Jump to content
Forum Cinema em Cena

Um Pró, dois contra


Castrocaf
 Share

Recommended Posts

  • Members

Gosto muito de Ficção científica, contudo é bastante difícil achar novos lançamentos no Brasil. Recorro então as velhas coleção do Argonauta e da série Antecipação. Estou lendo "Planeta da Morte" de Robert Silverberg 18.gif. Uma verdadeira "Spaceopera" em que o espaço tempo vai pra cucuia e o ser humano convive em outro planeta com monstros assassinos. Extremamente fraco!

 

 

 

 

 

Outra leitura é “A Sete Degraus do Sol” de Fred Hoyle & Geoffrey Hoyle.

 

Mike Jerome um escritor de televisão, depois de uma conversa com um físico, milagrosamente (isto mesmo, sem máquina, sem disco voador!) começa a fazer saltos para o futuro onde a humanidade devido a seu crescimento populacional, sofre com carência de alimentos e civilização começa a desmoronar. Temos um fim pífio em que o herói volta milagrosamente para o presente, com uma sensação de dejavi.

 

A Melhor leitura da semana é: “O Sabor da Conquista” de Michael Krondl. Uma delícia de saborear a história da conquista de três cidades: Veneza, Lisboa e Amsterdã, no mercado de especiaria. Além da influência deste mercado em sua história temos a influência em sua culinária. Um bom detalhe deste livro é a ação dos holandeses na ilha de Banda (Indonésia). Para solucionar o contrabando das especiarias da ilha, os holandeses simplesmente chacinaram todos os nativos. Nos mostrando de holocausto são constante na história.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já leu o Guia do Mochileiro das Galáxias?

 

 

Sim li toda a coleção do Douglas Adans, do Mochileiro ao Praticamente inofensivo. Adorei o modo do Adans construir a história de ficção com uma sátira divina. Sua solução para o deslocamento do espaço tempo com o motor de probabilidade infinita, o peixe babel que se alimenta de ondas sonoras e traduz todo tipo de linguagem e finalmente o próprio guia que antecipa o nosso atual tablets tendo as informações os mais superficiais possíveis como elaborar vários drinks Pangalácticos e o verbete da terra "Praticamente Inofensivo", será que alguém pensou na internet.

 

Como já havia comentado aqui no fórum, acho que o Adans perdeu o pique nos últimos dois livros. Enquanto os dois primeiros conseguiam me fazer rolar de rir. Os dois últimos conseguiram algum esgar.

 

Para alguém que participou da trupe do Monty Python´s não se espeta nada de menos. Pena que morreu tão cedo deixando a sexta série do livro inacabado.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Contato é um dos meus livros preferidos. A história é realmente boa e fizeram uma excelente adaptação para o cinema.

 

 

 

Do Calr Sagan ainda tem Bilhões e Bilhões que é muito bom e super atual. Mas não é ficção.

 

 

 

Nunca li a única aventura do Sagan na Ficção, apesar de ter visto o filme. Gostei o enredo, e o tratamento cientifico da obra é primoroso. Alguns comentaristas dizem que o tratamento humano da obra literária é seco, levando à protagonista da obra a mais parecer um robô...

 

Dos outros livros do Carl Sagan tenho ao todo umas dez obras. Já postei aqui no Fórum na seção sugestão de livros uma recomendação para o livro “O Mundo Assombrado pelo Demônio”. Considero este livro a melhor obra do Sagan e o mesmo deveria ser recomendado leitura obrigatório para os estudantes.

 

Pretendo futuramente postar um tópico sobre o Sagan por aqui, e além do livro “Bilhões e Bilhões” recomendo os livros: “Cosmo” e “Um Pálido ponto Azul” (Um passeio pelo sistema solar e pela história da astronomia), “Dragões do Edem”, “Sombras dos Antepassados Esquecidos”, “O Cérebro de Broca” e “Civilizações Cósmicas”.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Novamente outro autor que nos deixou cedo. O Carl é um autor primoroso em nos apresentar a ciência de forma real, didática primorosa, forma envolvente. Quem não se lembra da série televisiva “Cosmos” da década de oitenta, nos maravilhando com seu passeio pelo sistema solar e pelo espaço afora. Os efeitos especiais da série nos parecem agora meio chinfrim (Não tínhamos as atuais tecnologias digitais), mas o conteúdo é ciência pura. Lembro-me que aguardava com ansiedade as manhãs do domingo na globo para assistir a série.

 

2rcr15f.jpg

 

Terminei “Vieram do Espaço” de Keith Roberts. O Autor nos apresenta um enredo em que a terra é invadida por uma inteligência energética, que uma vez na terra assume a forma de grandes abelhas (mais de um metro de comprimento!!!). O livro teve um pequeno brilho ao explanar a guerra e derrocada dos terráqueos, mas com uma explicação meio esdrúxula tudo se salva no final. Uma cópia muito mal feita do H.G. Wells e de sua Guerra dos Mundos.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Terminei "Vivos 20%" de John Wyndham. Mais uma Distopia (futuro onde a civilização regride). Do mesmo jeito do livro anterior são seres vindo do espaço, que se aloja nos mares abissais. Só por este fato, e por descrever a reação e conflito entre humanidade e alienígenas podemos dar uma nota média ao livro. Infelizmente o meu livro faltou as páginas finais e fiquei sem saber seu final.

 

 

 

 

 

avklzp.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  

    Olá, você já leu "O Jogo do Exterminador, de Orson Scott Card?

Ender Wiggin é uma criança de seis anos de idade, quando é

recrutado para a Escola de Combate Espacial. No futuro criado por Orson

Scott Card, a humanidade está em guerra com alienígenas invasores, e

muitos dos combates são travados em outros sistemas solares, distantes

do nosso. Como não existe uma tecnologia de vôo mais rápido que a luz,

nessa ficção científica, os muitos  jovens são recrutados porque eles

estarão maduros quando estiveram em batalha ou quando retornarem à

Terra. Usar crianças-soldados como personagens também foi um modo do

autor afirmar que toda guerra é um processo de destruição da inocência. 

   Um enredo no mínimo interessante!

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Continuando...

 

Que ganhou os prémios Nebula e Hugo, Ender vai parar no Planeta colonizador por Brasileiros. Isto mesmo, o Card passou uma temporada aqui no Brasil e resolveu nos homenagear em seu livro. Pena que o Planeta se chama Nova Lisboa!!! Ainda não li o terceiro livro da série "Xenocídeo", apesar de já ter adquirido.

 

 

 

 

 

15d3ya1.jpg

 

 

 

 

 

O Meu parabéns aqui vai para Editora DEVIR. Por estar lançando Livros de Ficção Científica. Além do Card, ela relançou todo a Trologia do Luiz Calife "Padrão de Contato" e o mais novo livro do mesmo "Angela entre dois Mundo".

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Terminei "Vivos 20%" de John Wyndham. Mais uma Distopia (futuro onde a civilização regride). Do mesmo jeito do livro anterior são seres vindo do espaço' date=' que se aloja nos mares abissais. Só por este fato, e por descrever a reação e conflito entre humanidade e alienígenas podemos dar uma nota média ao livro. Infelizmente o meu livro faltou as páginas finais e fiquei sem saber seu final.


avklzp.jpg[/quote']

 

Caraca como vc compra um livro faltando o final!!!

 

Tragicômico. 0706
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Oi, ainda não li este livro do Heilein. Confesso que não sou um grande fã deste autor. O último livro que li dele foi “Estrela Oculta”, se me lembro bem era sobre um ator de teatro em decadência, que por se parecer com um grande político que morreu, substitui o mesmo em uma conferência. Um livro bastante fraquinho, que só utiliza o pano de fundo do espaço.

 

 

 

 

 

16jo4qs.jpg

 

 

 

 

 

Apesar de ser considerado um dos grandes da Sci-Fi, colocá-lo ao lado do Asimov e do Clarke considero muita pretensão.

 

Um livro mais ou menos dele foi “Friday” que descreve a aventura de uma PA (Pessoa Artificial) biologicamente projetada, num Estados Unidos desmembrado e controlada por multinacionais.

 

vr67m0.jpg

 

Quanto a obra mais conhecida dele “Tropas Estelares” este é um dos poucos casos em que o filme é melhor que o livro. O livro que possuo é da coleção argonauta e recebeu o nome de "Soldado do Espaço".

 

 

 

 

 

 

 

333eumq.jpg

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quanto ao livro Vivos 20%, caro LEospider, acontece as vezes! Já comprei um livro zerado em uma das grandes livrarias ao qual metade do livro estava ao contrário. Estes livros da coleção argonauta são de papel jornal e com o tempo (eles são da década de 70!!), suas páginas vão se soltando. Quem solber o final do livro por favor me conte.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terminei "O Outro lado do Espaço" de Fred Hoyle. O Livro que começa como um romance de espionagem ambientado em uma Irlanda que mais parece um estado policial, termina sendo uma conspiração de alieníginas para melhoria do desenvolvimento humano. Muito, mais muito fraco!!!

 

 

 

 

 

jgr6tz.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Terminei “Metrô 2033” de Dmitry Glukhovsky (Editora Planeta). O Livro apresenta uma Distopia ambientada no metrô de Moscou, vinte anos após uma guerra nuclear os habitantes que se refugiaram nas estações de metrô de Moscou sobrevivem a base de cogumelos, porcos e galinhas albinas. Dimitry não explica como ocorreu a guerra, mas vinte anos depois um jovem da estação VDNKh é incumbido de levar a Polis (Estação Central) uma mensagem sobre a ameaça que paira sobre sua estação e sobre toda a raça humana que sobrevivi nos túneis. Nos suas mais de quatrocentas páginas, o nosso herói Artyon vai descobrir os mistérios que envolve os túneis do metrô ao mesmo tempo que se descobre como pessoa e a influência que recebe dos vários personagem que conhece em sua saga.

 

Num ambiente claustrofóbico e escuro, Artyon encontra-se com visionário, mercenários, comerciantes, aventureiros e religiosos das mais variadas matrizes que transformaram o metrô no microcosmo da sociedade humana. As estações, que devido aos seus nomes russos nos obriga a constantemente consultar o mapa em anexo, se transformaram em nações que se digladiam entre si, formando ligas e nações também de diversas matizes ideológicas; Comunistas, Nazistas e Capitalistas. Fora do metrô se ariscam os caçadores, equipados com roupas especiais, sondam a superfície atrás de combustíveis, madeira, e por incrível que pareça livros.

 

O livro foi transformado em vídeo game, que em consultando a net, me informei que não tem nada a ver com o livro e que simplesmente aproveita o pano de fundo do livro para uma carnificina estilo Doon.

 

Após vários livros decepcionantes, finalmente um bom livro de Sci-Fi. O autor escreveu uma continuação “Metrô 2034” que espero não leve tanto tempo para chegar ao nosso solo tupiniquim.

 

 

 

 

 

                     2mmxrno.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Terminei "Salvamento no Espaço" de Cleve Cartmill, coleção Argonauta. Nesta Espace opera, Jack Murchison e seus companheiros acham uma nave perdida cheia de precioso metal hercúleo, salvam outras naves em perigo, combatem piratas, enquanto enfrentam sua rival monopolista da Salvamentos do Sistema Solar. Num final cheio de altos e baixos o nosso herói tem a mocinha implorando para ele casar com ela, depois de achar a formula secreta do precioso metal. Fraco, Extremamente fraco!!!

 

                  8ydc9c.jpg

 

 

 

O Livro me lembrou uma obra do Arthur C. Clarke “Os Náufragos do Selene”. Este sim uma verdadeira obra de Sci-Fi.

 

                  312v0bm.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Terminei “Ubik” de Philip K. Dick, livro da Editora Aleph. Glen Runciter é dono de uma empresa de Psis (pessoas com habilidade de detectar Precogs e telepatas), que teve sua jovem esposa morta e a matem em estado de semi-vida, para poder conversar com ela sobe assuntos da empresa. Em uma viagem para a Lua Runciter e sua equipe de Psis sofrem um atentado a bomba em que ele morre, sua equipe e principalmente Joe Chip seu melhor amigo correm para levar o corpo de Glem a um mausoléu em que ele possa entrar em estado de meia-vida, enquanto ao seu redor coisas inusitadas acontecem! Mensagens do Runciter são enviadas em embalagens de cigarros, rótulos de produtos e pichações nas paredes, enquanto que as coisas vão ficando velhas e rádios, televisores, automóveis e aviões vão tomando formas antigas de 20, 30 e até 60 anos atrás. Numa corrida para saber quem ou o que está provocando tudo isto o autor nos desafia a questionar a realidade das coisas.

 

O Livro que é apontado como uns dos cem melhores livros do século passado pela revista Time, também está em planos de filmagem pelo diretor francês Michel Gondry (Diretor de Besouro Verde). Juntando-se assim a outros filmes baseados em romances do Autor como: Blade Runner (O Caçador de Andróides), Minority Report, A. I. (Inteligência Artificial), O Vingador do Futuro e Pago pra Esquecer.

 

Confesso que não gosto dos livros do Philip K. Dick, e olhe que já li uns oito livros. Não gosto deste papo de Precogs (que já vimos em Minority Report) e Telepatas, muito menos de semi-vida (O autor andou charfunando em doutrinas Budistas, Cabalísticas e Gnosticismo), isto não é ciência!! Seus livros são confusos e cheios de aspectos místicos e percepções extra-sensoriais. Os diretores dos grandes sucessos do cinema tiveram que tirar muito leite de pedra para adaptar contos péssimos como A.I. e Blade Rummer. Este último um conto sem pé nem cabeça que não tem nada a haver com o filme. Alguns dizem que como autor da geração hippie escrevia a base de anfetaminas e muito LSD e certas passagens confusas do livro chego a concordar, principalmente quando o mesmo filosofa.

 

Por ter inspirado obras como Matrix, dou a Ubik a classificação Ruim!

 

 

 

 

 

                    27zdhk7.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...