Jump to content
Forum Cinema em Cena

Melhor Filme de Steven Spielberg


FeCamargo
 Share

Qual o Melhor filme de Spielberg?  

101 members have voted

  1. 1. Qual o Melhor filme de Spielberg?

    • Munique (2005)
      7
    • O Resgate do Soldado Ryan (1998)
      10
    • Amistad (1997)
      3
    • A Lista de Schindler (1993)
      55
    • Jurassic Park (1993, 1997)
      25
    • Império do Sol (1987)
      4
    • A Cor Púrpura (1985)
      8
    • Indiana Jones (1984, 1989)
      18
    • ET - O Extra-Terrestre (1982)
      27
    • Tubarão (1975)
      7
    • outro filme
      17


Recommended Posts

  • Members

Talvez a marca dele seja o sucesso. O cara é Midas' date=' tudo que leva sua assinatura explode com certeza. A propósito, quanto tempo faz que ele não filma um bom pipocão? Daqueles tipo Indiana ou JP? [/quote']

Para mim, isso não ocorre desde... Bem, desde o próprio JP.
Minority Report
é bem dark e intrincado, não seria propriamente "pipocão", e Guerra dos Mundos e O Mundo Perdido são obras competentes que entretêm, mas são menores no contexto de sua filmografia.


Concordo plenamente!
E o melhor filme de entrenimento que Spielberg fez nos últimos anos foi o ótimo e divertido CATCH ME IF YOU CAN (Prenda-me Se For Capaz).

Crucifiquem-me!smiley36.gif Acho Prenda-me Se For Capaz de uma lentidão incoerente com a, como direi, temática da narrativa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Talvez a marca dele seja o sucesso. O cara é Midas' date=' tudo que leva sua assinatura explode com certeza. A propósito, quanto tempo faz que ele não filma um bom pipocão? Daqueles tipo Indiana ou JP? [/quote']

 

Para mim, isso não ocorre desde... Bem, desde o próprio JP.

Minority Report é bem dark e intrincado, não seria propriamente "pipocão", e Guerra dos Mundos e O Mundo Perdido são obras competentes que entretêm, mas são menores no contexto de sua filmografia.

 

Concordo plenamente!

E o melhor filme de entrenimento que Spielberg fez nos últimos anos foi o ótimo e divertido CATCH ME IF YOU CAN (Prenda-me Se For Capaz).

Crucifiquem-me!smiley36.gif Acho Prenda-me Se For Capaz de uma lentidão incoerente com a, como direi, temática da narrativa.

 

Também não me excitei muito com o filme. Um Spielberg meio "aguado", mesmo que tecnicamente de ponta (o visual é ótimo).

Gustavo²2006-9-10 23:18:24

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comecei a ver A.I.' date=' vi os primeiros 40 minutos e estava gostando MUITO do que eu estava vendo, mas aí a porr#%¨$#%¨*# do dvd da locadora tava riscado.[/quote'] smiley36.gif

Talvez tenha sido melhor ficar sem ver o final desse filme. Preciso ver "Contatos Imediatos...", Encurralado, A Cor Púrpura e Império do Sol.

Ué, gosto muito do final de A.I. Um dos mais tristes, senão o mais, nos filmes do Spielba.

É mesmo, um dos mais tristes. No pior sentido da palavra.

SPOILERS!

Dizem que se o filme tivesse acabado com David rezando eternamente para a Fada Azul (ai, ai) se tornar um menino de verdade, seria melhor. Sinceramente, tenho minhas dúvidas.

Uma coisa é você ser fã de um diretor; outra bem diferente é aplaudir tudo o que ele faz. A primeira parte do filme (que vai até quando Monica abandona David na floresta) é até bonitinha: David tentando conquistar, no mínimo, a afeição de Monica, é até envolvente. Mas a partir de então, o filme desanda: os robôs sendo perseguidos pelo personagem de Brandan Gleeson (até esqueci o nome) e a tal da Feira de Peles é de uma chatice incomum nos filmes do Spielba. Quando parece retomar o clima mais envolvente do início do filme, com David e Joe chegando a NY, inundada, eis que vem o final do filme e aí Spielba destrói tudo mesmo, um filme que poderia ser até mediano.

Um filme equivocado (para dizer o mínimo), que deve ter feito Kubrick se revirar no túmulo.

skellington2006-9-11 12:19:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De novo esse assunto incômodo e superado há tempos, a crucificação dos "erros" de Spielberg que não teria feito "jus" àquilo que Kubrick "teria feito", ou que com certeza Kubrick teria feito "melhor"... Permitam-me vomitar um pouquinho ( vomit-smiley-007.gif), antes de deixar minha opinião, que se refere a esse tipo de comentário em geral e a ninguém aqui do fórum em particular.

 

Jan Harlan já deixou explicitamente claro - talvez por um bilhão de vezes - que o desfecho de A.I. na realidade não é muito diferente daquele pretendido por Stanley Kubrick. Até mesmo quem já viu raros esboços de produção confirma que a maioria das idéias do falecido diretor foram respeitadas na prática.

 

Não entendo por que os fãs de Kubrick não aceitam esse fato, cuja responsabilidade pela sua desilusão com o produto final recai também sobre os ombros do seu amado diretor e ponto final. Querem ter a palavra final sobre o projeto, mais até do que seus dois idealizadores. Isso é o cúmulo do ridículo.

Acham Kubrick um deus na Terra, mas não percebem que ele pessoalmente chamou Spielberg para concretizar seu projeto por acreditar em suas qualidades como contador de histórias desse tipo. Daí veio uma parceria criativa. Spielberg cumpriu sua tarefa.

 

Os dois são donos de personalidades cinematográficas tão distintas, e justamente a colaboração entre ambos os gênios resultou num filme desconcertante e único, uma fusão de talentos, naturalmente divisivo. Mas não, os fãs de Kubrick (ou os detratores de Spielberg) queriam que tudo fosse 100% Kubrick.

 

É no mínimo, uma flagrante contradição. No máximo, a cegueira do fãzoidismo xiita bloqueando a visão dos fatos.

 

 



 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

De novo esse assunto incômodo e superado há tempos, a crucificação dos "erros" de Spielberg que não teria feito "jus" àquilo que Kubrick "teria feito", ou que com certeza Kubrick teria feito "melhor"... Permitam-me vomitar um pouquinho ( vomit-smiley-007.gif), antes de deixar minha opinião, que se refere a esse tipo de comentário em geral e a ninguém aqui do fórum em particular.

Jan Harlan já deixou explicitamente claro - talvez por um bilhão de vezes - que o desfecho de
A.I.
na realidade não é muito diferente daquele pretendido por Stanley Kubrick. Até mesmo quem já viu raros esboços de produção confirma que a maioria das idéias do falecido diretor foram respeitadas na prática.

Não entendo por que os fãs de Kubrick não aceitam esse fato, cuja responsabilidade pela sua desilusão com o produto final recai também sobre os ombros do seu amado diretor e ponto final. Querem ter a palavra final sobre o projeto, mais até do que seus dois idealizadores. Isso é o cúmulo do ridículo.
Acham Kubrick um deus na Terra, mas não percebem que ele pessoalmente chamou Spielberg para concretizar seu projeto por acreditar em suas qualidades como contador de histórias desse tipo. Daí veio uma parceria criativa. Spielberg cumpriu sua tarefa.
 
Os dois são donos de personalidades cinematográficas tão distintas, e justamente a colaboração entre ambos os gênios resultou num filme desconcertante e único, uma fusão de talentos, naturalmente divisivo. Mas não, os fãs de Kubrick (ou os detratores de Spielberg) queriam que tudo fosse 100% Kubrick.

É no mínimo, uma flagrante contradição. No máximo, a cegueira do fãzoidismo xiita bloqueando a visão dos fatos.

[/quote']

Acho que vc mesmo descreveu o conteúdo desse post - vômito. Ou vc não percebeu que generalizou todos os admiradores do Kubrick? Essa rivalidade que A.I. representou para os fãs de ambos os diretores devia corar as bochechas de todos os que se metem em fazer comentários rancorosos.

Não peguei o contexto, não li o post do skellington por causa dos spoilers então posso ter perdido alguma coisa; mas o comentário do Gustavo me pareceu uma viúva descontando a frustração em crianças que brincam na rua.

Na boa, relaxa com alguns comentários pelo menos pra não alimentar essa aversão imbecil.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Só quero deixar bem claro: não sou fãzóide de Kubrick, não! É que acho A.I. pavoroso mesmo e aquela frase "Kubrick deve ter se revirado no túmulo" dá um efeito legal. smiley36.gif

Mas tudo bem. O sujeito que fez Jurassic Park, A Lista de Schindler, a trilogia Indiana Jones e Tubarão, tem crédito de sobra.

skellington2006-9-11 16:7:6
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gostei de AI... não chega nem perto dos grandes filmes do Spielbrg, mas é legalzinho... também não gosto de afirmar que "Kubrick teria feito melhor"... isso nós nunca vamos saber, e estariamos menosprezando o trabalho do Spielberg (que não é ruim nesse filme).... foi legal ver um filme em conjunto entre dois grandes nomes do cinema....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os que eu já vi em negrito:

2005 - Munique (Munich)
2005 -
Guerra dos mundos (War of the worlds)
2004 -
O Terminal (Terminal, The)
2002 -
Prenda-me se for capaz (Catch me if you can)
2002 -
Minority report - A nova lei (Minority report)
2001 -
A.I. Inteligência Artificial (A.I. Artificial Inteligence)
1998 -
O resgate do soldado Ryan (Saving Private Ryan)
1997 -
Amistad (Amistad)
1997 -
O Mundo Perdido - Jurassic Park (Jurassic Park: The Lost World)
1993 -
A Lista de Schindler (Schindler's List)
1993 -
Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (Jurassic Park)
1991 -
Hook - A volta do Capitão Gancho (Hook)
1989 -
Além da eternidade (Always)
1989 -
Indiana Jones e a última cruzada (Indiana Jones and the last crusade)
1987 -
Império do sol (Empire of the sun)
1985 -
A cor púrpura (Color purple, The)
1984 -
Indiana Jones e o templo da perdição (Indiana Jones and the temple of doom)
1982 -
E.T., o extra-terrestre (E.T., the extra-terrestrial)
1982 -
Poltergeist, o fenômeno (Poltergeist)
1981 -
Os caçadores da arca perdida (Raiders of the lost ark)
1979 -
1941 - Uma guerra muito louca (1941)
1977 -
Contatos imediatos de terceiro grau (Close encounters of the third kind)
1975 -
Tubarão (Jaws)
1974 -
Louca escapada (Sugarland express, The)

Faltam somente 9. Votei em A Lista de Schindler, cheguei a me emocionar no final deste filme fantástico e me perguntei, por que tanto ódio meu Deus, por que vc permitiu tudo isto?

Pensei em votar no Resgate do Soldado Ryan que é fantástico, nota 10, Munique que tb é ótimo, nota 8, Guerra dos Mundos que é muito interessante, nota 8, Império do Sol que é também muito bom, nota 9 e recomendo. Tubarão que é legal, nota 8. Só não curti A.I mas todos os outros que eu assisti são muito bons e muito fodasticos. 

Barrozo2006-9-12 10:12:6
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em "Poltergeist" ele é produtor do filme' date=' não?[/quote']

Bem, segundo o Adorocinema.com, além de ter trabalhado na produção e roteiro do filme, ele praticamente o dirigiu.

"- Apesar dos créditos do filme indicarem que Tobe Hooper é o diretor de Poltergeist, na verdade ele ficou apenas encarregado com o trabalho mecânico de rodas as cenas. A grande maioria das decisões criativas do filme foram de Steven Spielberg, roteirista e um dos produtores de Poltergeist."

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Anfíbio fala com razão.

 

Spielberg é Mestre.

 

Ele conduz tão bem a imagem, que mesmo se a narrativa enfraqueça, eu costumo dar um crédito para o velinho.

 

Nunca tive grandes decepções com ele.

 

E meu voto vai para "O Resgate Do Soldado Ryan". O filme mais importante da minha vida.

 

OBS: Prestar particular atenção nos créditos finais, quando é tocada aquela OBRA-PRIMA de um outro Mestre, dessa vez John Williams, "Hymn To The Fallen"
zoiozazu2006-10-29 20:41:07
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A trilogia "Indiana Jones" é fantástica. Talvez o melhor momento do cinema de aventura em toda a história, excetuando o épico "Lawrence da Arábia". E, para mim, "Os Caçadores da Arca Perdida" é a melhor obra de Spielberg, embora também goste muito de algumas outras.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

votei em a lista de schindler.

 

os filmes de spielberg q eu nao gosto são:

o mundo perdido

jurassic park 3 -- o 4 já está a caminho 07

poltergeist -- (e pq nao incluí-lo na lista?) nao vi nada assustador nesse filme

o resgate do soldado ryan -- talvez esse seja um dos vários filmes q eu

nao gostei pq assisti numa época em q nao tinha maturidade e capacidade de interpretação suficientes pra entender a história. tenho q assistir de novo.

tubarão -- as pessoas falam do clima de tensão existente nesse filme, mas eu senti isso qnd assisti. como naquela época eu tbm nao vi nada de interessante da cena do chuveiro de psicose, e na cena do elevador em vestida para matar, preciso ver tubarão de novo.

 

hook eu gostei qnd era criança. hoje o filme me parece esquisito no mau sentido. o personagem clichê q esquece das coisas q sao realmente importantes na sua vida (como dar atenção a sua família por exemplo), e acaba descobrindo seu erro no final, incomoda bastante.
Lucy in the Sky2006-11-02 13:39:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

jurassic park 3 -- o 4 já está a caminho 07

 

esse não é dele.

 

vou comentar um pouco os do spilba que eu vi:

tubarão - oh yeah! mudou nossa concepção de tubarão para sempre (by enxak)

contatos imediatos de 3º grau - esse é um que eu preciso rever. lembro que o achei um spielberg bem incomum. dá até pra desenhar umas teorias conspiratórias. e o richard dreyfuss 16

caçadores da arca perdida - início, e que início, de uma das melhores sagas do cinema.

e.t. - me marcou na infância. revi esse ano e quase chorei. 0806 detalhe: nunca chorei vendo filme...

o templo da perdição - um dos filmes mais divertidos que eu já vi.

a última cruzada - antes de revisitar, esse é o meu favorito da trilogia indy.

jurassic park - eu e mais uma geração de moleques se aterrorizaram quando vêem pela primeira vez numa sessão da tarde o que um dino pode fazer. e um dos filmes mais divertidos de todos os tempos.

a lista de schindler - bom.

o resgate do soldado ryan - bom.

minority report - esse eu preciso rever, mas eu adorei na primeira vez que eu vi, na ocasião do lançamento.

o terminal - fraquinho, fraquinho...

guerra dos mundos - também achei fraco. pareceu um parque de diversões mal feito.

munique - tinha um grande potencial, mas o filme se enfraqueceu por ser episódico e longo demais.

é, acho que ele está devendo faz um tempinho, excetuando-se os que eu não vi.

mas... sobre ele não ter marca própria, é um pouco complicado. entre tubarão e jp os filmes tem um aspecto parecido - na estrutura, nos personagens e no ritmo emocional dos filmes.rubysun2006-11-02 13:26:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Editando minha lista:

 

1) A Lista de Schindler

2) O Resgate do Soldado Ryan

3) Indiana Jones e a Última Cruzada

4) Munique

5) Contatos Imediatos do Terceiro Grau

6) A.I. - Inteligência Artificial

7) Indiana Jones e o Templo da Perdição

8) Os Caçadores da Arca Perdida

10) Minority Report - A Nova Lei

11) E.T. - O Extraterrestre

12) Prenda-Me Se For Capaz

13) O Terminal

14) Guerra dos Mundos

 

Se encherem o saco, e eu tiver paciência comento.
ltrhpsm2006-11-07 22:55:45
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sem dúvida alguma, Contatos Imediatos do Terceiro Grau. De qualquer sorte, Spielberg erra a mão poucas vezes, levando em consideração a extensão de sua filmografia.

 

Podem acusá-lo de manipulativo, maniqueísta, o que seja. Poucos na história levaram às telas tão bem quanto ele a magia do cinema sob a forma de sons e imagens. E Contatos é, pra mim, o exemplo máximo disso.
Alexei2006-11-02 16:42:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

À exemplo do que fiz em alguns outros tópicos, postarei uma lista de cotações das obras que ví do diretor, já que comentar sobre cada uma iria tomar muito tempo (tanto o meu quanto o de quem iria ler).

Encurralado - *****

Louca Escapada - ***

Tubarão - ****

Contatos Imediatos de Terceiro Grau - ***

1941 - ...não vi inteiro

Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida - *****

Poltergeist - ***

E.T - O Extraterrestre - ****

No Limite da Realidade - **

Indiana Jones e o Templo da Perdição - ****

A Cor Púrpura - não vi

Império do Sol - vi há muito tempo, mas lembro ter gostado

Indiana Jones e a Última Cruzada - *****

Além da Eternidade - **

Hook - A Volta do Capitão Gancho - **

Jurassic Park - *****

A Lista de Schindler - *****

O Mundo Perdido: Jurassic Park - **

Amistad - ***

O Resgate do Soldado Ryan - ****

A.I - Inteligência Artificial - ***

Minority Report - *****

Prenda-me Se For Capaz - ***

O Terminal - ***

Guerra dos Mundos - **

Munique - *****

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...