Jump to content
Forum Cinema em Cena

Adaptações de HQ, o Festival_Pag. 18.


Nacka
 Share

Recommended Posts

Primeiríssimo lugar fica com o usuário que a meu ver foi o  que mais arriscou no Festival, ao resolver resenhar um filme de 1968 que muitos sequer lembravam que era uma adaptação, o Sith não só conseguiu captar toda a atmosfera retrô como ainda deixou todo mundo com água na boca (no bom sentido seus pervs...06) para rever o filme. Vai levar merecidamente o Blu Ray Batman o Cavaleiro das Trevas:

 

 

Blu-ray Batman: o Cavaleiro das Trevas 

 

 

 

Avatar

 

 

 

A lista e a resenha do Sith podem ser acessadas clicando na bolinha:  bullet  (desconfigurou, então para não perder nada, vai o link)

 

 

NOTAS e Comentários:

 

Thiago Lucio - 7/10

Renato - 10/10

Fapreve - 8.5/10

Silva - 9.5/10

Mr. Scofield - 8.0/10

 

TOTAL GERAL: 43

Média: 8,6

 

 

 

THIAGO LUCIO <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

 

SITH - 7/10 - O Sith veio para fechar o Festival com chave de ouro trazendo um pouco mais de psicodelia a uma sequência que estava tendendo a escolhas bastante óbvias. Um pouco mais de capricho nas sínteses que ele fez para cada um dos filmes que ele colocou no TOP e/ou uma seleção de filmes mais enxuta faria com que o resultado final fosse do mesmo nível dos melhores. Sempre quando eu leio que "O Cavaleiro das Trevas" só é um excepcional filme por causa do Ledger sinto que não teve ninguém encarregado de corrigir esta injustiça, mas enfim... e a vontade de assistir a "Barbarella" só se fez aumentar com a resenha consciente de suas virtudes e defeitos, mas sem esconder a admiração pela obra. Um conjunto da obra feito sob medida.

 

RENATO


Lista - 10
Resenha – 10

FAPREVE

A lista está boa, mas a maioria dos comentários ficou muito superficial, deixando apenas uma leve impressão dos motivos que fazem esse filmes estarem ali.
Gostei bastante da resenha. Tem uma boa contextualização entre as artes (HQ e cinema) da obra em questão. O Claudio consegue analisar e ao mesmo tempo passar de uma forma bem pessoal seu afeto pelo filme. E o que sempre é importante, me fez querer ver o filme.

Nota 8,5

 

Silva

 

 

Lista - Essa foi a mais surpreendente do Festival. Ele citou dois filmes que me estava esperando que fossem citados, "Akira" e "Barbarella", o que acabou dando uma boa dose de variedade e ousadia a lista dele. Pena que ela sofra do mesmo mal da do Jail: alguns filmes com comentários rasos demais.

Nota - 9/10

Resenha - Simplesmente a melhor do festival! Mostrou muito bem a importância da HQ, contextualizando-a no período em que foi lançado, mostrou todos os aspectos positivos e negativos do filme, interrelacionou as duas mídias (HQ e filme), tudo isso numa embalagem irresistível de se ler. Nem me incomodei com as frases longas, a leitura, para mim, foi ótima.

Nota - 10/10

 

Mr. Scofield


Lista: 6/10 - peca pelas justificativas. Parece ter sido algo corrido, com pouco apuro. Dá a impressão de que os filmes foram lançados ali. Esperava mais dado o conhecimento bem legal que o Sith tem de HQ´s.

Resenha: 10/10 - excelente, exatamente o que faltou na lista. Ótima resenha, convidativa ao espectador e utilizando os quadrinhos como exemplificativos para efeito de comparação. Sem muitas firulas e sofisticações, Sith faz um texto bastante explicativo (que requer pesquisa), simples mas muito bem construído e que cumpre magnificamente o papel no festival.

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Primeiríssimo lugar fica com o usuário que a meu ver foi o  que mais arriscou no Festival' date='

 

[/quote']

 

 

 

Pra mim o que mais se arriscou no festival foi o Foras 06.gif

 

 

 

Mas parabéns ao Sith! Escolheu bem o filme, desenterrou esse Barbarella aí. Até pretendo assistir por esses dias.

Link to comment
Share on other sites

  • Members


Thiago Lucio: não havia necessidade para tanto "X-Men" e "Homem de Ferro" por melhores que sejam já que outras obras nem tanto conhecidas' date=' mas com qualidade semelhante poderiam ser lembradas.[/quote']

What? Como assim não há necessidade se essa é a preferência da pessoa? Tem vários filmes diferentes ótimos, mas não seria desonesto criar uma lista apenas pra ser diferentão, pra agradar? O legal da brincadeira não é realmente conhecer a preferência daquela pessoa?

Por isso que eu falei durante o festival todo, acho bobagem julgar os filmes da lista em vez de considerar o que a pessoa fala sobre eles.

Pro próximo festival fica anotado: colocar um amontoado de filmes diferentes pra ter mais chances de levar o prêmio.

 

Cara, eu entendo perfeitamente o que você está argumentando. Trata-se realmente de uma lista pessoal, algo que comentei em boa parte dos meus comentários, se um usuário tivesse gostado dos 5 filmes do Batman e dos 3 filmes do Homem-Aranha, o TOP dele seria preenchido praticamente com estas opções. É o gosto pessoal do freguês, não há como condenar. Mas ainda assim, acho que dentro desta proposta seria benéfico uma atitude um pouco mais diversificada. Será que ao invés de fazer um TOP 15 colocando 2 ou 3 filmes de um mesmo herói, não seria mais sensato um TOP menor com uma maior disposição de filmes e/ou franquias diferentes? Achei que foi um pouco cômodo essa escolha, mesmo entendendo que as opções não são lá muito diversas... enfim sempre procurei deixar isso claro em vários dos meus comentários e sempre enalteci aqueles que de uma forma ou de outra fugiram deste ponto comum.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O meu TOP ficaria: 1) FELDIAS; 2) TENSOR; 3) PAOLA. Na verdade não consigo dizer isso, os 3 estão num nível muito parecido, qualquer que fosse a ordem estaria sendo justo e injusto com alguém. O Sith ficaria em 4º lugar, mas não deixa de ser uma boa escolha já que ele se propôs a fazer algo que fugisse do lugar comum, sorte de ter o padrinho que escolheu este dentre os filmes propostos para a resenha. Quais eram as outras opções do Sith? Thiago Lucio2011-07-23 18:50:49
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi Scott Pilgrim e Mistery Men, Thiago... mas eu queria mesmo fazer de Barbarrella...

 

Queria ganhar o segundo lugar, mas ganhei, nem esperava, me diverti fazendo a lista e a resenha, e gostei dos comentarios do juri querendo rever o filme por causa dela... apenas isso já valeu eu ter participado do festival...

 

Um grande beijo p/todos vcs :*

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi Scott Pilgrim e Mistery Men' date=' Thiago... mas eu queria mesmo fazer de Barbarrella...Queria ganhar o segundo lugar, mas ganhei, nem esperava, me diverti fazendo a lista e a resenha, e gostei dos comentarios do juri querendo rever o filme por causa dela... apenas isso já valeu eu ter participado do festival...Um grande beijo p/todos vcs :*

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Para mim foi totalmente justo que o Sith tenha ganho.

 

 

 

Não que as outras resenhas não estivessem boas (como o pessoal pode ver pelas minhas notas, fui até benevolente... 06.gif . Antes de aparecer a resenha do Sith, as minhas apostas estavam para a Scarlet (que foi a outra resenha que recebeu a nota máxima), mas o Sith desenterrou um filme que não só adoro, mas que estava esquecido no Festival (no início, quando o pessoal estava listando os filmes que são adaptações de HQ, ele sequer foi citado), e fez uma contextualização formidável das obras em questão (o filme e a HQ), pincelando detalhes que fizeram quase todos sentirem vontade de conhecer o filme. E isso para mim é o sinônimo de uma resenha bem sucedida.

 

 

 

Enfim, o Festival foi sensacional... E que venha o próximo (sugiro uma reedição do Festival Sci-fi)!!! 16.gif

Link to comment
Share on other sites

Gostaria de agradecer a todos, participantes e jurados por fazerem parte de mais essa brincadeira no Fórum. Imagino que cada um teve seus desafios para cumprir prazos, elaborarem suas resenhas, etc. No fim, acho que valeu a pena, para todos.

 

Vai também um agradecimento mais que especial para o Jailcante, Fapreve e bat por doarem os prêmios. Jailcante foi o primeiro a oferecer e logo os brindes das categorias principais, Fapreve doou os prêmios do Júri Popular e o bat doou o dvd Corpo Fechado. Bacana mesmo... 10

 

Vamos nos preparar para o próximo? Nos próximos dias a pessoa responsável pela organização do novo Festival vai deixar algumas dicas espalhadas pelos tópicos do Fórum. Aguardem porque é biscoito fino.

 

 

 

 

europa-mapa.gif

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Ah, esqueci de avisar, os ganhadores por favor mandem seu nome completo, endereço com CEP para cada um dos "padrinhos" correspondentes ao seu prêmio: Jail e bat, prêmios principais e o Fapreve o prêmio do Júri Popular, obrigado mais uma vez.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parabéns a todos pela participação,paciência em analisar as listas e os reviews (no caso do júri oficial) e a quem doou os DvDs/BD.

 

 

 

Infelizmente, não gosto nem de 300 nem de Corpo Fechado (nem desgosto desse último na real, mas não curto muuuito), mas sei dos valores desses itens no mercado. Sempre podemos negociar.den.gif

 

 

 

Thiago, seu maldito, tu subornou quem ai, hein???   cry.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 
Primeiríssimo lugar fica com o usuário que a meu ver foi o  que mais arriscou no Festival, ao resolver resenhar um filme de 1968 que muitos sequer lembravam que era uma adaptação, o Sith não só conseguiu captar toda a atmosfera retrô como ainda deixou todo mundo com água na boca (no bom sentido seus pervs...06) para rever o filme. Vai levar merecidamente o Blu Ray Batman o Cavaleiro das Trevas:

 

 

 

 

Avatar

 

 

 

[/quote']

 

16

 

Realmente a resenha do Sith ficou muito bacana. Vitória merecida. 10

 

Na verdade tirando um ou duas, todas tinham conções de vencer. A diferença de notas se devem quase que somente ao gosto pessoal de cada um do juri.

Parabéns a todos que participaram. Ficou muito legal. 16

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Dá-lhe, Sith. Os textos da turma gaúcha são fantásticos, mas é sempre bom ver alguém incomum no fórum (em termos de cinema) expressar-se tão bem e ser reconhecido. Pena que, aparentemente, a distribuição dos prêmios não foi ideal (como sugestão para o próximo: o vencedor escolhe qual das opções leva, o segundo escolhe a opção restante, e o terceiro fica com o que sobrar); contudo, só de ver tanta gente se empenhar e ainda doar os filmes, fico feliz com essa movimentação espontânea do caso cinéfilo.

 

 

 

Se o próximo for cinema europeu (seria ótimo e beeeem abrangente, só que o Foras já seria o vencedor - exceto se só o Amfibio julgasse, hehe) ou tiver um tema mais fácil - e com menos 'interpretações' possíveis (a propósito, vamos esclarecer BEM o que pode e o que não pode para evitar discussões abstratas) - para mim, eu tento participar ao menos como julgador, já que os deixei na mão no Tela Quente! e ando com um pouco mais de tempo livre. Fico no aguardo, parabenizando a todos os participantes/comentaristas e organizadores deste Festival.

 

 

 

P.S.: o Tensor, além de competente, tem sorte. Podia virar crítico de cinema, vai que o Pablo lança um concurso: "vire crítico do C&C"?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu só sinto que as regras não tenham sido tão claras. Os comentários, a meu ver, não eram obrigatórios. Eu mesma escrevi sem muita inspiração porque sabia que não era um item obrigatório. No fim das contas, teve quem julgou por isso. Vai entender...

E julgar por gosto é meio injusto, né. A qualidade da resenha em si é que deveria ser avaliada. Se formos pensar assim, participar de um festival desses é atirar no escuro.

 

Gostei muito, me diverti bastante, mas espero que na próxima as regras sejam mais rígidas e seguidas pelos jurados também. Eu não sei se todo mundo sacou quais eram os critérios.

 

Enfim...foda 16 Vou doar um DVD para o próximo. Faço questão de contribuir08

 

 

Link to comment
Share on other sites

  Pena que' date=' aparentemente, a distribuição dos prêmios não foi ideal (como sugestão para o próximo: o vencedor escolhe qual das opções leva, o segundo escolhe a opção restante, e o terceiro fica com o que sobrar); contudo, só de ver tanta gente se empenhar e ainda doar os filmes, fico feliz com essa movimentação espontânea do caso cinéfilo.

[/quote']

 

 

Distribuição de prêmios não foi ideal? 06 

 

Cara isso foi uma brincadeira! E a menos que as pessoas que tão generosamente se dispuseram a doar os prêmios o fizessem, não teria prêmio nenhum.

 

E sinceramente, participar de um Festival assim se melindrando por causa de prêmios (sejam eles de que natureza for) é melhor ficar de fora. Ah, não gosto de tal filme... ah, melhor seria se fosse tal filme.... quer um filme específico? Compre! Só assim não ficará decepcionado. Sua sugestão para o próximo é perfeita, faça uma enquete antes perguntando o que cada um quer ganhar e doe o que cada um pedir, ninguém ficará infeliz.

 

E sobre as regras não serem específicas Scarlet, olha, mais específico que isso aí embaixo só se eu desenhasse. Entendo que, se eu envio uma lista e uma resenha para concorrer, cabe a mim apresentá-la da melhor forma possível já que não sei quais critérios serão utilizados para seu julgamento, julgamentos esse que não cabia a mim definir. O pessoal do juri julgou o conjunto, tanto que todos deram notas tanto para as listas quanto para as resenhas. E pô, esse não é o primeiro Festival aqui no Cineclube acho que não há grandes mudanças de um para o outro em relação as regras.

 

Gostaria que aqueles que reclamam tanto se dispusessem a organizar um Festival, talvez aí entendessem.

 

 

 

Preparem uma lista com a quantidade de filmes que acharem representativos dentro do gênero adaptações HQ' date=' atenção, não há limites para a quantidade, no entanto, somente 3 destes filmes servirão como análise para o júri e deverão se apontados pelo participante como prováveis candidatos a uma resenha, mais uma vez atenção aqui, dentre os 3 filmes apontados o participante deverá ser capaz de fazer uma resenha de qualquer um deles. (desenhando: Será apenas 1 resenha por participante)

 

O Júri não quer saber quantos filmes adaptados de HQ existem, portanto listas genéricas não terão qualquer peso. Faça a lista de sua preferência com filmes que tenham representatividade para você e se possível com explicações breves para cada filme.

 

Esta lista deverá ser enviada por mp para minha caixa de mensagens até o dia 20 de Junho até às 00:00.

 

Ah, o modo como você quer que a lista seja apresentada (com fotos dos filmes, breve comentário...enfim, o que você imaginar) fica a seu critério, o júri vai recebê-la como você a enviou. [/quote']

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Nacka ta indignado den.gif

 

 

 

Mas sério, no momento em que colocam prêmios em jogo, sejam eles DVDs, BD, ou sei lá o que, é óbvio que a competição muda, fica mais acirrada, disputada... Não pelo valor do prêmio, pq todos oferecidos são super compraveis, mas apenas pq vale algo mesmo 06.gif De certa forma teu esforço pra entregar um material legal é reconhecido. E quem não quer isso?

 

 

 

Tu sempre vai querer o prêmio mais legal. Vamos supor que o primeiro lugar fosse 300, o segundo Garota Veneno. Nenhum deles é bom, mas o outro é absurdamente pior. Eu teria a mesma empolgação pra conseguir o melhor que tive pra conseguir a trilogia do aranha, mesmo que o filme não valha nada pra mim. A competitividade dá outra graça pra coisa, na minha opinião.

 

 

 

Muito melhor que o discurso "ahh, o legal é só participar e nhénhénhé 01.gif"

 

 

 

Os dois festivais foram muito legais, como fazia tempo que não se via. Não sei se foi pelos prêmios, mas ajudou den.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"se possível com explicações breves para cada filme."

 

 

 

Se possível é diferente de "obrigatório". Pra mim não ficou claro que os

comentários seriam avaliados junto com a lista, tanto é que o Tê Tê nem

colocou comentários e se saiu super bem.

 

Se fosse regra, ele estaria fora. Mas ok...não estou reclamando das

regras que vc estipulou, mas de certos comentários wtf??? do júri

oficial. E outra que se um filme tem significado especial para você,

óbvio que vc deveria ter colocado na lista, diferente do que algumas

pessoas do júri falaram. "Ah mas neguinho podia ter sido mais criativo".

Okay, concordo, mas isso invalida a instrução "Faça

a lista de sua preferência com filmes que tenham

representatividade para você e se possível com

explicações breves para cada filme."

 

 

 

No worries, Nacka. Alguém acha que vou me doer de ver o tanquinho

suado do Butler?

den06

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...