Jump to content
Forum Cinema em Cena

Adaptações de HQ, o Festival_Pag. 18.


Nacka
 Share

Recommended Posts

6ª Resenha e Lista do Festival de Adaptações HQ, a lista é a do Jailcante com o filme Superman II, postem as notas até dia 17/07, membros do júri já sabem o que fazer.

 

 

Avatar

 

 

 

 

 

 

 

 

Lista

 

 

Mesmo não conhecendo profundamente o universo HQ, e nem sendo fã, tenho um certo carinho por esse "gênero", porque minha paixão pelo cinema começou na época do auê da série Superman. Tanto que o primeiro filme que vi num cinema foi Superman III, ainda criança. Ali começou tudo. E apesar do tempo e dos defeitos que o filme possa ter, eu ainda consigo o ver atualmente com aquele impacto inicial (ou um pouco) que ele teve em mim.<?XML:NAMESPACE PREFIX = O />

 

Sobre o Top: Montei um com filmes que curti, independente se foi ou não boa adaptações. Mesmo porque nem li as HQs, então parto do suposto que se foi um bom ou ótimo filme, foi uma boa adaptação. Period.

 

Quis fazer uma lista enxuta, com poucos filmes, mas não deu. Tive que colocar os principais filmes dos “super-heróis oficiais” (Superman – Batman - Homem Aranha – Xmen), mais alguns filmes interessantes que surgiu nesse gênero, junto de outros filmes (os 3 últimos) que mesmo datados, mas na época que vi, quando era mais jovem, foram bem bons e marcaram de alguma forma. Vamos lá:

 

01) Superman – O Filme (Richard Donner, 1978)

 

38623932.jpg

 

Superman funciona e sempre vai funcionar porque ele é a síntese do que é ser um super-herói. Um ser sem medo, forte, que sempre tenta agir da maneira correta e sempre está ali pra ajudar os outros. Outros super-heróis podem surgir colocando outras nuances dentro disso, mas a síntese está ali. E o filme aborda e muito bem tudo isso.

 

02) X-Men 2 (Brian Singer, 2003)

 

10087133.jpg

 

Singer consegue acertar o que não estava muito bem no original e faz uma continuação perfeita e grandiosa.

 

03) Sin City – A Cidade do Pecado (Frank Miller e Robert Rodriguez, 2005)

 

44461700.jpg

 

Chupinhar HQs pode dar certo? Sim, até pode. Principalmente, praqueles (eu) que não conhecem a HQ original, então o filme serve muito bem.

 

04) Superman II – A Aventura Continua (Richard Donner/Richard Lester, 1980)

 

80097515.jpg

 

Seqüência em pé de igualdade com o original. Aproveita que a história já foi introduzida e foca mais nas ótimas cenas de ação, com um excelente trio de vilões.

 

05) Batman – O Cavaleiro das Trevas (Christopher Nolan, 2008)

 

bct.jpg

 

Um vilão que rouba o filme literalmente, e uma trama "policesca", que encaixa bem no personagem gótico.

 

06) Homem Aranha 2 (Sam Raimi, 2004)

 

ha2fd.jpg

 

Mais redondo que o primeiro filme, que já era muito bom. Raimi acerta as engrenagens aqui com cenas de ação espetaculares.

 

07) Homem Aranha (Sam Raimi, 2002)

 

ha1i.jpg

 

Não sou um grande fã de HA, mas Raimi conseguiu fazer filmes que não dá pra dizer não (pelos menos, os 2 primeiros). E aqui ele traz um pé no trash (onde ele começou) com um vilão com visual à lá Power Rangers, que não agradou a muitos, mas achei adequado.

 

08) Batman Begins (Christopher Nolan, 2005)

 

63706474.jpg

 

Um ressurgimento oportuno do homem morcego nas telonas. Apesar dos exageros aqui e acolá, Nolan consegue fazer um filme bem amarrado, e no fim das contas como (re)início de série, funciona muito bem.

 

09) X-Men O Filme (Brian Singer, 2000)

 

31172081.jpg

 

O filme que ressuscitou o gênero na década passada. Fez com que essas adaptações voltassem à tona e continuassem na ativa até hoje. Apesar de não ser 100%, a primeira incursão dos mutantes no cinema agrada e bem. É um filme redondo, mas seria superado e muito pela continuação.

 

10) Superman III (Richard Lester, 1983)

 

94357436.jpg

 

Sim, o filme tem muitos defeitos, um humor exagerado principalmente, mas curto a história ter se centrado no personagem principal, com ele voltando às origens <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?XML:NAMESPACE PREFIX = ST1 />em Smallvile, e lidando com outras coisas além da Lois Lane e Lex Luthor. Não tenho coragem de tirá-lo do Top 10 aqui.

 

11) O Máscara (Chuck Russell, 1994)

 

81218276.jpg

 

A HQ original é séria e sóbria. Aqui resolveram muito bem partir pro humor e o personagem caiu como uma luva para as cara e bocas do Jim Carrey.

 

12) MIB - Homens de Preto (Barry Sonnenfeld, 1997)

 

mibs.jpg

 

Uma agência do governo que cuida especificamente de ETs que habitam a terra. O visual deles é o grande destaque do filme.

 

13) Rocketeer (Joe Johnston, 1991)

 

82457597.jpg

 

Não um grande filme, mas uma sessão da tarde legal, com boa reconstituição de época. Um filme simpático. E Jennifer Conelly...

 

14) Mulher Nota 1000 (John Hughes, 1985)

 

mn1000.jpg

 

Nem sabia que era baseado em uma HQ. É um dos filmes adolescentes notáveis da década de 80, apesar de meio datado. E Kelly LeBrock...

 

15) Howard, o Super Herói (Willard Huyck, 1986)

 

hshz.jpg

 

História bizarra de um mundo habitado por patos e um deles é trazido pra terra por acidente. Efeitos toscos e situações noncense acabam por ajudar no filme, a ser, no mínimo, curioso de se ver. E vale dizer que é melhor um anão vestido de pato do que esses animaizinhos por computação que tomaram conta do cinema atualmente.

 

 

 

 

Superman II

 

 

 

sl7nls.jpg

 

 

A primeira coisa a se dizer sobre Superman II – A Aventura Continua são as confusões que ocorreram nos bastidores da produção. O diretor Richard Donner tinha sido contratado para realizar dois filmes baseados nas HQs do Superman, e realizar dois filmes simultaneamente não é algo fácil, ainda mais naquela época (fim dos anos 70), então os problemas inevitavelmente surgiram. A intenção inicial era lançar ambos os filmes somente depois de os dois estarem prontos, mas com os vários atrasos que houve, Donner se viu obrigado a finalizar o primeiro filme, e lançá-lo antes de concluir o segundo. Só que depois do sucesso de Superman – O Filme, e como desde o início, a produção do filme se desentendia com a direção, os produtores se acharam no direito de demitir Donner, já que pouca coisa do segundo filme faltava para terminar, e chamaram o diretor Richard Lester para concluir tudo. Mas com a demissão do diretor, parte importante do elenco e equipe técnica saiu também da produção. Claro que é lamentável isso tudo que ocorreu, mas apesar disso, Superman II é uma ótima continuação. Donner tinha filmado quase tudo, faltando muito pouco para Lester acrescentar, e ele se limitou a só terminar o filme mesmo, não influenciando tanto o resultado final, já que não mudou muita coisa. Nem poderia mudar, porque se quisesse fazer isso, grande parte do elenco não estava mais lá para filmar qualquer cena extra. Com isso, mesmo que oficialmente quem dirigiu o filme foi Lester, quase tudo foi filmado e idealizado pelo Donner, então por isso me coloquei no direito de colocar o nome dos dois no topo do texto.

Falando do filme em si: Esse segundo filme trabalha muito bem uma característica que de cara beneficia muita continuação, que é a de não precisar apresentar personagens, já que essa tarefa ficou para o filme original, restando para continuação a função básica de movimentar a trama. Já conhecemos Superman, Lois Lane, Lex Luthor e todo mundo mais, e estamos dentro daquele universo, então não haveria necessidade de uma grande introdução, o que resulta assim em mais excelentes cenas de ação, e muitas delas em cima dos três vilões que surgem. Já o vimos antes no começo do primeiro filme: General Zod (Terence Stamp), Ursa (Sarah Douglas) e Non (Jack O’Halloran). Três malfeitores que foram capturados em Krypton, antes de sua destruição, e condenados à prisão eterna na Zona Fantasma. Se antes o Superman era o único que tinha sobrevivido à destruição de Krypton, sendo assim o único da sua espécie no planeta Terra, aqui vemos que ele não foi o único e que vai enfrentar três personagens tão fortes quanto ele.

No primeiro filme, se trabalhava a construção desse super herói, principalmente, na sua imponência por ter superpoderes na Terra, sendo assim indestrutível, mas esse segundo filme, se trabalha a quebra desse mito: Tanto a sua indestrutibilidade física como a emocional se rompem. Com a presença dos três vilões vindos de Krypton, Superman perde aqui sua indestrutibilidade física, já que Zod, Ursa e Non, tendo os mesmo poderes dele, e sendo em maior número, poderiam sim derrotá-lo e destruí-lo. Um perigo real assim se apresenta. E paralelamente, ao surgimento desses três personagens, também vemos o desenrolar da relação entre Clark Kent/Superman e Lois Lane, o que provoca a perda da indestrutibilidade emocional do herói. Essa parte emocional é um limiar que o personagem vive desde o começo. Superman veio para ajudar, e para se ajudar tem que haver essa compaixão, ele tem que se importar com as pessoas da Terra, mas ele só poderia ajudar vivendo às margens da sociedade, sem ser parte integrante dela. Através de sua relação com Lois, Superman não quer se sentir mais responsável pelo mundo. Não quer mais ser diferente, e ao se tornar mortal para viver ao lado dela, toma assim uma decisão drástica. O problema é que depois de tomar essa decisão, ele fica diante da situação dramática que o planeta passa quando General Zod e seus comparsas estão dominando o mundo. Essa é a sina do herói que vê que não pode deixar de ser herói, ao mesmo tempo em que sente essa extrema necessidade de não ser mais. Tudo isso termina na excelente batalha aérea nos céus de Metrópolis, quando os três vilões enfrentam o Homem de Aço. Com certeza, um dos pontos altos não só do filme, mas da série toda.

Uma dúvida que rola em relação a Superman II é até que ponto foi prejudicado com a demissão de Donner. Claro, que houve sim esse prejuízo, não dá para negar. Mas o filme ficou ótimo de qualquer forma, mesmo que o Richard Lester tenha colocado certas bobagens típicas dele na montagem final, só que, particularmente, não acho que nem o Superman III foi muito prejudicado por isso (opinão bem minha mesmo), e ele foi todo filmado pelo Lester. Sem falar que ao assistir Superman – O Retorno, tendo que presenciar toda aquela bobeiragem dramático-romântica do Bryan Singer, ficou a impressão de que se Donner tivesse continuado, poderia ter tentado colocar isso filme dele, e Superman II ter perdido sua essência de filme de aventura e caído na desgraça de tentar ser algo que não é. Isso pode ser exagero meu, mas o filme do Singer me deixou traumatizado a ponto de me perguntar: Que filme do Superman, eu vi? Será que foi o mesmo que o Singer viu? Será que foi o mesmo que Donner idealizou? Enfim. No final de tudo, me lembro daquela frase que diz que “Há males que vem para o bem”, então, me limito a acreditar nisso, e em vez de ficar imaginando o que o filme poderia ter sido com o Donner, fico curtindo essa ótima versão aqui mesmo. Ela tem qualidades mil, apesar de todos esses problemas que aconteceram na sua produção

 

NOTAS

 

CACO/CAMPOS - 9/10

Questão - 9/10

FelDias - 9.5/10

Scarlet Rose - 9/10

Tensor - 7/10

Lucy - 8/10

 

 

 
Nacka2011-07-19 23:34:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rocketeer legal do Jailcante colocar na lista, eu gosto bastante do filme se fosse fazer acho que não deixaria ele de fora clima retro legal e ele até citou um dos aperitivos de se ver o filme:<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Jennifer Connelly3d01

rocketeer.jpg%3Fw%3D450%26h%3D589

 

Jailcante gostei muito da lista especialmente o filme do Richard Lester que tenho um certo carinho devido seus engraçados filmes dos mosqueteiros e claro Superman II, que felizmente foi o primeiro filme de HQ quando era criança que tive contato e até entendo escolher também o terceiro filme apesar do desastre como filme. Não culpo é difícil desapegar de filmes que nos definem e que vemos pela primeira vez. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Outro que gostei de ver na lista como Rocketeer foi Mulher Nota 1000 que também não sabia até agora que era baseada nos HQ’s e Howard o Super Herói sei que não são obras primas do gênero. Mas não deixam de carregar o saudosismos da década de 80 e clima de sessão da tarde quando prestava. Todavia encontrei outros que achei fracos como filmes como MIB e O Máscara e nem o tempo me deixou perdoar os atores fracos ao interpretar seus personagens. Assim a nota fica 7.5/10.

Plutão Orco2011-07-16 23:33:03
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bah tá muito show essa lista do Jail. Muito mesmo. Bacana ter lembrado do John Hughes. Também não sabia que esse filme era baseado em uma HQ. Trouxe os filmes queridinhos, mas também incluiu filmes menos conhecidos.

 

 

 

 

 

A resenha ficou muito boa. Gostei da introdução contando os bastidores do filme.

 

 

 

Lista 9,5/10

 

Resenha 9/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu não li o tópico todo' date=' mas em fim lembraram de V que acho uma das melhores adaptações de quadrinhos para o cinema e uma puta crítica contra a política do terror do senhor Bush. Inspirado no livro de 1984 V no cinema é o melhor filme dos irmãos Wachowski já que Matrix é uma trilogia pretensiosa à beça e não cumpre metade da promessa. 10

 

[/quote']

 

Se você prestasse mais atenção aos filmes do que à suposta politicagem contida neles, saberia que V não é dos irmãos espirro e que é uma bosta.06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

V, a HQ, foi concebida como crítica à era Thatcher. Não tem nada a ver com Bush (não intencionalmente).

 

O visual do filme e a forma como o cenário é abordado estão ligados intimamente ao clima desse período histórico da Inglaterra. Não creio que o filme tenha se desviado muito dessa proposta para criar alguma familiaridade com o cenário político atual. Se ela existe é porque reúne elementos metafóricos que funcionariam em qualquer circunstância histórica.

 

Não que eu ligue muito pra isso. Gosto bastante do filme e não é pela bandeira que ele levanta.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma lista mais old, vangloriando mais os filmes dos anos 80/90. Maneiro, dá uma variada legal no festival. E eu lembro de ver esse "Howard" na sessão da tarde quando era criança! 06.gif

 

 

 

A resenha ficou ótima também, realmente o filme resolve o crônico problema do Superman ser invencível.

 

 

 

Lista: 9,0/10

 

Resenha: 9,5/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Gostei bastante da resenha do JAILCANTE. Defendeu muito bem seus argumentos, fazendo uma analise bem legal tanto da narrativa quando dos aspectos tecnicos. Nota 09/10

 

Jailcante: Nota 09

 

 Gosto bastante de SUPERMAN 2: A AVENTURA CONTINUA, apesar de não ter o charme do filme original, ele tem muitas outras coisas, sendo ao meu ver bem mais empolgante, o quel leva a ser um pouqinho superior ao original. Alias, na minha opinião, isso parece ser quase uma constante no subgenero filme de super heroi, onde a 1ª sequencia é melhor que o original, pelo menos na minha opinião.

 

 E serio que você gosta de SUPERMAN 3, JAILCANTE? Acho o filme um desastre, tirando um ou outro bom momento.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Jailcante se apegou mesmo nos longas dos anos 80, que fez realmente a alegria de muita gente na infancia.

 

Lista 5/5 adoro os filmes que do Superman e Rockeeter que tem todo o clima das hqs, mas Howard o Pato e Superman 3 que tem até uma premissa interessante mas e bem irregular enfraquece bem a lista

 

 

Resenha 9/5 A resenha traz bastante informação a respeito da produção e defende uma das melhores sequencias do cinema, Superman 2 e um longa que aborda sabiamente as fraquezas e os dilemas do herói.
Link to comment
Share on other sites

  • Members


Se você prestasse mais atenção aos filmes do que à suposta politicagem contida neles' date=' saberia que V não é dos irmãos espirro e que é uma bosta.06

[/quote']

 

Desculpa o erro, mas o roteiro pertence a eles. Em fim por que acha que o filme é uma bosta? Será por que é uma crítica aos “paladinos” combatentes do terrorismo? Que estória é esta de suposta politicagem contida no filme? Desenvolva troll!06

 

O filme é todo político com várias referências das obras de George Orwell e Aldous Huxley o tempo todo deixa a ação até meio de lado. Até acho bom ação ficar em segundo plano a proposta do filme não se foca nisto no meu ponto de vista.
Plutão Orco2011-07-16 23:49:18
Link to comment
Share on other sites

6ª Resenha e Lista do Festival de Adaptações HQ, a lista é a do Jailcante com o filme Superman II, postem as notas até dia 17/07, membros do júri já sabem o que fazer.

 

 

Avatar

 

 

 

 

 

 

 

 

<?XML:NAMESPACE PREFIX = O />

 

01) Superman – O Filme (Richard Donner, 1978)

 

38623932.jpg

 

 

02) X-Men 2 (Brian Singer, 2003)

 

10087133.jpg

 

 

03) Sin City – A Cidade do Pecado (Frank Miller e Robert Rodriguez, 2005)

 

44461700.jpg

 

 

04) Superman II – A Aventura Continua (Richard Donner/Richard Lester, 1980)

 

80097515.jpg

 

 

05) Batman – O Cavaleiro das Trevas (Christopher Nolan, 2008)

 

bct.jpg

 

 

06) Homem Aranha 2 (Sam Raimi, 2004)

 

ha2fd.jpg

 

 

07) Homem Aranha (Sam Raimi, 2002)

 

ha1i.jpg

 

 

08) Batman Begins (Christopher Nolan, 2005)

 

63706474.jpg

 

 

09) X-Men O Filme (Brian Singer, 2000)

 

31172081.jpg

 

 

10) Superman III (Richard Lester, 1983)

 

94357436.jpg

 

 

11) O Máscara (Chuck Russell, 1994)

 

81218276.jpg

 

12) MIB - Homens de Preto (Barry Sonnenfeld, 1997)

 

mibs.jpg

 

 

13) Rocketeer (Joe Johnston, 1991)

 

82457597.jpg

 

 

14) Mulher Nota 1000 (John Hughes, 1985)

 

mn1000.jpg

 

15) Howard, o Super Herói (Willard Huyck, 1986)

 

hshz.jpg

 

 

 

Superman II

 

 

 

sl7nls.jpg

 

 

 

NOTAS

 

CACO/CAMPOS - 9/10

Questão - 9/10

FelDias - 9.5/10

Scarlet Rose - 9/10

Tensor - 7/10

Plutão Orco - 7.5/10

Lucy - 8/10

 

 
[/quote']

 

 

Prévia do Jail...

 

 

 
Nacka2011-07-19 23:30:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members
V' date=' a HQ, foi concebida como crítica à era Thatcher. Não tem nada a ver com Bush (não intencionalmente).
O visual do filme e a forma como o cenário é abordado estão ligados intimamente ao clima desse período histórico da Inglaterra. Não creio que o filme tenha se desviado muito dessa proposta para criar alguma familiaridade com o cenário político atual. Se ela existe é porque reúne elementos metafóricos que funcionariam em qualquer circunstância histórica.
Não que eu ligue muito pra isso. Gosto bastante do filme e não é pela bandeira que ele levanta.[/quote']

 

Gosto mais pela bandeira que o filme carrega o Anarquismo de V é apaixonante e convidativo. Claro que também não é só isto a similaridade com outras histórias de vingança como Fantasma da Ópera ou mesmo o próprio O Conde de Monte Cristo que aparece na videoteca do V também é envolvente para cativar. Claro além disto, o filme comunica muito bem com a política atual do medo. 16

 

A proveitando o tema controle da mídia visto no filme V pelo o estado. Cabe uma crítica atual fusão e monopólio das grandes corporações é um caminho para o totalitarismo também. Veja o magnata Rupert Murdoch. Adivinha quem são os amigos dele? Os comentaristas da Fox News são praticamente republicanos e me surpreenderia se o Murdoch não fosse um.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Seus comentaristas da Fox lembram e muito Prothero (Roger Allam) e aqui no Brasil temos os Datenas da vida. 06

 

Esta mídia do filme lembra-me também até aquela mídia corporativa duas caras da série de filmes Robocop. 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Plutão Orco2011-07-17 00:20:33
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Valeu pelas notas e comentários.

 

Eu não tô deixando notas, já que não me sinto capaz de fazer comentários sobre as listas. Até queria mas não deu. Mas o Festival tá rolando legal. Parabéns pra todos.

 

mas achei os comentários pouco inspirados' date=' pouquinho preguiçosos...  [/quote']

 

Não foi preguiça, foi falta de capacidade mesmo.0404

 

Até queria escrever mais sobre cada um, mas não consegui. Então, resolvi escrever um cabeçalho e deixar mais claro o que acho no geral, e fazer comentários menores pra cada filme.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não foi preguiça' date=' foi falta de capacidade mesmo.04.gif

 

 

 

 

 

Até queria escrever mais sobre cada um, mas não consegui. Então, resolvi escrever um cabeçalho e deixar mais claro o que acho no geral, e fazer comentários menores pra cada filme.[/quote']   

 

 

 

Ta de boa, tchê. Eu no festival passado dei uma puta mancada. Fiz a lista mas não botei comentário nenhum, nem passou pela minha cabeça no momento. Daí depois quando vi todas as outras cheias de comentários a minha se empalideceu muito. O terceiro lugar foi um baita lucro.

 

 

 

Daí eu não te dei nota maior justamente pela comparação. Vou te falar que eu tou dando mais valor pro comentário geral dos filmes do que por necessariamente pela resenha.

Link to comment
Share on other sites

Fechado o número de participantes o Festival HQ ficou assim:

 

01 - Aldo Raine

02 - bat

03 - Tensor

04 - FelDias

05 - Sith

06 - Jack Ryan

07 - Jailcante

08 - CACO/CAMPOS

09 - Forasteiro

10 - Scarlet Rose

11 - Lucy

 

Fazem parte do Júri:

 

Questão

Renato

Silva

Thiago Lúcio

Fapreve

Mr. Scofield

 

 

 

Os prêmios são os seguintes:

 

 

 

1º Lugar: BD -  Batman Dark Night

 

 

2 º Lugar: DVD - Trilogia Homem Aranha

 

 

3 º Lugar: DVD - 300 - Edição Premium + DVD - Corpo Fechado

 

 

 

 

op31ie.jpg

 

 

 

46769_94171_20101108122606.jpg

 

 
[/quote']

 

 

Gostaria de saber se alguém se habilita a doar um prêmio para o vencedor do Júri Popular e por falar em doar gostaria de agradecer muitíssimo aos colegas aqui do fórum que doaram os prêmios acima. Bom, fica então o apelo, quem puder manifeste-se aqui no tópico ou se quiser ficar no anonimato, me mande mp.

 

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...