Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes da Década - 40 # 2


Jack Ryan
 Share

Recommended Posts

  • Members

O melhor é deixar para a metade de junho. Se houver listas suficientes, eu encerro e quem não postou, não postou. Caso contrário, dá-se outra prorrogação.

 

 

 

Então fica assim: 19 de junho, domingo à noite, eu anuncio o resultado. Tentem fechar vossas seleções até lá. 01.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Terceiro Homem visto, e é um baita filmaço. O suspense existe mas não tenta ser sufocante, e assim desenvolve-se uma combinação peculiar e muito interessante entre esse e o romance. O plot twist aparece não como desfecho, mas como condutor para o trecho final. Há que se destacar a trilha sonora, por vezes destoante do que se esperaria para o cenário e atmosfera do filme, mas que acaba funcionando perfeitamente na criação do clima.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O Terceiro Homem visto' date=' e é um baita filmaço. O suspense existe mas não tenta ser sufocante, e assim desenvolve-se uma combinação peculiar e muito interessante entre esse e o romance. O plot twist aparece não como desfecho, mas como condutor para o trecho final. Há que se destacar a trilha sonora, por vezes destoante do que se esperaria para o cenário e atmosfera do filme, mas que acaba funcionando perfeitamente na criação do clima.[/quote']

 

E há que se destacar a interpretação do Welles, que, apesar de aparecer só uns 20 minutos, consegue formar um personagem consistentemente sórdido e, pelo menos pra mim, inesquecível.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, sim. É um filme que começa bem, se desenvolve muito bem, mas que tem o ponto alto nas cenas finais. Aliás, o final costuma ser a parte mais importante do filme, porque tem grandes chances de ser justamente do que a gente vai lembrar. E esse não decepciona.

Link to comment
Share on other sites

 

Opa' date=' já temos seis listas postadas, e a minha eu garanto que vai estar pronta, hehehe, então são 7. Tá legal!

 

 

 

E agora eu to com mais três aqui, Desencontro, Ladrões de Bicicleta e Núpcias de Escândalo.[/quote']

 

Desencontro é o desencanto, jack ? corre pra ver esse e Ladrões 16. O outro eu curto também (muito pela dinâmica do trio principal) mas esses merecem mais atenção.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Opa' date=' já temos seis listas postadas, e a minha eu garanto que vai estar pronta, hehehe, então são 7. Tá legal!

 

 

 

E agora eu to com mais três aqui, Desencontro, Ladrões de Bicicleta e Núpcias de Escândalo.[/quote']Desencontro é o desencanto, jack ? corre pra ver esse e Ladrões 16. O outro eu curto também (muito pela dinâmica do trio principal) mas esses merecem mais atenção.

 

 

 

Isso, me confundi com o título original, hehehe.

 

 

 

feqqlx.jpg
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desencanto é um filme direto, até de certa forma estranho por ter aquela narração explicando praticamente tudo (e o cinema da década de 40 primava por deixar muita coisa nas entrelinhas). Mas essa clareza não prejudica, pelo contrário, visto que a ideia é exatamente estudar os sentimentos da protagonista.

 

 

 

E o final é absolutamente brilhante em sua sensibilidade.

Link to comment
Share on other sites

1 -

Casablanca (Michael Curtiz)

 

2 - Ladrões de Bicicleta (Vittorio de Sica)

 

3 -A Felicidade Não se Compra (Frank Capra)

 

4 - O Terceiro Homem (Carol Reed)

 

5 - Desencanto (David Lean)

 

6 - Laura (Otto Preminger)

 

7 - Os Sapatinhos Vermelhos (Michael Powell, Emeric Pressburger)

 

8 - Fuga do Passado (Jacques Tourneur)

 

9 - O Grande Ditador (Charles Chaplin)

 

10 - À Beira do Abismo (Howard Hawks)

 

11 - Narciso Negro (Michael Powel,, Emeric Pressburger)

 

12 - Pacto de Sangue (Billy Wilder

 

13 - Cidadão Kane (Orson Welles)

 

14 - Este Mundo é um Hospício (Frank Capra)

 

15 - O Tesouro de Sierra Madre (John Huston)

 

16 - Brutalidade (Jules Dassim)

 

17 - The Killers (1946, Robert Siodmak)

 

18 - A Loja da Esquina (Ernst Lubitsch)

 

19 - A Terra Treme (La Terra Trema, Luchino Visconti)

 

20 - Rebecca ( Alfred Hitchcock)

 


Queria ver Soberba e A fúria sanguinaria mas provavelmente só vou assistir mais pra frente mesmo, então acho que é isso.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Beckin, valeu pela dica. Ladrões de Bicicleta é fantástico! Tem umas cenas lindas (nossa, me caiu o queixo já no começo, com o funcionário escalando as estantes cheias de lençóis. Coisa de gênio, coisa de uma porra de um gênio mesmo. E o fim é de cortar o coração, barbaridade.

Link to comment
Share on other sites

 

Beckin' date=' valeu pela dica. Ladrões de Bicicleta é fantástico! Tem umas cenas lindas (nossa, me caiu o queixo já no começo, com o funcionário escalando as estantes cheias de lençóis. Coisa de gênio, coisa de uma porra de um gênio mesmo. E o fim é de cortar o coração, barbaridade.[/quote']

 

Que bom que curtiu, tem umas cenas inesquecíveis mesmo 16.

 

Não é da década de 40, mas acho que se tu gostou desse tem chance de gostar de Umberto D, do mesmo De Sica. É tri também, embora Ladrões seja meu favorito do cara.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Beckin' date=' valeu pela dica. Ladrões de Bicicleta é fantástico! Tem umas cenas lindas (nossa, me caiu o queixo já no começo, com o funcionário escalando as estantes cheias de lençóis. Coisa de gênio, coisa de uma porra de um gênio mesmo. E o fim é de cortar o coração, barbaridade.[/quote']Que bom que curtiu, tem umas cenas inesquecíveis mesmo 16.Não é da década de 40, mas acho que se tu gostou desse tem chance de gostar de Umberto D, do mesmo De Sica. É tri também, embora Ladrões seja meu favorito do cara.

 

 

 

Umberto D eu já vi, e concordo: é muito bom, mas não tanto quanto Ladrões.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais um pra conta, desta vez Núpcias de Escândalo (The Philadelphia Story). Sem sombra de dúvida, um grande filme. Tem seus altos e baixos, em termos de ritmo, mas o elenco - um dos melhores que já vi - carrega os momentos menos interessantes. Por outro lado, quando o roteiro melhora, e os diálogos finalmente ficam inspirados, Grant, Stewart e Hepburn quebram tudo! E o final é praticamente perfeito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

01. A Sombra da Guilhotina (Anthony Mann)

 

02. Fuga do Passado (Jacques Tourneur)

 

03. Carta de uma Desconhecida (Max Ophüls)

 

04. Casablanca (Michael Curtiz)

 

05. Almas Perversas (Fritz Lang)

 

06. Retrato de Mulher (Fritz Lang)

 

07. Jejum de Amor (Howard Hawks)

 

08. A Morta-Viva (Jacques Tourneur)

 

09. Laura (Otto Preminger)

 

10. Os Assassinos (Robert Siodmak)

 

11. Curva do Destino (Edgar G. Ulmer)

 

12. Na Teia do Destino (Max Ophüls)

 

13. À Beira do Abismo (Howard Hawks)

 

14. O Falcão Maltês (John Huston)

 

15. Anjo ou Demônio? (Otto Preminger)

 

16. O Terceiro Homem (Carol Reed)

 

17. O Corvo (Henri-Georges Clouzot)

 

18. A Felicidade Não Se Compra (Frank Capra)

 

19. O Tesouro de Sierra Madre (John Huston)

 

20. Baixeza (Robert Siodmak)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...