Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhores Filmes da Década - 30 #2


Jack Ryan
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ainda prefiro a lista da década de 40, mas isso não significa que essa lista não tenha ficado boa, pelo contrário...

 

 

 

Fiquei satisfeito de ver o cinema de terror da década de 30 bem representado, com Vampyr (que abocanharia uma posição mais perto do pódio se mais pessoas tivessem assistido); Monstros (um dos meus preferidos da década) e M (que não precisa de maiores explicações).

 

 

 

Sobre o domínio norte-americano da década, isso é até normal (embora eu esperasse uma hegemonia menor). É mais fácil encontrar um filme feito em Hollywood (ou pelo menos vindo dos EUA) do que um estrangeiro, especialmente quando mencionamos filmes de 70 anos atrás.

 

 

 

Aliás, desta vez a lista não ficou nem um pouco parecida com a minha (apenas 8 filmes listados por mim aparecem no top).

 

 

 

E a maratona de filmes que fizemos valeu muito a pena. O melhor que foi uma coisa bem espontânea, tanto a procura pelos filmes como a troca de comentários que houve. Espero que com o Festival de Cinema Francês ocorra algo semelhante.

 

 

 

E, pra finalizar: sobre o próximo top, acho que poderíamos agrupar todos os filmes/curtas/animações de 30 para baixo. Assim fica mais fácil para o pessoal montar os tops.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Verdade, Silva, acho que tanto a década de 1940 quanto a de 1950 tiveram um nível um pouco mais alto, no geral, mas essa aqui ficou muito foda. O único que eu não vi do top 20 foi justo o último, Ninotchka. Pra falar a verdade, Levada da Breca eu só vi uma vez e não me desceu muito bem. Acho que é o único que eu realmente diria "não, esse não deveria estar". E tb esperava um predomínio um pouco menor dos EUA, até pq foram vários filmes não-americanos citados.

 

 

 

E, sobre o próximo top, concordo que devemos juntar todo o período pré-1930, por dois motivos: o mais óbvio é que aumenta a possibilidade das pessoas conseguirem montar tops e participar; a segunda é que não há como fazer top 1910 ou top 1900, de um jeito ou de outro.

Link to comment
Share on other sites

Praticamente todos os filmes que eu citei entraram na lista então curti bastante o resultado final. Me surpreendi até de ver M no top 3.

 

Ta aí uma década que preciso conhecer um pouco mais, foi sem dúvidas a que menos tive opções na hora de pensar nos filmes pra colocar num top. Mas o bom é que dos poucos que assisti a qualidade é bem grande mesmo.

 

Vou ver se procuro O Atalante e outro que há tempos que to pra ver, que é o testamento do Dr. Mabuse.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Postei lá no blog a minha lista, com comentários sobre o processo todo. A quem interessar possa:

 

 

 

Melhores filmes da década de 1930 - a minha lista, no Prós e Contras

 

 

 

Praticamente todos os filmes que eu citei entraram na lista então curti bastante o resultado final. Me surpreendi até de ver M no top 3.Ta aí uma década que preciso conhecer um pouco mais' date=' foi sem dúvidas a que menos tive opções na hora de pensar nos filmes pra colocar num top. Mas o bom é que dos poucos que assisti a qualidade é bem grande mesmo.Vou ver se procuro O Atalante e outro que há tempos que to pra ver, que é o testamento do Dr. Mabuse.

 

 

 

[/quote']

 

 

 

Pensei em tentar ver O Testamento do Dr. Mabuse, mas como ele é continuação, não quis pegar a estória da metade. Quem sabe vejo a primeira parte agora, pro novo ranking.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A lista ficou muito boa mesmo. Do top 20, preciso rever Nada de novo no front. Quando vi pela primeira vez não achei muita coisa, mas é daqueles que talvez mereça uma segunda chance.

 

E a maratona de filmes foi definitivamente a melhor parte. Acabei vendo filmes que já tinha certo interesse há tempo mas nunca tinha animado, e conheci outros também. Sem contar as trocas de comentários, indicações, etc, foi algo bem produtivo.

 

E concordo que o próximo top deve valer qualquer filme até 1929.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vamos para as estatísticas.

 

 

 

E o Vento Levou - 172 pontos (10 votantes)

 

Luzes da Cidade - 154 pontos (10 votantes)

 

M – O Vampiro de Dusseldorf - 137 (8)

 

A Mulher Faz o Homem - 134 (10)

 

Tempos Modernos - 126 (9)

 

O Mágico de Oz - 73 (5)

 

Levada da Breca - 72 (6)

 

No Tempo das Diligências - 68 (5)

 

Do Mundo Nada Se Leva - 68 (7)

 

A Grande Ilusão - 60 (5)

 

Aconteceu Naquela Noite - 58 (5)

 

Cupido é Moleque Teimoso - 55 (4)

 

Os 39 Degraus - 49 (6)

 

Fogo de Outono - 44 (4)

 

Monstros - 42 (4)

 

Vampyr - 39 (3)

 

A Regra do Jogo - 39 (5)

 

Nada de Novo no Front - 36 (2)

 

Branca de Neve e os Sete Anões - 35 (2)

 

Ninotchka - 35 (4)

 

 

 

Empates em 19º' date=' 16º e 8º lugares.[/quote']

Putz, deu uma bela diferença do quinto lugar para o sexto hein... Achei que O mágico de Oz seria citado por mais usuários...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só consegui ver agora' date=' mas o Top ficou excelente no geral.

 

 

 

Só não acho que Tempos Modernos pode ficar atrás de Luzes da Cidade 06.gif
[/quote']

 

 

 

Também não acho, mas foi a voz do povo (bom, pelo menos do povo do CeC que assitiu filmes da década de 30... 06.gif ).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem, estando ... E O Vento Levou (meu filme preferido de todos os tempos após O Rei Leão) no merecido primeiro lugar - mesmo esquecido por dois usuários, tsc, tsc, tsc - não tenho do que me queixar.

 

 

 

O mais importante foi o retorno de tantos comentários em torno de uma temática cinematográfica, promovendo um contágio positivo de discussão de/procura por obras diversas. Aos poucos assistirei aos filmes que o silva me emprestou para tentar comentar com mais propriedade futuramente. Também deixei anotados quase todos os filmes presentes neste top e no do IMDb.

 

 

 

Também sou outro a preferir Tempos Modernos do Chaplin.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim, A Mulher Faz o Homem merecia mais. Essa é uma ressalva que eu faria. Mas E o Vento Levou é um vencedor digno e justo.

 

 

 

E que interessante, são vários comentários com relação aos dois filmes do Chaplin, mas a vantagem de Luzes da Cidade foi até bem grande. Eu coloquei Tempos Modernos à frente tb, mas só uma posição à frente. Não os acho tão díspares assim, em termos de qualidade.

 

 

 

E eu nem tinha pensado em O Mágico de Oz por esse lado, -felipe-. Merece o troféu "oito ou oitenta", hehehe.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • Members

 

Adoro esses joguinhos.

Em todo forum eu faço e vejo como sou totalmente incoerente. hahaha

Espero que tenha uma versão 3 pra eu poder participar.

 

 

01. O Anjo Azul (Der Blaue Engel; 1930) - Josef von Sternberg

02. Sem Novidade no Front (All Quiet on the Western Front; 1930) - Lewis Milestone

03. M, O Vampiro de Dusseldorf (M; 1931) - Fritz Lang

04. Luzes da Cidade (City Lights; 1931) - Charles Chaplin

05. ... E o Vento Levou (Gone with the Wind; 1939) - Victor Fleming

06. Monstros (Freaks; 1932) - Tod Browning

07. Limite (Limite; 1931) - Mario Peixoto

08. Olimpia (Olympia; 1938) - Leni Riefenstahl

09. O Vampiro (Vampyr; 1932) - Carl Theodor Dreyer

10. A Regra do Jogo (La Règle du Jeu; 1939) - Jean Renoir

11. Sob os Tetos de Paris (Sous les Toits de Paris; 1930) - René Clair

12. A Mulher Faz o Homem (Mr. Smith Goes to Washington; 1939) - Frank Capra

13. Trágico Amanhecer (Le Jour se Lève; 1939) - Marcel Carné

14. A Ceia dos Acusados (The Thin Man; 1934) - W. S. Van Dyke

15. A Idade do Ouro (L'Âge D'Or; 1930) - Luis Buñuel

16. Ninotchka (Ninotchka; 1939) - Ernst Lubitsch

17. Mädchen in Uniform (Mädchen in Uniform; 1931) - Leontine Sagan & Carl Froelich

18. O Atalante(L'Atalante; 1934) - Jean Vigo

19. O Fugitivo (I Am a Fugitive from Chain Gang; 1932) - Mervyn LeRoy

20. O Expresso de Shanghai (Shanghai Express; 1932) - Josef von Sternberg

 

 

 

[F*U*S*A*]2012-03-27 07:27:57

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...