Jump to content
Forum Cinema em Cena

Curtindo a Vida Adoidado 2


Jack Ryan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 65
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

 

 

Pode ser o que quiser pra você' date=' mas estamos falando de Ferris Bueller...

 

[/quote']

Bom, nem me leve muito à sério, eu sou um hater de continuações, Saga, hahah. Especialmente de filmes que considero muito bons e que ficaram há muito tempo imortalizados (tenho pesadelos de pensar em Evil Dead sendo refilmado).

 

De qualquer jeito, considero chato mesmo ficar refilmando/continuando/fazendo prequels de filmes. Gostaria de ver material novo e talz e vejo que cada vez mais se perde essa hipótese em prol de fazer fãs dos filmes antigos se regozijarem (a ideia por trás, em muitos casos, é já começar a produção com público garantido, uma safety zone que eu não gosto).

 

Um exemplo disso é a quantidade enorme de bombas dos anos 80/90 serem refilmadas. Don't Be Afraid of the Dark é horroroso, de baixíssima qualidade. Porque Del Toro perdeu tempo fazendo um review dessa porcaria ao invés de construir algo novo? Hahaha, mas é papo de hater. 06

 

Mr. Scofield2012-01-29 09:40:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

No fim das contas, as chances de um remake, continuação ou cacete a quatro serem bons ou ruins é a mesma de um filme original. Pode ser construído em bases mais seguras... mas é sempre um filme novo, novas possibilidades, uma nova construção... mesmo que conte a mesmíssima história de sempre (o próprio fato de as vezes existirem discussões de que "ah... eu prefiro a versão de Fulano de Tal", "não... a versão do Sicrano é muito mais foda", já deixa claro que sempre serão filmes diferentes).

 

E no caso do Don't Be Afraid of the Dark a safety zone era muito mais os fãs do Del Toro do que os do original, que se tornou cult, mas nunca arregimentou uma grande base de fãs...
Link to comment
Share on other sites

 

 

No fim das contas' date=' as chances de um remake, continuação ou cacete a quatro serem bons ou ruins é a mesma de um filme original. Pode ser construído em bases mais seguras... mas é sempre um filme novo, novas possibilidades, uma nova construção... mesmo que conte a mesmíssima história de sempre (o próprio fato de as vezes existirem discussões de que "ah... eu prefiro a versão de Fulano de Tal", "não... a versão do Sicrano é muito mais foda", já deixa claro que sempre serão filmes diferentes).

 

E no caso do Don't Be Afraid of the Dark a safety zone era muito mais os fãs do Del Toro do que os do original, que se tornou cult, mas nunca arregimentou uma grande base de fãs...
[/quote']

Eu entendo esse ponto de vista, Lucas, mas acho que esse discurso sempre é a arma para justificar tudo e é fraco nesse sentido. Considero sim uma falta de criatividade tremenda ficar refilmando as coisas, independente de gerar diferentes pontos de vista. O processo de construção de uma estória totalmente nova é muito mais complexo e exige muito mais do diretor e dos envolvidos. E, não, não acho que as chances são iguais. Construir algo a partir de um bom roteiro já escrito com mudanças e contar com a curiosidade dos fãs (dar a sua cara à uma estória já existente) não tem o mesmo nível de dificuldade de criar material original, discordo radicalmente.

 

Quanto a Don't Be Afraid of the Dark cai exatamente no caso que eu falei, estão refilmando tudo quanto é porcaria por aí. Várias bombas dos anos 80, especialmente de horror/suspense estão sendo refilmadas. Até o pavoroso The Gate já tem sua versão.

 

Quanto ao público do filme original, uma observação interessante é que a estrutura de quem gostava de horror e assistia na época é bem diferente da atual. Nessa década, ao menos aqui no Brasil, havia proibições e era muito mais difícil a visibilidade de filmes do gênero, as pessoas eram mais aversas à violência e as crianças/adolescentes não eram tão acostumadas com o tema. Anos depois foi criado até um público juvenil para o horror, o troço se expandiu muito e se modificou violentamente, talvez seja o público que mais sofreu modificações desde então. Atrair esse público novo sedento de novas experiências para um filme com status de cult na época em que foi lançado, mesmo para um grupo menor de pessoas, sem dúvida é significativo como motor de audiência.

 

Mr. Scofield2012-01-29 18:55:31

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O negócio é que as intenções comerciais dessa avalanche de remakes, continuações, etc, etc... acabam gerando um desconforto em relação a esses recursos, que são tão válidos quanto qualquer outro na hora de dar um start a um projeto. Mas como espectador me interessa o material pronto... o filme, a mágica. E aí pouco me importa se eu já li, vi, ouvi a mesma história. Se o filme me cativa, ISSO é o importante.

 

É claro que os executivos usam um conhecimento prévio do público para arregimentar bilheterias. Mas eu falo de qualidade fílmica. Independentemente da dificuldade ou não de se criar um projeto, o seu resultado depende única e exclusivamente do que ele é: é bom ou é ruim. E é o talento dos envolvidos em contar essa história, seja ela nova ou não, que vai fazer a diferença.

 

Mas enfim... voltando ao cerne do tópico... ver um personagem tão carismático e ligado à memória cinematográfica de boa parte de nossa geração aparecer, mesmo que seja em um videozinho de 10 segundos, em algo inédito... como se ele estivesse mesmo por aí, vivendo sua vida até então e ventilando uma possibilidade, mesmo que ínfima, de um reencontro em outro filme, é algo que bate forte nos pobres coraçõeszinhos dos fãs. "Ah... é uma falta de criatividade"... talvez... mas nesse momento é muito legal! Just it!
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

O negócio é que as intenções comerciais dessa avalanche de remakes' date=' continuações, etc, etc... acabam gerando um desconforto em relação a esses recursos, que são tão válidos quanto qualquer outro na hora de dar um start a um projeto. Mas como espectador me interessa o material pronto... o filme, a mágica. E aí pouco me importa se eu já li, vi, ouvi a mesma história. Se o filme me cativa, ISSO é o importante.[/quote']

 

O interesse de qualquer expectador é que o filme cative, isto é óbvio. Naturalmente, a diferença está no que você considera importante para uma obra te cativar.

 

 

É claro que os executivos usam um conhecimento prévio do público para arregimentar bilheterias. Mas eu falo de qualidade fílmica. Independentemente da dificuldade ou não de se criar um projeto' date=' o seu resultado depende única e exclusivamente do que ele é: é bom ou é ruim. E é o talento dos envolvidos em contar essa história, seja ela nova ou não, que vai fazer a diferença.[/quote']

Eu vejo a questão como estratégica. Os méritos da qualidade fílmica para mim também incluem a criatividade, desenvolvimento dos personagens e percepção, eu gosto mais, dou mais valor e contribui diretamente para meu envolvimento com a magia que tu falas. Explorar um público já conquistado torna a suposta qualidade, mesmo de caráter questionável, muito mais aceitável para alguns. Qualquer porcaria que for feita de futuras continuações de Crepúsculo serão aclamadas por boa parte do público independente da qualidade.

 

Mas enfim... voltando ao cerne do tópico... ver um personagem tão carismático e ligado à memória cinematográfica de boa parte de nossa geração aparecer' date=' mesmo que seja em um videozinho de 10 segundos, em algo inédito... como se ele estivesse mesmo por aí, vivendo sua vida até então e ventilando uma possibilidade, mesmo que ínfima, de um reencontro em outro filme, é algo que bate forte nos pobres coraçõeszinhos dos fãs. "Ah... é uma falta de criatividade"... talvez... mas nesse momento é muito legal! Just it!
[/quote']

Já foi falado por aí que isso nem é sobre o filme. Está mais na imaginação dos fãs do que na "qualidade" da estória. Aliás, está centrado no personagem imortalizado e pouco importa onde está inserido. Enfim, I'm just a hater. 06

 

 

 

Mr. Scofield2012-01-29 20:16:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas a questão aqui não é se vai ou não vai ter filme (e eu fui o primeiro a dizer que deveria ser publicidade para ser veiculada no Superbowl... é só subir a barra de rolagem...). Só que é natural uma empolgação com a possibilidade de existir que suplanta o questionamento de falta de criatividade.

De resto, Scofield, teus argumentos revelam mais um desconforto com o conceito de continuações, etc, do que com o resultado como filme, já que você tá usando algo de fora da tua experiência com o filme em questão (ah... já teve outro filme com uma história parecida) para deixar de se envolver com ele. E ora, tem Crepúsculos e tem Poderosos Chefões... e daí?
Lucas2012-01-29 21:40:33
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Mas a questão aqui não é se vai ou não vai ter filme (e eu fui o primeiro a dizer que deveria ser publicidade para ser veiculada no Superbowl... é só subir a barra de rolagem...). Só que é natural uma empolgação com a possibilidade de existir que suplanta o questionamento de falta de criatividade.

Cuidado com as armadilhas de retórica. Não importa que você disse antes que deveria ser publicidade quando você continua discutindo e criando expectativas no discurso como se fosse um filme. Quando você fala em empolgação deixa isso claro. É como a narração esportiva, hoje muito comum, que diz que o jogador X é uma merda, mas depois emenda com um "ele pode até fazer o gol, mas..." para se proteger.

Outro fator questionável é dizer que o fato de ser continuação de um filme que você gosta não faz diferença e o equipara a outro filme qualquer original. É claro que não. Da mesma forma que eu não gosto de continuações em geral, tu mostras em várias partes de seu discurso que tem vontade de ver o filme JUSTAMENTE por ser uma continuação/remake, etc de um filme que tu gostas. Afinal, não tem estória, não tem roteiro, não tem nada produzido ou mesmo qualquer outro elemento do filme para se apoiar neles. Veja esse parágrafo:

"ver um personagem tão carismático e ligado à memória cinematográfica de

boa parte de nossa geração aparecer, mesmo que seja em um videozinho de

10 segundos, em algo inédito... como se ele estivesse mesmo por aí,

vivendo sua vida até então e ventilando uma possibilidade, mesmo que

ínfima, de um reencontro em outro filme, é algo que bate forte nos

pobres coraçõeszinhos dos fãs."

É dificílimo (quase impossível) encontrar quem seja neutro quanto a continuações/remakes, etc. Isto acontece com mais frequência quando a pessoa desconhece o original. Em geral a perspectiva guarda correlação direta enorme com o primeiro.

 

 

De resto, Scofield, teus argumentos revelam mais um desconforto com o conceito de continuações, etc, do que com o resultado como filme, já que você tá usando algo de fora da tua experiência com o filme em questão (ah... já teve outro filme com uma história parecida) para deixar de se envolver com ele. E ora, tem Crepúsculos e tem Poderosos Chefões... e daí?

Não há filme produzido, portanto, todos os argumentos são externos ao filme atual que supostamente seria produzido. E basear-se no anterior para criar expectativas não tem a menor lógica, pelo seu próprio discurso (que equipara da mesma forma filmes prequels/continuações/remakes a filmes originais e confere ênfase no filme pelo que ele é e não pelo material original). Teus argumentos revelam mais uma benevolência extrema pelo carisma deste personagem do que solidez na argumentação a favor de uma continuação/remake, etc. Ah, e você está usando isso para se envolver com ele. Mesmo que seja de péssima qualidade no final. E é natural, uma vez que ele não existe ainda.

 

Meus argumentos são, portanto, inespecíficos, eles podem ser aplicados a qualquer caso de sequências/remakes/prequels: falo de facilidade de criação quando o personagem já está criado, da facilidade de construção de um roteiro baseado em outro que já foi aclamado (mesmo que com pitacos do diretor), do público já conquistado e, principalmente, na minha mudança de percepção por essa safety zone, pois valorizo muito mais materiais originais.

 

By the way, existem infinitas continuações a nível de Crepúsculo e um punhadin assim no nível de Poderoso Chefão. Acho que isso é indiscutível. Não dá para comparar, né?

 

 

 

 

Mr. Scofield2012-01-30 06:23:18

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já vi esse comercial mais de 30x. E isso nem é exagero.

 

E tô impressionado com o Matthew. Ele foi o malandrão fodão na adolescência, e fez isso com maestria, mas ficou velho com cara de bobo e assim se especializou em fazer bocós (O Pentelho, Godzilla, Mulheres Perfeitas, aquele filme de natal com o Danny DeVito, um outro de assalto com o Ben Afleck), mas bastaram 2 min do comercial pro fodão de antes voltar.

 

Espero que depois disso, ele largue esse personagens bocós de lado e tente diversificar um pouquinho...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A cena do museu foi muito bacana... Igualzinha ao do original' date=' mas diferente... [/quote']

 

Achei essa parte Top mesmo do comercial. Mas gostei de tudo.05

 

E eu destacaria também a parte com o cara com a chave do carro na mão falando "Broderick... Broderick...", lembrando o professor do Ferris na escola na hora da chamada.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu entendo esse ponto de vista, Lucas, mas acho que esse discurso sempre é a arma para justificar tudo e é fraco nesse sentido. Considero sim uma falta de criatividade tremenda ficar refilmando as coisas, independente de gerar diferentes pontos de vista. O processo de construção de uma estória totalmente nova é muito mais complexo e exige muito mais do diretor e dos envolvidos. E, não, não acho que as chances são iguais. Construir algo a partir de um bom roteiro já escrito com mudanças e contar com a curiosidade dos fãs (dar a sua cara à uma estória já existente) não tem o mesmo nível de dificuldade de criar material original, discordo radicalmente.

 

 

[/quote']

 

Dook curtiu isto.

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...