Jump to content
Forum Cinema em Cena

Bolívia Com Todo Gás...


Nacka
 Share

Recommended Posts

O presidente eleito da Bolívia Evo Morales em um ato sem precedentes decretou a nacionalização da exploração de petróleo e gás naquele país incluindo aí ocupação pelo exército dos campos de produção da Petrobrás, maior empresa atingida pelo decreto. Com 51% do gás consumido pelo país, vindo da Bolívia, acho que podemos esperar bem mais do que um mero aumento no botijão (coisa que o governo nega) e aí o que acham?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 162
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 Evo PARECE ser um homem que quer lutar pela soberania do seu país e bem intencionado. Mas lembremos: de boas intenções o Inferno tá lotado... Seu ato foi precipitado e ofensivo. Espero que o Presidente (seria um ato que talvez redimisse parte da minha fé no Lula...) tome medidas enérgicas em relação a essa afronta e traição (quem viu o "Roda Viva" na semana passada sabe do que eu tô falando...).

 Espero diplomacia, mas antes de tudo coerência e postura do nossos representantes.    

Link to comment
Share on other sites

Sim. Quem assistiu o Jornal da Globo ontem? Eles fizeram um tipo de retrospectiva do cara e ficou bem evidenciado que a forma como tudo foi feito partiu de ações anteriores, nada inocentes diga-se. Deu a impressão que o homem (Evo) cozinhou a Petrobrás e o Lula em fogo brando deliberadamente. A pergunta que não quer calar: A Petrobrás receberá de volta o dinheiro que foi investido? E se não (muito provável), o que fará em seguida?

Percebe-se que o governo brasileiro não esperava esta ação, percebe-se também que eles querem fazer de conta que tudo não passou de um grande mal entendido. Parece aquela situação em que um de seus amigos, justo aquele cara mais legal, apronta feio e você lá cheio de dedos tentando resolver a bagaça de forma que tudo  seja corrigido, sem perder a amizade.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

esse Evo ta dando tiro no proprio pé..pode ser ate bem intencionado, mas com essa onda populista (a la Chavez) e anti-americana (principalmente) ele apenas afaga o ego da populacao, pq a medio/longo prazo a merda vai continuar por la. Ja estive na Bolivia em 3 ocasioes e a miseria la supera qq coisa vista aqui. Francamente, nao sei como aquilo la pode piorar, mas existe um tal de Murphy q diz "q qdo vc acha q td de pior ja passou, é vc q nao tem imaginacao o bastante.." E coibir a entrada de investimentos externos nao sei se ajuda algo, uma vez q o pais de Evo nao tem o trunfo do petroleo, de seu contemporaneo Chavez..

Link to comment
Share on other sites

Brasília está em polvorosa Lula reunido com seus ministros e dirigentes da Petrobrás, avaliam a situação...

Fatos: As refinarias da Petrobrás ocupadas pelo exército boliviano geram 70% do gás boliviano; 180 dias é o prazo que as empresas afetadas têm para decidirem se passam de donas à prestadoras de serviço; Antes deste decreto, a Petrobras Bolívia respondia por cerca de 18% do Produto Interno Boliviano (PIB) e 22% da arrecadação total dos impostos do país.

Icógnitas: Como ficará o Brasil depois disso? 70% de todo gás natural usado em São Paulo vinha da Bolívia; O país importa 25 milhões de metros cúbicos diários do produto; Dúvida do presidente da Petrobrás:

"Vamos falar com o governo boliviano para entender o que este decreto quer dizer..." o que diz o decreto, entre outras coisas:

Determina ações que afetam diretamente os interesses das empresas de petróleo e gás instaladas no país. Uma delas aumenta a tributação das petroleiras de 50% para 82%, restando apenas 18% para pagamentos de salários, imposto de renda e infra-estrutura, entre outros e mais, com o decreto, o presidente Morales determina ainda que o Estado passa a ter 50% mais 1% - ou seja, a maioria – das ações das refinarias. A dúvida aí, como comentou ontem no Jornal da Globo um ex-embaixador do Brasil em Washington é se a Bolívia vai repassar para a Petrobrás os gastos em investimentos que a empresa fez naquele país.


 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que a nacionalizalção do gás é direito da Bolívia, mas, se quiser mesmo levantar adiante isso, ela tem que devolver às empresas cada centavo investido no país. A Petrobrás investiu 1 bilhão lá, e agora eles simplesmente tomam? Se não houver ressarcimento eu acho que o Brasil deveria jogar duríssimo com a Bolívia, com sanções comerciais pesadas. E se não resolver, vamos invadir aquela merda mesmo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É O seguinte:

A Petrobrás é uma sociedade anônima onde o detentor de 51% das ações é o Estado.  Já os outros 49% pertencem a pessoas fisicas,que compraram ações da Petrobrás, seja uma ou dez mil.

O que quero dizer é : o 1 bilhão investido na Bolívia foi um investimento conjunto do Governo Brasileiro e de parcela da população brasileira.

Dito isto,

a) A Bolívia não irá indenizar as empresas petrolíferas, afinal é um país quebrado. O pouco dos empregos que existiam eram originários das empresas internacionais. Ex: 6 cidades estão em greve na Bolivia depois que o governo de Evo Morales proibiu a construção de uma siderurgica brasileira que iria dar 6.000 empregos aos bolivianos.

B) O Evo mentiu descaradamente para o Lula. Veio para Brasília antes de tomar posse, prometeu que não iria fazer nada contra a Petrobrás e ai está. Evo esfaqueou seu "pai", lullinha, pelas costas.

c) Sul e Centro-Oeste dependem 100% do gás da Bolívia. São Paulo depende em 70%.

d) Me irrita essa história de resolver "pacificamente" essa traição toda. Como disse alguem...Influência não se anuncia, se EXERCE. Essa história de enviar missão de paz à Bolivia, de querer acionar as vias jurídicas achando que o Evo vai respeitar é papo pra  boi dormir. A bolivia é mais dependente do Brasil do que eles imaginam. EMBARGO ECONOMICO JÁ! Até recuperarmos cada centavo que gastamos naquele paisinho.

e) Finalmente, o gás irá triplicar de preço no próximo mês. As reservas brasileiras só conseguem dar conta de mais um mês de fornecimento. Esperem aumentos no gás de cozinha, entre outros.

f) E o país que não crescia....não vai crescer mesmo nesse ano.

g) Devem estar se perguntando da reserva de Santos, neh? Bem, o Brasil iniciou agora a exploração da reserva, mas é esperado que o Brasil alcance o consumo de 70% do gás originário de Santos apenas em 2012. Mesmo assim, ainda seriamos dependentes de 30% do gás originário da Bolívia. We're fucked.

Elessar772006-5-2 10:42:42
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Apenas o ato de ocupar as refinarias com forças militares, já é o bastante para deixar o Brasil de sobre-aviso, sei q o Brasil vai entrar na OMC e em todos os canais competentes...assim como o governo da Espanha (Repsol)...

São milhões de empregos q seram perdidos na Bolivia, o país já é uma merda...assim então...

Acredito q se todas tentativas diplomáticas acabarem...so resta uma pequena guerra de umas duas semanas no máximo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esses presidentes chinfrins dos países da América Latina (incluindo o do Brasil) são de doer...smiley11.gifsmiley11.gif

Querer "retornar os recursos naturais do país" é uma coisa, mas ser duas caras é outra. Se ele ia fazer isso (e é claro que ele sempre teve a intensão de fazer isso), não precisava vir aqui no Brasil a cada 10 min. falando que não ia fazer. Isso é que piora a situação do cara.

Nesse caso, eu até apoiaria uma guerra/invasão, se a diplomacia não resolvesse. E sei lá se vai resolver, só se esse tal presidente tomasse muito semancol...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pois é, pra vcs verem q nos caudilhos do Chavez confianca vale nada.. lembram da amizade do Evo e do Lula antes do primeiro se eleger? Td em prol de ambos os poovos, sem preju de ninguem e blablabla? Pois é, Lula caiu do cavalo e agora deve estar querendo ver a caveira de seu "amigo da onça".. smiley36.gif

kd agora todos aqueles q defendiam Evo aqui mesmo?smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que a nacionalizalção do gás é direito da Bolívia' date=' mas, se quiser mesmo levantar adiante isso, ela tem que devolver às empresas cada centavo investido no país. A Petrobrás investiu 1 bilhão lá, e agora eles simplesmente tomam? Se não houver ressarcimento eu acho que o Brasil deveria jogar duríssimo com a Bolívia, com sanções comerciais pesadas. E se não resolver, vamos invadir aquela merda mesmo...[/quote']

Um dia de Estados Unidos para o Brasil. E um dia de Bush para o Lula. Nós não somos tão diferentes dos norte-americanos como pensávamos.

E a ironia é o companheiro morales fazer isto com o companheiro Lula. tsc tsc...

Conan o bárbaro2006-5-2 11:49:40
Link to comment
Share on other sites

Eu acho que a nacionalizalção do gás é direito da Bolívia' date=' mas, se quiser mesmo levantar adiante isso, ela tem que devolver às empresas cada centavo investido no país. A Petrobrás investiu 1 bilhão lá, e agora eles simplesmente tomam? Se não houver ressarcimento eu acho que o Brasil deveria jogar duríssimo com a Bolívia, com sanções comerciais pesadas. E se não resolver, vamos invadir aquela merda mesmo...[/quote']

Um dia de Estados Unidos para o Brasil. E um dia de Bush para o Lula. Nós não somos tão diferentes dos norte-americanos como pensávamos.

E a ironia é o companheiro morales fazer isto com o companheiro Lula. tsc tsc...

Hehehe... pensei nisto mesmo quando vi a mensagem do Fulgora... ahh... o que é o poder...  smiley36.gif

O Celso Amorim (Min Rel Ext) diz que o Brasil defende uma solução para crise por meio do diálogo... mas acho que isso é papo de diplomata, pelos contornos da crise se avizinha tempestade e das brabas...

Link to comment
Share on other sites

Resume bem:

Temos' date=' portanto, de um lado, o índio lutador aguerrido e, de outro, o ingênuo que fez mais do que qualquer outro nestas terras desde que Cabral aportou suas caravelas pelas bandas de cá.

Não fossem presidentes, as duas formas de delírio custariam apenas ironias e deboche. Mas, como a realidade é outra, a postura de Morales e Lula terá um custo mais alto para as sociedades boliviana e brasileira. [/quote']

Em tempo, o delírio do Lula seria a construção de um megagasoduto de 9,7 mil quilômetros de extensão que atravessaria o Brasil para ligar o mercado produtor de gás da Venezuela ao consumidor da Argentina, uma obra orçada em quase R$ 50 bilhões e quando isto foi escrito Evo Morales ainda não tinha rebaixado a Petrobrás à condição de mera prestadora de serviço... smiley36.gif

 

 

Nacka2006-5-2 12:39:2
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por incrível que pareça, concordo com o lordshake.

O Brasil nunca vai conseguir deixar de ser "bunda de puta" (como bem colocou o ilustre lord) enquanto não patrolar alguém pelo caminho. Na "selva" dos países sempre prevaleceu a lei do mais forte. Quem quer, tem que ir pegar. Nice guys finish last.

Link to comment
Share on other sites

Pode apostar que se tiver interesses políticos e financeiros, uma guerrinha será providenciada sob qualquer pretexto... afinal, somos pródigos em lascar com a vida de nossos conterrâneos ou seja tiramos vantagens e nadamos de braçada aqui, mas se tivermos que fazer isso com nossos hermanos o buraco é mais embaixo...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que a situação não vai chegar a uma guerra entre ambos os países.

Primeiro, o Brasil vai tentar a saída diplomática. Caso essa não tenha sucesso, ele apelará ao embargo econômico, que no caso da Bolívia já causaria o efeito de uma guerra.

A Bolívia tem 70% de sua população abaixo da linha de pobreza. O tapado do Morales admitiu quando nacionalizava as empresas que não tinha condições de administrar tooodooo aquele petroleo sozinho. Supondo que o Brasil rompa as relações diplomáticas e empregue um embargo, a Bolívia perderia o seu principal comprador, perderia todas as empresas que empregam os 30% da população restante, perderia a sua saída para o mar (afinal, a Bolívia não tem acesso ao mar, precisando do porto de santos entre outros para importar e exportar)......e assim em diante.

Acho que uma guerra não seria ideal, afinal, anexar mais traficantes e uma população pobre não seria, sinceramente, um lucro...claro..com exceção de todo o petróleo e gás que seriam nossos...smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que a situação não vai chegar a uma guerra entre ambos os países.

Primeiro' date=' o Brasil vai tentar a saída diplomática. Caso essa não tenha sucesso, ele apelará ao embargo econômico, que no caso da Bolívia já causaria o efeito de uma guerra.

A Bolívia tem 70% de sua população abaixo da linha de pobreza. O tapado do Morales admitiu quando nacionalizava as empresas que não tinha condições de administrar tooodooo aquele petroleo sozinho. Supondo que o Brasil rompa as relações diplomáticas e empregue um embargo, a Bolívia perderia o seu principal comprador, perderia todas as empresas que empregam os 30% da população restante, perderia a sua saída para o mar (afinal, a Bolívia não tem acesso ao mar, precisando do porto de santos entre outros para importar e exportar)......e assim em diante.

Acho que uma guerra não seria ideal, afinal, anexar mais traficantes e uma população pobre não seria, sinceramente, um lucro...claro..com exceção de todo o petróleo e gás que seriam nossos...smiley2.gif

[/quote']

O Brasil, fazer guerra?????

O Brasil adora se ferrar. Mas vinha conversando com meu pai hoje no carro e também achamos que o Brasil vai optar pelo embargo!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Brasil deveria dar uma prazo de uma semana para o Moralez voltar

atrás. Caso isso não ocorra basta lançar um ataque aéreo e destruir as

refinarias. De nada adianta ter o recurso se não se tem a tecnologia

para explorá-lo. Quem está em posição de fazer exigências somos nós,

não eles.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ataque aéreo?....com Mirage sucateado e Skywalks da déc. de 80?...seria uma piada...

Uma coisa, o Lula tem q levar esse assunto bastante sério, pq esse ano é ano de eleições, se ele for mal e perder essa queda de braço, todos os outros candidatos iram cair matando em cima disso, falando q ele não teve pulso para manter a situação sobre controle, e se ele conseguir ganhar, terá um ótimo carro-chefe para a sua campanha de releição...

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...