Jump to content
Forum Cinema em Cena

Star Wars: Episódio VI


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Uma coisa que atrapalha o filme é que o anterior acabou por "esvaziar" a história desse aqui. Muita coisa rolou no ESB, e deixou ROJ só com a função de finalizar a história mesmo e mais nada (na trilogia nova o Lucas tentou evitar isso, e guardou o grosso da história pro Ep. III - mas aí quem ficou meio vazio foi o Ep. II...). Muita coisa se repete (batalha do Luke vs Vader, batalha na Estrela da Morte), mas sem a força que teve os anteriores. E sobre os Ewoks: Eles em si não atrapalham, o ruim é ver eles ganhando uma batalha contra soldados do Império, uma coisa bem forçada MESMO. O Lucas poderia ter colocado outras raças de seres que vivem no planeta de Endor pra ajudar. Nem que os Ewoks estivessem juntos, mas que tivesse outros seres ali que pudesse fazer a batalha ficar mais "verossímel" ou sei lá.

 

Enfim. Mas tem a cena inicial com o Jabba, com o resgate do Solo que é ótima e muita coisa boa que lhe faz ser bem bom. Dos 3 iniciais é o mais fraco mas é melhor que o Ep. I e II (juntos).

 

Gosto bem do filme e finalizou bem a série ali naquele momento (apesar de considerar que o Ep. III finalizou bem melhor a saga SW).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti o Episódio VI antes do III.

 

 

 

Dito isso, no final quando o Imperador revela a inutilidade das ações de Luke com calma, revela uma astúcia e inteligência que eu não esperava encontrar na saga, tendo um plano perfeito e pensando em todas as contingencias, embora tenha superestimado sua influência sobre Vader. Então esse filme revela o grande e maior vilão da saga numa cena memorável e só isso vale o filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A grande força de O Retorno de Jedi reside na sua parte final. Sim, temos os Ewoks derrotando risivelmente os soldados imperiais. Entretanto, temos a melhor batalha espacial de toda a saga... e isso que não envolvia sequer nenhum dos personagens centrais e claro, temos o sensacional embate final entre Luke e Vader diante do Imperador.

 

O Odemuitascastas já falou sobre a astúcia do vilão e eu acrescento o jogo de nervos formado naquelas sequências. Vader e Palpatine tentando jogar Luke para o seu lado, a provocação em relação a Leia, John Williams entrendo pela primeira vez em toda a saga no reino de Ben Burtt e botando para quebrar na trilha do duelo. Luke quebrando com o joguinho entre os Sith e se entregando à morte certa para despertar seu pai ("Você falhou, sua alteza. Eu sou um Jedi, como o meu pai antes de mim" - impossível ouvir essa frase e não se arrepiar... é arrasador) e finalmente... o sacrifício de Anakin Skywalker (com "nooooo" ou sem "nooooo"... é sensacional do mesmo jeito).

 

Não tinha como Star Wars terminar de forma melhor. O ciclo, o tônus da saga se encerra ali... e da maneira mais emocionante possível. A sensação ao terminar de assistir O Retorno de Jedi é sempre a mesma: presenciei algo grande.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Uma coisa que atrapalha o filme é que o anterior acabou por "esvaziar" a história desse aqui. Muita coisa rolou no ESB' date=' e deixou ROJ só com a função de finalizar a história mesmo e mais nada.[/quote']

 

Não vejo problema nisso. Na verdade a idéia era finalizar mesmo, amarrar as pontas soltas. Não há muitos twists em um capítulo final de trilogia. ROTJ segue isso à risca terminando o espetáculo e respondendo algumas questões que ainda restavam.

 

Na verdade, o problema aí não é que o que rolou em TESB "esvaziou" a história de ROTJ, mas que originalmente tanto ANH, quanto TESB quanto ROTJ eram um único filme que, fracionado em três, invariavelmente causaria um enfraquecimento narrativo em um deles, obrigado Lucas a enxertar coisas a mais para dar volume ao filme "sorteado" que, neste caso, foi o último.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ao que consta o final original era pra se passar em Kashyyk sendo os Wookies o povo primitivo que dava cabo das forças imperiais. Lucas sempre teve em mente um clímax onde a tecnologia era vencida por seres que parecem saídos da Idade da Pedra, numa alusão à guerra do Vietnã.

 

E não acho nada vagaroso o ritmo. Ao contrário, ele é bem turbinado, tem coisas acontecendo o tempo todo, ao contrário de TESB, por exemplo, que depois de 30 minutos intensos, dá uma esfriada digna do planeta Hoth (não que essa desaceleração seja algo negativo, ao contrário).

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho justamente o contrário. TESB tem o melhor ritmo da série, com as coisas ficando cada vez mais tensas com o decorrer do filme. ROTJ também vai ficando tenso, mas o comecinho no palácio do Jabba, antes do Luke aparecer, demora a engrenar. Depois disso o filme decola, com exceção de alguns interlúdios com os Ewoks.

 

E enquanto a maioria dos fãs insiste em bater na tecla de que a revelação no final de TESB é o melhor momento da saga, acho que o confronto Vader/Luke/Imperador é mais tenso e emocionalmente poderoso do que o do filme anterior (sem querer tirar os méritos deste). Lembro-me da primeira vez em que vi TESB e ROTJ, já sabendo do parentesco de Luke, Leia e Vader, mas sem saber exatamente como os filmes acabavam, e a tensão mesmo assim era insuportável. A vitória dos rebeldes parece impossível perante a maldade de Vader e do Imperador. Ou quem imaginaria que Vader trairia o Imperador e salvaria seu filho? Sublime.

 

Taí uma grande virtude da saga, que consegue manter a tensão tanto na primeira quando na milésima vez em que se vê. Ainda hoje me arrepio com o Luke se recusando a matar o pai, e este o salvando do Imperador, a aparição de Darth Maul no duelo de Naboo e confronto Obi/Anakin intercalado com o Yoda/Imperador, entre outras cenas memoráveis. Aliás, a montagem de todos os filmes é espetacular (e ficaram ainda melhores com as special edition, que deixaram os cortes mais naturais).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Ao que consta o final original era pra se passar em Kashyyk sendo os Wookies o povo primitivo que dava cabo das forças imperiais. Lucas sempre teve em mente um clímax onde a tecnologia era vencida por seres que parecem saídos da Idade da Pedra' date=' numa alusão à guerra do Vietnã.

 

E não acho nada vagaroso o ritmo. Ao contrário, ele é bem turbinado, tem coisas acontecendo o tempo todo, ao contrário de TESB, por exemplo, que depois de 30 minutos intensos, dá uma esfriada digna do planeta Hoth (não que essa desaceleração seja algo negativo, ao contrário).

 

 

[/quote']

 

Na verdade, a batalha luke vs. vader/imperador era para ser na cidadela imperial que ficava dentro de um vulcão rodeada de lava, e a cidadela estaria em kashyyk (lembrando q coruscant foi criada apenas anos mais tarde na trilogia de livros Herdeiros do Império)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A montagem do Império é espetacular mesmo, tudo vai em um ritmo perfeito, em um crescendo que culmina com o chocante final. Em Retorno o problema é o miolo. O filme começa muito bem em Tatooine. O que foi uma aposta arriscada, pois todo esse primeiro ato é centrado em uma trama secundária. Mas funciona... principalmente porque nos apresenta Luke como um Jedi pronto e em menor grau porque o universo grotesco de Jabba the Hutt dá um clima todo especial para esse início.

 

Depois disso é que complica... a parte de Endor, fora algumas cenas em específico, se arrasta, só pegando o ritmo de novo no último ato. Aí é como eu disse antes... é sensacional e nos dá um final digno e emocionante para a saga.
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

 

Sinceramente ?  eu gostaria que esse filme fosse apagado,

triturado e jogado no cosmo para que ninguém jamais o encontrasse.

 

Os clones foram criados para ser a maior força de ação

da galáxia. Os ewoks seriam derrotados facilmente por eles em qualquer

episódios de Star Wars , mas nesse último episódio as forças imperiais foram

milagrosamente ´´esmagadas`` .

 

O Luke era imprudente e seu treinamento não havia acabado, parecia que ele se tornaria um sith , não

havia como ele derrotar o Darth Vader , mas ele milagrosamente o derrotou . 

 

 

 

 

O que aconteceu com o Darth Plagueus de fato ? Quem

trouxe o Darth tyranus para o lado negro da força se só podia existir dois Sith

? Se a regra dos 2 sith havia acabado antes dos acontecimentos do episódio I

como muitos dizem , por que o palpatine praticou o ritual sith no episódio III e

VI ? Poxa ,  No último episódio tivemos o desfecho da guerra entre os rebeldes e o

império , mas não tivemos a resposta para esses mistérios e não tivemos o desfecho da guerra entre jedi e sith . Penso que

remanescente da ordem sith poderiam ter ajudado os rebeldes à atacar Coruscant numa

última e eterna aliança.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Luke usou a sua raiva para derrotar Vader... naquele momento ele se tornou mais poderoso que o pai... tudo que o Imperador queria. Mas como vimos... ele conseguiu resistir a tentação do lado negro da força e triunfou. Sim, Luke teve um treinamento prejudicado se comparado a qualquer Jedi nos tempos áureos, mas em O Retorno de Jedi ele estava muito poderoso... ele estava pronto!

 

O que aconteceu com Darth Plagueis? Palpie não mentiu... ele morreu... e provavelmente pelas suas mãos. Tyrannus só se tornou um Sith de fato depois da morte de Darth Maul... a regra dos dois seguiu até o fim de O Retorno de Jedi... quando os dois foram mortos. Fim da guerra.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

To ligado que Plagueis morreu .  Aliais , Se aquela frase do palpatine ( Ele sabia driblar a morte e criar vida ) faz menção a origem do anakim , george lucas realmente terminou a  trilogia com chave de ouro . <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Eu tava vendo a cronologia da série e lá eles estavam falando que o Dookan passou pro lado sombrio durante os acontecimentos do episódio I. Se isso realmente acontece , palpatine não acabou tendo 2 aprendiz  ?

Olha , eu entendo que a força é um equilíbrio entre o mal e o bem . bom , os Sith conseguiram criar um império devido as estratégias  do chanceler palpatine , mas a força só permitiu ele fazer isso por que antes os Jedis exterminaram todos os Sith acabando com o equilíbrio que mencionei no inicio desse parágrafo  . Se o Luke tivesse realmente exterminado os 2 únicos sith , ele não teria colocado esse equilíbrio em jogo Xeque-mate novamente  ?  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Passar para o lado negro da força é uma coisa... tornar-se um Sith é outra. Dooku certamente se bandeou para o lado de Palpatine antes mesmo da morte do Maul... mas até isso acontecer ele não era um aprendiz de Sidious, não tendo assim acesso aos conhecimentos e poderes que só um Sith pode ter. Ou seja, antes de Obi-Wan derrotar Darth Maul, Conde Dooku era apenas um aliado secreto do futuro Imperador, atuando nas sombras através da política.

 

Sobre a questão do equilíbrio da força... temos que lembrar que ela é uma profecia Jedi, que se refere ao lado da luz. Em vários momentos nos Episódios I, II, III, Yoda e Mace Windu se mostram preocupados com o enfraquecimento dos Jedi, que não conseguiam mais usar a força de forma plena. Para os Jedi a força estava perdendo o seu equilíbrio, que só seria restaurado quando se eliminasse o que estaria a obscurecendo. Isso acontece quando Anakin Skywalker derrota o Imperador. O ressurgimento dos Sith causou o desequilíbrio na força, eles obscureciam a visão dos Jedi. Com o seu novo fim... a força reencontra o seu balanço.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não creio que os Sith obstruíram a visão dos jedis . Na verdade penso que a queda da republica faz alusão ao sacro império romano germânico do oriente ...<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Roma era um estado forte e rico, mas estava totalmente descaracterizada devido aos bárbaros que foram incorporados ao exercito. Os Sith me lembram esses bárbaros! OKOK , os sith não foram incorporado ao exercito jedi , mas os clones foram , e os clones estavam sendo controlado por um lorde sith .   

O exercito estava sendo descaracterizado, mas ele podia sobreviver se o imperador e os proprietários de terra não fossem negligentes com o povo, mas quando o povo atormentado pela peste negra bateu na porta dos grandes senhores, esses Senhores ofereceram pequeno feudo em troca da servidão. Os Jedis e a republica me parece esses senhores e os padawans me parece o povo .

A republica estava sendo descaracterizada com o chanceler e o exército clone, mas ela podia sobreviver se os jedis não fossem negligentes com o Anakim , mas quando o anakim atormentado pelas visões da morte de padme pediu ajuda ao jedis , o Yoda disse que morte é uma coisa natural e que nada podia fazer absolutamente nada . anakin.jpg95884c

Os jedis foram derrotados por que foram arrogantes e não por que o imperador e o lado sombrio os cegaram !!! No momento que os jedis começaram  afastar os padawans de suas mães , no momento que os jedis decidiram matar sidius sem um julgamento etc , eles se auto-condenaram a ruína !!! Em suma : O imperado tacou as carteira no chão ,  e os jedis pegaram !!!

 

O conceito Jedi e Sith também me parece copiado das histórias vivas que antecedem a nossa atual civilização : Os Sith  é o lado Yi da vida  e  os Jedis o lado yang da vida . Na filosofia oriental mal e bem, Yi e yang, se completam de forma que um não exista sem o outro. Isso tudo pode ser só uma teoria minha, mas antes do episódio I, os sith foram extintos X vezes e retornaram X vezes e depois do episódio VI, no universo não oficial, os jedis não são mais privados de certos desejos que seriam comuns a alguém do lado sombrio.  O equilíbrio é estabelecido !

 Luke_Swarm_War.jpg

A Morte do imperador no episodio VI abre brecha para um novo desequilíbrio !!! É por isso acho que o episódio VI não está completo ! Para mim um exército Sith poderia surgir ajudando os Jedis numa última aliança . No final da guerra contra o imperador, poderíamos ver o Luke legalizando essas coisas que eram proibidas no mundo jedi !!!! Aceitando que os prazeres da vida não é um crime, Luke acabaria com as tentações do lado sombrio e o equilíbrio seria estabelecido para sempre. 16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É óbvio que os Jedi tinham muitos problemas, ma esses problemas eram de ordem muito mais moral do que por causa da força. Isso ajudou muito Sidious em seus planos... arrogantes, os Jedi demoraram a perceber que estavam enfraquecidos... decepcionado, Dooku saiu da ordem e tornou-se um aliado e posteriormente um lorde Sith. Mas a maior prova de que os Sith estavam obscurecendo as visões dos Jedi é o fato de estarem por anos diante do grande mestre que tanto procuraram e só na reta final que ele era Palpatine. Luke, quando formar a Nova Ordem Jedi à fundará sob novos e renovados princípios... mas com a força já de volta ao seu balanço... pois os Sith foram derrotados.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas no universo expandido os Sith retornam pós episódio VI e durantes os acontecimentos da trilogia clássica o Darth Vader chega a ter um aprendiz secreto !!! Se os Sith continuam surgindo ´´misteriosamente`` depois de derrotados e mortos , talvez derrotá-los e matá-los não seja a solução , não ? E se a missão dos Sith fosse matar o Jedis , como esses poderiam exterminar todos os Sith se um Jedi só pode matar em raras exceções !?!?!Dentinho2012-01-19 18:59:44

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depois do Episódio VI é outra história. O mal que os Sith estavam causando naquele momento foi banido com a morte de Sidious. A partir dali em um ressurgimento os Sith terão que começar tudo outra vez. E mesmo que o aprendiz secreto de Vader sobrevivesse, ele teria que ter que aprender muita coisa sozinho... pois os segredos dos Sith morreram com Vader e Sidious.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas se os cavalheiros jedis são cavalheiros da luz , se eles pregam o não uso do ódio e de todos esses sentimentos ruins , como pode haver um profecia que premedita o fim de todos os sith pelas mãos de um jedi ? exterminar todos sith não vai contra tudo que os jedis representam ? Como um entidade ( grupo ) pode encontrar a sua paz na morte de outrem ? o Darth Vader agiu numa espécie de legitima defesa , mas os Jedis que fizeram a profecia não sabiam que um Sith convertido que iria trazer o equilibro e por isso esses não poderiam exigir o fim de todos sith uma vez que a morte se opõe aquilo que eles pregam.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A profecia não dizia para matar os Sith. Falava do escolhido que iria trazer o equilíbrio à força, ponto. Calhou que a maneira como Anakin Skywalker conseguiu cumprir a profecia foi eliminando a causa do desequilíbrio diretamente. Os Jedi não sabiam exatamente antes o que era a causa do desequilíbrio... só começaram a desconfiar com a confirmação do retorno dos Sith. A profecia apenas dizia o que... não como.

Link to comment
Share on other sites

  • 8 years later...
  • 3 years later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...