Jump to content
Forum Cinema em Cena

Sherlock Holmes: Os Filmes


Questão
 Share

Recommended Posts

  • Members

 

 Eu acho que você esta certo, LEOSPIDER. Foi mesmo o Moran que atirou o dardo envenenado que matou o irmão da cigana.

 

 Como eu já disse, acho que o 3º filme pode abrir com a adaptação do conto "A Casa Vazia" onde o Moran tenta matar Holmes para vingar o Professor.

 

 Pá BELL, quando falei de um Top, estava me referindo a atores que já tinham vivido o detetive, e não o contrario06. Mas caras que eu acho que ficariam legais no papel de Holmes são (sem ordem de preferencia)

 

 1- Michael C. Hall

 

 2- Edward Norton

 

 3- Clive Owen

 

 4- Hugo Weaving

 

 São caras bem diferentes, mas acho que todos ficariam bem interessantes na pele do detetive. Não consegui chegar a um top 5. E você, BELL, quais atores você acha que dariam boas encarnações de Holmes?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Agora dos que já viveram o Holmes, o meu Top 5 seria esse (sem ordem de preferencia)

 

 1- Basil Rathbone (Franquia da Universal)

 

 2- Christopher Plummer (ASSASSINATO POR DECRETO)

 

 3- Frank Langella (O MAIOR CASO DE SHERLOCK HOLMES)

 

 4- Robert Downey JR (Franquia do Guy Ritchie)

 

 5- Benedict Cumberbatch (Serie SHERLOCK da BBC).
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu tava lembrando de um filme que eu assisti há muuuuito tempo... acho que foi no corujão e nem consegui ver até o final... não lembro quase nada da trama, mas o que me marcou foi o fato do Moriarty ser amante da mãe do Holmes, que flagrou os dois na cama quando era criança. Achei isso meio tosco, mas interessante. Alguém aqui sabe que filme é esse???

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Nunca ví esse filme BELL, mais sei que ele existe. Pelo que eu saiba, é um drama. O Watson leva o Holmes para ver ninquem menos do que Freud, para que o pai da psicanalise tente curar o vicio em heroina do detetive. Sei que o Moriarty é vivido pelo Laurence Olivier, e que no fina das contas não era um chefão do crime. Tudo foi uma fantasia criada na cabeça do Holmes devido ao trauma causado pelo flagra que você citou. Vou te dizer que nunca tive curiosidade em ver esse filme.

 

 Engraçado que como o Doyle nunca detalhou muito o passado do Holmes, os roteiristas tem bastante liberdade criativa para explora-lo (não que eu ache necessario). Lembra que em O ENIGMA DA PIRAMIDE, o Holmes foi indiretamente responsavel pelo suicidio da mãe, já que descobriu através de dedução que o pai a estava traindo?

 

 Nos livros, pelo que eu me lembre, a unica tragédia no passado da familia Holmes é a morte de uma irmã do Sherlock e do Mycroft, que teria morrido jovem devido a saude fragil.
Questão2012-02-10 15:32:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Revisto SHERLOCK HOLMES: O CASO DAS MEIAS DE SEDA

 

 img700.jpg

 

  Ns trama, o Doutor Watson (Ian Hart) procura seu velho amigo Sherlock Holmes (Rupert Everett) após uma jovem ser encontrada estrangulada com uma meia de seda atada ao pescoço. Watson, que agora trabalha como médico legista da Scotland Yard acredita que há estranhas cirscunstancias na morte da jovem, mas seus colegas acham que deve ser apenas uma prostituta que se envolveu em um jogo sexual que saiu de controle. Com a ajuda de Holmes, fica provado que a jovem era na verdade a filha desaparecida de um aristocrata londrino. Quando mais jovens aristocratas começam a ser sequestradas assassinadas sempre da mesma forma, fica claro que há um serial killer a solta em Londrês.

 

  Lançado pela BBC em 2004, este filme funciona como uma especie de sequência de O CÃO DOS BASKERVILLE lançado pela mesma BBC em 2002. Ian Hart retorna no papel de Watson, mas Richard Roxburgh é substituido aqui por Rupert Everett. A ambientação tambem muda, pois aqui, a trama se passa toda em uma Londrês apinhada de gente, e coberta por uma constante e poluente neblina.

 

 A história parte de um cênario em que Holmes e Watson já não atuam juntos há algum tempo. O bom Doutor alias esta em vias de se casar novamente com a Doutora Vandeleur (Helen McClory) uma esperta psicóloga americana. Holmes já não vai tão bem, pois sem crimes interessantes ocorrendo, ele sente-se entediado, e se droga cada vez mais. O filme alías, começa com Holmes desfrutando dos serviços de uma casa de ópio, enquanto o corpo da primeira vitima do assassino é encontrado. Abertura que me lembrou muito a abertura do fraco DO INFERNO com Johnny Deep.

 

 Há muitas idéias interessantes em O CASO DAS MEIAS DE SEDA, como mostrar as drogas não apenas como a fuga do detetive do tédio, mas tambem como uma valvula de escape para suas frustrações. Retratar tambem os primeiros passos da psicologia criminal, representado na figura da noiva de Watson tambem foi uma boa sacada. Mas infelizmente, nenhuma dessas boas idéias são totalmente exploradas. O mistério do filme não é interessante, o que torna O CASO DAS MEIAS DE SEDA, um pouco choxo.

 

 Rupert Everett faz um Holmes mais interessante que seu antecessor, embora excessivamente blassé na minha opinião, mesmo para os padrões britânicos. Mas ainda sim, Everett é uma boa escolha fisicamente falando, e com certeza demonstra mais sagacidade e energia do que Richard Roxburgh. Já Ian Hart estava bem melhor em O CÃO DOS BASKERVILLE e aqui parece estar totalmente no piloto automatico

 

  Tecnicamente, o filme é muito bem feito, fazendo uma boa reconstituição da epoca. A fotografia optou por desglamourizar a fog londrina, retratando-a como era de fato, poluição. Infelizmente, isso deu uma aparencia feia ao filme, estéticamente falando.

 

 Enfim, O CASO DAS MEIAS DE SEDA não é um filme ruim, mas tambem não é um filme bom. É um filme meia boca. Desses dois filmes da BBC, apesar de O CASO DAS MEIAS DE SEDA ter um protagonista melhor, eu fico com O CÃO DOS BASKERVILLE, pois este é bem mais empolgante.

 

 Como curiosidade, temos Michael Fassbender, hoje conhecido como o jovem Magneto de X MEN: FIRST CLASS interpretando um dos suspeitos de ser o assassino das meias de seda.
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

 

 Visto a versão de 1939 de O CÃO DOS BASKERVILLE

 

 boneNigelBruceandRichardGreene-vi.jpg

 

  Já resenhei uma adaptação deste romance na pagina anterior, então me aterei ao basico. Sherlock Holmes (Basil Rathbone) é contratado para proteger Sir Henry Baskerville(Richard Greene) já que com a recente morte de seu tio, todos creem que a lenda do Cão Dos Baskerville, um cão demoniaco que teria por missão eliminar todos os memhros da falimia seja real. Mesmo não acreditando muito na lenda, Holmes envia seu companheiro o Dr Watson (Nigel Bruce) acompanhar Sir Henry a pequena cidade de Dartmoor, onde se localiza o Solar dos Baslerville, já que assuntos pessoais prendem o detetive a Londres. Enquanto tenta descobrir o que é mito e o que pe realidade, o bom Doutor testemunha Sir Henry se apaixonar pela bela e meiga Berlyl Stapleton  (Wendy Barrie)

 

 Bem divertida essa versão de O CÃO DOS BASKERVILLE de 39. Foi o primeiro dos 12 filmes a trazer Rathbone e Bruce na pele da dupla Holmes e Watson. Não ví todos os filmes, mas achei um dos melhores, perdendo apenas para A GARRA ESCARLATE que tem uma trama até relativamente parecida.

 

 É interessante o jeito como deram pra Holmes participar da trama sem participar muito, já que passa a maior parte do tempo disfrarçado. O momento em que el disfarçado de velho camelô fica tentando vender na cara dura produtos para Watson, Sir Henry e Srta. Stapleton é hilario.

 

 Até o Watson de Bruce esta mais esperto neste filme, pois nos filmes subsequentes o pobre Watson seria transformado em um boboca que só serve para alivíos cômicos. O romance de Sir Henry com a Srta. Stapleton tambem ganha mais importancia, o que acaba dando a moça um papel mais inocente do que o que aquela tem no romance original ou no filme de 2002 por exemplo.

 

 Visualmente, o filme é lindo. As charnecas inglesas sempre deram visuaius fantasticos, e na decada de 30, ninguem sabia explorar mais isso do que a Universal.

 

 Ainda assim, prefiro a versão de 2002, pois considera-la mais empolgante. Tenho curiosidade em conferir a versão da Hammer, embora em primeira instancia, Peter Cushing não me agrade como Holmes, e olha que gosto bastante do ator.

 

 PS: Alguem aqui já assistiu a algum dos filmes da franquia do Rathbone/Bruce?
Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • Members
Mr. Holmes | Foto mostra Ian McKellen como Sherlock [ATUALIZADO]Longa ainda não tem data para chegar aos cinemas
Natália Bridi
23 de Julho de 2014
20
 
 

Mr. Holmes (ex-A Slight Trick of the Mind), de Bill Condon, ganhou a sua primeira imagem. Afoto mostra Ian McKellen como Sherlock Holmes:

[Atualizado com uma imagem do ator no set]

Mr-Holmes-set-23jul2014.jpg

[09/07]

A-Slight-Trick-of-the-Mind-Empire-09jul2

A trama segue a história de um Sherlock Holmes aposentado (McKellen) que, aos 93 anos, é assombrado por um caso não resolvido no passado. Ele lembra apenas de fragmentos: o confronto com um marido nervoso e uma ligação secreta com sua bela e instável esposa. Com sua capacidade intelectual em declínio e sem o apoio de Watson, Holmes enfrenta o caso mais difícil da sua vida. Laura Linney assume o papel da da governanta Munro. O elenco também conta com Hattie Morahan e Hiroyuki Sanada.

Condon e McKellen trabalharam juntos antes em Deuses e Monstros (1998), filme que rendeu aodiretor um Oscar de Melhor Roteiro Adaptado.

Jeffrey Hatcher (A Duquesa) assina o roteiro.

 

 

FONTE: OMELETE

 

 McKellen é excelente. Fiquei bastante curioso em ver Sherlock Holmes nesta perspectiva de enfrentar a finitude da vida.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...