Jump to content
Forum Cinema em Cena

Uma Vela no Escuro


Castrocaf
 Share

Recommended Posts

  • Members

Estou criando um novo tópico. Como já devem saber vai se chamar “Uma vela no Escuro”. O Título faz parte do subtítulo do livro do astrônomo norte americano Carl Sagan “O Mundo Assombrado pelos Demônios” e o subtítulo é “A Ciência vista como uma vela no escuro”. O Tópico se dedicará a livros de divulgação científica que faz parte de minhas leituras preferidas. Sou encantado em saber como as coisas funcionam, e ao contrário de muita gente nunca perdi este encanto e nunca aceitei a resposta de “porque é assim e pronto!”. Espero que encontre por aqui outros que como eu nunca perderam este encantamento.

 

Li quase todos os livros de alguns autores que considero como mestre, ou todos que foram publicados em português e terei que fazer malabarismo mental para lembrá-los ou simplesmente reler para comentá-los. Os Mestres são: Carl Sagan, Stephen Jay Gold, Richard Dawkins, Oliver Sakes e Freeman Dyson.

 

Convido a todos a contribuir.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Superstição, crenças na era da ciência – Robert L. Park – Editora Unicamp 2008; ( 2thumbs.gif Exelente) – Neste livro Park nos colocam a par de alguns aspectos das superstições, já que o leque de opções e bastante grande. Temos o prêmio Thompson, o caso Kitzmiller e o ensino do Desígnio Inteligente, as pesquisas do poder da oração, a regressão a vidas passadas e a alma no momento da concepção, o Tsunami de Sumatra e o sofrimento de inocentes, o pseudo cientificismo da nova era, os novos remédios do homem da cobra e a homeopatia, a acupuntura e o efeito placebo, a lei moral e os mandamentos divinos e finalmente o mais triste para mim, o de não termos lugar para ir senão aqui mesmo. Em vários aspectos o livro é uma boa leitura, gostei muito reprisar alguns tópicos em que novos fatos são acrescentado. Me atenho ao último tópico em que descubro como qualquer ser humano normal me apego a superstições. O Park simplesmente arrasa a possibilidade de viver no espaço, fazendo cálculos simples de taxas de energia e do problema da ainda grande taxa de natalidade humana e sua conseqüência aqui na terra.

 

 

 

 

 

                        os4yzn.jpg

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Editora Segmento acaba de lançar a Revistas "QUANTA". Destinado a professores de ciência e pessoas afins.

 

A Revista tem muito mais conteúdo do que certas revistas populares cheias de anúncios e fotos. Já comprei a minha e recomendo. Tem uma reportagem de Ficção Científica.

 

 

 

 

 

 

 

                      11goe51.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

A Longa Marcha dos Grilos Canibais – Fernando Reinach (Editora Companhia das Letras) ( 2thumbs.gif Excelente) – Temos aqui uma série de artigos publicados pelo autor no Jornal O Estado de São Paulo. São ao todo 118 artigos divididos em 11 tópicos, sendo eles: Ambiente, Florestas, Sexo, Comportamento, Mente, Humano, Passado, Alimentação, Tecnologia e Política. Prepare-se para se surpreender, rir e admirar-se com o que a ciência descobriu no campo da biologia e da natureza. Os textos são curtos e de fácil leitura. Recomendo alguns como o do próprio nome do livro; A Complexa relação entre Girafas, Árvores e Formigas; A sensação de sair do próprio Corpo; Um pouquinho da Mãe no nosso corpo; Envelhecimento e o preço da vida sem o câncer, entre outros.

 

 

 

 

 

                     2qdzqix.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parece que este é o mês dedicado a revista de ciência e tecnologia. A Editora Alto Astral acaba de lançara revista "Popular Science Brasil", a versão verde amarela da publicação norte americana que nasceu em 1872. A reportagem de capa e principalmente a foto ilustração do artista Nike Kaloterakis me chamou muita atenção. Vale a pena ler a revista, a mesma possue muito pouco anúncio deixando muito espaço para informação.

 

 

 

                        30wuowj.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já que estou falando muito de revista, tenho outra que recomendo. A OnLine Editora lançou a três meses atráz a revista "Como Funciona". As matéias são curtas e cheias de iconográficos, a capa é de sua terceira edição.

 

 

 

 

 

                          28bvezc.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

O Cosmo de Humboldt – Gerard Helferich (Objetiva) ( 2thumbs.gif Excelente). Como todo um continente passa despercebido e completamente desconhecido por tanto tempo, mesmo sendo descoberta e colonizada por duas potências industriais e navais mais avançadas de seu tempo!?! Após três séculos a América Latina é redescoberta por Alexander Von Humboldt que do final do século 18 e começo do 19 percorreu mais de 9.600 quilômetros desde a Floresta Amazônica Venezualana, aos Andes Colômbianos, Equatoriano e Peruano, além da passagem por Cuba e México e Estados Unidos. Em navios, barcos e canoas indígenas, em lombos de burros e em muito casos a pé, Humboldt e seu inseparável companheiro Frances Bonpland, foram os primeiros europeus a percorrerem vários países da América latina com outra forma de ver o mundo, e com diversos e novos instrumentos para medi-los. Contudo além de suas medições de temperatura, barométicas e de latitudes Humboldt soube como ninguém avaliar a atuação do homem no universo que o cerca, avaliando o desenvolvimento da sua cultura e de sua economia. Humboldt foi um verdadeiro naturalista coletando dados geológicos, animal e biológico além de ser um dos precursores da climatologia e dos estudos in lócus dos vulcões, Humboldt foi o primeiro a medir a variação de temperatura do “El Ninho”, como também um dos primeiros a valorizar as civilizações maias e incas e suas conquistas técnicas e científicas. Um verdadeiro humanista e republicano, que apesar de paparicado pela realeza europeia condenou a escravidão e a colonização europeia. Um verdadeiro cientista que foi admirado por Charles Darvin e Thomas Jefferson.

 

 

 

 

 

 

 

                      rvg8dk.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Pegando Fogo (Por que cozinhar nos tornou humanos) – Richard Wrangham – (Editora Zahar) (Exelente) – A responder uma dúvida ao estilo “o que vem primeiro o ovo ou a galinha?”. Wrangham vai fundo ao responder se cozinhamos porque somos humanos ou se somos humanos porque aprendemos a cozinhar. Buscando referência na química, antropologia, arqueologia, fisiologia, sociologia e nas pesquisas médicas, o autor apresenta em linguagem clara e emocionante a “Hipótese do Cozimento”.

Seu navegar pela química do cozimento, adaptação e transformação de nossa fisiologia e rendimentos de absorção de energia via alimentos cozidos por parte do ser humano, bem como dos mais diversas espécies de animais. Sua pesquisas de bases antropológicas em culturas caçadoras/coletoras e suas relações de alimentação me convenceram totalmente da viabilidade de sua hipótese.

Como brinde Wrangham detona com os Cruvídeos (Pessoas que acreditam que alimentos crus são a melhor escolha para uma boa saúde). Galera da malhação atenção! Ovo cru não é melhor que ovo cozido para a nossa saúde!!!

 

 

 

2ryg3r4.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Super completa 25. Acompanho a mesma desde o seu número zero, em que tinha um robozinho na capa (Acho que é a única revista que tem o número zero, era uma espécie de encarte que veio junto com outras revistas da abril ). Até o atual 308 de sua maturidade.

Lembro, lá pelas décadas de 80 e 90, em que esperava ansiosamente a chegada da revista vermelhinha para ler quase todas as reportagens. Até mesmo as de medicina que nunca foram de meu agrado. Na virada do século a super perdeu o seu jeito de ser. As reportagens são mínimas e se não fosse as fotos e os gráficos não dariam meia página. Anúncios e informativos triviais ocupam mais da metade da revista chegando o cúmulo de reportagem do tipo “E se..” em que se debate acontecimento alternativos da história. Até as indicações dos livros em que baseavam minhas leituras de ciência, hoje em dia são uma piada, além de indicações de cinema e seriados de TV que não tem nada de interessante.

Bem, continuo adquirindo a super mais por inércia. Reportagens boas e com profundidade são raras e a Galileu e a Popular Ciência vem apresentando melhores resultados neste tópico. Mas se você quiser algo de melhor qualidade, os livros são as melhores opções.

 

 

2vbugiu.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sempre gostei da parte "E se..." da revista!

 

Ultimamente só estou lendo as edições especiais. Achei bem doida a Super que falava sobre os 'Mutantes Reais' e tal, agora estou lendo a 'Decifrando os Super-Heróis'.

 

Saindo um pouco das revistas e livros, tem um site que gosto de ver porque sempre tem muitas curisidades sobre o mundo que é o Jornal Ciência

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sempre gostei da parte "E se..." da revista!

 

Ultimamente só estou lendo as edições especiais. Achei bem doida a Super que falava sobre os 'Mutantes Reais' e tal, agora estou lendo a 'Decifrando os Super-Heróis'.

 

Saindo um pouco das revistas e livros, tem um site que gosto de ver porque sempre tem muitas curisidades sobre o mundo que é o Jornal Ciência

 

Grato pela dica, Tica. Já conhecia o site. Também acho legal o site de ciência da Folha e da BBC. Também tem a do Instituto Ciencia Hoje e um site legal para iniciantes é a do Programa Ciência sem Fronteiras.

 

Quanto a Super a diverença entre o que tinhamos antes e o que temos hoje é imensa. Se tiver chance veja uma revista antiga lá do início você pode ter uma idéia. A Própria revista número 01 comparada com esta nova 308, temos uma quantidade maior de paginas e assuntos abordados,

 

Quanto ao tópico "E se.." da revistas são engraçadinhos, mas não passa disso.

 

Das revistas derivadas da Super a que leio mensalmente é a "Aventuras na História".

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...