Jump to content
Forum Cinema em Cena

Jurassic Park


Engraxador!
 Share

Qual é o melhor filme da série Jurassic Park?  

17 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme da série Jurassic Park?

    • Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
      61
    • O Mundo Perdido - Jurassic Park
      4
    • Jurassic Park 3
      2


Recommended Posts

  • Members

Bom, vou dar uma prévia aqui, mas isso precisa de maior elaboração e isso leva tempo... Basicamente, Jurassic 1 tenta ser um filme reflexivo (como o livro de Chrichton é), onde Spielberg tenta levantar questões interessantes como as colocadas na mesa de jantar logo após o primeiro tour pelo parque...

Aquele papinho 'o parque não foi feito só para os super-ricos' sendo respondido por 'ok, teremos um dia com descontos' me soa um discursinho moralista de primeira série 'olha como o Hammond e seu advogado são capitalistas'... Não existe sutileza na abordagem dessas questões, sendo que a única que realmente sobrevive sem nenhum arranhão é aquela em que Malcolm diz que 'a natureza encontra um meio'... No mais, ao confrontarmos essas questões com cenas de ação forçadas (nada contra) fica a dúvida: Spielberg quer o quê com seu filme? Discutir alguma coisa ou apenas oferecer entretenimento sadio e descompromissado?

Não sei se me fiz entender, mas a crítica do KMF resume de forma brilhante a questão...

No mais:

Jurassic Park - ****
O Mundo Perdido - ****
Jurassic Park 3 - ****

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim, o primeiro filme é muuuito superior aos outros dois. O primeiro é mágico, conseguiu uma identificação perfeita entre a platéia e os personagens (pois tanto eles como nós estávamos vendo dinossauros reais, de uma forma que nunca tinhamos visto antes). Dizem que os efeitos estão ultrapassados, mas ainda assisto e não consigo ver nenhum defeito, nenhuma tela verde, nenhum movimento robótico ou falso... Efeitos melhores que muitos filmes feitos hoje pela própria Light e Magic ou pela Weta. A história é simples, mas funciona muito bem, os personagens são simpáticos o suficiente para torcermos por eles. Mas é claro que os dinos roubam a cena. Se formos analisar, eles aparecem pouquíssimo no filme, se não me engano, as cenas com eles não somam seis minutos... Talvez seja por isso que são tão marcantes. Quem vai esquecer da primeira aparição do Brachiossaurus? Ou do primeiro ataque do T-Rex na chuva? Da inteligência sacana dos Raptores? Ou do final apoteótico(absurdo se pensarmos coerentemente, mas mesmo assim é FODA PRA CARALHO!)?

 

 

 

Como já disse antes, acho que o primeiro filme tem váários defeitos, porém suas qualidades superam em muito as imperfeições. Foi o último filme que fez eu me sentir uma criança, e acho que a mágica não vai se repetir. Nota 11, já que é pra quantificar.

 

 

 

O segundo filme já é o contrário... acho os efeitos piores em algumas partes, embora melhores na maioria das cenas. Essa irregularidade incomoda. E o roteiro (?) é tão ruim, mas tão ruim, e tem tantos furos... se eu que era fã me senti incomodado, não posso culpar a maioria das pessoas por odiarem esse filme. Spielberg claramente fez apenas por dinheiro, e não poderia sair nada que preste disso. Mas pra quem não se incomodou, deve ter sido muito bom mesmo, tem os dinossauros ainda mais ferozes, tem as cenas fantásticas que o Dook já citou, então merece uma nota 5 (mas só pelas cenas mesmo).

 

 

 

Eu gosto do Jurassic III. Acho que a única coisa que falta foi um final melhor, mais grandioso (hmmm, estou parecendo o Lordshake). Afinal, há cenas delirantes de ação durante o decorrer do filme, e ele acaba com os humanos e os raptores resolvendo suas diferenças na base da "conversa"... sinceramente, deveriam ter deixado a luta entre o Spinossauro e o Tiranossauro para o final, e esta deveria ter sido maior (mas mesmo curta, acho que dá de dez a zero na luta entre o King Kong e os três Tiranossauros). A histórinha da reconciliação familiar é chatinha, mas é eclipsada pelo carisma do personagem Alan Grant, que juntamente com a Dra. Ellie, dão um sabor nostálgico ao filme. E o Spinossauro é um vilão legal, embora eu ache que deveria ter perdido pro Tiranossauro.

 

Nota 7.RAZIEL2006-5-6 15:28:47

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bela explanação sobre os 3 filmes' date=' embora eu ache que sua admiração pelo 1 se dê mais por sensações pessoais do que por elementos presentes (ou ausentes) no filme...

 

 

[/quote']

 

 

 

Mas é verdade! Por isso mesmo, sou capaz de admitir que o filme tem vários defeitos, mas ainda assim, é meu filme preferido. Gosto mais dele do que de outros filmes que considero perfeitos, mas que não causaram a mesma sensação de encanto. Existem centenas de filmes com roteiro melhor, história mais inteligente, atores fantásticos... mas não adianta, o filme que fez eu me sentir um moleque de 10 anos foi Jurassic Park, e por isso ele tem um lugar especial em meu coração. smiley19.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Prefiro o primeiro. E sim' date=' principalmente por razões mais pessoais, como o Raziel.[/quote']

 

Idem.

 

O filme é o meu favorito de todos os tempos, e me cativou por completo durante a minha juventude. Nem sei se conseguiria explicar com exatidão o fascínio que o filme exerce sobre mim. Quando conseguir, poderei me "aposentar".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members



Mas é verdade! Por isso mesmo' date=' sou capaz de admitir que o filme tem vários defeitos, mas ainda assim, é meu filme preferido. Gosto mais dele do que de outros filmes que considero perfeitos, mas que não causaram a mesma sensação de encanto. Existem centenas de filmes com roteiro melhor, história mais inteligente, atores fantásticos... mas não adianta, o filme que fez eu me sentir um moleque de 10 anos foi Jurassic Park, e por isso ele tem um lugar especial em meu coração. smiley19.gifsmiley36.gif [/quote']

Pô, faço minhas as suas palavras... Sou mais um daqueles que viu o filme quando moleque e ja viu mais de 50 vezes. Amo o filme. Tento ve-lo denovo pra ter uma opinião mais crítica mas não adianta, acho defeitos, mas funciona tão bem como um todo que eu não mudaria nada nele.

O The Lost World acho bem irregular, personagens ruins (Assassinaram o Malcolm!), piadas sem graça e na hora errada, furos no roteiro... O que talvez salve são mesmo algumas boas cenas de ação, como a do trailer, a dos Estegossauros na mata, da manada de herbívoros sendo caçados, mas aí logo em seguida vem uma pra estragar, como o corre e corre fugindo do TRex, quase todas dos velociraptor... Pra mim, não convence.

E não gosto do terceiro, o roteiro parece feito por uma criança às pressar pra ser entregue no fim da aula.

Enfim, acho o primeiro ótimo, o segundo mediano e o terceiro ruim. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ah eu continuo achando o segundo tão bom com o primeiro, mas não tem a msm magia como disse o raziel a magia q só tem no 1, e acho q o q o 1 fez com o mundo não é qualquer filme q faz, e acho q isso deve ser levado em consideração sim na analise, é o 2 nao é ruim q nem disem... posso nao ter tido a mesma sensação do primeiro, mas eu vi q a historia continuou e o final foi legal e me abriu espectativas dos dinossauros nos continentes em um terceiro e o tericeiro furou minhas espectativas

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Minha opinião é parecida com a da Veras. Eu gosto muito do primeiro filme e acho o terceiro bem bacana, com o casal que faz os pais neuróticos (Bill Macy e Tea Leoni) ótimo. Mas o segundo... Parece que foi feito com os retraços da montagem do primeiro. O roteiro é um desastre completo, sem conexão, sem conteúdo, sem porra alguma.

A única cena que eu acho realmente bacana é a queda da personagem da Julianne Moore. Esta, aliás, tremendamente desperdiçada.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que salva o segundo são algumas cenas mais tensas que as do primeiro, como a do trailer, que é a melhor do filme. No entanto, mesmo assim o filme é irregular demais e fica muito abaixo do primeiro.

Sobre a resolução da questão entre os raptors e os humanos no terceiro filme, que alguém comentou antes, eu achei ótima. É absolutamente inesperado, estamos esperando mais sangue ou alguma fuga mirabolante, e o negócio termina com uma conversa.

Mas claro que não há cenas melhores que a dos raptors na cozinha ou a primeira aparição do T-Rex, no original.

Acho que o motivo de não se gostar tanto do segundo é simples: Jurassic Park e Jurassic Park III são filmes de aventura; O Mundo Perdido está mais para um filme de ação.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu tenho essa duvida a muito tempo' date=' então vou perguntar qual a diferença de um filme de ação pra um filme de aventura? na teoria se sabe a diferença mas ambos generos se esbarram muito...[/quote']

Para mim um gênero não exclui o outro, os dois podem coexistir em um filme. O Mundo Perdido tem o lado da ação mais reforçado e se esquece um pouco da aventura... e um filme com dinossauros, etc., PRECISA de um enfoque de aventura.

Link to comment
Share on other sites

Eu revi os 3 em DVD ano passado... Cada vez mais o primeiro vai diminuindo pra mim... O segundo e o terceiro permanecem estáveis...

Mas é no primeiro que tem a melhor cena dos três... quando eles vêem os dinos por completo pela primeira vez, conseguiu me fazer ficar de boca aberta... mas como você disse, os 3 tem defeitos. O que eu menos gosto é do JP3 (casal mala)...  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hahah o casal-mala é que é, pra mim, o grande barato do terceiro filme. Todas as principais neuras do casal moderno estão ali, ainda que em pequenos lampejos. E o engraçado é que toda a estória funciona como uma terapia de casal, sendo que os terapeutas são os dinos... E não é que me convenceu?

É uma pitada de densidade num filme que, pra mim, era pra ser completamente descerebrado. Ponto para Jurassic Park III.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Casal mala, mas engraçadíssimo... Ok que a Téa Leoni é o estereótipo da loura burra, mas o William H. Macy rouba a cena como o pai e comerciante atrapalhado, um contraponto divertido à rabugentisse hilária do Alan Grant...

No mais, o Alexei colocou de forma brilhante: os dinos acabam atuando como terapeutas do casal... hehehehe

Não à toa, os roteiristas foram o Alexander Payne e seu parceiro (não lembro o nome agora) que já nos deram About Schmidt e Sideways...

Link to comment
Share on other sites

Eu me confundi, quando falei casal mala quis identificar o filme por aqueles personagens e não que gostasse menos do filme por causa do casal, ok. concordo com vocês sobre eles... (mas o filme continua sendo o que menos gosto na trilogia)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu gosto muito do primeiro filme e não gosto nada dos demais. Pra mim, o segundo filme foi a maior pisada na bola da carreira de Spielberg. Agora este detalhe que o roteiro do terceiro foi escrito por Alexander Payne e Jim Taylor, me deixou intrigado, vou ter que revê-lo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hahah o casal-mala é que é, pra mim, o grande barato do terceiro filme. Todas as principais neuras do casal moderno estão ali, ainda que em pequenos lampejos. E o engraçado é que toda a estória funciona como uma terapia de casal, sendo que os terapeutas são os dinos... E não é que me convenceu?

É uma pitada de densidade num filme que, pra mim, era pra ser completamente descerebrado. Ponto para Jurassic Park III.

uhauhauahua gostei, nunca tinha visto o filme por esse lado, mas faz muito sentido... quado eu falo mal do 3 nao é pq eu falo mal dele como ele, ele é legal até porem como jurassic park decepiciona, c nao fisese parte de cine serie tudo bem... c chamasse casal no divã jurassico tudo bem... mas achoq  u titulo traz uma espectativa, e o msm nao consigui cumprir, mas analisando isoladamente o 3 tambem é mt legal, mas eu nao consigo enchegar o 3 como um filme isolado por naturesa como dook consegue... eu não encaro cinema como todo filme é um e deve valer por ele mesmo (a principio deve) mas quando faz parte de uma serie, é uma consinuação deve valer pela coninuação deve ter a ver com os outros filmes...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu tenho essa duvida a muito tempo' date=' então vou perguntar qual a diferença de um filme de ação pra um filme de aventura? na teoria se sabe a diferença mas ambos generos se esbarram muito...[/quote']

Para mim um gênero não exclui o outro, os dois podem coexistir em um filme. O Mundo Perdido tem o lado da ação mais reforçado e se esquece um pouco da aventura... e um filme com dinossauros, etc., PRECISA de um enfoque de aventura.

mas vc ainda nao me respondeu qual a diferença do genero ação e aventura?

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...