Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Que Você Anda Vendo e Comentando?


Tensor
 Share

Recommended Posts

  • Members

Mozts, a questão é, se fosse "Independence Day: Cloverfield", "Prometheus Cloverfield" ou algo assim, poderia se dizer que há conexão entre os citados por você e o "Cloverfield" e "Cloverfield Lane".

Não, não poderia, pelo menos não na narrativa.

 

Se exatamente o mesmo filme fosse chamado de Independe Day: Bunker, este seria tão conectado a Independe Day, na narrativa eu estresso, quanto 10 Cloverfield Lane está conectado a Cloverfield.

 

O que acontece é que há sim conexão entre os Cloverfield, assim como há conexão em "The Walking Dead" e "Fear The Walking Dead", entre "Star Wars" e "Rogue One", séries Marvel da Netflix e HdF, Capitas e por aí vai, dentre outros universos compartilhados. Acontece também em Insidious e Annabelle.

Não é porque se trata de alienigena que faz tudo parte do mesmo universo, não compartilhar o "Cloverfield" para se conectarem e nem o mesmo produtor/produtora envolvido.

MCU e suas séries, bem como Star Wars e Rogue One, tem óbvias e claras conexões narrativas, incluindo personagens compartilhados.

 

Até o JJ navega sobre o que é ou deixa de ser "Cloverfield" no título deste filme, parece ser quase uma antologia tipo Além da Imaginação ou talvez algo do tipo os velhos "monstros da universal", que compartilham um estilo mas não uma narrativa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Acredito que o MOZTS tá certo. Fora o título, não há nada que ligue a trama dos dois filmes, a não ser o fator de caráter fantástico enfrentado pelos personagens. Mas não há nada que indique que o monstro do primeiro filme e os aliens deste aqui estejam conectados de alguma forma.

 

 Dá pra teorizar, é claro. Mas não dá pra afirmar com certeza., Por isso acho que a comparação com o que ocorre com os filmes da Marvel ou os filmes da franquia STAR WARS não é válida, pois lá a conexão é irrefutável, no caso de CLOVERFIELD não é.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que se o final fosse "nada aconteceu no mundo externo" seria uma coisa mas à partir do momento em que se explorou o mundo exterior e realmente uma invasão alienigena está acontecendo, cria-se uma conexão clara com os eventos do filme "Cloverfield: Monstro" onde há o que se pode chamar de inicio ou preparação de invasão. 

Existe a conexão "invasão alienígena", não é um filme com temas distintos um do outro.

 

E vir falar que "Independence Day", "Guerra dos Mundos", "Skyline", "Prometheus" e todo outro filme que possui alienígenas também faz parte do mesmo universo é uma lógica absurda.

 

Não acho que foi sacana em interligar, não falo que Cloverfield é sequência direta, até porque não é, apenas que compartilha o mesmo mundo tal qual "Walking Dead" e "Fear the Walking Dead". 

Pode até ser uma antologia, mas compartilham um mesmo universo. 

É igual as teorizações acerca de American Horror Story, que apesar de ser uma série antológica apresenta elementos interligando as temporadas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que se o final fosse "nada aconteceu no mundo externo" seria uma coisa mas à partir do momento em que se explorou o mundo exterior e realmente uma invasão alienigena está acontecendo, cria-se uma conexão clara com os eventos do filme "Cloverfield: Monstro" onde há o que se pode chamar de inicio ou preparação de invasão.

Existe a conexão "invasão alienígena", não é um filme com temas distintos um do outro.

Cloverfield não estabelece uma invasão alienígena. Estabece um monstro de origem e propósito desconhecido. O filme não estabelece uma invasão propriamente dita, não estabelece uma doença/química retratada nesse mais recente e o design dos Alien de 10 Cloverfield Lane são bem distintos dos de Cloverfield.

 

A time-lime também não faz muito sentido. Se são da mesma continuidade, 10 Cloverfield Lane se passa antes, ou durante, ou depois do evento de NY.

 

Se fosse algum tempo depois, haveria ciência do monstro, foi um evento catastrófico. Contudo, nenhum personagem parece ter a mínima noção, sequer mencionam o acontecido.

 

Antes também não casa, pois claramente vemos uma invasão acontecendo que muitos notariam, o que não casa com o mundo estabelecido no primeiro Cloverfield.

 

Quer dizer então que o filme passa-se com horas de proximidade ao evento de 2008. Tem que ser no tempo exato, bem no meio do Diagrama de Venn, de tal forma que os personagens de 10 Cloverfield Lane continuassem ignorantes da exatidão do monstro de NY, mas cientes "de algo errado" para ir a um bunker esconder-se. Contudo, teríamos que assumir que a invasão e a doença apresentada, como vista nesse último, simplesmente não se manifestaram em Manhattan e que a resistência de Houston e aquela mensagem no final formaram-se nesse curtíssimo espaço de tempo.

 

Que filmes tem semelhanças não duvido, mas isso é suficiente pra afirmar que existem na mesma continuidade? Nao.

 

Matrix e Terminator compartilham elementos. A Pixar Theory entao?!... Prato cheio.

 

E vir falar que "Independence Day", "Guerra dos Mundos", "Skyline", "Prometheus" e todo outro filme que possui alienígenas também faz parte do mesmo universo é uma lógica absurda.

Não disse isso, Saga, quase o contrário, na verdade. :D

 

Não acho que foi sacana em interligar, não falo que Cloverfield é sequência direta, até porque não é, apenas que compartilha o mesmo mundo tal qual "Walking Dead" e "Fear the Walking Dead".

Pode até ser uma antologia, mas compartilham um mesmo universo.

É igual as teorizações acerca de American Horror Story, que apesar de ser uma série antológica apresenta elementos interligando as temporadas.

Sacanagem ou não eu não sei. Marketing esperto, se é isso que precisava pra levar pessoal pro filme reservado como esse, por mim tudo bem.

 

A questão é: Se os filmes compartilham uma continuidade, onde estão, na narrativa, os elementos compartilhados? Aponta-me a invasão, que é algo não estabelecido no anterior (monstro =\= invasão). Também é tema muito recorrente em sci-fi, recorrente em filmes que obviamente não são do mesmo universo.

 

Em outras palavras, se o filme não fosse chamado de Cloverfield e vendido como tal, como saberiamos que os eventos do filme de 2008 estão no mesmo universo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não acho que foi sacana em interligar, não falo que Cloverfield é sequência direta, até porque não é, apenas que compartilha o mesmo mundo tal qual "Walking Dead" e "Fear the Walking Dead". 

Pode até ser uma antologia, mas compartilham um mesmo universo. 

É igual as teorizações acerca de American Horror Story, que apesar de ser uma série antológica apresenta elementos interligando as temporadas.

Isso pode até ser, mas nada diz que é o mesmo universo ainda. A Terra ali pode estar sendo atacada por alienígenas e monstros gigantes, mas não explicitaram isso. Talvez num 3º filme assumam isso e façam a ligação, mas só com esses 2 filmes, não fizeram a ligação.

 

 

Por enquanto, pego o que o Mortz disse, tá mais pra "Além da Imaginação", histórias cuja única ligação é o ter o mesmo teor (no caso, a ficção científica), ou até mesmo Halloween onde o 3º filme só se liga a série por compartilhar a mesma data (acho que o JJ tá querendo fazer algo como o John Carpenter quis fazer com Halloween no início da década de 80).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 De fato, SAGA STARK. Dá pra conjecturar que os dois filmes se passam no mesmo universo, mas não pra afirmar.

 

 E no caso de AMERICAN HORROR STORY vai além de teorização, já que as temporadas, embora independentes, compartilham personagens e locais. O fato de que AMERICAN HORROR STORY possui um universo compartilhado é irrefutável.

 

 CLOVERFIELD Não. Podem ser só histórias sem conexão, e que só carregam o mesmo selo, como o caso de ALÉM DA IMAGINAÇÃO ou o caso de HALLOWEEN 3: A NOITE DAS BRUXAS citado pelo JAIL que tem uma trama que não se passa no universo dos filmes do Michael Myers.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Okay, do próprio diretor:

 

"Who knows what’s in store in the future, and what kind of things could be further connected - but certainly [10 Cloverfield Lane] does take place in a different timeline. But there are definitely connections that one could make as well."

 

http://www.cinemablend.com/new/Does-10-Cloverfield-Lane-Actually-Connect-Cloverfield-Here-What-Director-Says-117987.html

 

:D

 

BRkjDbM_700wa_0.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse bug que tá rolando no fórum, dos posts ficarem diminuídos, não seria porque esse tópico já passou da página 200. Antes quando um tópico passava dessa página, dava uns bug aí.

 

Mas achei que o bug acontecia só no próprio tópico, não no fórum todo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os Garotos Perdidos (The Lost Boys, Dir.: Joel Schumacher, 1987) 2/4

 

20238056.jpg

 

 

Acho que deu uma caída nessa revisada, mas é um filme querido dos anos 80. Tem climão, e os personagens são carismáticos. E curto muito a trilha.

 

O Boneco do Mal (The Boy, Dir.. William Brent Bell, 2016) 2/4

 

Boneco_do_Mal.jpg?1455799052

 

Único problema (e é um problema grave) é que o twist final ali é bem previsível, e assim tem que se perdoar a burrice geral dos personagens com a situação (e eles meio que empurrando essa burrice pro público - pro público não adivinhar o final). Mas ok, no geral.

 

Vamos Nessa (Go, Dir.: Doug Liman, 1999) 4/4

 

215px-Go_1999_film.jpg

 

 

Ainda curto muito esse filme que saiu na rabeira do Pulp Fiction, usando seu estilo (várias histórias paralelas, personagens amorais, ritmo acelerado) mas com elenco mais jovem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caras, assisti ontem SICARIO.

 

Puta filmaço. Esse David Villeneuve é um fenômeno na direção. Conduz bem demais as cenas, principalmente as de tensão.

Filme tenso, triste, sério, eu diria que seria um tropa de elite de Hollywood.

Atuações muito boas, direção embasbacante, e uma mixagem de som muito foda. Mas pra mim o principal brulho no filme, é o roteiro que é muito enxuto. Inteligente, não super ex~põe nada, não desenha nada pro expectador, não me tira pra idiota. Gosto de filme inteligente assim.

Vale muito assistir, recomendo. Emily Blunt e Benicio del Toro atuam de forma espetacular.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

The Rezort

Zombie-movie divertidinho apenas como variação de "Jurassic Park" ao trocar dinos por zumbis.. de resto, previsivel, gore correto e elenco canastra. Mesma coisa...vai vendo, num futuro uma praga zombie foi controlada e foi feito um lugar onde zombies sao abatidos feito safari..mas claro que o elenco nao deve ter assistido o filme do Spielberg..diversao passageira e esquecivel. 7-10

The-Rezort-Movie-Poster.jpg

 

Approaching the Unknow 
Este indie é um "Perdido em Marte" de orçamento merreca, mas é bem bão. Além de Mark Strong ser um grande ator, este indie tem mesmo a pegada de "Lunar" e até ousa ser um "2001". Astronauta em missao a Marte perde comunicacao com a Terra e passa a divagar das coisas, a vida, etc.. So isto já lhe confere ser pretensioso demais prum filme independente, embora raramente consiga o que quer nesse aspecto...8-10
Approaching-the-Unknown-poster-620x919.j
 
 The Sound of my Voice
Este indie é daqueles filmes com dupla classificação, no caso, thiller psicológico e até scy-fy dramática. Mistura "A Invitation", "A Vila" e "K-Pax" de forma tão competente como minimalista, que no desfecho fica aquele gostinho de quero mais. Casal de jornalistas se infiltra em seita maluca afim de desmascarar sua lider (que diz ser do futuro), mas aos poucos colocam em cheque se ela de fato é ou napo o que diz ser. O legal é que ate o espectador fica na duvida e essa curiosidade mantem a atencao até o desfecho. Filmão simples e direto. 9-10
sound-poster11.jpg
 
Nightfare
Thrillerzassssso françês ótimo. Tem a pegada frenética de "A Morte pede Carona" e "Encurralado", só que ao invés dum caminhão é um taxi dirigido por motorista que nunca mostra o rosto, um dos gdes acertos da produção. A estética lembra muito a de "Drive", as atuacoes estao estupendas, embora peque nos finalmentes qdo desenha explicações desnecessárias pro expectador. Dupla de jovens passa apertos quando sacaneia um taxista ao nao lhe pagar a corrrida, mas o dito cujo (um psicopata que deixaria Jason corado de vergonha) nao vai deixar barato nao.. Muito legal. 9-10
media.jpg
 
Bite
Este é um daqueles terrores que submete seu personagem principal a uma transformação grotesca, vide "Thanatomorfose" e "Contracted", mas este aqui se aproxima mais a uma versão femenina de "A Mosca". Aqui o forte é a mutação da totosa num inseto mas, diferente do filme do Cronenberg, o que falta mesmo é um bom roteiro. 7-10
bite-2015-horror-movie-poster-chad-archi
 
Last Girl Standing 
Thriller de suspense indie interessante pela nova perspectiva que dá ao slasher: se "Final Girls" abusava da metalinguagem filmica, aqui se dá continuidade á éstoria, com abordagem mais psicológica, respondendo á questão do que ocorre depois ás sobreviventes de chacinas. Bacaninha pelo novo olhar ao genero, pela boa interpretacao da totosa principal e legal pela reviravolta final, repleta  de gore. 8-10
last_girl_standing_xxlg-616x913.jpg
 
 
 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caras, assisti ontem SICARIO.

 

Puta filmaço. Esse David Villeneuve é um fenômeno na direção. Conduz bem demais as cenas, principalmente as de tensão.

Filme tenso, triste, sério, eu diria que seria um tropa de elite de Hollywood.

Atuações muito boas, direção embasbacante, e uma mixagem de som muito foda. Mas pra mim o principal brulho no filme, é o roteiro que é muito enxuto. Inteligente, não super ex~põe nada, não desenha nada pro expectador, não me tira pra idiota. Gosto de filme inteligente assim.

Vale muito assistir, recomendo. Emily Blunt e Benicio del Toro atuam de forma espetacular.

 

Assino em baixo.

 

E adiciono a cinematografia do Deakins, muito bonita e realista.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não tem problemas com a quantidade de páginas Jail, pode continuar postando aqui. 

 

 

O último visto: Independence Day 2. Fujam! Por mais que você seja fã do filme anterior duvido que vá gostar deste. A estupidez dos personagens, as falas, o roteiro, até o CGI aparentemente bem utilizado colaboram para o sentimento de que alguém parece querer sabotar o filme o tempo inteiro. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Race

Em ritmo de olimpiadas, assisti esta simpática biografia do Jesse Owens, que calou a boca do Hitler e sua supremacia branca nos jogos de Berlim, na década de 30. No geral o filme diverte embora tome certa liberdades poéticas em detrimento da historia mesma. Ainda assim é diversaozinha legal, se esquecer a patacoada americana básica. Os atores estao ok, exceto o treinador do Owens (o cara que fez o novo Ferias Frustradas (que creio nao tem a veia dramática séria pro papel. De resto, fiquei surpreso com o sumido diretor Hopkins (que fez os bacanudos noventistas Predador 2 e Contagem Regressiva) ainda em forma neste novo século. 8,5-10

1461299661_race-2016-biographical-sports

 

Grandma

Delicioso dramédia que no final dos seus enxutos 90min ficaa vontade de continuar acompanhando os personagens. No filme, uma teen pede ajuda a sua avo (sapata, rabugenta e sem papas na lingua)  pra conseguir dinheiro pro aborto da primeira. E o filme transcorre num unico dia, nessa dura jornada de conseguir grana, onde ambas amadurecem, se reconciliam, expurgam fantasmas, filosofam sobre a vida, etc.. A dupla principal ta de parabens, mas quem rouba a cena é a Lily Tomlin, que ta muito melhor que o no clássico O Espirito Baixou em Mim. Atente pras pontas de luxo, que so engrandecem o longa. 9-10

Grandma-poster.jpg

 

The Darkness

Esste suposto filme de terror é praticamente um remake não oficial de "Poltergeist", e bem genérico de ruim por sinal. Decepção pelo desperdicio da canastrice do Kevin Bacon, e por ser fruto do cara que trouxe a foderosa franquia "Wolf Creek". Familia volta dumas ferias no Grand Canion,, mas o filho tras junto um badulaque amaldicoado que vai tornar a vida de todos um inferno. Meu, isso ja foi visto varias vezes enton podiam ter feito algum diferencial, ne! Sustos meia boca, cgi porco e atuacoes no automático... Por conta e risco.. Tem coisa bem melhor por ai. 6-10

The-Darkness-1.jpg

 

The Cell

Outra bomba de megatons. Fuja. Vai vendo a sinopse.. de repente as pessoas do mundo que estao ao celular surtam e se tornam violentas (entenda-se zumbis) e grup desconecado tenta sobreviver nessa zona toda...aff... Thriller apocaliptico com ecos mal amarrados de "Pontypool" e "The Signal", aqui ha o desperdicio do John Cusack (cada vez mais pareceido com o Nicholas Cage!), do Sam Jackson no automático.. e dum foderoso conto do Stephen King. Passe longe! O ruim é que tudo transcorre rapido demais, como se tivessem urgencia em transpor um romance bem grosso em hora e meia..ja viu no que dá. Fuja. 5-10

cell_ver4.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Crouching Tiger, Hidden Dragon


Crouching_Tiger_Hidden_Dragon_2000_74283


Primeira vez assistindo, pegando atrasado o bonde do Ang Lee, e carambolas de rodinhas, que filmaço. Um clássico moderno de ação.
 
O roteiro te joga no início de um capítulo desse mundinho, somos tratados com respeito para entender as regras dessa "mitologia" sozinhos, sem didatismo.
 
Eu ia elogiar coreografia, sets, figurinos, trilha sonora, edição, direção... Mas achei redundante. É topo de linha.

Cadê o tópico do Ang Lee?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Millenium - Os Homens que não Amavam as Mulheres (The Girl with Dragoon Tatto, Dir.: David Fincher, 2011) 2/4

 

Não me agradou muito. Tecnicamente é ótimo e o Fincher trabalhou bem cada parte da história em separado (garota, graig e as mortes), mas juntos não se misturaram muito, principalmente a química do casal. Aquele final estendido (depois do resultado da investigação), ficou meio longo e meio avulso. Fincher se deu melhor com o Garota Exemplar.

 

 

Apocalipe Now (Apocalipse Now, Dir.: Francis Ford Coppolla, 1979) 5/4

 

Continua um clássico obrigatório. 

 

 

Wall Street Poder e Cobiça (Wall Street, Dir.: Oliver Stone, 1987) 3/4

Wall Street O Dinheiro Nunca Dorme (Wall Street The Money Never Sleeps, Dir.: Oliver Stone, 2010) 2/4

 

O Wall Street de 87 é daqueles filmes que se vê que na época teve seu impacto, mas hoje talvez não, porque o mundo piorou demais desde então. Então, o que é mostrado aqui parece brincadeira de criança, hehe. Mas ok, o filme ainda tem seu valor.

A continuação não é ruim, mas infelizmente amenizou tudo demais, ficou meio redenção do char do Douglas e só. Talvez com o mundo meio louco de hoje o Oliver resolveu fazer um filme sem tanto impacto como foi o original na época. Isso pesa.

 

 

O Hobbit A Desolação de Smaug (The Hobbit The Desolation of Smaug, Dir.: Peter Jackson, 2013) 2/4

O Hobbit A Batalha dos Cinco Exercitos (The Hobbit The Battle of Five Armies, Dir.: Peter Jackson, 2014) 2/4

 

Continua aquilo mesmo: Peter encheu linguiça demais daí tudo meio que perde a importância. Tem coisas legais espalhados ali, mas... Enfim.

O segundo filme continua o melhor e o terceiro o mais fraco dessa nova trilogia.

 

Jason X (Jason X, Dir.: Jim Isaac, 2002) 2/4

 

Continua sendo um guilty pleasure meu.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Balada do Solado

 

Ballad_of_a_Soldier_images_6487da51_b259


 
Mais um clássico exibido no cinema local. Filme soviético de 1959 dirigido por Grigori Chukhrai, dotado de uma sutileza, inocência e simplicidade que não temos escolha se não apreciar.
 
Começa meio duvidoso, mas rapidamente engata um passo muito bom. Nem ví passar.
 
A composição é demais. Me peguei imerso nas cenas, ignorando os diálogos e legendas, mas não senti que perdi absolutamente nada, pois tudo estava escrito na linguagem do cinema. É impressionante o que foi feito com somente 1 câmera estática, 3 paredes e 2 atores.
 
Estranhamente, achei muito parecido com Wall-E da Pixar.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...