Jump to content
Forum Cinema em Cena

Qual ou quais são as suas motivações e objetivos?


Plutão Orco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Após ver um tópico de notícias sobre a velha disputa das drogas, serem ou não legalizadas. Veio-me uma idéia na cabeça. Muitas pessoas buscam preencher o seu vazio existencial com ilusões ou metas. Tipos precisam de propósitos para seguir adiante. Então tive a idéia de debater qual o propósito. As metas para continuar. O que te motiva? E se sua meta acabar qual é próxima. Sereia este o motivo de muitos casos de estresse? <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Em fim são muitas as formas de preencher o vazio. As pessoas compram algo, bebem, transam, fumam, ou ostentam algum outro vício, vai para alguma religião e acreditam em algo.

 

Acho que o assunto é muito amplo. Assim começo comigo, acho difícil ficar sem foco ou objetivo na vida. Nem sempre a realidade é o que desejamos que seja e devemos superar as desilusões. E como muito vivo as desilusões e as supero, algumas pessoas sofrem com suas metas que não deram certo. Mas a pessoa deve ter consciência que a nossa realidade não é um estúdio de edição que você pode decidir o que fazer e seguir moldando sua realidade como bem entender. Tipo vou arrumar um emprego, vou passar no vestibular, vou me formar na faculdade, ter uma namorada e viver feliz para sempre.

 

Novidade! A infância acabou. Não existe feliz para sempre. Para muitos até mesmo na infância não existe um universo confortável nas suas memórias. Cabe nós mesmos buscar construir isto e dar importância aos bons momentos. Uma espécie de “curtindo a vida adoidado”.  Muito embora ficar ciente que viver a cada instante não é ser necessariamente imprudente. Afinal viver na boemia também pode se mostrar um bom pesadelo de vida. Muitos poetas, músicos, escritores, cantores e filósofos que o digam. Eles sofreram bons bocados com os excessos de suas vidas. Ai está um ponto pertinente para o debate. Quando as nossas motivações se tornam nossas obsessões? Seria por falta de outras motivações?

 

Acho que quando não temos muitas metas e elas dão errado buscamos o caminho mais simples e ficamos com as sobras de desejos. Tipo já que não consegui aquela promoção vou me jogar na bebedeira ou se não consegui aquilo vou me jogar no sorvete. Assim atraímos os vícios para uma frustração de objetivos.

 

Por muito tempo corri atrás de um emprego, para fugir da dependência dos pais. Além deste objetivo tive uma tremenda luta para entrar numa faculdade por cinco anos prolongados de estudos para conseguir tal feito. E por anos que já nem me lembro busco ter um relação saudável, amigável e amorosa com o sexo oposto. Como exemplos destas metas são comuns e até universais para muitos. Contudo nem sempre as coisas saem como o planejado e ai vem à desilusão. Consegui um emprego, embora tenha trabalhado por anos agora perdi. Consegui entrar na faculdade, mas a dificuldade de conseguir formar é muita e por muitas vezes reflito se realmente era aquilo que queria. E namorar? Ai está um ponto que até hoje foi uma meta inalcançável. É bom por um lado, mas trágico por outro.

 

Afinal restou uma meta inatingível, acho que muitos criam este caminho. Especialmente quem busca acender socialmente. Apesar de sermos realistas, o pódio não é para todos. Não existe alta classe sem poucos. Logo a luta de classe é um dos exemplos mais visíveis de metas inalcançáveis para todos. Além de que nem todos podem ter tudo o que quer. Claro que querer não é poder. Obvio! Não pensem que não existe luta nos meus objetivos, especialmente o de achar uma companheira. Como já sai tentei flertar, cantar, puxar assunto (acho que até demais), em fim não faltou estratégias. Mas ainda não consegui e já faz muitos anos mesmo tentando.  

 

Todavia o ponto do tópico não é este e sim como preencher este vazio. Acho que aqui até confesso que como muitos mal sucedidos no amor foram como muitos devido ao fator nerd (não é a mesma coisa que CDF). Desta maneira, quando não sou bem sucedido nestas metas como muitos me evado, me refugio para o universo da informação. Outros buscam outros hábitos nada saudáveis, como beber, fumar e buscar confusão.  O meu embora não seja aparentemente um problema, me isola mais e mais do convívio social.  Opa!!! Não pensem que estou virando um psicopata ou algo do tipo. 06

 

Já sofri e superei este problema a de conformar que nem todos têm vidas perfeitas. Ou que todos vivem juntos ou conseguem fugir da “solidão”. A vida solitária não é exatamente assim ruim e não é uma vida sempre conta com família, amigos estas coisas. Busco uma vida estável, não tenho metas de viver com alguém, mas se aparecer alguém no percurso é aceitável. Isto já não é mais uma meta, que leva as frustrações. Este é o ponto para evitar desilusões, não fique bitolado a uma meta, busque outras metas e outros objetivos. 03

Plutão Orco2011-06-16 20:53:09
Link to comment
Share on other sites

 

Putz, temática muito complexa. Acho que o homem tem uma necessidade natural de desenvolver a vida em meio a racionalidade, pois é algo que consegue dominar até certo ponto. E mesmo do que não é racional, criar modos de tornar alguns de seus elementos como lógicos.

Daí a necessidade de criarmos metas. Elas são lógicas, lhe norteiam, ditam um caminho a seguir. No fim das contas, não sei quem estabeleceu isto (talvez a dinâmica global do mundo e as influências complexas provenientes do ambiente de convívio) mas me parece bastante razoável supor que a sociedade lhe estabelece objetivos e você os compra de forma quase inconsciente. Já viu que é difícil a gente imaginar o que não é capaz de fundamentar com base lógica? Somos limitados pela lógica humana, pelas experiências dos outros, praticamente e buscamos consensos sociais porque a realização das metas da maioria é "sinônimo" de felicidade.

 

Olha, tem muita coisa para se discutir aqui, mas a princípio posso lançar uma questão polêmica, Plutão? Você acha que esta criação de ilusões ou metas (mesmo se absurdas para ti) é ruim? Ou de forma mais impactante: viver uma ilusão para preencher o vazio é realmente ruim?

 

 

 

Mr. Scofield2011-06-16 21:39:52

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Scofield não acho que criar objetivos é necessariamente ruim. Todos nós criamos o tempo todo, mesmo que inconscientemente mesmo que por necessidades. É inevitável. Precisamos por exemplo trabalhar arranjar um emprego para uma questão não só de independência, mas de vida. Sem trabalho não se tem sustento. Além disto, como já postei acho que um dos problemas não é a meta em si, porém é sua obsessão especialmente para metas ilusórias. Quero ser milionário. Quero ser uma super modelo. Quero ser um grande cientista e por ai vai. <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Isto é mais nítido na questão do ser o mais. Típico na sociedade dos EUA. O mais popular, o mais inteligente, a mais bonita. Nem todos podem ser Mozart, mas muitos acabam se tornando Salieri por não alcançar o inalcançável. Por não conseguir ser mais que o outro vêem a idéia de um querer passar por cima do outro. Se você não consegue ser o melhor em uma área busque outra. Assim que faço para superar uma frustração e não querendo prejudicar o outro para ficar no centro ou no topo das atenções.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz, é bem complexo mesmo isso!

 

Eu não sei dizer outro objetivo hoje, ah não ser ser feliz, ter felicidade.

Espero iniciar a facul ano que vem. Encontrar alguem, ouvir um "Eu te amo", sentir um abraço (ops, o topico do que é o amor é outro06), me especializar ainda mais no meu serviço atual pra destrinchar tudo de cabo a rabo sem problemas, coisas basicas assim.

 

De motivação, isso acho variavel. Um sorriso, um plano, uma musica, tudo pode ser algo motivante.

Amanha tento escrever mais, pq meu objetivo imediato agora é "banho e cama"06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem legal.

Acredito que é importante, para ter felicidade, ser capaz de dividir seus objetivos de longo prazo, em pequenos objetivos de médio e curto prazo.

Atualmente, meu objetivo é deixar tudo pronto para o casamento que será daqui a três meses.06

Depois disto, aumentar meus investimentos de forma que possa viver apenas deles.

 

Mas não acredito em metas ilusórias, se existe alguém que faz o que você quer fazer, então não é impossível de ser feito.

Tudo na vida é aprendido, desde ir a Lua até a virar um grande músico.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Mas não acredito em metas ilusórias' date=' se existe alguém que faz o que você quer fazer, então não é impossível de ser feito.

Tudo na vida é aprendido, desde ir a Lua até a virar um grande músico.

 

 

[/quote']

 

Messi joga bola daquela maneira! Impossivel ser igual ele, por mais que eu quissesse, apesar de particuçlarmente eu gostar mais de jogar no gol06

Pra algumas coisas a pessoa não conseguira igualar a outra, e não pode ficar bitolada por isso, pq é normal, ué. Tem gente que depois de muuuito e mueito treino consegue tirar a musica do violao, tem outros que ouve a musica uma vez e ja tira ela da viola.

 

Ter um objetivo é sim importante, mesmo que seja objetivo simples, só nao sei como seria dividir eles em etapas, se a pessoa é mais ansiosa fica mais dificil.

 

PS: parabens pelo casório!10

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Bem legal.

Acredito que é importante' date=' para ter felicidade, ser capaz de dividir seus objetivos de longo prazo, em pequenos objetivos de médio e curto prazo.

Atualmente, meu objetivo é deixar tudo pronto para o casamento que será daqui a três meses.06

Depois disto, aumentar meus investimentos de forma que possa viver apenas deles.

 

Mas não acredito em metas ilusórias, se existe alguém que faz o que você quer fazer, então não é impossível de ser feito.

Tudo na vida é aprendido, desde ir a Lua até a virar um grande músico.

 

 

[/quote']

Se algo é realizado, mostra apenas que é possível, e não que é possível pra todo mundo.

 

É ingenuidade achar que basta a gente se esforçar pra conseguir o que quer. Uma bailarina profissional chegou onde está porque ensaiou e se esforçou muito, mas também porque ela estava e está inserida num contexto que vem colaborando. Se eu quiser seguir a mesma carreira, vou ficar querendo. Com 26, quase 27 anos, eu posso até aprender a dançar, mas vou parar por aí, porque as profissionais começam desde a infância para chegarem a um nível em que, ainda jovens, são contratadas pelas companhias de balé. E é uma carreira curta, não é pra quem está se aproximando dos 30 começar. Jamais poderei estrelar O lago dos Cisnes, não importa o que eu faça a respeito.

 

E se meu sonho é ser uma rainha "absolutista"? Será que querer é poder? 06 Mary Tudor e Elizabeth I foram duas rainhas que lutaram pela coroa, mas se existiam circunstâncias contra, existiam outras a favor, sem as quais elas não teriam conseguido.

 

 

 

Lucyfer2011-06-18 10:00:48

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Messi joga bola daquela maneira! Impossivel ser igual ele' date=' por mais que eu quissesse, apesar de particuçlarmente eu gostar mais de jogar no gol06

Pra algumas coisas a pessoa não conseguira igualar a outra, e não pode ficar bitolada por isso, pq é normal, ué. Tem gente que depois de muuuito e mueito treino consegue tirar a musica do violao, tem outros que ouve a musica uma vez e ja tira ela da viola.

 

Ter um objetivo é sim importante, mesmo que seja objetivo simples, só nao sei como seria dividir eles em etapas, se a pessoa é mais ansiosa fica mais dificil.

 

PS: parabens pelo casório!10

[/quote']

Jogar bola igual ao Messi realmente é complicado, é impossível agir exatamente igual a alguém.

Mas sonhar em ser o melhor jogador do mundo é plenamente possível, basta tempo e garra.

 

PS: Obrigado.Hoje provei o bolo que será usado no casamento!

 

Uma bailarina profissional chegou onde está porque ensaiou e se esforçou muito' date=' mas também porque ela estava e está inserida num contexto que vem colaborando. Se eu quiser seguir a mesma carreira, vou ficar querendo. Com 26, quase 27 anos, eu posso até aprender a dançar, mas vou parar por aí, porque as profissionais começam desde a infância para chegarem a um nível em que, ainda jovens, são contratadas pelas companhias de balé. E é uma carreira curta, não é pra quem está se aproximando dos 30 começar. Jamais poderei estrelar O lago dos Cisnes, não importa o que eu faça a respeito.

[/quote']

Claro.

Para chegar em seus objetivos você precisa de tempo e garra.

Tempo você têm pouco, então teria que aumentar sua garra.

 

E se meu sonho é ser uma rainha "absolutista"? Será que querer é poder?

Qual a dificuldade em ser uma rainha?A Dilma esta lá' date=' não está?

 

Simples assim,

Ser bem sucedida....amorosamente!

Cuidado com estes tipos de objetivos, procure se focar em objetivos que dependam apenas de você.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Cuidado com estes tipos de objetivos' date=' procure se focar em objetivos que dependam apenas de você.

 

 

[/quote']

 

Exato! Acho que sucesso n campo amoroso é o pior possivel, pq não depende apenas da pessoa ou do desejo dela. Sempre, sempre e sempre dependerá 50% da outra pessoa. Vc pode fazer tudo certinho, seus 50% redondinho e perfeito, que ainda assim dependera de outra pessoa os outros 50.

Fora que o processo todo pode ser mais dolorido.

 

Rafal, o Messi foi um exemplo, e nem me referia a ser o melhor do mundo, era sobre a forma dele de jogar mesmo, é quase sobre-humano06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Para chegar em seus objetivos você precisa de tempo e garra.

Tempo você têm pouco' date=' então teria que aumentar sua garra.[/quote']

Exatamente a resposta que eu esperava de uma pessoa alienada, que vive de ignorar a realidade. 06

Qual a dificuldade em ser uma rainha?A Dilma esta lá' date=' não está?[/quote']

Eu não falei em ser presidente, que também não é fácil. Monarquia não é república. Duh.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Cuidado com estes tipos de objetivos' date=' procure se focar em objetivos que dependam apenas de você.

 

 

[/quote']

 

Exato! Acho que sucesso n campo amoroso é o pior possivel, pq não depende apenas da pessoa ou do desejo dela. Sempre, sempre e sempre dependerá 50% da outra pessoa. Vc pode fazer tudo certinho, seus 50% redondinho e perfeito, que ainda assim dependera de outra pessoa os outros 50.

Fora que o processo todo pode ser mais dolorido.

 

Rafal, o Messi foi um exemplo, e nem me referia a ser o melhor do mundo, era sobre a forma dele de jogar mesmo, é quase sobre-humano06

Não é só no campo amoroso, mas nos outros também. Não temos controle sobre tudo.

 

É o caso do ator que tem uma filmografia com mais filmes ruins do que o aceitável, mas não porque ele tentou pouco, e sim porque não pode escolher qualquer projeto que gostar, já que não depende só dele. E mesmo os projetos que escolhe acreditando serem os melhores podem dar errado, porque ele não tem controle sobre o trabalho do diretor e dos outros artistas e não pode prever o futuro. É uma questão de esforço, mas de sorte também.

 

Lucyfer2011-06-19 10:57:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É, eu escrevi "o pio", na verdade é "um dos piores"06

Mas pra muitas coisas, depende do seu esforço, com um tiquinho de sorte, claro. Se vc quer ser um engenmheiro, um advogado, rale, estude, se mate de estudar, conseguira provavelmente. Quer um carro? Junte, economize, e conseguira. Mas claro, tudo dentro da sua realidade. Não adianta um homem de meia idade, com 5 filhos pequenos em casa, desempregado, sonhar em comprar uma ferrari zero.

 

Os objetivos devem ser no minimo realistas. Isso que tu zoou de querer ser rainha, se tu por isso na cabeça, vai ficar louca ou frustrada. Ah não ser que aceite ser rainha de baile, ai sim, quem sabe vc sera rainha por uma noite?

Claro que pode pensar em algum objetivo mais dificil, mas que seja minimamente plausivel, senao, vira frustação.

 

J.McClane2011-06-19 11:05:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

É' date=' eu escrevi "o pio", na verdade é "um dos piores"06

Mas pra muitas coisas, depende do seu esforço, com um tiquinho de sorte, claro. Se vc quer ser um engenmheiro, um advogado, rale, estude, se mate de estudar, conseguira provavelmente. Quer um carro? Junte, economize, e conseguira. Mas claro, tudo dentro da sua realidade. Não adianta um homem de meia idade, com 5 filhos pequenos em casa, desempregado, sonhar em comprar uma ferrari zero.

 

Os objetivos devem ser no minimo realistas. Isso que tu zoou de querer ser rainha, se tu por isso na cabeça, vai ficar louca ou frustrada. Ah não ser que aceite ser rainha de baile, ai sim, quem sabe vc sera rainha por uma noite?

Claro que pode pensar em algum objetivo mais dificil, mas que seja minimamente plausivel, senao, vira frustação.

 

[/quote']

É exatamente o que eu estou dizendo. Não se pode dizer que todos os objetivos são possíveis. O que a gente precisa fazer é investir em objetivos realizáveis, mesmo que exijam bastante esforço, e não ficar na ingenuidade de que pode fazer tudo se tentar.

 

Eu tenho outro sonho: ser a melhor jogadora de basquete do maior time do mundo. O fato de que eu tenho 1,57m é irrelevante. Querer é poder, é só ter garra. Vou crescer espontaneamente, alimentada por força de vontade. Me aguardem...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tudo, tudo, tudo não poderemos fazer, infelizmente. Mas pra muitas outras, podemos tentar. No caso que falei do tiozinho que quer a ferrari, ele pode tentar, mas, seria um objetivo de longuissimo prazo, e as chances dele conseguir seriam poucas, mas ele pode ao menos tentar. Desde que não se desiluda, se frustre totalmente ao perceber que nao conseguira.

 

Caramba, vc é uma anã!1306

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exatamente a resposta que eu esperava de uma pessoa alienada' date=' que vive de ignorar a realidade.

[/quote']

É exatamente a resposta que eu esperava de alguém que vai passar a vida  pensando "Se eu tivesse..."

 

Só para você, veja este vídeo:

http://videos.r7.com/bailarina-aos-70-anos/idmedia/717aaff7b4d513c6c09f743810ea0ab9.html

 

 

Eu não falei em ser presidente' date=' que também não é fácil. Monarquia não é república. Duh.

[/quote']

Óbvio que não, mas é o espelho da monarquia.

Se esse realmente fosse seu objetivo, e não apenas um exagero impensado para corroborar uma idéia, você ficaria totalmente satisfeita sendo presidente.

 

Não adianta um homem de meia idade' date=' com 5 filhos pequenos em casa, desempregado, sonhar em comprar uma ferrari zero.

[/quote']

Qual a dificuldade nisso?

 

Eu tenho outro sonho: ser a melhor jogadora de basquete do maior time do mundo. O fato de que eu tenho 1' date='57m é irrelevante. Querer é poder, é só ter garra. Vou crescer espontaneamente, alimentada por força de vontade. Me aguardem...

[/quote']

Já ví que você estará fadada a ser uma velha pobre sentada na salad de casa falando mal dos ricos e famosos.

 

Só para você:

http://pt-nba.blogspot.com/2009/03/mais-do-que-altura-estrutura-fisica.html

 

Tudo' date=' tudo, tudo não poderemos fazer, infelizmente.

[/quote']

Antes falavam que o homem não podia voar, depois falaram que não seria possível o homem chegar na lua, depois falaram que....

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rafal, a dificuldade é que num caso desse, seria pouco provavel que o cara conseguisse comprar tal ferrari na situação que citei.

Tem que sonhar, colocar objetivos, mas se o objetivo for quase impossivel, a pessoa ao menos tem que no se abater se tal sonho não se realizar.

 

Agora, se a pessoa tem o sonho, objetivo, simples desejo que seja, ela tem que tentar, correr atras, ao menos jogar, pq perder sem nunca ter tentado, isso sim que machuca, acho que machuca mais do que tentar e perder.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Claro, existem sonhos e objetivos que são mais complicados, mas o simples ato de tentar, estar no caminho de atingir o objetivo, de estar completandos estes mni-objetivos que mencionei, já deixará a pesso mais feliz do que alguém que diz: "Não vai dar" e fica em casa alisando o cachorro e vendo tv.

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Claro' date=' existem sonhos e objetivos que são mais complicados, mas o simples ato de tentar, estar no caminho de atingir o objetivo, de estar completandos estes mni-objetivos que mencionei, já deixará a pesso mais feliz do que alguém que diz: "Não vai dar" e fica em casa alisando o cachorro e vendo tv.

[/quote']

Tentar atingir um objetivo não está diretamente associado a felicidade. Mas quem tenta pode ter um insentivo a mais na vida até determinando ponto, quando ela percebe que não vai conseguir. A frustração pode ser até pior que tentar, imagina você lutar a vida inteira por um sonho impossível e quando perceber que não vai dar, pensa no tempo que perdeu.

 

Ou então ela pode atingir o objetivo e ficar infeliz depois. Como há caso de pessoas que sonham com a fama e se tornam infelizes quando atinge o sucesso.

 

 

 

Judy Rush2011-06-20 21:41:38

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim, nada garantido.

Mas a palavra impossível está sendo banalizada hoje em dia e estou buscando mostrar que não é bem assim, que na verdade, bem poucas coisas poderiam ser consideredas impossível.

Que, na realidade, praticamente todos os sonhos de alguém (sonhos de verdade, não os que uma amiga do tópico falou) são totalmente possíveis de ser alcançado.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...