Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bolão do Oscar 2012


Beckin
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...

 

Vai sim. O limite de entrega da primeira fase é dia 22/01, dois dias antes do anúncio dos indicados, e o limite de entrega da segunda e última fase é dia 24/02, dois dias antes do anúncio dos vencedores.

 

Primeira fase - The Big 8 (filme, direção, ator, atriz, ator c., atriz c, roteiro original, roteiro adaptado) - podem mandar até 10 nomes pra melhor filme (não vejo outra solução, até porque não vamos saber a quantidade exata de indicados)

 

Segunda fase - Tudo menos os curtas.

Beckin2012-01-02 17:50:53

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Beckin, sem querer subverter o negócio queria dar uns pitacos:

 

 

 

Serão só 8 mesmo para os indicados? Nenhuma técnica? Nem montagem?

 

 

 

E melhor filme eu acho q a pessoa deve sim apostar quantos ela acha que serão indicados. O número em excesso deve ser considerado como erro.

 

 

 

Exemplo:

 

 

 

Aposto em melhor filme

 

 

 

1

 

2

 

3

 

4

 

5

 

6

 

7

 

8

 

 

 

Se, por uma acaso, forem só 7 indicados o meu oitavo palpite anula um acerto meu. E todos devem apostar, NO MÍNIMO, 5 nomes.

 

 

 

Pq se todo mundo apostar 10 a chance de todo mundo acertar todos os indicados é muito grande, tendo em vista que muito provavelmente não teremos 10 indicados a melhor filme esse ano.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ta mas e se tu apostar 8 e forem 10? Ou se apostar em 5 e forem 7?

Prefiro que sejam 10 palpites em ordem de preferencia e se forem 7 indicações, por exemplo, considerar apenas as 7 primeiras entre as 10.

E outra coisa, achei muito legal a idéia de porcentagem para a segunda fase, acho que tira as chances de muitos empates.

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

O problema é que eu não lembro da gente ter entrado em um consenso com relação a como a pontuação deveria ser feita... alguns sugeriram porcentagem pra segunda etapa (o que não me oponho) mas nao sei então como vai ficar a disparidade entre a pontuação da primeira e da segunda etapa caso isso ocorra. Aliás, várias coisas foram sugeridas mas não houve nenhum avanço nas discussões com relação a isso, infelizmente.

 

 

Por enquanto pretendo contar a primeira etapa na forma como foi feita nos anos anteriores, no caso:

 

Na

primeira  etapa as apostas terão os  respectivos

pesos: Filme (3), Diretor (2), Ator (2), Atriz (2), Ator Coadjuvante

(1), Atriz Coadjuvante (1), Roteiro Original (1) e Roteiro Adaptado (1)

 

Lembrando que cada filme acertado equivaleria a 3 pontos, cada ator 2 pontos e assim por diante...

 

Tens alguma solução mais prática, Guiljb ?

 

---

 

ps ; comecei a receber apostas já.

 

Beckin2012-01-19 11:51:42

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E teremos mesmo 10 palpites que valerão em cheio? Em gostei da tese de todos apostarmos 10 e se forem 5 indicados só...vale apenas as 5 primeiras apostas.

 

 

 

E acho legal Beckin ir pondo quem já mandou aqui, pq isso anima o povo.

 

 

 

Eu pretendo mandar a minha amanhã talvez.

Link to comment
Share on other sites

Coloquem 10 indicados sim. Agora, não faz diferença a ordem que for pois como a gente não tem idéia de quantos filmes serão realmente nomeados não tem como estabelecer um número, portanto serão creditados o mesmo número de pontos pra cada acerto.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Como ficou muito em cima e muita gente já enviou as apostas, que sejam dez os indicados a melhor filme e se considere cada acerto como três pontos mesmo. Claro que acertar a "não-indicação" de dois filmes é importante, mas acho que, para um primeiro momento em que procuramos ter menos confusão, o mais importante é ter as regras mais simples.

 

 

 

Para a segunda fase trabalhamos melhor no método das porcentagens, a fim de evitar eventuais empates. Desde já, fica a discussão: a segunda fase valerá a mesma coisa que a primeira? E quais serão os pesos, já que incluiremos as categorias técnicas? Para mim, a segunda fase deve valer um pouco mais, logo faríamos assim:

 

 

 

FILME - 5 pontos

 

ATOR/ATRIZ/DIRETOR - 4 pontos

 

COADJUVANTES/ROTEIROS - 3 pontos

 

EDIÇÃO/ESTRANGEIRO/ANIMAÇÃO - 2 pontos

 

O RESTO - 1 ponto

 

 

 

Daí, dentro de cada categoria, os concorrentes poderiam colocar uma porcentagem para cada um dos indicados, totalizando 100%. Ou melhor: esta regra da pontuação seria válida apenas para filme, podendo usar no máximo três filmes - novamente, com a intenção de simplificar (também a correção, coitado do Beckin).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O problema é que eu não lembro da gente ter entrado em um consenso com relação a como a pontuação deveria ser feita... alguns sugeriram porcentagem pra segunda etapa (o que não me oponho) mas nao sei então como vai ficar a disparidade entre a pontuação da primeira e da segunda etapa caso isso ocorra. Aliás' date=' várias coisas foram sugeridas mas não houve nenhum avanço nas discussões com relação a isso, infelizmente.Por enquanto pretendo contar a primeira etapa na forma como foi feita nos anos anteriores, no caso:Na

 

primeira  etapa as apostas terão os  respectivos

 

pesos: Filme (3), Diretor (2), Ator (2), Atriz (2), Ator Coadjuvante

 

(1), Atriz Coadjuvante (1), Roteiro Original (1) e Roteiro Adaptado (1) Lembrando que cada filme acertado equivaleria a 3 pontos, cada ator 2 pontos e assim por diante...Tens alguma solução mais prática, Guiljb ?---ps ; comecei a receber apostas já.

 

[/quote']

 

 

 

Quanto a disparidade das pontuações a solução é bem simples, calcula a pontuação máxima de cada um e multiplica o menor por um valor que equilibre as pontuações.

 

Exemplo: se a pontuação máxima da primeira etapa é 200 e da segunda 500, multiplica a primeira etapa por 2,5.guilbj2012-01-20 07:26:01

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pô, tinha q dar uma pontuação maior quem acertasse na bucha, isto é, 5, 6, 7, 8, 9 ou 10 indicados

 

pq a gente não faz da seguinte forma, cada 1 diz os 10 filmes q acha q será indicado + a qtd de filmes q acha q será indicado, tipo 7

 

se a pessoa diz 7 e forem 7, ela ganha um bônus, mas se ela diz 7 e forem 6 ou 8, ou qq outro valor q não 7, ela deixa de ganhar esse bônus

 

acho q seria uma forma de premiar a precisão de indicados da pessoa

 

sei q está em cima da hora ... tem q votar até qd? 06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Coloquem 10 indicados sim. Agora' date=' não faz diferença a ordem que for pois como a gente não tem idéia de quantos filmes serão realmente nomeados não tem como estabelecer um número, portanto serão creditados o mesmo número de pontos pra cada acerto.

 

 

 

[/quote']

 

Não concordo com isso.

 

Provavelmente vai ser 6 ou 7 indicados e se isso acontecer, todo mundo vai acertar todos os indicados por existirem 10 opções.

 

Então podia fazer assim:

 

Coloca dez indicados em ordem de possibilidade.

 

Aí se for 7 indicados só considera os 7 primeiros, se for 8 indicados só considera os 8 primeiros, e assim por diante. Simples!

 

E também a pessoa destaca quantos indicados acha que vão ser, ganhando um bônus de 5 pontos por acertar o número de indicados.

Link to comment
Share on other sites

Não é uma má idéia, mas o problema é eu retornar a aqueles que ja me enviaram mp. (sim, é pra me enviar via mp, assim como se faz todos os anos).

 

Olha, façam assim. Me mandem 10 indicados em ordem de possibilidade e destaquem então o número de filmes que acham que vão receber nomeação. Caso os que ja me mandaram consigam me retornar a tempo nesse mesmo padrão eu faço a contagem dessa maneira, senão vou deixar na forma anterior, pra não prejudicar os outros.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

 

 

Pra confirmar então, novamente:

BOLÃO OSCAR 2012 - PRIMEIRA FASE

 

Mandar apostas nas seguintes categorias:

 

Melhor Filme - relacionem 10 indicados, em ordem de possibilidade (do mais certo ao mais duvidoso), considerando que este ano não há um número fixo de filmes a ser indicado, ou seja, podem ser 5,7 ou até mesmo 10. Sendo assim, além de colocarem 10 filmes nessa ordem de possibilidade também coloquem o número de indicados que vocês imaginam que serão realmente indicados no final.

 

Exemplo:

1 - x-men first class (o + provavel de entrar)

2 - super 8

3 - harry potter

4 - thor

5 - lanterna verde

6 - transformers

7 - capitão américa

8 - cowboys and aliens

9 - os smurfs o filme

10 - os muppets (o - provavel de entrar)

 

- Serão 9 indicados (escolham um número de 5 a 10, aquele que vcs acham que vai ser no final)

Melhor diretor

 

Melhor ator

 

Melhor atriz

 

Melhor ator coadjuvante

 

Melhor Atriz coadjuvante

 

Melhor roteiro adaptado

 

Melhor roteiro Original

 

- Nas demais categorias (listadas acima) mandar 5 indicados

 

 

Mandar as apostas por mp para Beckin até as 23 hrs 59 de amanha (domingo, dia 22). (aceito até meia hora de atraso, que é o tempo que devo demorar pra postar as apostas de cada um aqui no tópico)

 

*Sobre a pontuação: Para as duas fases terem um valor não discrepante, será multiplicado o número de pontos da menor para que as duas fiquem num mesmo nível, conforme sugestão do Guilbj.

 

 

Atualizei o inicio do tópico e mandei mps pros que ja tinham me mandado.

 

 

 

 

Beckin2012-01-21 19:42:36

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...