Jump to content
Forum Cinema em Cena

George Stevens


-felipe-
 Share

Qual o melhor filme de George Stevens?  

  1. 1. Qual o melhor filme de George Stevens?

    • Os Brutos Também Amam
      1
    • Assim Caminha a Humanidade
      1
    • Um Lugar Ao Sol
      2
    • Gunga Din
      0
    • Ritmo Louco
      1
    • O Diário de Anne Frank
      0
    • A Mulher do Dia
      0
    • A Maior História de Todos os Tempos
      0
    • E a Vida Continua
      0
    • Outro
      0


Recommended Posts

  • Members

Vi só três (clássicos) filmes dele por enquanto: Shane (***), Um Lugar ao Sol (***, mas cresce com o tempo) e O Diário de Anne Frank (***). Por isso, ainda não vislumbrei uma "marca" própria dele, mas é notável a ausência de lamechice em Um Lugar ao Sol.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Meu top:

 

Um Lugar Ao Sol - 5/5

Os brutos Também Amam (Shane) - 5/5

Assim Caminha a Humanidade - 5/5

E a Vida Continua (The Talk of the Town) - 5/5

Ritmo Louco (Swing Time) - 4/5

A Mulher do Dia - 4/5

Gunga Din - 3,5/5

Original Pecado (The More the Merrier) - 3,5/5

 

 

Alguns desses, como Swing Time e Woman of the Year, vi já há um bom tempo e talvez minha opinião mudasse um pouco em uma revisitada. Mais recentemente revi Shane, que tem que ser um dos melhores westerns já feitos, vi The More the Merrier, uma comédia screwball simpática mas genérica, e The Talk of the Town, com Jean Arthur e Cary Grant, que, também com elementos de screwball, alça voos muito mais altos e consegue ser um filme extremamente envolvente e atá mesmo pungente.

Pretendo ver agora Gunga Din, Alice Adams e I Remember Mama.

 

-felipe-2011-08-12 00:28:02

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Vi só três (clássicos) filmes dele por enquanto: Shane (***)' date=' Um Lugar ao Sol (***, mas cresce com o tempo) e O Diário de Anne Frank (***). Por isso, ainda não vislumbrei uma "marca" própria dele, mas é notável a ausência de lamechice em Um Lugar ao Sol.

[/quote']

Dos filmes que vi, não sei se conseguiria apontar uma marca própria de Stevens como autor. São bons filmes, mas não vi a marca específica do autor.

 

O que é lamechice?17

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Vi Gunga Din. No começo estava achando um tanto quanto desinteressante, mas depois de um tempo vira exatamente a aventura que eu esperava que fosse. Engraçado pois não sabia que esse filme tinha influenciado tanto Indiana Jones, mas as semelhanças são realmente evidentes, tanto em alguns detalhes quanto no clima do filme em geral. Não está entre os melhores do Stevens - na verdade nem sequer se assemelha com qualquer outro de seus filmes que já vi - mas é interessante.

 

Fun fact: esse filme foi a segunda maior bilheteria de 1939, atrás apenas de ...E o vento levou.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

 Desenterrando o tópico com OS BRUTOS TAMBÉM AMAM

 

 tvsinopse011.jpg

 

 

  Na trama, Shane (Alan Ladd),surge cavalgando pelo vale, e acaba cruzando a pequena propriedade da família Starret. Inicialmente, o patriarca da família, Joe (Van Heflin) desconfia de Shane, mas após este ficar ao seu lado durante uma ameaça enviada por Rufus Ryker (Emile Meyer) um senhor de terras que tenta espantar os colonos da região, Shane é acolhido como empregado da família Starret. Mas Ryker está disposto a tomar as terras dos Starret e dos outros colonos da região, o que pode forçar Shane a reviver um passado que esta tentando esquecer.

 

 OS BRUTOS TAMBÉM AMAM é um western bem interessante dirigido pelo Stevens. Filmado em 1953, este parece ter sido o primeiro (ou um dos primeiros) filmes a tentar desconstruir a figura mítica do heroi do gênero. Shane não tem o coração duro feito pedra, nem é carrancudo. Ele se mostra cortês com o casal Starret, e bastante carinhoso com o pequeno Joey (Brandon De Wilde), filho dos Starret.

 

  O filme é muito inteligente ao construir Shane como um homem que á todo custo tenta evitar a violência armada. Ao mesmo tempo, mostra os reflexos que a cultura da violência pregada na epoca (e de certa forma até hoje nos EUA) influencia a juventude, ao mostrar o pequeno Joey como tendo um revolver falso como seu brinquedo favorito, e idolatrar Shane como um heroi indestrutivel, já que como nós, o menino imagina o passado do protagonista.

 

 Não fiquei tão impressionado como o FELIPE, por exemplo, mas é inegavel a influência que OS BRUTOS TAMBÉM AMAM teve em westerns que vieram depois que eu idolatro, como ERA UMA VEZ NO OESTE de Sergio Leone, e OS IMPERDOAVEIS, de Clint Eastwood.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...