Jump to content
Forum Cinema em Cena

Jurassic Park


Engraxador!
 Share

Qual é o melhor filme da série Jurassic Park?  

17 members have voted

  1. 1. Qual é o melhor filme da série Jurassic Park?

    • Jurassic Park - Parque dos Dinossauros
      61
    • O Mundo Perdido - Jurassic Park
      4
    • Jurassic Park 3
      2


Recommended Posts

  • Members

Dook, considerando que hoje em dia ainda há mortes por ataque de leões, ursos, rinocerontes e até búfalos, de pessoas que não souberam a reação correta quando estavam perto dos animais, acho perfeitamente plausível o uso da lanterna. Não que aquela cena seja importantíssima para o filme, mas não acho certo citá-la como demérito.03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Jurassic Park é cheio de absurdos (a cena da lanterna nem é das piores, de fato nunca tinha pensado nela como absurda até o Calvin falar), mas ao menos pra mim, o filme sempre foi uma experiência muito mais emocional do que intelectual. Todos os absurdos ou furos são literalmente apagados frente à sensação de maravilhamento que o filme me causa. Já O Mundo Perdido... hmmm, é um filme que já vi umas quatro vezes, eu sempre tento gostar, mas algo nele me incomoda. Vou assitir de novo logo logo (tenho o box com os três filmes), pra tentar comentar o que é (mas de cabeça, eu lembro que os personagens não me cativaram, e achei as situações meio forçadas). Pra mim, o maior problema de Jurassic Park 3 é a falta de um final apoteótico, que realmente nos prenda na cadeira... fica uma sensação de frustração, um "quero mais", mas eu acho que é um bom filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Dook' date=' considerando que hoje em dia ainda há mortes por ataque de leões, ursos, rinocerontes e até búfalos, de pessoas que não souberam a reação correta quando estavam perto dos animais, acho perfeitamente plausível o uso da lanterna. Não que aquela cena seja importantíssima para o filme, mas não acho certo citá-la como demérito.03[/quote']

 

Você está certo, não é correto citá-la como demérito, tampouco citar situações parecidas no filme seguinte como demérito.

 

03

 

Minha maior birra com Jurassic Park (se é que posso chamar assim, já que gosto muito do filme, embora menos do que vocês) é que o filme se leva extremamente a sério em absolutamente tudo. Em O Mundo Perdido Spielberg sacou que dinos são elementos totalmente B e se permitiu fazer algo menos sisudo (o mesmo valendo para o III). OK, não isento de problemas, bem entendido...

 

Também não gosto da fotografia do primeiro Jurassic (bola muito fora do Kundey, um DOP que admiro muito, fez obras fantásticas nos filmes do Carpenter, mas aqui cagou feio); também não gosto de alguns diálogos cheesy que constrastam com o tom sério que o filme busca durante seus momentos expositivos.

 

Enfim, um filme a ser revisto... A última revisada deu 4/5
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Jurassic Park é cheio de absurdos (a cena da lanterna nem é das piores' date=' de fato nunca tinha pensado nela como absurda até o Calvin falar), mas ao menos pra mim, o filme sempre foi uma experiência muito mais emocional do que intelectual. Todos os absurdos ou furos são literalmente apagados frente à sensação de maravilhamento que o filme me causa. Já O Mundo Perdido... hmmm, é um filme que já vi umas quatro vezes, eu sempre tento gostar, mas algo nele me incomoda. Vou assitir de novo logo logo (tenho o box com os três filmes), pra tentar comentar o que é (mas de cabeça, eu lembro que os personagens não me cativaram, e achei as situações meio forçadas). Pra mim, o maior problema de Jurassic Park 3 é a falta de um final apoteótico, que realmente nos prenda na cadeira... fica uma sensação de frustração, um "quero mais", mas eu acho que é um bom filme.[/quote']

 

Pois é... comigo é o mesmo, só que Spielberg faz algumas escolhas estéticas em O Mundo Perdido (o filme inteiro é escuro, mesmo durante o dia) que me agradaram bastante ao passo que algumas escolhas no primeiro Jurassic me desagradaram bastante. Claro que fica difícil engolir o protótipo de Jar Jar Binks na figura da menina irritante, mas conseguir extrair tensão daquela sequência do trailer despencando não tem preço (por mais que sua conclusão seja um atentado à física, whatever). E os velociraptors famintos atacando na grama alta; e os compys devorando o vilão covarde na floresta; etc, etc.

 

Já o III o Johnston foi esperto... Sem ter o que inventar narrativamente, ele investiu no ritmo e na ação e fez algo light com os personagens. E algumas idéias fascinantes pulularam ali como a gaiola gigante dos pterodons...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Você está certo' date=' não é correto citá-la como demérito, tampouco citar situações parecidas no filme seguinte como demérito.

 
[/quote']

 

O Tensor deu uma visão muito boa do que eu realmente sinto quando vejo a trilogia. Mas com uma pequena diferença, o que ele cita como fascínio pela novidade, eu já vejo também como um fascínio pelo parque em si, mesmo. Quem já foi pros parques temáticos em Orlando sabe bem o que se faz por lá para que os visitantes se desconectem do mundo real, e o Spielberg captou esse sentimento com maestria... Basta ver quantas locações no primeiro filme recriam aquela atmosfera mágica, aquele espaço com as quinquilharias de merchandising pra vender, ou até mesmo a sala de sobremesas.

 

 

O Mundo Perdido arruinou isso, além de banalizar os próprios dinos expondo-os demais, na minha opinião. Sem falar da chatíssima trama burocrática do sobrinho malvado.

Concordo que o filme não é uma bomba, e tem sim seus momentos... Mas o primeiro filme tb tem.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Basta ver quantas locações no primeiro filme recriam aquela atmosfera mágica' date=' aquele espaço com as quinquilharias de merchandising pra vender, ou até mesmo a sala de sobremesas. [/quote']

 

Eu estava pensando nessa cena ontem, é de uma magia imensa mesmo, quem nunca quis aquelas bugigangas? 06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
O Tensor deu uma visão muito boa do que eu realmente sinto quando vejo a trilogia. Mas com uma pequena diferença' date=' o que ele cita como fascínio pela novidade, eu já vejo também como um fascínio pelo parque em si, mesmo. Quem já foi pros parques temáticos em Orlando sabe bem o que se faz por lá para que os visitantes se desconectem do mundo real, e o Spielberg captou esse sentimento com maestria... Basta ver quantas locações no primeiro filme recriam aquela atmosfera mágica, aquele espaço com as quinquilharias de merchandising pra vender, ou até mesmo a sala de sobremesas. [/quote']

 

Nunca fui a nenhum parque temático, logo...

 

 

O Mundo Perdido arruinou isso' date=' além de banalizar os próprios dinos expondo-os demais, na minha opinião. Sem falar da chatíssima trama burocrática do sobrinho malvado.

Concordo que o filme não é uma bomba, e tem sim seus momentos... Mas o primeiro filme tb tem. [/quote']

 

Ele arruinou isso de propósito! A menos que vc quisesse que ele repetisse o motif do parque temático com quinquilharias de merchandising pra vender... O Mundo Perdido mostra um universo REAL na qual dinos convivem como se nunca tivessem sido extintos. E bota o homem ali pra fuçar onde não deve. A atmosfera de O Mundo Perdido ganha pontos por retratar um mundo sem regras, onde aquelas que haviam no filme anterior foram burladas ou pelas criaturas ou pelos homens responsáveis por tudo aquilo. É exatamente uma continuação do segundo e terceiro atos do primeiro Jurassic.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Concordo com as notas acima, referentes a O Mundo Perdido.

 

Segue um tom próprio e um propósito distinto do primeiro filme, logo, tem uma identidade própria que o destaca na trilogia (aliás, acho que cada um dos três são bem distingüíveis entre si).

 

JP era como um passeio no parque que deu errado, OMP é desde o início um teste de sobrevivência num ambiente selvagem.

 

Como fita de ação é eficaz (tem cada cena de roer as unhas!), e acho que isso vale mais do que os tão alardeados furos do roteiro.

Gusmão_Raimundo2008-06-30 11:41:57

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Nunca fui a nenhum parque temático' date=' logo...

 

 

 

Ele arruinou isso de propósito! A menos que vc quisesse que ele repetisse o motif do parque temático com quinquilharias de merchandising pra vender... O Mundo Perdido mostra um universo REAL na qual dinos convivem como se nunca tivessem sido extintos. E bota o homem ali pra fuçar onde não deve. A atmosfera de O Mundo Perdido ganha pontos por retratar um mundo sem regras, onde aquelas que haviam no filme anterior foram burladas ou pelas criaturas ou pelos homens responsáveis por tudo aquilo. É exatamente uma continuação do segundo e terceiro atos do primeiro Jurassic.
[/quote']

 

Eu não tenho dúvidas de que o Spielberg estava cheio de boas intenções quando fez O Mundo Perdido. Mas fora os defeitinhos que já citei anteriormente (furos, atuações...), essa quebra do clima do primeiro filme realmente me desagradou. Mas eu sou o primeiro a dizer que isso é 100% da minha cabeça, logo não seria um argumento válido, eu acho... Ainda assim ilustra minha posição.01

 

ps - nunca foi ao Hopi Hari?0602
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 5 weeks later...
  • 14 years later...
  • Members


Boas observações nos comentários do porquê é tão difícil fazer algo similar ao primeiro JURASSIC (sem abordar a parte dos efeitos práticos misturados com CGI, o que se tornou bem raro hoje):
 

****************
"O original de 1993 teve 15 minutos de dinossauros na tela. O T-Rex apareceu exatamente lá pela metade. Não foram os DINOS as "vedetes" do filme, o que o tornou tão bom. Vários fatores, eles foram apenas a cereja do bolo."
****************

****************
"É difícil temer os dinossauros quando eles só matam os caras maus."
****************

"Horror é um gênero que não é muito bom em sequências. O que faz o PRIMEIRO Jurassic Park divertido é os personagens lentamente descobrindo a ameaça, e então de forma dramática e "nervosa" descobrindo COMO LIDAR com a mesma. As sequências falham nisso, pois uma vez que você saiba que aquele perigo existe e como lidar com ele, não há uma situação catastrófica DE FATO, pois não tem riscos legítimos, não há medo e nem terror."

****************

"O de 1993 sempre se focava nos DINOS sendo por si só assustadores. Os novos em um inimigo externo. Vilões megalômanos, cientistas maus, etc."

****************

"A ideia de que as pessoas se cansariam de ver dinossauros (e demandar mais os bichos) é absurda. E tornaram tudo gênero de horror, no lugar de suspenses de ficção científica, pararam de discutir grandes ideias (e IDEAIS), a parte filosófica e moral."

**********

Os 2 maiores problemas das sequências:

1) A necessidade constante de botar crianças na história, que adiciona tensão ao roteiro, mas é um troço chato, pois sabemos que os roteiristas não tem coragem de matar nenhum deles. Então nos confinamos a repetidas cenas de ação de crianças sendo perseguidas pelos DINOS, com os filmes bolando novas e mais palhaças/irreais maneiras de fazê-los se safarem (como o garoto "ginasta")

2) Cada sequência tenta bolar formas de termos diversos números de dinos no entorno, mas a única forma disso rolar é tornando os HUMANOS cada vez mais imbecis, e permitindo que isso ocorra. Num dos filmes, quando libertaram os dinos para que sobrevivessem por aí, por não terem coragem de acabar com todos, eu achei tão CRINGE e babaca que quase vomitei.

Para uma franquia que em tese está baseada na parte científica, não temos muitos personagens interessantes e INTELIGENTES sobrando.

**************

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...