Jump to content
Forum Cinema em Cena

Stalker - Discussão


Lucas Ciuffa
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ontem eu assisti "Stalker", do Tarkvovsky, e me impressionei. A fotografia é provavelmente a melhor que eu já vi, mas o filme é complexo.

 

Pelo que entendi, o filtro sépia/preto e branco só é usado fora da Zona, com exceção do final. Isso pode ser interpretado como a visão do Stalker: pra ele, a Zona representava sua "casa", mesmo que possivelmente não tenha os "poderes" por ele descrito, logo, as cores vivas são usadas somente na Zona, e em casa, onde ele tinha problemas, especialmente com sua filha, a Monkey, que não andava, era tudo melancólico. O uso das cores no final, depois que Stalker já voltou da Zona com o Escritor e com o Professor, para mim (e esse filme é pessoal, cada um tem sua interpretação), mostra a visão da Monkey (de novo, a filha do Stalker) sobre o mundo. Ela tem esperança no mundo, o mundo é a "casa" dela. E isso pode significar que o mundo, apesar da melancolia, pode representar esperança. Os poderes sobrenaturais de Monkey podem ser explicados de três modos:

 

1- Stalker levou Monkey, ainda criança, para o Quarto, e, ela sendo criança e pura, a Zona concedeu seus desejos (assumindo que a Zona e o Quarto são reais).

 

2- Stalker, que já tinha visitado a Zona antes de Monkey nascer, passou os genes afetados pela radioatividade (alienígena ou não) para a filha.

 

3- Stalker é um Alien, e seus genes alienígenas foram passados para Monkey.

 

Esta última teoria tem ênfase porque Stalker, quando chega na Zona, fala que é sua casa.

 

Sobre a Zona, ela pode significar várias coisas. O Professor vê a salvação da humanidade nela, mas tem medo que ela caia nas mãos erradas, e tenta explodir o Quarto. O Escritor é cético, mas na verdade tem medo que o seu desejo mais íntimo seja realizado. Stalker não entra no Quarto porque não quer acabar com o Porco-Espinho.

 

O Quarto representa a materialização do seu desejo: todos que passam pela perigosa Zona querem ter seus desejos realizados pelo Quarto. Aqui tudo fica muito abstrato e eu não entendo.

 

Stalker fala algumas coisas que não devem ser feitas, pois a Zona pune quem as faz. Mas, por exemplo, quando o Professor volta para pegar sua mochila, a Zona não faz nada. Isso pode ser pelo fato de que a Zona não exista, que ela não tenha poderes. Se isso for verdade, entretanto, nada explicaria a voz que o Escritor ouviu quando tentava se aproximar do Quarto pelo caminho mais curto.

 

Uma questão: o que o Moedor de Carne (túnel) significa?

 

Mas para mim, a mensagem que o filme passa é a de esperança, como já disse na questão dos filtros e cores.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sobre a diferenças de cores pode ser p/ delimitar lugar, tipo a Zona era tido como um lugar incomum.

 

Li um vez uma interpretação interessante, de que o "triângulo A+B+C, citrado pelo professor são três vértices que representam: a arte, a lógica e a fé.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...