil. Eu tinha um certo receio quanto a presença do Falcão nesse filme, mas felizmente me enganei. Ele esteve ÓTIMO e espero que o visual dele seja levado para as HQs, pra aposentar aquele colorido tosco. São outros tempos neh. E fez por merecer uma participação nos Vingadores 2 ou 3. Diferente do Maquina de Guerra que ainda não disse a que veio. Espero que a Marvel saiba aproveitar o personagem.

 

Pós créditos nos preparando para Vingadores 2  :D

 

spoiler (leia por sua conta e risco)

Como a lança do Loki foi parar com a Hidra? :blink: 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Respondendo a sua pergunta do ultimo paragrafo, SLASH, e atenção SPOILEIRS a frente, quem não quiser ler pare aqui agora. Ultima chance. Bom então já era.

 

 

 

 

  Com a Hidra completamente infiltrada na Shield, não deve ter sido difícil para eles se apossarem do Cetro do Loki, já que a Shield deve ter ficado com ele após a invasão Chitauri.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Omeletv comentando o filme:

 

 

 

Curioso falarem que a Marvel tá arriscando fazendo um filme mais "quadrado" (eu, particularmente, não achei ele "quadrado" ou tão "quadrado"). Ou seja, o arriscado da Marvel é tentar ser mais "normal" (???). rsrsrsrs

 

Na minha visão, a Marvel tem que ir onde o personagem permite. Filmes do Capitão tem que ser sim mais sóbrios e tals, sem voar muito. Já Homem de Ferro e Thor já permite essas viagens. 

 

**E eu ainda não cheguei na conclusão se prefiro esse ou Vingadores como melhor filme da Marvel... 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois o cara até se corrigiu. Parece que se referiu à estrutura de roteiro, que arriscaria menos, não em plots, mas em formato.

 

Não sei se concordo... Até porque pelo que eu disse antes aqui que o filme ainda é um filme Marvel (mesmo sendo mais sóbrio e tals), daí seria o fato talvez que CA2 não tenha se arriscado tanto em sair da fórmula, até concordaria; mas ele falou de um jeito de como se os outros filmes Marvel fossem diferente desse (que os demais teriam se arriscado e esse não, ou não tanto - pelo menos pra mim soou assim a fala dele), aí eu já não concordaria.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Pá SAGA STARK, paciência é teu nome do meio, hein? Dez episódios pra ficar bom? Não me viu.

 

 Geralmente eu dou uma série quatro ou cinco episódios pra me "pescar". Se não conseguir, pra mim já era. Larguei AGENTS OF SHIELD no 3º ep. Embora eu esteja curioso pelo futuro da série após os eventos de CAPITÃO 2 (Supondo que a série tenha um futuro, já que ela não anda muito bem nem de crítica e nem de publico).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Faz assim, assiste à partir do episódio 15, se curtir o que acontece, veja os anteriores...

 

Coincidentemente, acabei agora de assistir ao 15º, após muitas semanas afastado da série. É neste que aparece a Lady Sif. Cenas meio quadradas, mas coreografias de luta bem melhores que as de "Arrow". Fiquei mais animado, acho que verei os seguintes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu achei muito bom. Muito bem feito, cenas de ação muito bem ensaiadas e treinadas.

Mas achei a trama principal, o tal do projeto insight, forçado demais.

Mas demais mesmo. Só passa porque no filme, todos que participam vendem bem demais o produto. Finalmente vi o Evans como o capitão. Achei que ficou sério na medida certa.

Tenho muito mais elogios do que críticas.

Agora uma dúvida, e tem spoilers.

 

Portanto pare agora se não quiser ler.

 

Mas li o pessoal falando em ossos cruzados. Quando ele aparece?

Ou é aquele líder do strike team??

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois o cara até se corrigiu. Parece que se referiu à estrutura de roteiro, que arriscaria menos, não em plots, mas em formato.

 

Agora que vi o filme posso comentar...

 

Eu senti também que esse filme é mais "quadradinho" (acho que "assertivo" seria a palavra mais correta...), mas isso não é ruim...pra mim eles acertaram ao criar uma história onde o personagem se sinta mais "reconhecível" no formato.

 

A Marvel já havia acertado em fazer isso com o Thor ao levar a história até Asgard e criar um ambiente que possibilitasse abranger mais a ambientação do personagem.

 

Levar o filme pro lado da espionagem, caiu como uma luva. A trama da SHIELD, claro, é o ponto alto do filme.

 

Não sei se é melhor que Vingadores...acho que não...embora eu tenha achado Capitão América 2 mais equilibrado entre ação, drama e humor. Não quis ficar comparando também...pra mim são propostas diferentes dentro de um mesmo Universo, e esse é outro ponto fortíssimo da Marvel: conseguir num mesmo Universo criar camadas diferentes e que não atrapalhem na junção do todo, pelo contrário, agregam muito!

 

Mas o filme me deixou ressabiado em algumas "resoluções de cenas"...achei um tanto forçado...

Pra citar alguns exemplos, [possiveis SPOILLERS], são em duas cenas do Falcão (quando ele cai do 41º andar e o helicóptero pega ele no ar  e quando ele abre o para-quedas próximo ao chão e mesmo caindo em alta velocidade ele nem se machucou...) e a cena do Capitão com o Bucky na luta final (sei lá, pra mim foi só pra não faltar um dramazinho...rsrsrs...).[fim dos SPOILLERS].

 

 Mas num geral o filme é excelente. Ação e humor na medida certa, muitas referências e a certeza que o Universo Marvel está cada vez mais coeso.

 

Compensa o gasto no cinema.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah...um ponto fortíssimo do filme são as cenas de luta. Muito bem coreografadas. Acho que nesse aspecto é superior a qualquer filme de heróis de quadrinhos já feito.

 

E se alguém ainda tinha dúvidas sobre o Crhis Evans (como eu), elas se foram totalmente...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu diria melhor roteiro e direção. Mas é difícil competir com um filme que reúne todos os Vingadores. Só a cena do Hulk fazendo o Loki de boneca de pano faz com que eu coloque Cap América 2 em segundo lugar, pertinho ali do 1º Homem de Ferro, seguido por Thor 2.

 

Mas as cenas de ação estão fodásticas: Invasão do Navio, Atentado ao Fury, Luta no elevador, Cap. x Invernal nas ruas, Cap. x Invernal no Aeroportaaviões!!!! Putz!!!!. 

 

Agora as cenas de luta no navio tavam bem tremidas... (talvez exceto a com o chefão final)... achei isso desnecessário. Daí aparece um xiita pra dizer... "mas é de propósito, pra passar a noção de desorientação que os terroristas estavam sentindo, sendo pegos de surpresa, que nem o Batman em Begins". =p 

rs!!!  :D

Link to comment
Share on other sites

  • Members

*Deixando aqui meu comentário pros 2 telefilmes do Capitão feitos na década de 70:

 

Capitão América (Captain America, Dir.: Rod Holcomb, 1979) 1/4
 
Capitão América 2 (Captain America II Death Too Soon, Dir.: Ivan Nagy, 1979) 2/4
 
america_103.jpg?itok=JmN2eu97
 
Com o sucesso do seriado de TV do Incrível Hulk no fim dos anos 70, a Marvel pelo jeito tentou fazer uma do Capitão América, mas não deu muito certo e ficou só nesses dois telefilmes. Nada de 2ª guerra, Caveira Vermelha e Hidra. A história toda se passava na época, com Steve Rogers sendo o 2º Capitão, já que seu pai tinha sido Capitão América antes dele. O 2º filme é um pouco melhor que o 1º, já que o primeiro perde muito tempo com a introdução (Steve vira Capitão depois de 1 hora de filme), o 2º tem mais ação, tem o Christopher Lee como vilão (o que ajuda muito) e gostei do lance do treco que envelhece as pessoas mais rápido. Problema maior de ambos os filmes (além do uniforme berrante demais) é que não passam nenhuma vez a sensação dos superpoderes do Capitão. Ele faz um lance superpoderosos aqui e acolá, mas não dá pra ter muita noção mesmo. Acaba sendo um cara marombado normal vestido de azul berrante (as cenas de ação no geral são meio frouxas). Mas gosto tanto do personagem agora que nem achei tão ruim esses filmes (se tivessem dado jeito no uniforme dele, e melhorado as cenas de ação, até poderia ter virado uma série sem problemas).
 

*Quem quiser ver, tem os dois filmes inteiros no youtube (dublados, da época que foram exibidos no SBT):
 
http://www.youtube.com/watch?v=yOqy9D0tSSg
 
http://www.youtube.com/watch?v=3AusQz5xLkY

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É um bom filme, um excelente filme de ação.

Porém, o 3D me deixou meio tonto (já fico meio tonto com o 3D).

E sei lá, acho que o formato é meio previsível. E acho que o problema apresentado no filme (da S.H.I.E.L.D ser na verdade um braço de origem fascista e com os remanescentes decorrentes) era muito maior do que foi apresentado, era tema para ser abordado em dois ou três filmes, e não só pelo Capitão América. Acho que acabou reduzindo o problema a meramente uma questão de corrupção de alguns indivíduos poderosos. 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...