Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sobre filmes antigos e público de hoje.


Martinele
 Share

Recommended Posts

  • Members

Hoje temos a Internet, um negócio que para quem gosta de clássicos do

cinema, é uma mão na roda. Quem sabe procurar, acha quase tudo. Mas eu

não entendo uma coisa. Cada dia mais eu vejo jovens de hoje

desconhecerem filmes de 70, imaginem os mais antigos.

 

Porque isso? A Internet ta aí! Os filmes são bons! é só baixar!

Alguma explicação?

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Falta de interesse.

 

 

 

Quando existia o Telecine Classic e eu já tinha TV paga,

eu pulava o canal, porque achava que filmes bem antigos dificilmente

conseguiriam me agradar, por causa de uma incompatibilidade entre minha

época e a deles. Havia um punhado de filmes anteriores aos 80 que eu

tinha assistido e gostado. Mesmo assim, quando eu olhava as imagens

antigas, não via atrativos e não tinha paciência pra tentar.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Eu tenho que confessar que tenho uma resistência a filmes antigos. E só não vejo mais por falta de interesse. Sei que não é um comportamento tido como adequado, mas é o que acontece. Não consigo encontrar uma solução prática para este problema. Me interesso muito mais em ver os filmes mais atuais, seja da qualidade que for, do que os antigos, clássicos... enfim... Thiago Lucio2011-03-15 21:07:27
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu não acho inadequado. Hoje eu sou mais tranquila em relação ao assunto. Não acredito mais que todos devem ver filmes do mesmo jeito que eu. Recentemente eu passei um tempo apenas com os filmes americanos da década de 80 até o presente, e funcionou pra mim. Agora eu voltei a expandir, e mais do que antes. Se não houvesse a possibilidade de baixar eu estaria revoltada com o gosto dos outros, porque estaria dificultando meu acesso aos filmes.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sei lá. Tudo o que tinha que ser dito com relação aos filmes do passado já foi dito. Assistí-los é apenas concordar ou não com isso. Não tenho motivação para assistir um filme que historicamente é tido como um clássico. Eu posso gostar ou não e isso não irá mudar nada. Me interesso muito mais em acompanhar o que está sendo realizado hoje em dia. Logicamente que não dá pra fechar os olhos para o passado, a história do cinema, o que é feito hoje tem relação com o ontem, mas comigo não rola. Eu digo que é um pensamento inadequado, pois não podemos esquecer da origem e o cinema é a evolução de tudo o que é feito desde o seu nascimento. Isso não dá pra negar. Tudo está interligado. Mas é uma opinião minha apenas... nada impede que eu goste de um filme antigo e que ele realmente seja bom, atemporal, mas o meu interesse não é o mesmo em assistir ao mais recente lançamento do mercado.Thiago Lucio2011-03-15 22:02:09
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas é natural os filmes antigos terem um público restrito. A maioria das pessoas tende a preferir a novidade, quer conferir o lançamento. E hoje em dia o mundo é muito mais dinâmico do que era algumas décadas atrás. Os ciclos de renovação que determinam o que é velho e o que não é são muito mais rápidos, o que só reforça a necessidade das pessoas sentirem que precisam se manter "atualizadas". Enfim, nenhuma surpresa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hoje temos a Internet' date=' um negócio que para quem gosta de clássicos do

 

cinema, é uma mão na roda. Quem sabe procurar, acha quase tudo. Mas eu

 

não entendo uma coisa. Cada dia mais eu vejo jovens de hoje

 

desconhecerem filmes de 70, imaginem os mais antigos.Porque isso? A Internet ta aí! Os filmes são bons! é só baixar!Alguma explicação?

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Olha, depois que eu trouxe o 2001 aqui pro trabalho pra emprestar pra galera e o que eu mais ouvi foi "que filme é esse?", "é sobre o quê?", e até um inesquecível "pô, véio, mas é filme velho, tem 10 anos já", eu não duvido de mais nada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

olha, acho que o melhor da internet é que você pode ver sobre demanda, ou seja, eu faço muito assim, eu vejo os filmes no site www.imdb.com e vejo os rankings, ai eu baixo eles e assisto...

 

 

 

tem mtos filmes antigos que apesar da qualidade de imagem ruim, o filme em si é muito bom!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

olha' date=' acho que o melhor da internet é que você pode ver sobre demanda, ou seja, eu faço muito assim, eu vejo os filmes no site www.imdb.com e vejo os rankings, ai eu baixo eles e assisto...

 

 

 

tem mtos filmes antigos que apesar da qualidade de imagem ruim, o filme em si é muito bom![/quote']

 

 

 

Como assim, "muitos"? São a maioria!

 

 

 

O cinema dos anos 70, 80 e 90 foi absurdamente melhor do que o da última década. E os anos 50 e 60 não ficam muito atrás não!

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sou jovem (tenho 16) e estou começando a curtir estes filmes, eu pensei, se a musica dos 60's e 70's são tao boas (as melhores na verdade 16.gif ) por que os filmes não podem ser?

 

 

 

Assisti laranja mecânica (que filme, que filme! 10.gif ), procurei informações e vim parar aqui.

 

 

 

2001 é fantástico também, aquela parte final sincronizada com a musica Echoes do Pink Floyd é maravilhosa. 10.gif

 

 

 

Hoje eu vou assistir O Iluminado e procurar filmes de outros diretores.

 

 

 

Meu primeiro post no fórum. 08.gifKillmoves2011-03-18 13:17:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Seja bem-vindo(a) Killmoves! Ao forum e à fascinação que é a obra de Stanley Kubrick!

 

 

 

Assista ao Iluminado e delicie-se com essa OBRA PRIMA maravilhosa, o melhor filme de terror de todos os tempos, filmado pelo maior GÊNIO que o cinema já nos presenteou.

 

 

 

Não deixe de postar aqui depois o que achou, nem de dar uma passadinha no tópico do Stanley Kubrick para conversar sobre os filmes dele conosco!

 

 

 

Abração!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Hoje temos a Internet' date=' um negócio que para quem gosta de clássicos do

cinema, é uma mão na roda. Quem sabe procurar, acha quase tudo. Mas eu

não entendo uma coisa. Cada dia mais eu vejo jovens de hoje

desconhecerem filmes de 70, imaginem os mais antigos.

 

Porque isso? A Internet ta aí! Os filmes são bons! é só baixar!

Alguma explicação?

 

[/quote']

 

Isso não acontece só com o cinema.  Acontece também com a cultura em geral, sem exceções (música, política, religião, e etc.). É um dos motivos, creio eu, que esse tipo de cinema é chamado de Cult, pois geralmente seus espectadores são pessoas ligadas ao mundo cultural, cinéfilos, no caso do cinema.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas é natural os filmes antigos terem um público restrito. A maioria das pessoas tende a preferir a novidade' date=' quer conferir o lançamento. E hoje em dia o mundo é muito mais dinâmico do que era algumas décadas atrás. Os ciclos de renovação que determinam o que é velho e o que não é são muito mais rápidos, o que só reforça a necessidade das pessoas sentirem que precisam se manter "atualizadas". Enfim, nenhuma surpresa.[/quote']

 

 

 

Eu vinha aqui dizer algo parecido com isso. E digo mais, há ainda o fator da identificação: um filme atual, mesmo que trate de eventos do passado, vem imbuído dos valores de hoje, as pessoas se sentem mais à vontade vendo. Basta pensar na reação de muitas pessoas ao cinema oriental, são comportamentos que não nos são naturais, portanto a identificação direta fica bloqueada.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Sei lá. Tudo o que tinha que ser dito com relação aos filmes do passado já foi dito. Assistí-los é apenas concordar ou não com isso. Não tenho motivação para assistir um filme que historicamente é tido como um clássico. Eu posso gostar ou não e isso não irá mudar nada. Me interesso muito mais em acompanhar o que está sendo realizado hoje em dia. Logicamente que não dá pra fechar os olhos para o passado, a história do cinema, o que é feito hoje tem relação com o ontem, mas comigo não rola. Eu digo que é um pensamento inadequado, pois não podemos esquecer da origem e o cinema é a evolução de tudo o que é feito desde o seu nascimento. Isso não dá pra negar. Tudo está interligado. Mas é uma opinião minha apenas... nada impede que eu goste de um filme antigo e que ele realmente seja bom, atemporal, mas o meu interesse não é o mesmo em assistir ao mais recente lançamento do mercado.[/quote']

Espero que não ache que haja algum problema com isso.

 

Mas eu pessoalmente adoro filmes antigos porque o que constitui atrativo para mim são o tema geral e os personagens. Como eles transcendem épocas e, normalmente os filmes antigos que vemos pertencem a grupos que se destacaram de alguma forma, muitas vezes gosto bastante. E, normalmente os meus preferidos são os mudos, com outras perspectivas, recursos cinematográficos e uma criatividade diferente.

Mr. Scofield2011-03-18 21:11:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Então, Scofa, é ótimo ver um filme antigo que transcende a sua própria época. Eu só não me interesso muito, não fico correndo atrás daquele puta clássico do cinema mudo ou aquele sucesso de crítica e público da década de 40. Eu não me incomodo com isso, apenas acho que eu deveria ser um pouco mais interessado já que gosto de cinema, não é verdade? Não sou, paciência. Me interesso mais pelo presente e pelo futuro do cinema. Apesar da obviedade, eu sou fascinado por "Cidadão Kane", por exemplo, justamente porque não consigo enxergar aquele filme como ultrapassado, pelo contrário, ele é maravilhoso por ser arrojado e digo isso anos depois do seu lançamento. Essa é a minha referência, mas muitos outros filmes que vi não consigo me conectar da mesma forma que os filmes atuais. "Era Uma Vez No Oeste" é tesão puro. Kubrick, por exemplo, "2001" é um porre, não por ser antigo, ele poderia ter sido feito ontem e seria um porre mesmo assim. "Laranja Mecânica" melhorou consideravelmente nas revisões, é um filme que defende uma proposta e a realiza com personalidade e é atemporal. "O Iluminado", visto hoje depois de todo o repertório de filmes de suspense que tenho na minha cabeça, não tem nada de perturbador. Poderia ter sido na época, mas na minha época não é. É tudo uma salada, nada é definitivo. Não tenho nada contra, só não tenho muito o interesse mesmo. Thiago Lucio2011-03-18 23:28:43
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...