Jump to content
Forum Cinema em Cena

Byzantium | Neil Jordan (Horror)


CACO/CAMPOS
 Share

Recommended Posts

Byzantium | Neil Jordan retorna aos filmes de vampiro com Gemma Arterton e Saoirse Ronan

Produtor de Entrevista com o Vampiro diz que ideia é fazer um horror sombrio

Gemma%20ArtertonSaoirse%20Ronan

Dezessete anos depois de dirigir Entrevista com o Vampiro, Neil Jordan vai retornar ao universo dos vampiros, em Byzantium.

Na trama escrita por Moira Buffini, uma vampira (Gemma Arterton) transforma a sua filha (Saoirse Ronan). Juntas, levam uma vida letal como chupadoras de sangue, frequentemente fingindo-se irmãs.

Stephen Woolley, produtor de vários filmes de Jordan, entre eles o próprio Entrevista com o Vampiro, supervisiona o projeto. Os dois não trabalhavam juntos desde Café da Manhã em Plutão. No anúncio oficial, Woolley diz que já trabalha no projeto há três ou quatro anos, que Jordan gostou do roteiro e que a ideia é fazer um filme de horror sombrio.

Byzantium tem um orçamento de US$ 11 milhões e começa a ser filmado em outubro.

Sempre curti bastante entrevista com vampiro, este filme parece bem promissor tem um orçamento baixo. Oque pode contribuir para uma boa historia e não batalhão de efeitos especiais que não ajudam em nada.

E ainda tem a presença da Gemma que e sempre muito bom
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Byzantium | Retorno de Neil Jordan aos filmes de vampiros contrata protagonista

Caleb Landry Jones se junta a Saoirse Ronan e Gemma Arterton

Caleb%20Landry%20Jones

Byzantium, o retorno do diretor Neil Jordan aos filmes de vampiro, 17 anos depois de dirigir Entrevista com o Vampiro, encontrou seu primeiro ator: Caleb Landry Jones, o Banshee de X-Men - Primeira Classe.

Landry Jones será um adolescente doente com leucemia. Sua situação - a luta com o câncer e a morte - cativa a pequena vampira, que luta com os dilemas da imortalidade.

Na expectativa neste novo filme de terror do Jordan.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 1 month later...

Byzantium | Filme de vampiro de Neil Jordan tem novidades no elenco

Jonny Lee Miller e Tom Hollander se juntam à produção, que segue filmando até fevereiro

Jonny%20Lee%20Miller

Byzantium, o retorno do diretor Neil Jordan aos filmes de vampiro, 17 anos depois de dirigir Entrevista com o Vampiro, tem mais dois nomes no elenco: Jonny Lee Miller (que tem no currículo vampírico o terrível Drácula 2000 e Dark Shadows de Tim Burton) e Tom Hollander (trilogia Piratas do Caribe).

Não há informações sobre os personagens. Na trama escrita por Moira Buffini, uma vampira (Gemma Arterton) transforma a sua filha (Saoirse Ronan). Juntas, levam uma vida letal como chupadoras de sangue, frequentemente fingindo-se irmãs.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • 1 month later...
  • 3 months later...
  • 2 months later...

Byzantium | Crítica

Entrevista com as vampiras.

 

Byzantium, novo filme de Neil Jordan, coloca o cineasta em território conhecido. O diretor de Entrevista com o Vampiro retoma aqui, 17 anos depois, o tema dos atormentados mortos-vivos, mas passando longe da afetação da obra de Anne Rice que adaptou na década de 1990.

 

Clara (Gemma Arterton) e Eleanor (Saorsie Ronan) são duas imortais em fuga, cruzando os séculos à frente de seus perseguidores. Não fica claro no início do que elas estão fugindo, mas não demora para que entendamos que, seja o que for, é letal.

 

Jordan não segue as regras estabelecidas do gênero. Seus vampiros (que são chamados "Sucrientes"), não têm caninos pontudos, poderes hipnóticos ou fragilidade ao Sol. Tampouco podem voar, se transformar ou são dotados de superforça. O cineasta isola dos sanguessugas apenas o que convêm à história: a sensualidade exacerbada, a vida eterna e a necessidade do consumo de sangue. O único traço de diferença física aparente entre eles e um humano normal é a unha do polegar, que cresce como uma faca, com a qual perfuram a vítima. Essa mutação junta-se à vida eterna e sede por sangue nessa variação curiosa do mito do vampiro.

 

A personagem de Arterton é uma homenagem às grandes vampiras sexuais das telas. Prostituta há séculos, usa seu corpo como forma de sobrevivência, para dar à outra, que protege com ferocidade, condições mínimas de existência nessa realidade fugitiva. Os seios fartos, sempre ameaçando saltar do figurino, trazem à mente as vampiras voluptuosas do cinema B.

 

O filme é contado através de flashbacks interessantes - em que os personagens que estão lembrando eventos passados muitas vezes aparecem assistindo à própria cena (o ritmo lento e o recurso me lembrou em alguns momentos, guardadas as devidas proporções, Arca Russa). Mas os longos takes e a ausência na maior parte de Byzantium de eventos significativos ou explicações sobre seus mistérios (como o que é a Fraternidade e sua relação com o Santo Sem Nome), fazem o longa se arrastar pelas duas horas.

 

Entende-se a intenção do diretor - com essa cadência ele pode representar melhor a existência imortal -, mas quando algo enfim acontece, também não é efetivo o suficiente para dar ao filme momentos de pico, que mantenham o interesse. 17 anos depois, Jordan pouco aprimorou sua visão dos vampiros. Pena, pois essas criaturas andam precisando de todos os bons representantes no cinema contemporâneo que puderem conseguir.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • 4 weeks later...
  • 2 months later...

Byzantium

Drama psicológico q é mix bacana da versão feminina de “Entrevista com o Vampiro” com “Deixe Ela Entrar”. Aqui acompanhamos uma mãe e filha, nômades sanguessugas, chorando as pitangas da imortalidade qdo resolvem estabelecer residência: a primeira monta o bordel q entitula a pelicula; enqto a outra tem seus questionamentos teens de matar ou não matar (pra sobreviver), além de jogar charminho pra cima dum moleque hemofílico. Alternando duas narrativas (presente e futuro) lentas, vemos a trajetoria de ambas pelos séculos, onde os vampiros usam a unha (e não dentes) pra furar suas vitimas.  Resumindo, o filme é bem feitinho e entretêm embora não traga graaandes novidades ao gênero, apenas uma mitologia variante das criaturas da noite. Anos-luz da saga “Crepusculo”, vale tb pela ótima atuação das duas atrizes principais, em especial a gostosona Gemma Arterton, cujos peitões parecem voar pra tela de tão apertado decote. Preste atenção no Caleb Jones como o guri hemofilico, outra boa atuação. O ruivinho está se especializando em papeis estranhos, assim como fez em “Antiviral” e “X Men First Class”, na pele do mutante Banshee. 8,5/10

 

 

Byzantium%20movie%20poster.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

visto BYZANTIUM

 

 Byzantium-poster.jpg

 

 

   Na trama, Clara Webb (Gemma Arterton) é uma vampira, que há duzentos anos viaja pelo mundo com a filha Eleanor (Saoirse Ronan), matando e se prostituindo para sustentar a rebenta. Eleanor entretanto, passa a questionar a vida de segredos e mentiras que leva com a mãe, especialmente depois de conhecer Frank (Caleb Landry Jones) um jovem leucêmico por quem se apaixona.

 

  Quase vinte anos depois de ENTREVISTA COM O VAMPIRO, Neil Jordan retorna a uma narrativa centrada nos chupadores de sangue para contar uma historia de amor de uma mãe por sua filha, e o processo de independência desta filha, que passa a questionar os ensinamentos e valores que lhe foram passados durante a sua longa vida. De certa forma, é um conflito parecido com o visto em A COMPANHIA DOS LOBOS. Mas enquanto naquele filme, os questionamentos do jovem para com a figura materna eram mais sutis e estritamente ligados a sexualidade, em BYZANTIUM, o conflito entre Clara e Eleanor é muito mais amplo. A garota quer "escrever a sua própria historia", ou  numa definição mais freudiana, simplesmente partir do ninho.

 

 Jordan cria uma mitologia bastante interessante para os vampiros que habitam este universo. As criaturas de BYZANTIUM não rasgam a garganta de suas vítimas com presas, mas sim com uma afiada unha localizada no polegar. A comunidade vampírica surge como uma sociedade secreta misógina, o que coloca as duas protagonistas como párias dentro de sua própria espécie, algo bastante significativo dentro do arco dramático da personagem de Artenton.

 

 As duas protagonistas estão muito bem em cena. Tão voluptuosa quanto talentosa, Gemma Artenton é alguém a quem se deve prestar atenção. Ela constrói Clara de maneira bastante competente., como uma sobrevivente nata, capaz de matar com extrema frieza qualquer um que ameaçe a sua segurança ou a de sua filha, mas por outro lado. dona de um afeto incondicional pela jovem vampira. Já Saiorse Ronan faz de Eleanor uma garota solitária, e com um interessante código de honra, já que só se alimenta de idosos que estejam claramente no fim da vida.

 

 No geral, BYZANTIUM é um drama sobrenatural com toques de suspense muito bem conduzido pelo Jordan. Não é nenhuma obra prima, mas vale pelas boas atuações, e boa construção visual.

Link to comment
Share on other sites

Esse filme o q mais me recordo não é nem o enredo (batido q deveria se chamar "Entrevista com as Vampiras" ) e sim a trilha sonora q gruda feito chiclete. Jordan acertou ao inserir um Adagio em sonata em C maior (Opus 2, No 3) e entupir de variações dele no decorrer da pelicula. É uma melodia q não sai da cachola! Tanto q ate baixei a trilha sonora do filme..
 

Link to comment
Share on other sites

 Eu discordo, SOTO. Não achei o enredo chupado de ENTREVISTA COM VAMPIRO. Como eu disse, se é pra comparar com uma obra do Jordan, guardada as devidas proporções, tá muito mais pra COMPANHIA DOS LOBOS (guardada as devidas proporções) do que pra ENTREVISTA COM VAMPIRO.

 

 Mas concordo em relação a trilha sonora. É de fato acachapante.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...